Curso de Educação do Campo - CABAE
URI Permanente para esta coleção
O curso de Educação do Campo se localiza no município de Abaetetuba e funciona no Campus Universitário de Abaetetuba (CABAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Educação do Campo - CABAE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A aplicação da função linear na comercialização artesanal dos brinquedos de miriti no Ramal Tauerá de Beja no município de Abaetetuba-PA(2018-07-10) CARVALHO, Elliene Crisley Pires; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Esse artigo aborda a aplicação da função linear na comercialização artesanal dos brinquedos de miriti no ramal Tauerá de Beja no município de Abaetetuba/PA. Para averiguar a comercialização dos brinquedos de miriti, utiliza-se uma pesquisa de campo com o artesão Augusto Costa da Costa que tem como atividade a confecção de diferentes designes dos brinquedos, vendendo-os no ramal, na festividade do círio em Belém/Pa e para o exterior (Guiana Francesa). A pesquisa de campo realizada no ramal Tauerá de Beja, corresponde a um questionário semiestruturado com perguntas de caráter qualitativa e quantitativa, buscando identificar a importância do artesanato como fonte de renda para o artesão, bem como o lucro obtido com a venda dos brinquedos de miriti no local, interior e exterior do país. Para uma melhor compreensão sobre a fonte de renda do artesão, desenvolve, paralelamente, um estudo sobre função linear, procurando equacionar as receitas relacionadas com custos e venda dos brinquedos, a fim de mostrar se a comercialização corresponde a um lucro satisfatório para o pesquisado. Dessa maneira, a função linear tem como relevância mostrar, ao mesmo tempo, uma forma eficaz do artesão realizar um balanço financeiro sobre a receita para os três locais de vendas. Conclui-se esse artigo considerando que a matemática referente ao estudo de função pode ser um forte aliado para avaliar lucros e prejuízos e ao mesmo tempo, construir um balanceamento financeiro sobre determinada atividade, que no caso presente, a comercialização dos brinquedos de miriti, cuja matéria prima é oriunda da própria propriedade de onde retira para confeccionar os brinquedos e vender como meios de sustento familiar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Metodologia com o cotidiano no estudo da função quadrática nas escolas Basílio de Carvalho e Benvinda de Araújo Pontes no município de Abaetetuba-PA(2018-07-04) NEGRÃO, Jossiana Rodrigues; CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira; http://lattes.cnpq.br/6473574128276776Esse artigo tem como meta realizar um estudo sobre a função quadrática com ênfase às aplicações cotidianas. Para melhor desenvolver o conteúdo, aborda-se a relevância no estudo dessa função com conteúdo relacionado com a definição, discussões das raízes, estudo dos vértices, de máximos e mínimos. Em seguida, procura-se investigar nas escolas Benvinda de Araújo Pontes e Basílio de Carvalho a partir de uma pesquisa de campo com questionários semiestruturados com perguntas quantitativas e qualitativas, no sentido de constatar e analisar as metodologias dos dois professores que ministram os conteúdos pertinentes ao referido tema. Conclui-se, nessa pesquisa, que os professores utilizam metodologias vinculadas as práticas cotidianas e que ainda, inserem nas aulas, recursos computacionais com aulas interativas a fim de proporcionar aos educandos, um processo de ensino e aprendizagem satisfatório. Além desse ponto, os professores acreditam, com base nas respostas, que a escola representa um espaço crítico e que em síntese, deve garantir o direito essencial para que o educando possa exercer a cidadania. Assim sendo, os professores acreditam, de acordo com suas falas, que a escola precisa saber equacionar metas que venham oferecer a cada educando um lugar de oportunidades, proporcionando-lhes motivação, interesse e um despertar cada vez mais promissor e por metodologias capazes de garantir a todos uma educação de qualidade.