Curso de Pedagogia - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Pedagogia - CABAE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental da escola Dr. Vicente Maués em Abaetetuba-PA(2019-03-25) RIBEIRO, Luciana Helena Gomes; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250A avaliação da aprendizagem precisa está vinculada de maneira contínua e processual ao cotidiano escolar, com a intenção de melhorar o processo de ensino/aprendizagem, promovendo reflexões permanentes que ajudam a alcançar os objetivos do professor e do aluno na construção do conhecimento. Para isso existem inúmeros instrumentos avaliativos que podem ser usados para auxiliar o professor no alcance dos objetivos propostos, proporcionando uma avaliação formativa. O presente trabalho tem por objetivo compreender as práticas avaliativas presentes em uma turma de 3º ano do ensino fundamental; analisar as concepções de avaliação compreendendo sua dimensão e suas implicações na prática avaliativa; observar as práticas de avaliação; investigar os instrumentos de avaliação presentes no cotidiano de sala de aula de uma escola pública de ensino fundamental; Para fins de análise, optou-se por uma investigação qualitativa, por entender que esta é a forma mais adequada para atingir os objetivos propostos. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, explicitando as concepções de vários autores que discutem sobre o tema avaliação, através livros, artigos científicos e periódicos. A coleta de dados foi realizada em uma escola pública de ensino localizada no município de Abaetetuba-Pará, junto aos alunos e professora do 3º ano do ensino fundamental, utilizando observações e questionário como instrumentos de coleta de dados. A avaliação não deve ser produto final, mas deve ser diagnóstica, com a intenção de sempre verificar o que o aluno já sabe, possibilitar traçar objetivos, refletir que instrumentos avaliativos poderá ser utilizado para alcançar esses objetivos, e também de uma avaliação que seja de fato formativa, processual, contínua, que visa o acompanhamento do aluno sempre fazendo essa associação entre avaliação diagnóstica e avaliação formativa com o intuito de fazer com que o aluno aprenda, verificar o porquê que o aluno não está conseguindo aprender.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Políticas educacionais: um estudo sobre o ensino médio nos municípios da região do Baixo Tocantins(2022-07-14) SILVA, Rayana Barros da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175As reflexões aqui contidas visam apresentar o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão, Sociedade, Estado, Educação: ênfase nos governos municipais e educação do campo- GEPESEED, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFPA CAMPI DO INTERIOR, que teve como objetivo investigar como se efetivam as políticas públicas educacionais de Ensino Médio na formação dos estudantes do campo e da cidade, em escolas públicas estaduais, nos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Concórdia do Pará, Moju e Tomé-Açu. A partir de estudo das legislações, das bases teóricas e análises de dados empíricos, tornou-se possível estabelecer compreensões sobre as mediações que se estabelecem na efetivação das políticas educacionais para a etapa do Ensino Médio. Nesse sentido, o estudo apontou a necessidade de a política educacional considerar aspectos da região, como um espaço socioeducativo e político, onde a concepção de educação garanta aos sistemas de ensino autonomia para formular os seus projetos políticos pedagógicos, com a participação da comunidade no processo de construção desses regulamentos, objetivando proporcionar aos estudantes uma escola que perspective garantir a referência em valores e princípios pautados não somente no trabalho, mas também, na cidadania e diversidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática da coordenação pedagógica no contexto da escola Antônio de Oliveira Gordo (AOG) no município de Moju - Pará: limites, desafios e perspectivas(2019-06-13) GOES, Lauriane Correia; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este trabalho tem como objetivo compreender a função da coordenação pedagógica no que concerne às limitações, às possibilidades e às perspectivas da sua atuação no contexto da Escola Antônio de Oliveira Gordo, localizada no município de Moju, no Pará. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso etnográfico, por nos permitir compreender e retratar as particularidades do objeto em questão num determinado espaço e tempo. Para definir a metodologia, dialoguei com teóricos como André (1995); Lüdke; André (1986); Bogdan; Biklen (1994), entre outros. Como procedimentos de coleta de dados, foi feita a observação do cotidiano da referida escola, realizadas entrevistas e registros fotográficos. Como aporte teórico utilizei Almeida e Placco (2012), Clementi (2009), Libâneo (2010), entre outros. Os dados analisados permitiram identificar e analisar a prática da coordenação pedagógica na escola Antônio de Oliveira Gordo, assim, é possível afirmar que o profissional desta área realiza várias funções, diante de várias instâncias da escola, ou seja, diante do corpo docente, do corpo discente, do corpo gestor-administrativo, frente ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e frente as demais atividades da escola, assim as coordenadoras da escola Antônio de Oliveira Gordo, são responsáveis por organizar a formação continuada docente, orientar os professores nas suas práticas, ajudar na elaboração das avaliações dos alunos, atender pais e alunos, vigiar entrada e saída de alunos, possibilitar a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) junto à comunidade escolar. Também foi possível perceber que a coordenação pedagógica é uma função repleta de desafios, pois, quem assume esse papel tem que realizar além de suas tarefas a de outros profissionais, comprometendo inclusive a sua identidade dentro da escola. Concluímos com este trabalho que ainda que os desvios de função seja uma realidade no cotidiano da coordenação pedagógica da Escola Antônio de Oliveira Gordo, a maior perspectiva é o reconhecimento profissional.