Curso de Pedagogia - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel do coordenador pedagógico na organização do trabalho escolar no ensino fundamental: um estudo em uma escola municipal, Barcarena Pará(2018-07-07) SIMÕES, Luziane Moraes; HORA, Dinair Leal da; http://lattes.cnpq.br/2705119184820662O objetivo desse trabalho é analisar o papel do coordenador pedagógico, assim como o seu desenvolvimento e desenvoltura diante dos alunos e professores do Ensino Fundamental, suas competências e desvios de funções diante das necessidades no cotidiano do trabalho. Objetivando compreender a prática pedagógica do coordenador pedagógico no Ensino Fundamental, através de suas práticas diárias, acompanhado dos gestores da escola bem como suas atribuições específicas, tanto junto ao corpo docente, como também com o corpo discente que juntos buscam a melhor forma de executar os planos elaborados para um determinado período. Conversarei com Bertolo e Dabul (2013), Libâneo (2005), Queiroz (2003), Ferreira (2004), Christov (2007). Franco e Nogueira (2016). O coordenador pedagógico como um dos gestores da escola, tem atribuições específicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Processo de gestão, orientação e supervisão escolar: uma análise do trabalho pedagógico no Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba(2018-07-07) CAMÕES, Josiane Sena; HORA, Dinair Leal da; http://lattes.cnpq.br/2705119184820662O estudo em questão tem por objetivo analisar a ação pedagógica de gestão, orientação e supervisão escolar no Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba (CRRAb), evidenciando as contribuições do pedagogo dentro do sistema penitenciário. A análise foi norteada pelos aspectos legais e pela reconstrução do contexto histórico, mostrando o surgimento e a necessidade de profissionais da educação no sistema penitenciário. No referencial teórico analisamos o campo de atuação dos pedagogos e as políticas públicas da educação prisional. Foram aplicadas entrevista com perguntas abertas para a professora pedagoga do CRRAb e uma entrevista com a coordenadora pedagógica. A pesquisa norteou-se através de análises bibliográficas, seguindo a ideia de alguns autores que defendem a educação penitenciária como necessária para uma possível reeducação do detento e assim, devolvê-lo a sociedade. Através desta pesquisa podemos realçar a importância do trabalho pedagógico na direção e coordenação dos aspectos educacionais no CRRAb. A pesquisa evidenciou a falta de materiais e estrutura física adequada para realização das atividades educacionais e carência na oferta de capacitação e formação continuada dos professores. Pode-se considerar que a educação prisional ainda caminha a passos lentos e que políticas públicas para o setor são deficitárias.