Curso de Pedagogia - CABAE
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Navegando Curso de Pedagogia - CABAE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O atendimento à primeira infância no município de Abaetetuba – Pará: de jardim de infância a casulo institucionalizado (1970-1990)(2023-06-28) ARAÚJO, Henrique Oliveira; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente artigo integra uma pesquisa realizada por meio do grupo de pesquisa de História da Educação da Criança na Amazônia Paraense, no ano de 2019 a 2022 e problematiza o atendimento educacional destinado à Primeira Infância no município de Abaetetuba, no período de 1970 a 1990. A pesquisa objetiva analisar o atendimento educacional da primeira infância no município, tendo em vista a criação de um espaço que passou por diferentes identificações até ser institucionalizada como escola. Deste modo, a pesquisa foi demarcada entre 1970, quando foram implantados os Casulos, a 1990, com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) lei 8.069/90. A pesquisa tem cunho qualitativo e usa fontes documentais e narrativas orais para a produção de dados, assim como bibliográfica. Neste sentido, busca-se interpretar, por meio de análise das fontes impressas e memórias preservadas de pessoas que estiveram inseridas no contexto e que contribuíram para o entendimento do processo de identificação do espaço que foi chamado de Jardim de Infância, passando para Casulo até ser chamada de Escola Municipal de Ensino Infantil Nair Lima. Para dar embasamento teórico utilizamos autores que colaboram nos campos do uso da memória como a história educação infantil, da infância e das instituições, tais como Nora (1993), Ferreira (1979), Freitas (2003), Veiga (2005), entre outros. Os resultados dessa investigação apontam que no período entre 1970 a 1990, o atendimento da criança da educação infantil foi marcado pelo assistencialismo organizado pela Legião Brasileira de Assistência Social (LBA), por meio do Projeto Casulo, caracterizado como uma educação compensatória e com foco em discussões sobre saúde e higiene, ao invés de educacional, até pelo menos a década de 1990.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) História local e memória: o brinquedo de miriti como expressão cultural do município de Abaetetuba(2022-07-20) CORREA, Tiago Ribeiro; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Este artigo tem como objetivo compreender a importância de analisar o conhecimento histórico sob diferentes perspectivas. Tendo como objeto de pesquisa a tradição da produção do brinquedo de miriti, por ser uma das maiores expressões culturais do município de AbaetetubaPA. O brinquedo de miriti é uma forma de artesanato que é característico do município de Abaetetuba, sua origem histórica é vaga, ou seja, se encontra apenas na oralidade do povo da Amazônia (Loureiro 2020). Desta forma, essa pesquisa é de cunho qualitativa e iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica enfatizando autores como Adchie (2009) pois sua obra “O perigo de uma história única”, foi de fundamental importância para a problematização desta pesquisa, Loureiro (2020) que pesquisa e debate sobre o brinquedo de miriti, Silva (2009), que debate sobre a história oral enquanto ferramenta de transmissão de valores, sentimentos, visões de mundo e de cultura, dentre outros. Realizou-se a pesquisa de campo, utilizando entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, que foi realizada com três moradores do referido município e que possuem ligação com o objeto de pesquisa. Os resultados obtidos nos permitiram compreender a importância do brinquedo de miriti na compreensão explicita da cultura do povo de Abaetetuba, por meio das diferentes versões das histórias contadas sobre ele.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lugares de memória da educação na cidade de Abaetetuba: a banda marcial da Escola Estadual Pedro Teixeira(2022-07-19) OLIVEIRA, João Eduardo Carneiro de; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399A história como ciência contribui não somente na análise do passado, mas também a compreender o presente e revolucionar o futuro, desse modo, buscou-se estabelecer os atravessamentos entre história local, memória, lugares de memória e a educação no município de Abaetetuba. A presente pesquisa tem como objetivo compreender como a Banda Marcial da Escola Pedro Teixeira na sua trajetória histórica pode se constituir como um Lugar de Memória da Educação no município de Abaetetuba-PA. Assim, a pesquisa possui abordagem qualitativa e se apresenta como histórico educacional, com suporte bibliográfica e do método da história oral. Como referencial teórico temos a contribuição de diversos autores, mas destaco a contribuição de Le Goff (1924) e Nora (1984). Logo, a partir das análises teóricas, e das memórias dos ex integrantes da Banda de percussão que norteiam e abrilhantam essa pesquisa, conclui-se que apesar da Banda não ser uma fonte cristalizada, pode ser considerada como lugar de memória em educação em Abaetetuba.