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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Abrandar os corações para fugir dos castigos: os feitiços da preta Joana Maria nas malhas inquisitoriais do Grão-Pará (1763-1769)
    (2025-03-20) SOUZA, Juliane de Miranda; CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan; http://lattes.cnpq.br/7906172621582952; https://orcid.org/0000-0003-1150-5912
    Durante a visita do Santo Ofício ao Grão-Pará, práticas divergentes foram reprimidas, como no caso de Joana Maria, uma mulher preta escravizada cujas atividades de proteção espiritual e física chamaram a atenção da Inquisição. Seu processo revela crenças, resistências e tensões entre práticas populares e o poder da Igreja e do Estado. Com base na micro-história e no paradigma indiciário, analisam-se suas crenças, rituais e práticas cotidianas para compreender espaços de autonomia feminina à margem da sociedade. Argumenta-se que Joana e outras mulheres criaram espaços de poder a partir de redes de sociabilidades multiétnicas que visavam garantir melhores condições de vida material e a sobrevivência a um novo dia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O anticomunismo do jornal "A Palavra": o imaginário e suas mudanças de características (1930-1935)
    (2012-02-02) MOREIRA, Danilo Sorato Oliveira; NEVES, Fernando Arthur de Freitas; http://lattes.cnpq.br/1491729914353266
    O presente trabalho pretende estudar o Anticomunismo, apresentado sobre a forma de discursos, que são encontrados no periódico "A Palavra", atentando para o imaginário que é propagado neste período. Além disso, a inovação do trabalho consiste em mostrar uma diversificação desse imaginário ao longo dos anos de 1930 a 1935. A metodologia é análise bibliográfica dos estudos sobre o Anticomunismo, bem como a análise das fontes jornalísticas do periódico católico, A Palavra, no período assinalado. A hipótese é que na sociedade belenense da primeira metade do século XX, o jornal católico manteve diversos tipos de características contra o Anticomunismo, ideia política contrária ao que versava o editorial desse periódico. Dessa forma, as considerações finais são que a ideologia comunista foi considerada inimiga da fé cristã católica, portanto, era necessário educar a sociedade através de discursos e imaginários negativos contra o inimigo vermelho.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Casamento e paternidade na Belém do século XX (1916 – 1940)
    (2024-08-30) SANTOS, Bárbara Luíza da Silva dos; PETIT, Pere; http://lattes.cnpq.br/8376409779394321; https://orcid.org/0000-0002-8970-3073
    O presente artigo trata-se de uma pesquisa realizada enquanto bolsista PIBIC/CNPQ. A pesquisa realizada nos últimos meses teve como objetivo mostrar como a filiação – questão ainda muito discutida nos dias de hoje — teve impacto na sociedade belenense do início do século XX, assim percorrendo um caminho que nos leva até documentos do judiciário, tais como Autos de Investigação de Paternidade mostrando os entraves no caminho para comprovação da paternidade, mas não se limitando a isso, a pesquisa também buscou mostrar através da literatura acerca do tema e, até mesmo o próprio Código Civil de 1916, o preconceito para com a filiação dita ilegítima.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais
    (2018-05-01) ALVES, Elizabeth Lima; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes; http://lattes.cnpq.br/2902323640527915; https://orcid.org/0000-0003-1641-7014; https://orcid.org/0000-0003-1641-7014
    A presente investigação analisa livros didáticos de História dos anos iniciais, aprovados em Planos Nacionais do Livro Didático, em períodos compreendidos entre os anos de 2010 e 2018, com intenção de verificar e realizar inferências relacionadas a tipologia de concepções historiográficas tradicionais, críticas e genéticas. Foram selecionados determinados volumes, baseando-se em pressupostos da Análise de Conteúdo, especificamente a Leitura Flutuante e a Pré-Análise, assim, procederam-se o tratamento do material empírico, cuja composição indica em seu conjunto a presença das três concepções historiográficas, com maior destaque para as concepções tradicionais e críticas. A presença de tais abordagens nos Livros Didáticos dos Anos Iniciais possibilita afirmar que os materiais produzidos se dirigem ao ensino crítico e formação cidadão, mantendo o rigor histórico em determinados temas e possibilitando a contestação e algumas possibilidades dialógicas para determinados assuntos, sobretudo, os que podem ser considerados contemporâneos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A construção do conceito de Tempo Histórico para crianças autistas na Educação Básica
    (2023-08-30) JESUS, Victória Costa de; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251
    De acordo com a Constituição Federal de 1988, a Lei nº 9394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a lei nº 8069/1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), todos possuem o direito à educação. Em 2012, a lei nº 12.796/2012 (conhecida como a lei Berenice Piana) passou a incluir nesse quadro de direitos a assistência aos cidadãos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, mais especificamente, as crianças. Entretanto, apesar de todo um aparato jurídico que garante o acesso desse público às escolas, é possível analisar que, no que concerne principalmente às Instituições sustentadas pelos Municípios dentro do Estado, a capacitação dos professores e dos diversos profissionais do Ensino Regular Básico ainda é precária e ínfima se comparado a grande demanda de alunos autistas. Por isso, esta pesquisa procura, através da problematização da formação do professor de História da Educação Básica, do conhecimento a respeito do conceito de Cultura Escolar, aplicar o conceito de Temporalidade a partir da habilidade EF06HI01 da BNCC referente ao 6° ano do Ensino Fundamental às crianças autistas que possuem os graus 1 e 2 com o intuito de promover um ensino voltado à inclusão do público autista às metodologias usuais e interdisciplinares exigidas no ensino de História.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Curadoras, pacientes e literatos: narrativas de intelectuais e visões sociais sobre as artes de cura no Pará (1916 – 1929)
    (2025-04-03) NASCIMENTO, Aline Emilly Silva do; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264
    Este artigo visa analisar como as narrativas das produções literárias e periódicas de literatos paraenses, no contexto da mobilização intelectual e das novas percepções sobre cultura popular a partir da conjuntura das comemorações do tricentenário da fundação de Belém até o ano final da primeira república brasileira, impactaram na visão social sobre as práticas das artes de curas, comumente conhecidas como pajelança, praticadas e utilizadas por mulheres no Pará. Para fundamentar esse trabalho, foram utilizados os periódicos Folha do Norte e a Província do Pará com recorte de 1916 a 1929, produções literárias de intelectuais da época como Dalcídio Jurandir, Aldo Guajará, sob o codinome de Pio Ramos, Bruno de Menezes e Raymundo de Moraes. Além disso, para compor a análise, foi utilizado um processo de prática ilegal de medicina da 4ª vara penal do ano de 1929, arquivado no Centro de Memória da Amazônia da UFPA, onde quatro mulheres, incluindo uma menor, figuram entre os acusados. O estudo almeja compreender como e se essas narrativas periódicas e literárias contribuíram para a gradativa mudança da visão social sobre essas práticas femininas ancestrais.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    De negro a pardo: memória, identidade e invisibilidade, na Escola Bom Pastor, Ipixuna do Pará
    (2018-08-21) GUEDES, Odaléia Maria Barbosa; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515
    O presente artigo visa refletir sobre um intrigante fenômeno escolar: a negação da Identidade Negra pelos/as alunos/as da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bom Pastor, localizada no Distrito de Canaã, município de Ipixuna do Pará. Discutir-se-á o esforço da colonização portuguesa e do Estado brasileiro para invisibilizar a identidade do povo negro, bem como as consequências dessa invisibilidade no currículo e materiais didáticos, assim como suas implicações na construção da identidade negra dos alunos da referida escola. Além disso, aponta-se a importância da autoidentificação negra, sua memória e cultura, pois estes são elementos fundamentais na construção da identidade de uma nação multicultural e multiétnica como é o Brasil. Nessa perspectiva, é de suma importância a descolonização do Currículo, para que possa assegurar uma educação mais igualitária e, ao mesmo tempo, que busque a promoção da equidade racial. A Escola é um espaço de fomentação dos fundamentos da democracia e onde circula diferentes povos de múltiplas identidades, mas é também um local de vários conflitos, pois na maioria das vezes não valoriza a pluralidade étnica existente nela e geralmente os valores dos grupos hegemônicos são impostos, em detrimento dos demais grupos étnicos presentes na sociedade brasileira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A disciplina História na educação popular: discursos e representações
    (2025-02-20) SALLES, Leandro Jorge de Barros; LACERDA, Franciane Gama; http://lattes.cnpq.br/1007392320101957; COELHO, Mauro Cezar; http://lattes.cnpq.br/7187368960757936
    Desde o início deste século, no Brasil, ganharam força as produções situadas na Didática da História, campo que se ocupa das diversas reflexões e metodologias em torno da aprendizagem histórica. Este trabalho, seguindo a linha dos esforços apresentados, buscou entender as percepções sociais acerca da disciplina História entre os discentes da Rede Emancipa em Belém, elencando as diferenças entre as experiências escolares e dentro dos cursinhos populares. Os aportes teóricos escolhidos se baseiam nos Estudos Críticos do Discurso (Dijk, 2023) em conjunto com a filosofia da linguagem (Bakhtin, 2014) para a compreensão dos discursos sobre a História acionados pelos estudantes. A metodologia se baseou na aplicação de formulários digitais, bem como na coleta das respostas às perguntas “o que é História?” e “Para quê serve a História?” realizadas durante as aulas e escritas pelos discentes, sendo organizado um banco de dados digital dos resultados obtidos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Dispositivos de controle e as práticas de ressocialização dentro do cárcere
    (2022-12-22) COSTA, Jemerson Willis Alves da; POMPEU, André Jose Santos; http://lattes.cnpq.br/6258091999802208; https://orcid.org/0000-0002-2077-1019
    A presente pesquisa tem como temática a prática da ressocialização dentro do cárcere. Para discussão sobre a temática, é necessário elucidar algumas inter-relações que se estabelecem entre os conceitos. Inicialmente é necessário ter em mente que tudo aquilo que rege as normas de condutas sociais foram – e são – inventadas. São um acordo social estabelecido. Desse modo, noções como ‘prisão’, ‘cárcere’, ‘preso’ e ‘ressocialização’, são conceitos inventados, criados como técnicas de controle do indivíduo. Aqueles que não obedecem, não se adequam dentro das normas são punidos. Levando isso em consideração, problemática do presente trabalho reside no modo como os presos são tratados dentro do cárcere, ou melhor, sobre o perfil do preso e as práticas de prática de ressocialização. Sendo assim, a pergunta de pesquisa é:Quais são as práticas de ressocialização dentro do cárcere? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa reside em: compreender a prática de ressocialização dentro do cárcere. Para consecução desse objetivo, foi realizado uma pesquisa qualitativa. Conclui-se que precisa haver uma mudança de mentalidade tanto da sociedade quanto do poder público em relação ao preso para que exista uma ressocialização efetiva.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Divertimentos Bárbaros”: sambas, batuques e diversão em Belém na segunda metade do século XIX (1869-1888)
    (2024-11-09) CASTRO, Marcel D’ Oliveira; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264
    O presente trabalho busca evidenciar a sociabilidade urbana de negros escravizados, de pobres, libertos e mestiços, em Belém, na segunda metade do século XIX, entre 1869- 1888; no que procura mostrar através de fontes de jornais, da época, os significados dados pelos moradores do entorno do centro da cidade e o posicionamento político-ideológico dos jornalistas em relação às práticas sociais realizadas pelos chamados "incivilizados", bem como a forma policialesca de controle do poder público em proibir as chamadas "diversões bárbaras", vez que as formas de divertimentos dos negros e pobres eram consideradas ofensivas e inconvenientes pelos moradores que moravam nos entornos de onde eram realizadas essas práticas. Essas manifestações culturais, no entanto, constituíram importantes elementos de resistência cultural e social para negros e pobres, desafiando o status quo e expondo as tensões sociais da época. A imprensa conservadora desempenhou um papel crucial ao atuar como elemento intimidatório, coercitivo e legitimador das ações repressivas do Estado, que não aceitava práticas como os batuques considerados incivilizados.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A educação ambiental para além da legislação: uma perspectiva sobre o Ensino de História e Natureza
    (2018-08-13) VALE, Blenda Carvalho do; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248
    O presente artigo tem por objetivo, trazer uma análise sobre as dificuldades de inserção da educação ambiental no âmbito escolar, prevista sobre a égide da legislação que trata sobre este tema, com ênfase na educação formal e no ensino de História. Analisando sua obrigatoriedade em todos os níveis de ensino, bem como, constatando como o ensino de História, mais precisamente a história ambiental, se faz de suma importância para a efetivação deste direito. Visto que o debate ambiental trazido pela história, ajuda a iniciar o processo de construção de uma consciência sustentável no aluno, e a percepção deste, como um dos agentes principais no processo histórico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Elas são feras na arte de driblar”: um estudo sobre as mulheres futebolistas no campo desportivo paraense
    (2020-01-02) FONSECA, Bruna da Silva; FELDMAN, Ariel; http://lattes.cnpq.br/0970470588236137; https://orcid.org/0000-0002-8894-8554
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas na prática do futebol feminino paraense. Para tanto, foi realizado um estudo de caso dentro das dependências da ESMAC, time feminino que vem se destacando no cenário desportivo paraense, que mesmo sem investimentos, salários e outros fatores que serão percebidos no decorrer dessa pesquisa, ainda sim é um dos times femininos que mais vem apresentando resultados nos últimos anos. Metodologicamente adotou-se o estudo de caso, sobe uma abordagem qualitativa a fim de trazer maior veracidade às informações aqui prestadas mediante os dados coletados das entrevistas de campo. O auxílio de autores como: Silva (2015); GUIMARÃES (2008); KNIJNIK e SOUZA; SCOTT (1995) e outros que se ocupam do tema em questão foi fundamental na construção dessa pesquisa. Os dados da pesquisa apontam que mesmo havendo inúmeras dificuldades no desenvolvimento da modalidade do futebol feminino paraense, ainda sim existe esperança que a modalidade seja valorizada.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de História e Direitos Humanos: uma proposta aplicada a partir do projeto Direitos Humana em Cena
    (2018-08-15) FARIAS, Marilin Genezareth de Oliveira; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934
    O presente trabalho se propõe a discutir os Direitos Humanos a luz dos conceitos histórico-filosóficos, e a possível relação com o Ensino de Historia. Para isso, analisaram-se os PCN’s de História, Temas Transversais e a BNCC, correlacionando os conteúdos e objetivos de ensino, com a temática dos Direitos Humanos. Metodologicamente o trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, análise de documentos escritos, e pesquisa participante, na qual fora aplicado o projeto Direitos Humanos em Cena, na rede Estadual de ensino. Como resultado, podemos apontar a relevância do tema ao ser tratado no contexto educacional, dentro da disciplina de História, como mais um campo que se abre para as novas abordagens do Ensino de História.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Entre desafios e transgressões: o Programa Escola da Terra e a formação de professores em ambiente de reserva extrativista
    (2018-08-18) AMORIM, Christian Denys Martins; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140
    Os estudos voltados para a qualidade educacional dos sujeitos do campo têm, desde 2002, motivado o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia – GEPERUAZ - (UFPA) a sistematiza experiências de práticas pedagógicas escolar em ambiente multisseriado e colaborado para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desses sujeitos. Portanto os caminhos percorridos de nossa pesquisa foi o conhecer a realidade do ensino multisseriado em São Caetano de Odivelas (Pa), identificar o universo da Reserva Extrativista Marinha de Mocapajuba (ResexMocapajuba) e sua importância enquanto objeto de estudo de professores e alunos, bem como o de apresentar uma proposta transgressora de ensino do Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas da Amazônia Paraense e Quilombolas. O Programa Escola da Terra, vinculado ao Ministério da Educação, vêm se contrapondo a realidade marcada pelo abandono e descaso do poder público para com a educação do campo, caracterizado pela falta de infraestrutura da rede física, insuficiência de pessoal, falta de material pedagógico e interferência negativa do poder político local, são alguns dos entraves enfrentados diariamente por professores e alunos das escolas do campo. Na perspectiva de amenizar os problemas decorrentes da falta de formação continuada dos professores a proposta fundamental desse trabalho foi, a partir vivencia desses sujeitos no ambiente da Resex Mocapajuba, promover discussões, reflexões e debates da realidade local das escolas do campo, afim de que se materialize em ações pedagógicas dos educadores em sala de aula qualificando ainda mais seu fazer pedagógico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre escombros, cinzas e paranóias: uma análise dos impactos dos atentados do 11 de setembro de 2001 sobre a sociedade estadunidense
    (2025-03-27) LIMA, Nathália Rodrigues de; SILVA, Ivo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/4440652434667049; https://orcid.org/0000-0002-9469-2903
    Os atentados do 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos constituem um dos principais estopins para diversas mudanças no cenário nacional e internacional, como a crise do Sistema Internacional, a declaração da “Guerra ao Terror” por Georg W. Bush e a elaboração de narrativas internas para justificar as intervenções estadunidenses nas mais diversas áreas do globo. Partindo disso, objetivamos entender quais foram as consequências internas na sociedade estadunidense do pós 11 de setembro, e em como isso estava ligado com aspectos do chamado “American Dream” e o “American way of life”.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Entre tranças e turbantes: análise de uma experiência decolonial em sala de aula
    (2018-08-13) SILVA, Juliene Dias da; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509
    A finalidade deste artigo é propor novas possibilidades referentes ao ensino de história africana e afro-brasileira, por meio de projetos educacionais, sendo mensurado seus resultados por meio de produções textuais dos discentes dos sétimos anos do Colégio São José, localizado no município de Castanhal-PA, antes e após a execução de oficinas aplicadas aos mesmos, considerando e destacando a relevância de se trabalhar as questões étnico-raciais em sala de aula. Este artigo tem como objetivo, destacar os resultados e as mudanças ocorridas nos mesmos, e assim ampliar os conhecimentos em relação a propostas de trabalho referentes à história e cultura africana e afro-brasileira, refletir acerca de sua importância para a vida da escola. Discutir e combater o preconceito racial presente no espaço escolar, rompendo o silêncio e a negação que se impôs historicamente sobre essa realidade de modo a positivar as relações étnico-raciais. Para tanto, primeiramente será realizado uma discussão teórica acerca das questões étnico-raciais e educação decolonial e os temas relacionados aos mesmos. Em seguida, será apresentado o produto educacional o qual norteia o presente artigo, e por último será exposto os resultados da aplicação do projeto aos alunos da educação básica do município de Castanhal-PA.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Escola Açaí: uma experiência educacional no interior da Amazônia tocantina
    (2018-08-16) FORTES, Robson Pena; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248
    Este artigo é resultado da experiência docente no Sistema de Organização Modular de Ensino na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro, zona ribeirinha do município de Igarapé-Miri/PA. A partir da percepção empírica, fruto do convívio no dia-a-dia da comunidade escolar, foi possível constatar a importância que a cultura do açaí significa na dinâmica social do povo ribeirinho miriense, incorporando hábitos, costumes, e relações como pertencimento, identificação econômicas, de trabalho e, de modo muito particular, as relações no ambiente escolar. Nesse sentido, a partir das aulas de História, tento perceber como o açaí pode ser utilizado como um elemento de compreensão do passado pelos professores de História como um objeto de ensino indispensável para entender a escola do campo, a sociedade em que vivemos, e os conflitos estabelecidos a partir da própria construção da identidade amazônica tocantina.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A escola como lugar de memória: os aspectos das denominações de três escolas do município de Augusto Corrêa/PA
    (2022-07-06) ALVES, Gleidson Luis Farias; MARTINS, Carolina Christiane de Souza
    A proposta deste artigo é compreender, usando o método da história oral, o processo que envolve as nominações de instituições públicas. Para o caso específico aqui apresentado, procuro analisar as nominações de três escolas públicas localizadas no município de Augusto Correa/PA, buscando compreender quem são as pessoas que emprestam seus nomes às instituições de ensino e considerando estes espaços enquanto lugares de memória. Nesse sentido, apresento um breve histórico da fundação das escolas e um pequeno recorte biográfico dos indivíduos que dão seus nomes a elas. As pessoas entrevistadas nessa pesquisa estão diretamente ligadas aos aspectos que levaram a escolha dos nomes dos indivíduos para nomear as escolas, seja por relações de parentesco, política ou ainda apenas como forma de homenagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - RelatórioAcesso aberto (Open Access)
    Escravidão de crianças indígenas na Amazônia do século XIX
    (2025-03-20) ARAUJO, Camila Rosa do Nascimento; HENRIQUE, Márcio Couto; http://lattes.cnpq.br/9096024504515280
    Nesta pesquisa a escravidão de crianças indígenas está como ponto central da discussão, diante disso, buscamos discutir e analisar esse modo de trabalho compulsório na Amazônia do século XIX, evidenciando as consequências sociais e econômicas que esse tipo de ação acarreta a sociedade nortista. Além disso, com base nos documentos recolhidos nos arquivos, iremos discutir a noção de “cafuzo” que frequentemente aparece em testamentos, autos de embargos e ofícios do juízo de órfãos para descrever as crianças indígenas, para então entender como esse termo era usado na época e qual o peso empregado nele para ser utilizado nessas crianças. Sendo assim, esse artigo tem como objetivo escancarar para a historiografia o espaço em que as crianças indígenas estavam ocupando no século XIX no norte do país e como tal fato corrobora para o silenciamento dessa temática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O estado do conhecimento sobre a História da Geografia Escolar Brasileira: um estudo a partir dos trabalhos publicados em anais de eventos nacionais de Geografia (2009 a 2019)
    (2023-07-07) PEREIRA, Pedro da Cunha; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; http://lattes.cnpq.br/3735617515418666; https://orcid.org/0000-0002-6264-5387
    O objetivo deste artigo é identificar e analisar os objetos de estudo, os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos da pesquisa realizada, os resultados alcançados, dentre outros aspectos. Nosso estudo compreendeu o período que vai de 2009 até 2019.Nossa fundamentação teórica se baseou em autores que discutem as seguintes categorias teóricas: história da geografia escolar (ROCHA 1998; ALBUQUERQUE, 2011); história das disciplinas escolares (SANTOS, 1995; CHERVEL, 1990; e GOODSON, 2007); e história do currículo escolar (FRAGO, 2008; SAVIANI, 2005). Para a realização do estudo, optamos pela pesquisa de caráter qualitativo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, utilizando, para tal, os anais de eventos nacionais de Geografia, ocorridos no período selecionado, como fonte dos documentos estudados. O desenvolvimento da pesquisa seguiu três etapas, à saber: levantamento e revisão da literatura; coleta de dados; análise dos dados. Os dados coletados foram submetidos à técnica da análise do conteúdo. Concluímos que a história da Geografia escolar vem gradativamente ganhando espaço nos debates nacionais de Geografia, ocorridos nos eventos científicos desta área, entretanto, verificou-se que a maioria das pesquisas selecionados trata da História da Geografia escolar brasileira como suporte para outros temas,. Identificar essa lacuna levou a uma reflexão sobre a proposição de uma ciência mais preocupada com a história das disciplinas escolares, em especial, da Geografia escolar.
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