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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conceitos de computação reconfigurável com aplicação prática em hardware didático(2017-04) ARAÚJO, Carla Cristina da Cruz; BRAGA, Karlyanne Paoola Silva; MORAES, Leonardo Sarraff Nunes de; http://lattes.cnpq.br/0991546475358091; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221A computação reconfigurável é como uma solução intermediária entre as soluções em hardware e software, com objetivos, metas e motivações relacionados à melhoria de desempenho, flexibilidade, generalidade, eficiência, custo e outros. Este trabalho tem como objetivo a criação de um tutorial da linguagem de descrição paralela VHDL com aplicações práticas em hardware didático, introduzindo o conceito do modelo de computação reconfigurável. O trabalho apresenta as características, conceitos básicos e peculiaridades da linguagem de descrição paralela VHDL, colocando em prática em laboratórios que aumentam o grau de dificuldade conforme o aluno vai se adaptando à linguagem, ao final o aluno deverá desenvolver uma aplicação que consiste em um jogo tradicional da década de setenta chamado Pong, o desenvolvimento dessa aplicação é feito utilizando os conhecimentos adquiridos ao decorrer dos laboratórios práticos do trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de um aplicativo para simulação de um laboratório virtual de ensino de química (LabQuins)(2022-12-21) PANTOJA NETO, Pedro Viana; GUERRA FUENTES, Ricardo Arturo; http://lattes.cnpq.br/8613278652596590; https://orcid.org/0000-0002-8744-4127; FARIAS, Fabrício de Souza; http://lattes.cnpq.br/1521079293982268; https://orcid.org/0000-0003-4344-6953A tecnologia da informação e comunicação estabeleceu-se efetivamente a partir da criação de novos produtos que auxiliam cada vez mais o cotidiano do cidadão. Cada vez mais, por meios tecnológicos na forma de smartphones as pessoas fazem uso de soluções baseadas em software como ferramentas alternativas para auxiliar em seu dia a dia. No contexto do ensino, a junção de tais ferramentas com a aplicação de conceitos de gameficação é um caminho alternativo para possibilitar a melhoria da qualidade do ensino e por consequência na aprendizagem de jovens. Pensando nisso, criou-se um aplicativo que visa ensinar química de maneira virtual, isto é, demais apresentando elementos que constituem um laboratório real, para isso neste trabalho é apresentado o software LabQuins para Android. Para validar a capacidade do software como ferramenta de suporte ao ensino, este foi submetido ao uso por parte de alunos do ensino superior. Os resultados indicam que o LabQuins pode funcionar como ferramenta de suporte ao ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de um sistema para estimação de proficiência nas competências do curso de bacharelado em ciência da computação: uma aplicação da teoria da resposta ao item em turmas que usam sistemas gamificados(2018) MONTEIRO, Rodrigo Henrique Barbosa; VIÉGAS JUNIOR, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/3286528998900137A Terceira Revolução Industrial trouxe os nativos digitais para dentro da sala de aula, e esse acontecimento intensificou os esforços em pesquisa e inovação das metodologias de ensino e avaliação. Nesse contexto, a gamificação surge aclamada por visar um mercado crescente. Porém, alguns estudos empíricos de seu estado atual da arte apontam que a gamificação traz benefícios apenas à curto prazo, sem causar mudanças significativas no seu uso contínuo. Por isso, o presente trabalho teve por objetivo analisar como a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria da Resposta ao item podem contribuir na proposição de um sistema de medição de aprendizagem de competências em disciplinas do curso de Bacharelado em Ciência da Computação que adotam a gamificação no processo avaliativo, afim de contribuir na geração de dados psicométricos em um ambiente de experimentação configurável: o software. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória para definir os conceitos envolvidos, além de encontrar sistemas educativos gamificados que pudessem vir a ter o mesmo objetivo deste trabalho. Dentre os vinte sistemas encontrados, apenas três pontuavam e armazenavam os dados que abstraiam o aprendizado, porém sem os indícios da abordagem da Teoria da Resposta ao Item. Por isso, concluiu-se que era preciso desenvolver um sistema capaz de estimar o aprendizado sob o prisma dessa teoria; que, vindouramente, pudesse ser integrado a outros sistemas gamificados avaliativos, e que por armazenar os dados obtidos, ajudasse a suprir a falta dos dados empíricos na área, a médio e longo prazo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de aceleradores gráficos aplicados ao modelo XcalableMP para a paralelização de algoritmos genéticos(2017-03-09) PAZ, Geovani Oliveira Cabral da; ARAÚJO, Josivaldo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8158963767870649Este trabalho tem como objetivo apresentar e avaliar uma estrutura de computação de clusters de aceleradores gráficos utilizando uma proposta de modelo de programação em memória distribuída, o XcalableMP. A programação paralela em memória distribuida geralmente, tira proveito, da divisão do trabalho de computação entre as CPUs do sistema, usando mecanismos de troca de mensagens como o MPI, porém desde o surgimento e eventual crescimento da computação em GPU novas possibilidades surgiram, também, no sentido de organizar máquinas distribuídas, equipadas com GPUs em ambientes de computação paralela, visando assim obter vantagens de um sistema híbrido composto por CPUs e GPUs, principalmente no significativo ganho de desempenho computacional. Assim, o presente trabalho utiliza uma arquitetura de cluster de aceleradores gráficos com objetivo de obter ganhos computacionais na solução de funções de algoritmos genéticos. O modelo XcalableMP foi usado como o gerenciador de processos em memória distribuída e o OpenACC como modelo de programação em GPU, formando assim, toda a estrutura de habilitação de programação híbrida. Os algoritmos genéticos foram executados e testados, destancando com isso, o ganho de desempenho computacional na execução das funções fitness, comparando-se as execuções sequenciais em CPU e execuções utilizando uma e duas GPUs.