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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Composição e abundância larval de decapoda (Crustacea) no zooplâncton da Plataforma Continental do Amazonas
    (2022-08-30) BRITO, Ana Beatriz Gama; PISMEL, Francielly Alc ântara de Lima; http://lattes.cnpq.br/4132208861132304; https://orcid.org/0000-0002-0333-5338; LEMOS, Jussara Moretto Martinelli; http://lattes.cnpq.br/5264841936875017; https://orcid.org/0000-0001-9646-4763
    A Plataforma Continental Amazônica (PCA) corresponde a uma extensão de aproximadamente 330 km e compreende os estados do Pará, Maranhão e Amapá, sofrendo influência da água doce do Rio Amazonas e seus afluentes, que atuam como agentes nas alterações de parâmetros hidrológicos. A Ordem Decapoda é um grupo que representa parcela significativa da biodiversidade na PCA e podem apresentar padrões de osmorregulação e tolerância a salinidade distintas entre os táxons. O objetivo desse trabalho foi investigar a distribuição da densidade larval de crustáceos Decapoda na Plataforma Continental do Amazonas (PCA), além de correlacionar a densidade dos grupos com os fatores ambientais: temperatura, salinidade e clorofila-a. As coletas foram realizadas a partir da zona costeira da Ilha do Marajó (Pará) até o Talude, que corresponde a cerca de 240 km, entre a Foz do Rio Pará e do Rio Amazonas, na área da PCA. As amostragens foram realizadas em seis (6) locais, nos meses de outubro/2014, período de menor vazão do Rio Amazonas, e em maio/2014, período de maior vazão, as amostras foram obtidas por meio de arrastos horizontais e arrastos oblíquos em “v”. Foi utilizada análise estatística Kruskal-Wallis, para comparar as diferenças entre a densidade das larvas em relação aos meses, arrastos e distância da costa. A salinidade variou de 2,54 a 37,57, com menores valores em maio (média de 16,59 ± 11,22 de desvio padrão) maiores valores de salinidade foram observados em outubro (34,01 ± 5,64), e aumentaram conforme maior distância costa-oceano. Um total de 38.499 larvas foram coletadas e a maior abundância larval ocorreu em maio/2014. O grupo mais abundante foi de larvas de camarões Dendrobranchiata (74,363 %), sendo maioria Luciferidae, seguido por Brachyura (16,897 %), larvas de camarões Caridea (4,662 %), talassinídeos (2,816 %), e Anomura (1,257 %). Larvas de Achelata (lagostas) só tiveram duas ocorrências a 198 km de distância da costa (0,005%). A densidade larval dos grupos em relação aos arrastos, foi verificado que Anomura (KW= 5,74; p = 0,001), talassinídeos (KW= 11,83; p < 0,001) e Caridea (KW= 11,21; p < 0,001) apresentaram diferenças entre as camadas d’água superficial e oblíqua, com maior densidade no arrasto oblíquo. A densidade larval dos grupos em relação aos meses não diferiu significativamente para nenhum Decapoda. Não houve correlação forte entre as variáveis abióticas com a densidade larval dos grupos de Decapoda. Em futuras amostragens de táxons como Caridea, talassinídeos e Anomura, é preferível utilizar o arrasto oblíquo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação Especial Inclusiva: desafios do processo de ensino aprendizagem de pessoas com paralisia cerebral
    (2021-06-17) GOMES, Rilma da Silva; BENGIO, Fernanda Cristine dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4427631241218568; https://orcid.org/0000-0003-0184-6668
    O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as principais dificuldades do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Paralisia Cerebral. A educação especial na perspectiva inclusiva, não se trata apenas de um processo de garantia de direito ao acesso à escola, mas também da permanência e do sucesso no processo de escolarização desse aluno na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica através do método de revisão narrativa de literatura. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Scielo e Google Scholar. A eficácia do sistema educacional para o processo inclusivo, depende de fatores que vão além da condição de acessibilidade física no ambiente escolar, depende de fatores como a ação de uma equipe multiprofissional preparada e qualificada; do envolvimento dos demais alunos no processo de ensino do aluno com PC; da execução de avaliação de diagnóstico adequada e da escola estar preparada para o emprego de tecnologias assistivas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de astronomia sob a noção do "pensar bem": características e possibilidades
    (2021-09-29) ARAÚJO, Daniel Machado; NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045
    O ensino de astronomia na educação básica é marcado, em muitos espaços, por uma fragmentação de saberes que pode impactar negativamente a construção de conhecimentos mais críticos sobre esses saberes pelos alunos. A proposta deste trabalho inspirou-se nas possibilidades de diálogo de saberes astronômicos para um pensar bem (MORIN, 2003), o qual implica em um pensamento integral que religa conhecimentos, dialoga saberes de áreas distintas e insiste na inserção dos conhecimentos em seus contextos. O objetivo geral dessa pesquisa é construir vias de diálogo de saberes astronômicos para um pensar bem em espaços escolarizados de ensino de ciências. Para isso, nos propomos a mapear estratégias didáticas focadas no ensino de conhecimentos astronômicos na escola; analisar os trabalhos mapeados considerados como pertinentes para pensar/problematizar astronomia e construir uma sequência didática (SD) baseada nos três momentos pedagógicos (DELIZOICOV, ANGOTTI, PERNAMBUCO, 2011) para ensinar astronomia na escola. Metodologicamente, o mapeamento referido compreendeu os trabalhos publicados entre 2011 e 2019 nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A análise temática foi guiada pela análise de conteúdo de Bardin (2011) e a construção da SD desenhada para nutrir a autonomia e criticidade dos alunos sobre a forma do planeta Terra, seus movimentos e fenômenos, como dia e a noite e os eclipses. A seleção e análise dos artigos mapeados demonstrou que de 6810 trabalhos aprovados no período analisado, apenas 76 eram com temas relacionados ao ensino de astronomia, o que parece representar uma parcela tímida dada a importância do tema para o ensino de ciências. Deste total foram selecionadas 08 publicações que possuíam, a partir da análise empreendida, potencial para produzir reflexões para um pensar bem. O processo de análise e imersão em referenciais teóricos foi base para a construção da SD que, em nossa ótica, possibilita o ensino de astronomia que tem potência para tecer compreensões para nessa base metodológica. Essa investigação representa a possibilidade de construir e desenvolver em espaços escolarizados e não-formais de ensino pesquisas futuras que contemplem o diálogo interdisciplinar sobre saberes astronômicos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    "Não olhe para cima": o papel do professor de biologia frente ao negacionismo científico
    (2022-09-01) ROMEIRO, Ainá Cunha; NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045
    O atual cenário de negacionismos científicos é uma realidade mundial que, perigosamente, pode promover uma vasta deslegitimação das ciências perante a sociedade e comprometer um pensamento coletivo mais cientificamente rigoroso. Com essa preocupação em vista, essa pesquisa tece reflexões a partir da produção cinematográfica “Não olhe para cima” relacionando-a ao papel do professor de Biologia frente aos cenários negacionistas com os quais precisa lidar cotidianamente em sua prática. Nesse sentido, o objetivo dessa investigação consistiu em construir possibilidades de diálogo e de combates a negacionismos científicos, a partir da inter-relação entre diferentes expressões da cultura, mais especificamente, o cinema e os saberes científicos. Metodologicamente, o trabalho encontra-se organizado em três etapas: uma imersão no filme “Não olhe para cima” visando saturar as possibilidades de encontrar temas pertinentes ao estudo de ciências e combate de negacionismos científicos, sistematização dos discursos produzidos e diálogo de saberes entre cinema e ciências pautado na aproximação do que emerge das interpretações sobre os eixos temáticos estabelecidos na etapa anterior e de como essas discussões podem ser contextualizadas em aulas de ciências. Em termos analíticos, assumimos características da análise multimodal estabelecida por Arzarello (2006) e da Análise Textual do Discurso – ATD (MORAES, GALIAZZI, 2006). Como resultado desse processo emergiram quatro categorias temáticas: política e ciências; polarização política, mídias sociais e ciências; machismo e ciências e confiabilidade nas ciências. A discussão dessas categorias com produções intelectuais do campo das ciências e do ensino de ciências biológicas evidenciaram que os negacionismos científicos caracterizam-se como um tema atual, relevante e bastante danoso que compromete o pensamento e as atitudes em âmbitos individuais e coletivos, de modo a radicalizar comportamentos e, até mesmo, colocar a saúde a e a vida das pessoas em risco. Nesse cenário, é fundamental que os professores promovam o combate aos movimentos anti-ciências no processo de enculturação científica dos sujeitos, construindo conhecimentos sobre os métodos científicos e sua confiabilidade, bem como fomentando comportamentos críticos e participativos porque pautados em lógicas rigorosas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção dos graduandos de de biologia sobre a monitoria on-line utilizando o Instagram na disciplina de bioquímica
    (2022-07-11) MONTEIRO, Matheus Richard Câmara; AMADO, Lílian Lund
    Cada vez mais as mídias digitais estão sendo usadas por docentes que desejam aumentar a participação dos alunos, mesmo que de forma remota, principalmente pós-pandemia de Covid-19. Um exemplo dessas mídias digitais são as redes sociais, como o Instagram, que podem ser utilizadas como ferramentas de ensino, pois possuem várias vantagens. Assim, esta pesquisa procurou investigar a aplicação prática da rede social Instagram como plataforma on-line de monitoria para alunos de graduação em Ciências Biológicas. Desse modo, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa básica estratégica de natureza descritiva exploratória com análise quantitativa e qualitativa realizada por meio de levantamento de dados com aplicação de questionário e exploração do tema por pesquisa bibliográfica. A maior parte dos discentes que responderam ao questionário seguiu o Instagram da monitoria e respondeu as enquetes postadas na conta. A média de interação foi de 2.7 em uma escala de 0 a 5. Poucos discentes enviaram dúvidas por mensagem direta. Em relação aos discentes que seguiram alguma das contas, todos gostariam de participar de monitorias on-line em outras disciplinas, 97.7% acreditam que o Instagram é uma boa plataforma para realizar monitorias on-line e todos acreditam que a monitoria on-line por meio do Instagram pode ser usada como um recurso pedagógico na graduação. Assim, a pesquisa mostrou que os discentes enxergam a monitoria on-line como um bom recurso a ser utilizado na graduação, mas os próprios julgaram terem participado pouco das atividades. Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir para futuros estudos sobre o tema.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Perfil de resistência a antibióticos e metais em bactérias isoladas dos rios Pajuçara e Curuai em Santarém, Pará
    (2022-08-25) SILVA, Beatriz Lobato da; BARAÚNA, Rafael Azevedo; http://lattes.cnpq.br/9603633482985202; https://orcid.org/0000-0001-6654-2118
    O presente trabalho busca identificar e caracterizar o perfil de resistência a antibióticos e a metais de bactérias Gram-negativas isoladas dos rios Pajuçara e Curuai, relacionando com o impacto ambiental causado por atividades antrópicas nas proximidades desses ambientes. Para isso, as cepas isoladas dos rios tiveram seu DNA extraído e amplificado para sequenciamento do gene rRNA 16s, e foram submetidas a testes de sensibilidade à 16 antibióticos (beta-lactâmicos, aminoglicosídeos, tetraciclinas, sulfonamidas, quinolonas e cloranfenicois) e 2 metais pesados (Arsênio e Manganês), através dos métodos disco-difusão e microdiluição em placa para concentração inibitória mínima. O gênero mais predominante entre os isolados foi Klebsiella (aproximadamente 45,5%), seguido de Stenotrophomonas (36,4%), Achromobacter e Shigella (ambos 9,1%). Cerca de 27,27% dos isolados apresentaram multirresistência, isto é, resistência a pelo menos 3 classes de antibióticos. Todos os isolados foram resistentes à amoxicilina, ampicilina e cefalotina, e sensíveis à ciprofloxacina e sulfazotrim. Os isolados dos gêneros Stenotrophomonas e Achromobacter exibiram as maiores taxas de resistência a antimicrobianos, e também obtiveram os maiores valores de concentração inibitória mínima aos dois metais testados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    (Trans)Formação de professores de Biologia: autopercepções docentes a partir de um mestrado profissional em ensino de Biologia
    (2020-02-10) MARTINS, Lucas Barbosa; ABREU, Sheila Costa Vilhena; http://lattes.cnpq.br/7368287433360653; https://orcid.org/0000-0002-6614-5398
    Este trabalho de investigação consistiu em uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender quais são os sentidos de mudanças de ideias e práticas compartilhados entre professores de Biologia, egressos ou participantes de um programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, de uma Universidade Pública Federal, em Belém-Pará? O contexto da pesquisa foi a formação continuada de professores de Biologia e o locus foram duas turmas do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os participantes da pesquisa foram 13 professores de Biologia, sendo um egresso e outros ainda mestrandos do programa referido, que foram por demanda espontânea. A coleta de dados foi realizada em 2 etapas: a primeira etapa foi feita através de respostas a um formulário de questões enviado por aplicativo de celular e a segunda etapa por meio de respostas escritas e em áudio que, posteriormente, foram transcritos e organizados em função de suas comunalidades, gerando duas categorias de análise, que foram: a) Aspectos de Superação Ligados à Auto Mudança de Professores de Biologia e, b) Sentidos de Mudança para Professores de Biologia a partir do PROFBIO. Em linhas gerais, como análises de evidência, segundo os participantes, o processo de mudança de ideias e práticas mobiliza esforços de superação de uma formação inicial caracterizada por lacunas provocadas pela frágil atenção dada aos estudos pedagógicos; bem como a superação de uma visão tradicional de ensinar e aprender; além de transformar as inquietações sobre o saber fazer em motivação para sair do comodismo e buscar novas aprendizagens como professor. Nessa direção, os sentidos da mudança situam-se, entre outros, em conhecer novas metodologias de ensino, saber fazer o novo na prática profissional, e ainda, refletir sobre suas próprias metodologias e aplicações no ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Variáveis limnológicas em ambientes aquáticos na Microrregião de Altamira,PA
    (2023-07-11) MONTEIRO, Marcia Pereira; SILVA, Karina Dias da; http://lattes.cnpq.br/2271768102150398; https://orcid.org/0000-0001-5548-4995
    Os municípios de Altamira, Brasil Novo e Medicilândia, estão localizados, na rodovia transamazônica (Br-230), Sudoeste do Pará. A região é caracterizada por transformações em sua paisagem natural, tais como, urbanização desordenada, desmatamento, monocultura e pecuária. Os ecossistemas de água doce têm passado por mudanças físico-química e biológicas em todo o mundo, a partir de processos naturais e antrópicos. Estes ambientes apresentam características limnológicas únicas, que influenciam o estabelecimento das comunidades aquáticas. Diante disto, este trabalho teve como objetivo, caracterizar as variáveis limnológicas em ambientes aquáticos situados na rodovia transamazônica (Br-230), na microrregião de Altamira. O estudo foi realizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2023. Utilizamos sonda multiparâmetro (Horiba U-50), para mensurar as seguintes variáveis limnológicas: Temperatura da água (Temp) (°C), Turbidez (NTU), Potencial Hidrogeniônico (pH), Potencial Redox (ORP), Condutividade Elétrica (CE) (μS/cm), Oxigênio Dissolvido (OD) (mg/L) e Sólidos Totais Dissolvidos (STD) (mg/L). Para a identificação das variáveis utilizamos uma Análise de Componentes Principais (PCA). Para verificar a relação entre as variáveis utilizamos a correlação de Pearson. Consideramos correlacionadas as variáveis que apresentaram (r > 0,50; P < 0,05). As variáveis que mais contribuíram para a variação espacial foram: CE, STD e ORP, apresentando também os maiores coeficientes de variação. A correlação de Pearson mostrou que STD foi relacionado a um conjunto considerável de variáveis (temperatura da água, pH, ORP e CE), sendo positivamente relacionado com pH, CE e temperatura da água e negativamente relacionado com ORP. A caracterização das variáveis limnológicas, possibilitou identificar alterações nos parâmetros limnológicos, bem como avaliar a qualidade da água. Estudos como esse são importantes pois, podem contribuir para o planejamento de estratégias de manejo e conservação, além de que, possibilita compreender os mecanismos de funcionamento dos ambientes aquáticos.
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