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Navegando Especialização - CBREVE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS DA NATUREZA(2018-12-12) FARIAS, Áurea Selma da Silva; SOUZA, Maria Goreti Coêlho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943No cotidiano, desde cedo as crianças apresentam muitos questionamentos e indagações que precisam ser esclarecidas. E é na convivência escolar que algumas questões passam a ser entendidas. E a alfabetização cientifica tende a contribuir no aprendizado das crianças. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo compreender a contribuição da alfabetização científica na educação infantil para a promoção da aprendizagem dos fenômenos da natureza em uma escola de educação infantil do município de Bagre no Marajó, para os conteúdos de ciências relativos aos assuntos sobre os fenômenos da natureza, tais como o vento e a chuva. Inicialmente, foi apresentado um Termo de Consentimento livre e Esclarecido para os responsáveis das crianças e a autorização para a escola. Posteriormente, a pesquisa foi desenvolvida, utilizando uma abordagem qualitativa, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados, um roteiro semiestruturado com duas perguntas: De onde vem a chuva? e De onde vem o vento? A técnica de registros foi a gravação de voz feita com aplicativo de celular. O público alvo foram crianças de cinco anos. Os dados foram obtidos através de experimentos e de vídeos, obtidos por meio de sites na internet, além disso, usaram-se recursos como músicas, desenhos maquete na abordagem dos conteúdos. Os resultados mostraram que 47,6% das crianças conseguiram entender a origem do vento e sua distribuição nos espaços físicos e 100% conseguiram entender a origem da chuva. Esses resultados mostram que a alfabetização cientifica pode ser inserida ainda na educação infantil.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTÉUDO DE LIGAÇÃO QUÍMICA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: na percepção dos alunos do Ensino Fundamental II(2018-08-07) SANTOS, Aida Castro dos; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759O ensino de química no ensino fundamental é considerado recente e a sua prática segue propostas educacionais que lembra o modelo educacional como teórico básico expressado em sala de aula, baseando-se ainda na mera transmissão de conteúdos e tendo como recurso exclusivo o livro didático e a sua reprodução no quadro, contudo as metodologias utilizadas por professores aos poucos vêm sofrendo alterações, com a inserção de recursos didáticos e a adoção de práticas no processo da aprendizagem. A abordagem do conceito de química no nono ano do Ensino Fundamental requer do aluno um entendimento mais profundo e intenso, aumentando a capacidade de conectar o que é visto em sala com as situações do cotidiano, como por exemplo questionar, analisar, observar situações diárias. As dificuldades dos alunos em compreender os conteúdos de Química aparecem logo no Ensino Fundamental, quando eles têm os primeiros contatos com a disciplina. O conteúdo de ligação química é apontado por alguns autores como um dos que apresentam mais dificuldades pelos estudantes. A orientação dos PCNs de Ciências Naturais é para uma abordagem mais simples dos conteúdos, procurando impedir que seja abordado detalhadamente, pois, não é viável neste nível de escolaridade. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como pretensões discutir as concepções que os alunos do nono ano do ensino fundamental têm a respeito da aprendizagem do conteúdo de Ligação Química. A partir de uma pesquisa de campo qualitativa com a utilização de questionário, na qual participaram 68 alunos de 02 escolas públicas do município de Breves-Pa. Após analisar os resultados da pesquisa, identificou-se que um dos principais fatores que contribuem para um ensino “precário” na visão do aluno, está ligado diretamente na formação do educador de ciências/química que, como principal agente articulador do processo ensino e aprendizagem, precisaria elaborar métodos pertinentes para facilitar a aprendizagem e despertar maior interesse nos alunos, coibido dessa forma o insucesso do seu trabalho. Foi possível perceber ainda que o ensino de ciências/química necessita de mais aulas práticas pois os alunos demostraram interesse por aulas com essas características e que aos poucos o professor busca diversificar suas metodologias de ensino.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) INTRODUZINDO A ASTRONOMIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem geométrica(2018-12-12) MENEZES, Márcio de Souza; NASCIMENTO, Leandro Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/1873253517088633Neste trabalho realizamos um enfoque diferenciado sobre o ensino de astronomia para o ensino fundamental, utilizando uma abordagem geométrica. Tratamos inicialmente sobre as Ferramentas Matemáticas onde discorreremos sobre Triângulo Retângulo: definição deste, soma de seus ângulos internos e Teorema de Pitágoras, além de, Semelhança de Triângulos e Funções Trigonométricas (Cosseno, Seno e Tangente). Dissertamos sobre a temática Fazendo Medidas Astronômicas onde abordamos sobre A Astronomia: sua definição, o que ela estuda, seu histórico, sua importância, ciclo de vida das estrelas, diagrama HR, além das Primeiras Medições: o tamanho da Terra, o tamanho da Lua, a distância Terra-Lua, a distância Terra-Sol e o tamanho do Sol, a distância do Sol até uma estrela: O Método da Paralaxe. No capítulo final descrevemos algumas atividades práticas para entender as primeiras medições.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) PROPOSTA DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE FÍSICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO(2018-06-12) MATOS, Andre Luiz Sozinho de; CORREIA, Leandro Marques; http://lattes.cnpq.br/7115185393957046; https://orcid.org/0000-0002-7832-7316; NASCIMENTO, Leandro Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/1873253517088633Este trabalho tem como objetivo apresentar um roteiro para auxiliar a produção de alguns experimentos de baixo custo para o ensino de física. Para fazer isso, nós elaboramos uma tabela que indica o material, quantidade, valor e o local onde possa ser encontrado cada item necessário para a fabricação dos experimentos. E, também, discutimos a construção e explicação dos fenômenos que cada experimento está demonstrando. Os experimentos elaborados neste trabalho envolvem quatro áreas da física: mecânica, hidrostática, óptica e eletrostática. São dezesseis experimentos no total, sendo que cada área da física será abordada por quatro experimentos. Dessa forma, este trabalho potencialmente reduz as dificuldades do professor para a produção dos experimentos, possibilitando a utilização dessa estratégia de ensino para dentro do contexto escolar.