Curso de Educação do Campo - CUNTINS
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Navegando Curso de Educação do Campo - CUNTINS por CNPq "CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A relação entre saberes da Etnobotânica e o ensino de Botânica no ensino médio: experiência com estudantes do Sistema Modular de Ensino no Município de Cametá- Pa(2022-02-07) SANTOS, Rosely Costa dos; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810Este trabalho traz uma investigação à respeito da relação entre saberes da etnobotânica e o ensino de botânica no ensino médio, tendo como foco a experiência com estudantes do Sistema de Organização Modular de Ensino no Município, localizada na comunidade de Furtados no Município de Cametá-Pa. A pesquisa realizou a seguinte questão: como a relação entre a etnobotânica e a botânica contribui no processos de ensino/aprendizagem no ensino médio da escola do campo? Os objetivos desta pesquisa foram analisar a relação da etnobotânica com a botânica no ensino de Biologia, além de identificar o diálogos entre os saberes dos sujeitos do campo e o currículo de Biologia do ensino médio, no que tange à botânica. A pesquisa foi de cunho qualitativa com ênfase na pesquisa-ação, contou com um estudo bibliográfico com referência em Xolocotzi (1982) e Albuquerque (2005) que abordam a etnobotânica como um campo científico que estuda as inter-relações que se estabelecem entre o ser humano e as plantas, através do tempo e em diferentes ambientes. Como resultados, compreendemos que o ensino de botânica e os saberes da etnobotânica, apontam para uma prática educativa que valoriza a natureza e possibilita novas perspectivas para o currículo do Ensino Modular, assim como amplia o acesso ao saber contextualizado na educação básica e isonomia de direitos, assegurando a ampliação do nível de escolaridade e a permanência dos alunos em suas comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saberes populares e ensino de Botânica: uma pesquisa em uma escola do campo do município de Limoeiro do Ajuru-Pa(2023-12-19) SOUSA, Ezequier Moraes de; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810O presente trabalho investigou a respeito dos saberes populares e de sua importância no ensino de Biologia, especialmente no que se refere aos conteúdos de botânica. O estudo envolveu os estudantes do ensino médio que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Pinheiro localizada na comunidade de Japiim Grande, município de Limoeiro do Ajuru- Pa. A pesquisa tem base na abordagem qualitativa, e está dentro da pesquisa-ação. O estudo teve como principal questão: como os saberes populares podem contribuir com a aprendizagem dos conteúdos de botânica por parte dos educandos do ensino médio de uma escola do campo? como objetivos buscou-se: investigar sobre a importância das relações entre o ensino de botânica e os saberes populares dos educandos adquiridos no seu convívio familiar e social; analisar a importância do diálogo entre saber popular e currículo formal para o ensino de Biologia; desenvolver atividades que promovam a articulação dos saberes dos educandos com o currículo formal de Biologia do ensino médio, no que diz respeito aos conteúdos de botânica. A pesquisa concluiu que a relação entre saber popular e saber escolar quando trabalhada na sala de aula, pode promover a construção do conhecimento de modo mais significativo por parte dos estudantes, o que torna os processos de ensinar e aprender mais efetivos.