Especialização em Ensino de Ciências - CBRAG
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Navegando Especialização em Ensino de Ciências - CBRAG por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Discutindo botânica com alunos de Ensino Médio a partir de metodologias ativas(2023-09-21) FONSECA, Mara Souza Dos Santos; SILVA, Marivana Borges; http://lattes.cnpq.br/1604205059852571; LINHARES, Marcos Allan da Silva; http://lattes.cnpq.br/4387443111394905; https://orcid.org/0000-0001-9153-3977A Biologia Vegetal é um fascinante campo de estudo, pesquisa e aplicações práticas no qual se encontram a morfologia e a anatomia vegetal, imprescindíveis para o conhecimento científico das plantas. A negligência e o desinteresse pelas estruturas que compõem o corpo dos vegetais se devem ao desconhecimento do valor da interação que estes têm com os outros seres vivos, havendo a necessidade de inserir estudos da função destes organismos com ferramentas interdisciplinares de formas claras e didáticas junto a outras ciências. Visando sensibilizar estudantes de ensino médio para a importância de se estudar botânica, despertar o olhar crítico dos envolvidos, considerando suas histórias de vida e conhecimentos adquiridos para discutir a ciência das plantas, foi ministrada uma oficina ecopedagógica com aulas de morfologia vegetal e química para a observação do desenvolvimento do corpo da planta em uma sala de aula da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profa . Argentina Pereira, Riozinho/Bragança/ Pará em duas turmas de estudantes do primeiro ano do ensino médio, com trinta estudantes cada, entre quinze a dezessete anos, durante cinco encontros de duas horas/aula cada, entre outubro e novembro de 2022, utilizando-se como metodologia ativa de ensino-aprendizagem o estudo da germinação da semente de fava rajada preta espécie Phaseolus lunatus Lineu (Fabaceae) para a observação do desenvolvimento das estruturas iniciais do corpo da planta. Os estudantes foram distribuídos em equipes de três pessoas, onde cada equipe recebeu um copo descartável com papel higiênico umedecido com água, para ser usado como substrato e três sementes de fava rajada preta, para cuidar, acompanhar, registrar, discutir e desenhar os eventos da germinação. A análise de conteúdo do presente estudo consistiu na exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação dos dados coletados provenientes das rodas de conversa, relatos, desenhos, anotações e diário de campo. Os resultados revelaram o envolvimento dos estudantes no método científico, a partir da observação e construção de hipóteses. A metodologia ativa atingiu seu objetivo e sensibilizou os estudantes para um olhar mais afetivo voltado para ciências botânicas. Com a orientação das educadoras, os resultados foram considerados satisfatórios, visto que os estudantes participaram ativamente das aulas, interagiram e partilharam informações com as professoras sobre a temática proposta, contribuindo para o desenvolvimento de profissionais mais críticos, reflexivos, colaborativos com capacidade de aplicar conteúdos apreendidos em diversas disciplinas.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensinar Ciências/Biologia em tempos de cultura digital: o que dizem os residentes do Programa Residência Pedagógica?(2023-10-20) SILVA, Raimundo Laudemiro da; MIRANDA, Jaíne Fernanda Jaques; http://lattes.cnpq.br/0856668039889754O mundo contemporâneo vivencia momentos de transformações em diversos setores da sociedade com novas maneiras de permutar informações, acessar, construir e reconstruir ideias de renovação e inovações, em vista de facilitar o modo de agir, comunicar, trabalhar, ensinar e aprender. Neste processo, encontra-se imbuída a cultura digital na qual, com o seu desenvolvimeto, espera-se a formação de cidadãos atuantes no e sobre o mundo, que tenham a capacidade de utilizar, interagir e agir por intermédio das tecnologias. Diante deste cenário, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se apresentam como um importante elo entre professores e alunos visando novas estratégias para ensinar ciências. É neste contexto que objetivamos compreender em que termos a cultura digital se apresenta no Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no âmbito do subnúcleo de Biologia do Programa Residência Pedagógica (PRP), partindo das experiências dos residentes atuantes em uma escola pública do município de Bragança-PA, problemazitando e discutindo como tem se dado a inserção das TDIC’s no processo de ensinar e aprender ciências/biologia visando o desenvolvimento da cultura digital na formação do estudantes. Para a realização da pesquisa, foram realizadas entrevistas com perguntas abertas respondidas pelos sujeitos atuantes no PRP que foram analisadas a luz da análise de conteúdo e deram origem a duas categorias analíticas intituladas: TDICs: desafios da disponibildade e possibilidades na prática docente; Experienciando o uso das TDICs no ensino de ciências/biologia. Os resultados nos mostram que apesar de estamos imersos em uma era digital ainda há um longo caminho a ser percorrido quando falamos em formação, prática docente e desenvolvimento educacional acompanhado à esses avanços, de modo que as tecnologias digitais estejam presentes na sala de aula e façam parte do processo de ensino. De maneira que alunos e professores possam desenvolver habilidades frente a uma nova forma de ensinar e aprender ciências/biologia.