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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A construção da identidade profissional na matemática: reflexões e projetos
    (2025-03-26) SANTOS, Andreza Magalhães dos; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152
    O presente portfólio acadêmico aborda a construção da minha identidade profissional como professora de matemática, sob orientação do Prof. Dr. Renato Germano Reis Nunes, com base na aplicação de três projetos pedagógicos que utilizam metodologias inovadoras e práticas interdisciplinares. Cada projeto é fundamentado em um artigo específico, sendo eles: “Modelagem matemática no aluguel de casas: previsão de preços e tendências” que explora o uso da modelagem matemática para analisar o tempo necessário para adquirir uma casa própria, considerando diferentes valores de aluguéis. O estudo conecta conceitos matemáticos e problemas do cotidiano, incentivando os alunos a desenvolverem habilidades práticas e pensamento crítico. “Problemas enfrentados por alunos do 6° ano no aprendizado de fração: uma solução com base no jogo matemático Dominó de frações” que propõe a aplicação de um jogo educativo para facilitar a compreensão de conceitos como razão e proporção, com objetivo principal de tornar o aprendizado mais lúdico e acessível. E “Medição do coeficiente de restituição através da análise sonora: uma abordagem experimental com modelagem matemática” este apresenta uma abordagem experimental para calcular o coeficiente de restituição de bolas quicando em superfícies rígidas. Utilizando o aplicativo Phyphox, o artigo demostra como ferramentas tecnológicas de baixo custo podem integrar conceitos de física e matemática. Os três projetos apresentados refletem diferentes formas de articular teoria e prática no ensino da matemática, contribuindo para a construção da identidade profissional do educador. Cada experiência enfatiza a relevância de metodologias interativas, a aplicação prática do conhecimento e a conexão com o cotidiano dos estudantes. Assim, este portfólio evidencia como a prática reflexiva e a inovação pedagógica fortalecem o papel do professor e ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem da matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade na educação matemática
    (2025-08-09) SILVA, Adonai Silva da; SILVA, Henrique Batista da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as publicações apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e no Encontro de Ludicidade na Educação Matemática (ELEM) entre 2019 e 2024, que versam sobre ludicidade. Logo, realizamos uma abordagem qualitativa e fundamentada em revisão bibliográfica, investiga o papel da ludicidade no ensino da Matemática. Os resultados apontam que a utilização de atividades lúdicas em sala de aula contribui significativamente para o aumento do interesse e do engajamento dos alunos, favorecendo a compreensão e a assimilação dos conteúdos. Além disso, metodologias lúdicas favorecem o desenvolvimento da autonomia, da cooperação e da criatividade. Diante disso, o estudo reforça a necessidade de inovação no ensino da disciplina, apontando a ludicidade como uma estratégia eficaz para superar desafios e tornar a Matemática mais acessível e significativa para os estudantes. Conclui-se que a ludicidade promove um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, motivador e significativo, potencializando o processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relevância da ludicidade presente na prática do ensino de geometria no ensino fundamental 6° ano
    (2018-09-05) FERREIRA, Gesiane Matos; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187
    O presente trabalho foi realizado tendo como objetivo uma análise sobre o lúdico em sala de aula, principalmente nas explanações das aulas de matemática, especificamente em um dos seus ramos, a geometria. Assim, buscando a compreensão, as contribuições e ganhos que o lúdico presenteia as mais diversas áreas do conhecimento do alunado, como o cognitivo, psicológico e social em sua relação com o meio em que ele está inserido. Utilizou-se como metodologia para construção deste, a pesquisa qualitativa, além de extração de informações advindas de questionários direcionados aos docentes, que possuem qualificação graduados em matemática e que exercem seu trabalho de docência na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mário Queiroz do Rosário. Onde instigou-se sobre a utilização da ludicidade pelos mesmos, e se são encontradas dificuldades ao colocá-la em prática, ou até mesmo pesquisarem e adequarem-se as técnicas lúdicas. Além disso, foi questionado se a instituição escolar, na qual trabalham, se fornece auxílio pedagógico necessário, por meio de projetos e reuniões com todos os docentes, mostrando a influência que fazem para a existência do lúdico em sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A resolução de problema no processo de ensino e aprendizagem de matemática em turmas do 6º ano escolar em Capanema-PA
    (2024-10-29) CHAVES, Bruna Santiago; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    O trabalho aborda “A Resolução de Problemas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática em turmas do 6º ano escolar em Capanema – PA”, com objetivo de compreender de que modo esta metodologia está presente no ensino-aprendizagem de Matemática a partir dos relatos de experiência e prática pedagógica de professoras que atuam com a disciplina neste nível de ensino. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada a revisão da literatura pertinente e trabalho de campo com aplicação de questionário. As informações coletadas foram analisadas qualitativamente. Os resultados evidenciaram que é de suma importância o trabalho docente na disciplina de Matemática com suas experiências e didáticas que auxiliam no desenvolvimento educacional dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Ressalta-se a importância de se observar o desenvolvimento dos alunos diante ao incentivo de sua aprendizagem e criatividade no ato de pensar e praticar a Matemática. Especificamente, a resolução de problemas, como uma opção metodológica em meio a outras, se mostra promissora na prática docente, embora haja necessidade de um conhecimento maior sobre a metodologia. Outros fatores, contudo, mesmo não tendo ganhado ênfase aqui, interferem no processo de ensino-aprendizagem que estão para além do emprego de metodologias diferenciadas e que vão desde a capacitação docente, ambiente de trabalho e condição socioeconômica do estudante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização do software Geogebra para o ensino de geometria para alunos do ensino fundamental II
    (2018-09-18) OLIVEIRA, Railson Araújo; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0680669960875075
    Este trabalho visa colaborar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de geometria e tem como objetivo apontar contribuições da utilização do software Geogebra, como metodologia de ensino. Neste sentido, fundamentamos a pesquisa com os Parâmetros Curriculares Nacionais e autores da literatura disponível, que também utilizam a metodologia como suporte para as aulas de matemática, além de fazer um estudo do objeto matemático, e o tema espaço e formas, abordado aqui com uma introdução histórica. Em seguida, analisam-se quatro dissertações que versam sobre as potencialidades do software como recurso em classe. Por fim, elabora-se uma proposta de aplicação na sala de informática, a ser realizada com alunos do ensino do 7 ano do ensino fundamental II.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização do software wxMaxima na solução de EDOs lineares de segunda ordem
    (2025-03-12) SANTOS, Heloisa Helena Alves Trindade dos; SANTOS, Renan Cardoso dos; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    As equações diferenciais ordinárias (EDOs) desempenham um papel fundamental na modelagem de fenômenos físicos, químicos, biológicos e de engenharias, sendo amplamente utilizadas para descrever sistemas dinâmicos. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a aplicação do software wxMaxima na solução de EDOs lineares de segunda ordem, destacando sua eficiência e acessibilidade. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica sobre equações diferenciais, seguida de aplicação prática do software wxMaxima na resolução dessas equações. Primeiramente, discute-se a teoria das equações diferenciais, abordando sua classificação, métodos de solução e conceitos fundamentais, como linearidade, homogeneidade, problemas de valor inicial (PVI) e problemas de valor de contorno (PVC). Em seguida, são apresentados os comandos e funcionalidades do wxMaxima, demonstrando sua aplicação na resolução de equações diferenciais de forma eficiente. Por fim, um exemplo prático baseado no Movimento Harmônico Simples (MHS) ilustra a utilização do software, evidenciando sua eficiência no ensino e aprendizagem de matemática aplicada. Conclui-se que o wxMaxima se mostra uma ferramenta eficaz para o estudo das EDOs, proporcionando maior agilidade e precisão nos cálculos, além de auxiliar na compreensão dos conceitos matemáticos e sua aplicação em diversas áreas da ciência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma abordagem da teoria combinatória de grupos aplicada no cubo de rubik 3 × 3 × 3
    (2022-12-20) LEITE, Rafael Weslley Barbosa; CANELLA, Juliana Silva; http://lattes.cnpq.br/1933036212945705
    Este trabalho tem como objetivo mostrar como a Teoria de Grupos pode ser utilizada para ajudar a entender e descrever a estrutura do cubo de Rubik como um objeto matemático. Para tanto, faremos um estudo detalhado das simetrias deste quebra cabeça, e mostraremos que o mesmo pode ser resolvido de modo puramente algébrico. Além disso, discutiremos sobre o Grupo de Rubik, alguns dos seus subgrupos e resolução possível ou impossível associada a movimentos ilegais. Por fim, apresentaremos métodos computacionais para auxiliar na análise de suas propriedades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma abordagem elementar do fractal árvore pitagórica
    (2023-12-21) PEREIRA, Matheus Valter da Silveira; VAZ, Cristina Lúcia Dias
    Neste trabalho, através de vasta pesquisa bibliográfica, faz-se um estudo sobre alguns aspectos da Geometria Fractal, caracterizada por ser um modo pioneiro de visualizar e conceber o conhecimento geométrico. Especialmente, apresenta-se uma abordagem sobre os fractais desde o seu surgimento, o emprego da terminologia fractal, desta cando suas propriedades e características. Mostra-se alguns dos fractais clássicos como o Conjunto de Cantor, Tapete de Cantor, Triângulo de Sierpinski, Tapete de Sierpinski e o Floco de Neve de Koch. Além disso, por meio do fractal Árvore Pitagórica busca-se a aplicação da geometria fractal nos conceitos matemáticos referentes ao perímetro, áreas, sequências e progressões geométricas. Este trabalho oferece, ainda, a apresentação de representações artísticas que utilizam o Teorema de Pitágoras e a Árvore Pitagórica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Abordagens teatrais no ensino da educação financeira
    (2020-01-09) RIBEIRO, Marcilene Carvalho; DAMASCENO, Alexandre Vinicius Campos; http://lattes.cnpq.br/3574720392498124; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798
    O contexto econômico está no cotidiano do brasileiro, considerando a influência que o exemplo dos pais exerce sobre as crianças, observa-se a importância de trabalhar, a educação financeira desde os anos iniciais, documentos como a BNCC já contemplam a educação financeira no currículo educacional do ensino fundamental I. O presente artigo possui o objetivo de descrever uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como objeto de estudo duas turmas de 4º ano do ensino fundamental I, de duas escolas localizadas na cidade Ananindeua, uma escola particular e uma escola pública. Visto que trabalhar a ludicidade estimula a criatividade dos alunos foi abordado praticas lúdicas teatrais como metodologia para o ensino, com o enfoque em educação financeira, a partir de uma atividade utilizada no ENEF 2018 realizada no banco central do Brasil, pelo grupo de educação financeira da Amazônia (GEFAM didático) as atividades serão descritas no decorrer deste trabalho com a hipótese de que com uma educação financeira na fase de desenvolvimento, a criança possui maiores chances de se tornar um adulto consciente no que tange às suas finanças, e aliada a educação de qualidade formamos melhores cidadãos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ações de inclusão social no ensino médio para o ingresso na universidade: perfil do estudante e proposta extensionista
    (2025-04-03) REIS, Ruam Waldiney Santos dos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    O trabalho analisa os impactos do projeto Mostra Itinerante Universidade e Inclusão Social: o perfil do estudante para o ingresso na universidade e ações de intervenção, da Faculdade de Matemática do campus universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará, sobre a decisão dos estudantes do Ensino Médio e de cursinhos em prosseguir com os estudos em nível superior, com breves considerações sobre as representações de estudantes sobre a Matemática. Parte do princípio de que a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior para estudantes de escolas públicas, é marcada por diversas adversidades. Nesse sentido, é importante realizar uma orientação profissional no percurso formativo a partir da oferta de atividades que coloquem em interação o público da escola básica com a universidade. O trabalho de campo foi subdividido em dois momentos: a efetivação da proposta de intervenção e a coleta de dados por meio de uma abordagem qualitativa descritiva que tomou como instrumento de coleta o questionário com o uso da plataforma Google Forms para entender melhor os desafios enfrentados por estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar na universidade. O Resultado, analisado por amostragem estatística, destacou a importância de trabalhar o aspecto emocional dos estudantes que manifestaram, dentre outras emoções, medo em relação ao acesso ao Ensino Superior, com destaque às representações sociais sobre a Matemática. Além disso, a falta de preparação em seminários, cálculos e leitura durante o ensino básico os coloca em risco de abandonar os cursos universitários. Finalmente, os resultados enfatizam as dificuldades de políticas enfrentadas pelos estudantes das escolas durante o ingresso no Ensino Superior, evidenciando a necessidade de um suporte mais eficaz para esses alunos. Como impacto positivo do projeto extensionista está o próprio processo formativo ministrado nas feiras, nos seminários e palestras, nas cartilhas e portifólios e, principalmente, na interação do Estudante do Ensino Médio e o do Ensino Superior por meio das ações realizadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização no ensino fundamental: narrativas docentes em tempo de pandemia
    (2022-06-07) GONÇALVES, Alcilene Dias; Magno, Cleide Maria Velasco; http://lattes.cnpq.br/7428422346433907; https://orcid.org/0000-0002-6819-9541
    Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem narrativa, cujo objetivo geral foi conhecer e compreender as práticas de alfabetização desenvolvidas no período pandêmico, além de identificar, analisar e explicitar as concepções sobre esse processo por meio dos depoimentos, de duas professoras alfabetizadoras de uma escola pública do Município de Moju/PA, captados virtualmente por meio do aplicativo digital WhatsApp. Para análise do corpus da pesquisa fizemos o uso da Análise Textual Discursiva - ATD associado ao software Iramuteq. Dos resultados do processamento com a ferramenta Iramuteq selecionamos o grafo de similitude para com as lentes da ATD construir categorias analíticas, a partir das quais concluímos que no período pandêmico nas concepções das professoras os desafios enfrentados para alfabetizar foram relacionados ao precário acesso das famílias às tecnologias, o suporte familiar é essencial no processo e as questões da profissionalidade docente devem ser consideradas. Portanto para alfabetizar no período pandêmico o professor deve reinventar suas práticas, a responsabilidade de alfabetizar é do professor, da família e do governo e o profissional professor deve ser respeitado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano
    (2022-06-20) MEIRELES, Francisco Xavier Campelo; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O presente artigo tem como tema, alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental, tem como objetivo revisar as operações básicas da matemática utilizando metodologias já estuda que pode ser aplicada facilmente em sala de aula. Destaca-se nessa pesquisa um estudo sobre o ensino e aprendizagem, o papel do professor e as metodologias que auxilia na aprendizagem das operações básica sendo elas: Tábua de Pitágoras; Multiplicação com as mãos; Multiplicação chinesa, o processo da divisão pela soma e atividades complementar para o ensino e aprendizagem das operações básicas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise combinatória e aplicações no Excel
    (2023-04-19) GOMES, John Wesley dos Santos; RODRIGUES, Pedro Augusto de Freitas; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052
    Este trabalho de caráter qualitativo, estuda os conceitos sobre a Teoria da Probabilidade, a qual o foco é a Análise Combinatória, que no decorrer do trabalho percebe-se que tal assunto é um divisor de água, pois o alunado possui grandes dificuldades na análise e interpretação do problema, assim foi abordado a fragmentação de solução para conseguir melhores resultados no ensino, haja vista que foi preciso abordar o Letramento Matemático para que o aluno possa ter maiores conceitos e aplicações matemáticas em sua realidade, outrossim, para uma aplicação desse conteúdo foi escolhido a planilha eletrônica (Excel), para que possam desenvolver problemas de largas escala usando a tecnologia ao seu favor.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da lucratividade do produtor rural familiar de pimenta-do-reino no município de Acará-PA
    (2022-12-29) CUNHA, Lisandra de Sousa; DAMACENO, Marcela Marques; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272
    O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da lucratividade dos agricultores familiares, sobre a produção de pimenta do reino no município de Acará. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa de campo na modalidade de entrevista direcionada aos agricultores familiares do município do Acará. Os dados coletados foram utilizados para analisar através do indicador Valor Presente Líquido (VPL) a viabilidade lucrativa do cultivo da pimenta do reino. Verificou-se que a produção em pequena escala de pimenta do reino para um determinado produtor caracterizou-se viável economicamente, haja vista que o indicador utilizado se mostrou positivo quando analisado, utilizando mesmo uma taxa atrativa de 10%.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise de atividades matemáticas dos alunos do 6º ano: pesquisa no contexto da residência pedagógica
    (2019-12-20) NUNES, Cristiane Shiley Araújo; SMITH, Silvia Danielle da Cunha; http://lattes.cnpq.br/2104524669185605
    O presente trabalho visa descrever e analisar atividades matemáticas desenvolvidas com alunos do 6º ano na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) no contexto do projeto de ensino “O Ensino da Matemática através de Oficinas de Aprendizagem para alunos do 6º ano” o qual atuamos como colaboradores do projeto e estagiários do Programa Residência Pedagógica do curso de licenciatura Integrada em Ciências Matemática e Linguagens (IEMCI) durante os anos de 2018/2019. Nele buscamos analisar como as atividades matemáticas, desenvolvidas ao longo do projeto, contribuíram no processo de ensino-aprendizagem dos alunos durante as oficinas que foram realizadas neste percurso de ensino. Após a inclusão do ábaco, um aspecto muito importante para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND) foi introduzido - o valor posicional. As crianças compreenderam que existe uma disposição espacial necessária para o jogo, onde o valor das fichas é retratado pela posição que ela é colocada na mesa ou no ábaco. Os resultados obtidos foram percebidos durante as realizações das oficinas, pois houve avanços no nível de aprendizagem de alguns estudantes como, a dissipação no receio de enunciar dúvidas, melhor motivação para estudar matemática, maior interação com a professora regente de sala e com os estagiários da Residência Pedagógica, bem como, passaram a interagir uns com os outros pelos momentos de aulas agradáveis e mais significativas, no modelo do projeto. Desta forma, o desempenho dos alunos foi considerado bom.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de erros no ensino de matemática: um estudo bibliográfico
    (2025-09-13) GOMES, Breno Sousa; SILVA, Madson Soares; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este Trabalho de Curso tem como objetivo analisar como os erros matemáticos vêm sendo discutidos em produções acadêmicas brasileiras, considerando-os não apenas como falhas, mas como recursos pedagógicos que favorecem a aprendizagem. O contexto do estudo parte da ideia de que o erro pode ser ressignificado como oportunidade de reflexão, investigação e reconstrução conceitual. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em revisão bibliográfica. O primeiro trabalho, em formato de artigo científico, consistiu em uma análise de dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, publicadas entre 2019 e 2023, das quais seis compuseram o corpus final, revelando que os erros estão ligados a lacunas conceituais, práticas docentes e fatores emocionais, apontando estratégias pedagógicas que promovem reflexão e autonomia. O segundo trabalho, apresentado como capítulo de livro, configurou-se como uma Revisão Sistemática da Literatura em anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), no período de 2016 a 2024, reunindo 21 textos organizados em cinco grupos temáticos que discutem desde erros em conteúdos específicos até reflexões teóricas e pedagógicas sobre sua utilização no ensino. Conclui-se que, em ambos os trabalhos, o erro é reconhecido como elemento essencial nos processos de ensino e de aprendizagem, funcionando como ponto de partida para práticas investigativas, formação docente e construção de ambientes reflexivos no ensino de Matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental
    (2024-02-27) LOPES, Felipe Gonçalves; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O presente trabalho tem como objeto de estudo os Relatórios Finais de três turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola investigada, objetivando analisar o rendimento escolar na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental registradas no ano letivo de 2022 na perspectiva de compreender o comprometimento da aprendizagem no período pós-pandêmico, tendo como espaço temporal o ano de 2022. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa exploratória e descritiva, tendo como ambiente de pesquisa, uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino, localizada no distrito de Maú, no município de Marapanim – Pará. Nesse estudo, evidenciamos a importância da Estatística enquanto uma área do conhecimento que permite trabalhar com dados numéricos, a partir da compreensão de seus conceitos definidos por teóricos que discutem a temática. O trabalho aponta questões relevantes no que se refere a aprendizagem da Matemática, que foi agravado a partir das mudanças propostas pelo novo formato de ensino proposto, durante o período da pandemia da COVID-19, em que as escolas tiveram que ser fechadas, havendo mudanças no contexto do ensino e aprendizagem, que tomou um outro formato - o Ensino Remoto. Os resultados apontam que as dificuldades de aprendizagem da Matemática antes existentes, tiveram agravamento, não só por implicações da pandemia, mas por razões outras, que contribuíram para com as dificuldades de aprendizagem dos estudantes das turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental investigadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Analise do uso dos recursos de didáticos no processo de ensino aprendizagem no ensino da matemática para alunos do 8º ano e do 9º ano do ensino fundamental
    (2022-02-18) PEREIRA, Luara dos Santos; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557
    Esta pesquisa refere-se à análise dos utilização de recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem no ensino da Matemática para alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental e tem como objetivo Analisar de que forma a professora utiliza os recursos didáticos nas aulas de Matemática do 8º e 9º ano do ensino fundamental, bem como a sua importância e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho está vinculada a uma abordagem do tipo qualitativa descritiva, composta por duas etapas, são elas: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu por meio de observação, análise documental, entrevistas e aplicação de questionários com a coordenadora pedagógica, a professora e os alunos. A pesquisa nos possibilitou vivenciar como a professora faz uso desses recursos didáticos nas aulas de Matemática, como instrumentos facilitadores da relação professor-alunoaprendizagem, possibilitando tornar o processo de aprendizagem algo mais natural e menos desgastante para as pessoas envolvidas. Logo, a utilização de tais recursos é uma forma de aproximar os alunos do contexto social onde vivem, o que pode proporcionar maior interesse e maior absorção dos conhecimentos matemáticos de uma forma menos conteudista nas aulas de Matemática, tendo em vista que esses momentos de aprendizagem não devem ser monótonos e sim atraentes para o aluno, podendo assim gerar nos mesmos um desejo maior de aprender matemática com o auxílio do professor.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia
    (2023) MONTEIRO, Alef Junior da Silva; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    O isolamento social, fruto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), modificou radicalmente diversos setores da sociedade, fazendo com que parte das relações sociais ocorressem por meio das Tecnologias Digitais (TD). Na educação, o isolamento fez com que surgisse o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que é um modelo de ensino a distância temporário que buscou a transposição do ensino presencial, fazendo que todos os níveis de ensino fossem impactados, incluindo o ensino superior. Assim, neste trabalho, buscamos investigar os desafios enfrentados por formadores de professores de matemática durante o ERE. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com professores do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo o questionário como instrumento para a constituição dos dados, e a análise textual discursiva como metodologia de análise dos dados constituídos. Os resultados apontaram desafios relacionas a: falta de conexão da internet, falta de atenção/participação dos alunos, aos métodos de avaliação e a questões relacionadas a saúde mental, bem como aprendizagens relacionadas aos usos da TD e a valorização do papel do professor. Portanto, pode-se concluir que o ERE constitui um cenário de muitos desafios e aprendizagens para os formadores de professores de matemática, o que pode nos ajudar a refletir acerca do ensino de matemática e da formação de professores de matemática no período póspandêmico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise epidemiológica da pandemia de Covid-19 em Cametá durante o ano de 2021
    (2023-11-24) BRITO, Sandro Willian Viana; SILVA, Júlio Roberto Soares da; http://lattes.cnpq.br/1449991706012638
    Na pandemia de COVID-19, a rápida disseminação do Coronavírus torna desafiador entender sua evolução. A modelagem matemática é essencial para estudos epidemiológicos. Neste artigo, abordamos um estudo de caso do tipo ex-post-facto em 2021 no município de Cametá, Pará, usando modelos SIR, SIRS e Verhulst. Com dados reais, ajustamos curvas usando o modelo logístico para casos confirmados e recuperados, e estimamos parâmetros dos modelos SIR e SIRS. Essa abordagem possibilitou simulações numéricas, compreendendo aspectos como taxa de reprodução, incidência, transmissão, casos e picos. Isso contribui para entender o impacto local da pandemia, orientando estratégias de saúde pública e controle do vírus.
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