Curso de Educação do Campo - CUNTINS
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Curso de Educação do Campo - CUNTINS por CNPq "CNPQ::OUTROS::CIENCIAS"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental na escola Américo Brasil(2022-02-08) LOPES, Ocilene dos Passos; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810O presente trabalho busca contribuir com as questões sobre a abordagem CTS (Ciência Tecnologia Sociedade) CTSA (Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente) no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental a partir de uma pesquisa realizada com docentes da escola Américo Brasil, no município de Oeiras do Pará. A relevância da pesquisa está diretamente ligada com meu percurso como estudante do curso de licenciatura em educação do campo, a partir de experiências vivenciadas em escolas durante as disciplinas de estágios. A pesquisa foi realizada em 2021, e constitui-se de uma abordagem qualitativa, a qual buscou responder a seguinte problemática: como a abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências pode possibilitar uma aprendizagem mais significativa na escola do campo? Como objetivo busca-se mostrar a importância da abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências nas escolas do campo, assim como refletir acerca de questões referentes a Ciência, tecnologia sociedade e ambiente e sua importância no contexto das escolas do campo, bem como discutir a abordagem CTS/CTSA a partir da realidade e dos modos de vida dos sujeitos do campo. Para a realização da pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico, através da leitura de diversas produções de estudiosos como: AULER, (2007), MORTIMER (2002), SANTOS (2007, 2008) etc. que vêm realizando pesquisas, estudos e produções referentes a abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências.). Baseado nos estudos realizados, entende-se que as escolas do campo têm um importante papel na formação desses sujeitos, e um ensino de ciências, se trabalhados de forma contextualizada, lhes possibilitara a construção de pensamento crítico e uma formação sistêmica e emancipatória dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de Ciências Naturais para graduandos surdos: análise sobre os desafios e possibilidades nas práticas educativas de uma docente da UFPA-Cametá(2024-12-14) SANTOS, Paulo Henrique de Souza dos; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; http://lattes.cnpq.br/9969566482712444; https://orcid.org/0000-0002-8747-5185O estudo busca responder quais os desafios e possibilidades nas práticas educativas de uma docente de ciências naturais no ensino de uma graduanda surda na UFPA-/Cametá polo Mocajuba? Este estudo objetiva de modo geral analisar os desafios e possibilidades nas práticas educativas utilizadas por uma docente do ensino superior com uma educanda surda na UFPA - Cametá polo Mocajuba e de modo específico identificar de que maneira são planejadas as metodologias trabalhadas no ensino de ciências naturais com a educanda surda e verificar como a docente adquiriu informações sobre a metodologia utilizada no ensino de ciências naturais para a educanda surda. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com característica de estudo de caso. No mês de outubro de 2024 realizou-se 01 (uma) entrevista com uma docente de ciências naturais da UFPA – Cametá. Os dados revelam os desafios nas práticas educativas da entrevistada: a questão da interação direta com a discente surda B e a redução de conteúdo e as possibilidades de direcionar a docência para ter um olhar diferenciado sobre ela, ser mais inclusiva e empática a diferença do outro.