CANAN - Campus Universitário de Ananindeua
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Navegando CANAN - Campus Universitário de Ananindeua por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A adaptação de Comunidade Ribeirinha às novas tecnologias: a Energia Solar Fotovoltaica(2023-12-20) BARBOSA, Geize Cristina Vidal de Sá; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329O trabalho de extensão "A Adaptação de Comunidade Ribeirinha às Novas Tecnologias: A Energia Solar Fotovoltaica" que contempla o plano de trabalho vinculado ao projeto de extensão: A Apresentação da Física Quântica como Porta de Ingresso acadêmico, teve como objetivo primordial de explorar as percepções, experiências e conhecimentos das famílias ribeirinhas sobre energia solar. A primeira etapa contou com um estudo bibliográfico sobre o tema e posteriormente seleção aleatória de 20 representantes de famílias na comunidade da ilha de Urubuoca -Icoaraci-Outeiro/Belém-PA. Isso garantiu uma amostra representativa que reflete a diversidade de perspectivas e experiências presentes na comunidade. Em seguida, foram realizadas entrevistas de caráter qualitativo e quantitativo, adotando uma abordagem flexível que permitiu uma exploração aprofundada. As entrevistas abordaram temas essenciais, como o conhecimento prévio das famílias sobre energia solar, suas percepções em relação à tecnologia e experiências com eletricidade na comunidade. Questões cruciais, incluindo o acesso à eletricidade, as necessidades energéticas específicas e as expectativas quanto à energia solar, foram minuciosamente investigadas. O projeto se comprometeu a compreender de maneira abrangente o contexto local, identificando não apenas as demandas, mas também as vantagens da energia solar para as comunidades ribeirinhas. Essa abordagem aberta proporcionou uma base sólida para a obtenção de informações importantes que podem orientar futuras iniciativas relacionadas à energia solar nessas comunidades. Em resumo, o projeto atingiu seu objetivo, e também desenvolveu uma abordagem cuidadosa, garantindo que as vozes das famílias ribeirinhas fossem ouvidas e suas necessidades específicas. Os resultados encontrados são um recurso importante para o desenvolvimento de soluções energéticas sustentáveis que beneficiam essas comunidades de forma significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de Física através da nanotecnologia e algumas aplicações no meio ambiente(2024-11-01) FAVACHO, Andrew da Silva; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329O ensino de física desempenha um papel fundamental na formação educacional ao desenvolver habilidades analíticas e compreensão científica. A introdução da nanotecnologia no ensino de física permite explorar a manipulação de materiais em escala nanométrica, onde suas propriedades se manifestam de forma única em comparação com o mundo macroscópico. Este estudo teve como objetivo geral desenvolver propostas didáticas para o ensino de física através da nanotecnologia, com foco em aplicações ambientais, visando engajar os alunos, promover aprendizagem significativa e formar cidadãos mais conscientes sobre a preservação ambiental. Os objetivos específicos incluíram identificar os desafios e oportunidades de ensino de física por meio da nanotecnologia aplicada ao meio ambiente, desenvolver atividades práticas e jogos, testar as propostas didáticas com estudantes de ensino médio e avaliar sua eficácia. O estudo foi realizado em um seminário na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Vera Cruz, em Ananindeua - PA, no primeiro semestre de 2023, com atividades complementares em setembro do mesmo ano. Durante o seminário, foi criado um e-book na plataforma Canva como recurso didático e utilizado um formulário no Google Forms para coletar dados e feedback dos participantes. Os resultados mostraram um bom nível de compreensão dos alunos, especialmente sobre as questões éticas e de segurança relacionadas à nanotecnologia. Esse resultado sugere que o e-book foi eficaz ao promover uma visão equilibrada sobre os benefícios e as preocupações éticas da nanotecnologia no contexto ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estudo do Índice de Massa Corporal (IMC) por meio da experimentação e de aplicativo (APP) nas escolas da Região Metropolitana de Belém - PA(2020-02-17) PUREZA, Eva Maria Joana Cruz da; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Neste trabalho é apresentada uma atividade prática do Índice de Massa Corporal (IMC) através das equações de Quételet, Melão Jr. e Trefethen como objeto de conhecimento da unidade temática “Vida e Evolução” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para alunos nas escolas da região metropolitana de Belém e em outros ambientes (UFPA e praças). Incialmente, participaram dessa atividade 10 alunos voluntários, sendo 5 do gênero feminino (F) e 5 do masculino (M), com médias de idade 171 anos e 161 anos; peso 55,055,15 kg e 67,3519,95 kg; altura 1,590,09 m e 1,650,15 m, respectivamente. Ao final, eles aprenderam a usar o método antropométrico e as 3 equações do IMC, cujas médias foram obtidas para F e M. Assim, é possível fazer o monitoramento preliminar da saúde dos alunos a partir da medida da massa, do peso e do IMC. Posteriormente, aumentamos a amostra em outra escola, UFPA e praça e obtivemos resultados satisfatórios para essas medidas. Por fim, testamos o aplicativo Biofísica – IMC para a realização desses cálculos e obtivemos os valores mais rápidos para as medidas do IMC que eram determinadas a mão ou via calculadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gamificação no ensino de Física aplicada no Ensino Fundamental II(2022-11-30) FERREIRA JÚNIOR, Máximo de Campos; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho de ensino tem por objetivo auxiliar o aluno nos conceitos fundamentais de Física no ensino fundamental II com o tema Terra e Universo embasado na BNCC e voltado para o 6º ano utilizando gamificação em Física e simuladores de Física. Objetivando o raciocínio e a compreensão do aluno de ler, interpretar e definir conceitos de Física baseados nas aulas ministradas no decorrer do projeto ensino de Física na escola. Esse projeto teve como base fundamental a gamificação que consiste em colocar o professor em um papel ativo na elaboração de atividades e tem por objetivo explorar os aspectos didáticos relevantes ao processo de ensino que possibilita ao professor utilizar várias possibilidades de aprendizagem, pois a gamificação junto com a os simuladores de Física chama a atenção dos alunos para que possam aprender brincando.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A inclusão do surdo no ensino da Física – estudo de caso no Ensino Médio em Salinópolis - Pará(2020-02-17) FIGUEIREDO, Felipe Gabriel de Oliveira; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; http://lattes.cnpq.br/5657139166717129; https://orcid.org/0000-0001-5607-5835; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491A educação inclusiva estando na relação de discussões sócio-políticas como condição intrínseca a uma sociedade mais justa, igualitária e democrática e seguindo a conjectura de que o conhecimento científico tem um papel significativo na construção da autonomia das pessoas, aborda-se nesta pesquisa o tema inclusão de alunos surdos no Ensino de Física. Por intermédio desta monografia, que tem caráter de uma pesquisa qualitativa, visou-se investigar os recursos e artifícios utilizados em escolas estaduais de ensino médio da região de Salinópolis-PA, para a veiculação de um ensino que vise o conhecimento efetivo e imersão dos mesmos na ciência. Investigar os dados e as estatísticas a priori no Brasil e a posteriori no município em destaque segundo o IBGE foi importante para pleitear esta pesquisa. Desse modo, buscou-se usar materiais simples e metodologias ativas com o objetivo de apresentar sugestões de práticas didáticas que viessem a favorecer a participação de alunos surdos em aulas de Física na sala de aula regular e na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de modo a alcançar uma aprendizagem efetiva e significativa. Para a realização deste estudo de caso no município de Salinópolis/PA, com o auxílio da Professora de Física foi escolhido o tema Leis de Newton e uma pequena abordagem sobre Pressão. Com a construção de um seguimento metodológico através do uso de sinais-termos específicos da Física em Libras, uso de softwares e experimentos, ambos se baseavam na premissa de algo que abordasse seu cotidiano e que fizessem sentido para os alunos, com este intuito foi escolhido as Leis de Movimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios em relação ao processo de aprendizagem. Pois, permitiu constatar que é possível lecionar e levar um ensino de Física na perspectiva da inclusão de alunos surdos. De modo que, essa possibilidade está fortemente ligada ao implementar docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias adaptadas para o ensino de Física para alunos autistas no Ensino Superior(2020-02-17) BARBOSA, Milena Pinheiro; PRADO, Rosilene Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3581165767569021; https://orcid.org/0000-0002-3594-1981; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho tem como objetivo apresentar metodologias adaptadas para ensinar conteúdos de Física a alunos Autistas no Ensino Superior atendidos pela Coordenadoria de Acessibilidade da Superintendência de Assistência Estudantil (CoAcess/SAEST/UFPA). Participaram da pesquisa 5 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) regularmente matriculados nos cursos de graduação: Biotecnologia (2), Ciências Naturais (1), Ciência da Computação (1) e Física Bacharelado (1), que tinham em seus componentes curriculares os conteúdos de Física Geral. A pesquisa ocorreu no período de 03/2019 a 12/2019, e as metodologias e recursos adaptados foram: Mapas Conceituais, Aulas Experimentais, Comunicação Alternativa (Cartões de Conceitos), Jogos Adaptados (Tabuleiro e Quiz), Revistas Mangás de Física e Software de Simulações (Phet Simulações e Física na Escola) baseados nos 3 Momentos Pedagógicos (3MP). A experiência de monitoria com alunos Autistas possibilitou: (1) vivenciar uma prática inclusiva que contribui para a formação profissional, garantindo a acessibilidade para esses alunos, (2) observar a evolução dos alunos a partir das metodologias adaptadas usadas durante as atividades de monitoria, (3) promover a relação e a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos no contexto acadêmico, (4) contribuir para obter a autonomia profissional e (5) estimular a interação social e a criação de vínculos de confiança entre monitor, alunos Autistas e sua família. Esta experiência foi considerada significativa para os alunos Autistas, pois obedece ao que é proposto no Art. 27 da Lei Brasileira de Inclusão (2015), no qual é assegurado a educação como direito da Pessoa com Deficiência (PcD), assim como, acesso e permanência em um sistema educacional inclusivo em todos os níveis.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de atividades com metodologias ativas no ensino de ondulatória com enfoque na música(2023-12-04) VIEIRA, Antônio Lindomar Silva; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329O presente trabalho discute a importância do uso de metodologias pedagógicas para viabilizar o ensino e a aprendizagem de física, com qualidade, aos estudantes da educação básica. Em especial, será abordada a metodologia ativa em consonância aos fundamentos da Ondulatória, com enfoque em acústica, ondas sonoras e música. Este estudo analisa os benefícios e os desafios enfrentados por docentes e discentes ao utilizar este recurso didático, a partir de uma revisão complementar da literatura na visão de Vygotsky e Piaget. Além disso, são apresentados: (1) exemplos práticos e conceitos pertinentes à música; (2) como o estudo da música pode contribuir para o desenvolvimento do aprendizado em física no Ensino Fundamental e Médio apesar de envolver termos complexos. Com base nisso, é percebido que o ensino e aprendizagem acabam se tornando um processo mútuo, entre o conteúdo apresentado pelo docente e a prática baseada nas experimentações que os discentes apresentam sobre os assuntos das ciências exatas. Na sequência, são exemplificados, com maior profundidade os conteúdos mencionados anteriormente, através de uma proposta de aplicação utilizando as seguintes estratégias: aprendizagem baseada em problemas; aprendizagem baseada em projetos; sala de aula investida e aprendizagem baseada por investigação. Por fim, essas estratégias são modeladas no contexto para o ensino de Física Ondulatória (ondas sonoras, frequências, trilhas sonoras e outros).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta de ensino de ondas sonoras em ambiente virtual e real(2022-11-30) CORRÊA, Rosiane Barata; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Nem sempre os conteúdos apresentados em sala de aula despertam o interesse e atenção do aluno. O ensino de física, assim como qualquer outra ciência, requer estratégias metodológicas que busquem interligar o contexto sociocultural do aluno com os conceitos teóricos estudados, para que assim, desperte sua curiosidade e promova a construção de novos conhecimentos. Além de proporcionar um ensino mais prazeroso. Neste sentido, este trabalho visa elaborar uma proposta metodológica de ensino de ondas sonoras em ambiente virtual e real que seja mais atraente e interessante para o aprendizado do aluno. Para tanto, buscou-se fundamentos em referenciais teóricos recentes, a fim de contextualizar a temática da pesquisa. Com relação aos procedimentos metodológicos, foi elaborada uma sequência didática (SD) com embasamento nos três momentos pedagógicos (3MP), abordando o conteúdo das ondas sonoras (som) e poluição sonora por meio da ferramenta tecnológica do Smartphone e App Sound Meter Smart Tools,, que funciona como um decibelímetro para calcular em unidades de decibéis o nível de intensidade sonora de determinados ambientes, possibilitando executar uma atividade investigativa a ser adotada por professores e alunos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foi importante para conscientizá-los sobre as consequências causadas devido à poluição sonora relacionada à saúde humana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física por meio das Histórias em Quadrinhos(2022-11-30) CABRAL, Valéria da Costa; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Sabendo da importância que o professor tem de despertar no aluno a motivação e o interesse em aprender, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de enfatizar sobre a importância do uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) e da Literatura de Cordel (LC) como recursos educacionais para o processo de ensino-aprendizagem de física nas escolas. E para cumprir tal objetivo foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e sites que trazem um estudo sobre o tema citado e que mostra a importância desses recursos didáticos nas aulas durante a prática docente. Os trabalhos revisados nos apresentam uma maneira contextualizada e dinâmica de ensinar e aprender, onde se leva em consideração o conhecimento e a realidade dos alunos, que para os autores facilita não só no processo de ensino-aprendizagem, mas também na relação professor-aluno. Este trabalho permitiu compreender que a contextualização de conteúdos de física abordados através das HQs e da LC aproximam a ciência da arte e propicia aos alunos estudar e aprender através da criatividade e da interdisciplinaridade, aumentando a sua capacidade imaginativa e estimulando o seu desenvolvimento, pois as leituras trabalhadas trazem uma escrita de fácil compreensão, onde o conteúdo é apresentado de forma simples, divertida e bem humorada o que atrai a atenção do aluno, fazendo com que o mesmo sinta interesse em aprender física, e afirmando que ao aproximar ciência e literatura na educação podemos construir conhecimento científico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio(2023-06-23) BEZERRA, Rosa Leonor Bentes Souza; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491A Física é considerada um grande desafio por parte dos alunos, por isso é importante compor estratégias metodológicas que propiciem uma aproximação do mundo da Física aos estudantes. Neste trabalho é apresentada uma sequência didática elaborada para o ensino de conceitos de calorimetria. A sequência didática, que tem como base o estudo da calorimetria com foco no Ciclo Hidrológico, foi estruturada para alunos da segunda série do Ensino Médio, para as aulas da disciplina de Física, visando à conscientização e conservação dos recursos naturais, bem como trazer melhoria para educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas e com seu entorno. O estudo teve como objetivo propor uma sequência didática visando um ensino interdisciplinar a partir de problemáticas socioambientais no contexto do ciclo hidrológico, calor e temperatura para aula de Física, possibilitando que esse aluno entenda o mundo ao redor e os fenômenos físicos que o cercam. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e sites que trazem um estudo sobre a temática do ciclo da água.