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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Direitos humanos e a formação de professores que ensinam Ciências(2019-12-12) SOUZA, Ana Carla Santos de; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468; https://orcid.org/0000-0003-0042-8640; BARATA, Erllon Rodolfo Viegas; http://lattes.cnpq.br/7973814223294964Temáticas como dignidade da pessoa humana, necessidades e direitos humanos, e também aquelas relacionadas a princípios e a valores como liberdade, respeito, igualdade, justiça e não discriminação, entre outras, precisam adentrar os espaços de formação de professores, com a perspectiva de reafirmar e de disseminar os princípios relativos aos direitos humanos. O trabalho de pesquisa-formação, desenvolvido no contexto do tema “Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania II”, junto aos discentes do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, objetivou apreender em que termos uma experiência formativa, envolvendo “a afirmação dos direitos humanos”, contribui para a necessária problematização do seu oposto “a violação dos direitos humanos”. Para tal, utilizamos fotos reproduções que apresentavam situações degradantes com seres humanos. Trouxemos para este artigo as análises relativas às ponderações de dois licenciandos, relativas ao trabalho infantil, para problematizar os desdobramentos vinculados à violação dos direitos humanos e à dignidade humana. Nesse processo, observamos que a cultura da relativização das situações que implicam em violação dos direitos humanos foi, naquele momento, abandonada. A postura frente à experiência formativa voltou-se à sensibilidade para a condição humana.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Formação de professores que ensinam ciências e direitos humanos: interrogando a violência contra a mulher(2019-12-12) MORAES, Isadora Magno; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468; https://orcid.org/0000-0003-0042-8640; BARATA, Erllon Rodolfo Viegas; http://lattes.cnpq.br/7973814223294964marca da violência faz parte da atual sociedade. É nesse contexto que a educação em direitos humanos é fundamental. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, com trinta artigos, anunciam as condições para garantir a dignidade humana e assegurar o respeito às liberdades fundamentais de toda e qualquer pessoa. A partir de um processo de pesquisa- formação, desenvolvido no contexto do tema “Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania II”, junto aos discentes do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, propomo-nos apreender e analisar os aspectos evocados por licenciandos quando “interrogam” a violência contra mulher, à luz dos direitos humanos. A pesquisa, de natureza qualitativa, apoiou-se na entrevista estruturada, modalidade projetiva, que utiliza dispositivos visuais. Assim, utilizamos fotos reproduções, de domínio público, disponível na internet, para inquirir a violência contra a mulher, mediada por algumas questões. Por sua vez, o material empírico foi submetido à análise interpretativa, precisamente quanto à pertinência das ponderações. Em termos gerais, os licenciandos manifestaram-se, criticamente, em contrariedade ao que estava posto nas fotos reproduções, problematizando as violações dos direitos, a luz da DUDH. O ambiente de sala de aula importou em espaço estratégico para a pesquisa-formação, especialmente para ajuizamentos críticos dos licenciandos, relativos ao cenário nebuloso e disseminado de violência, notadamente para a violência contra a mulher. É nesse contexto, que a formação de professores, no campo dos direitos humanos, levou os licenciandos a considerarem a ética, os valores e os direitos humanos como componentes fundamentais ao exercício de cidadania, este incompatível com comportamentos antagônicos aos direitos humanos, ao mesmo tempo em que evocaram a dignidade da pessoa humana para a constituição de cenários sensíveis a humanidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E ISOLAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA DA COVID 19: um estudo de caso nas ações da ONG’MIM no município de Breves - Marajó(2021-10-08) COSTA, Fatima Indira de Oliveira; RODRIGUES, Lília Hellen dos Santos; MACHADO, Renata Aparecida Farias; http://lattes.cnpq.br/8211931558182927O presente artigo tem como foco principal, analisar resultados de estudos e percepções advindas do mapeamento realizado pela ONG’ Movimento pela Inclusão no Marajó – MIM com famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com vistas a investigar se as políticas públicas estão conseguindo alcançar as pessoas com TEA e seus familiares no município de Breves perfazendo um recorte no âmbito educacional. O problema que norteou a pesquisa foi: Que impactos a pandemia da Covid 19 ocasionou no âmbito educacional das crianças com Transtornos do Espectro Autista –TEA, no município de Breves ? Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa sustentada por pesquisa bibliográfica, do tipo Estudo de Caso, na qual se usou como instrumentos de coleta de dados e informações o mapeamento executado pela ONG’MIM junto as famílias de pessoas com TEA no município. Quanto à análise e interpretação de dados e informações, foram utilizados os princípios da análise de conteúdo. Como base teórica se usou Vieira et al. (2020), Brasil (1994), Dias, Santos e Abreu (2021), Nazari (2017), Mantoan (2006) entre outros. Os resultados apontam que são incipientes os olhares da academia para a temática em questão e que há necessidade de uma compreensão mais clara sobre os meandros do processo de inclusão escolar e de políticas efetivas para a pessoa com TEA município de BREVES, aponta ainda que as famílias necessitam de maior participação neste processo de inclusão, faz-se necessário se utilizar estratégias metodológicas que trabalhem as necessidades educacionais básicas destes discentes neste período pandêmico que trouxe tantas transformações.