CCAST - Campus Universitário de Castanhal
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Agenda virtual para o meio jurídico(2018-12-11) FERREIRA, Rodrigo da Silva; CARDOSO, Jorge Amaro de Sarges; http://lattes.cnpq.br/8483188010111086O presente trabalho tem como principal objetivo idealizar ferramenta tecnológica que auxilie no trabalho dos advogados e pessoas envolvidas na região paraense. O aplicativo tem como principal função o agrupamento das datas e horários das pautas de audiências dos diversos tribunais em que o usuário possa exercer suas atividades laborativas (Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Tribunal Regional Federal, etc.), alertando a proximidade dessas, visando o preparo antecipado dos envolvidos para o evento, desta forma o projeto auxiliará o profissional na organização de seu escritório, atentando-os as audiências, que de praxe são esquecidas ou lembradas apenas “em cima da hora”, ressalta-se também que é importante o profissional manter seu clientes informados, sobreaviso quanto ao esperado, evitando remarcações, atrasos no tramite do processo, tal como perdas significativas nas decisões judiciais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa do consumo de energia em uma rede de sensores sem fio baseada no modelo Linear e de Rakhmatov-Vrudhula de descarga de bateria(2018-05-21) SOUZA, Thalita Ayass de; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760O presente trabalho faz uma abordagem sobre redes de sensores sem fio, com ênfase na análise do consumo de energia dos dispositivos que compõe a rede. Para isso, o estudo comparou dois modelos analíticos de descarga de bateria, sendo eles: o modelo Linear e o modelo realístico de Rakhmatov-Vrudhula. Os cenários de redes foram simulados por meio da ferramenta Network Simulator 2 - NS-2, que por padrão, utiliza o modelo Linear para descarga de bateria dos dispositivos. Entretanto, este modelo convencional pode não apresentar resultados acurados, uma vez que não considera os efeitos não-lineares no processo de descarga da bateria. Diante disso, este modelo foi confrontado ao modelo de Rakhmatov-Vrudhula, que evidenciou resultados mais precisos e proporcionou uma significativa redução de consumo de energia dos nós sensores, por contemplar o efeito de relaxação e o efeito da taxa de capacidade, que acontecem na descarga de uma bateria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de aplicativos móveis sob métricas de interação criança computador(2018-07-13) CASTRO, Casemira Caroline de Jesus; SOUZA, Daniel da Silva; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931As novas gerações começam a utilizar cada vez mais cedo a tecnologia em seu cotidiano, crescendo totalmente familiarizadas ao uso de dispositivos como smartphones e tablets. Com isso,é natural que haja uma preocupação cada vez maior em oferecer uma experiência de uso agradável e adequada a esse público através da criação de interfaces apropriadas às crianças, utilizando os conhecimentos de áreas como a Interação Humano Computador (IHC) e, também, da Interação Criança Computador (ICC), que concentra seus esforços não só aos critérios de qualidade de uso, mas também às peculiaridades do comportamento infantil. Neste contexto, o presente trabalho realizou um extenso levantamento na literatura, afim de propor materiais e métricas fundamentais para avaliação de ICC. Desta forma, testes de usabilidade foram adaptados às necessidades infantis e aplicados a um grupo de crianças com idades entre 4 e 6 anos. Foi realizada a avaliação das interfaces de dois aplicativos móveis de vídeos que são largamente utilizados pelas crianças, Netflixe Youtube Kids. Com base nas recomendações e nos critérios básicos de usabilidade definidos, foram realizadas análises quantitativas e qualitativas dos dados obtidos nos testes, o que possibilitou ressaltar pontos positivos e negativos de cada interface e discutir sobre as percepções da interação entre as crianças e os aplicativos testados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Compare & compre: desenvolvimento de um aplicativo móvel voltado para comparação de preços dos produtos dos grandes supermercados de Castanhal(2018-05-21) SILVA, Andrey Oliveira da; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760Quando surgiram os smartphones, eram apenas uma ferramenta para se comunicar através de ligações ou mensagem instantânea. Hoje com o avanço da tecnologia muitas funcionalidades foram implementadas, apresenta-se como um dos mais importantes os aplicativos moveis, que facilitaram a comunicação entre as pessoas e também entre as grandes empresas. Este trabalho buscou desenvolver um aplicativo móvel que possa dar uma maior dinamicidade na hora de fazer compras nos supermercados de Castanhal. Tudo se baseia em poder ver os preços dos produtos de cada um dos quatros grandes supermercados e assim escolher aquele onde se possa ter uma maior economia, dessa forma as pessoas saem de suas casas previamente informadas de onde ir fazer compras com uma maior economia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de sistema embarcado para armazenamento, transmissão e processamento de sinais eletrocardiograma(2018-04-30) FÉLIX JÚNIOR, Francisco Eguinaldo de Albuquerque; CARVALHO, João Claudio Chamma; http://lattes.cnpq.br/0180042946685458De acordo com dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, nos últimos anos doenças cardiovasculares tem e se apresentado como as principais causadoras de morte no Brasil e no mundo. Entretanto, avanços no campo das engenharias e tecnologias tem contribuído no desenvolvimento de novas e mais eficientes ferramentas de hardware e software para auxiliar no diagnóstico e tratamento de tais enfermidades. Diante disso, esse trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de sistema embarcado para armazenamento, transmissão e processamento de sinais de eletrocardiograma (ECG). Foi realizado uma investigação acerca das tecnologias e softwares utilizados no demais trabalhos relacionados a esta área de pesquisa para assim criar uma metodologia de desenvolvimento do protótipo em questão. O sistema desenvolvido foi capaz de armazenar e processar os sinais de ECG que lhe eram atribuídos, onde o usuário poderia controlar as ações do mesmo através de uma interface de controle presente no próprio hardware, e visualizar os resultados por meio de uma interface gráfica para usuário (GUI) criada em ambiente MATLAB. Foi realizado também um estudo comparativo entre possíveis tecnologias de transmissão, onde levantou-se em consideração os prós e contras para a implementação das interfaces ethernet, bluetooth e wireless. Observou-se que o sistema atuou como esperado, de maneira eficiente e satisfatória, possibilitando assim a continuação do projeto em trabalhos futuros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de um algoritmo para geocodificar casos de hanseníase por setores censitários(2018-06-28) CARVALHO, Pedro Igor Oliveira; BARRETO, Josafá Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1894551542259862A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica, capaz de provocar importantes incapacidades físicas quando não diagnosticada e tratada precocemente. Dentre as ferramentas disponíveis para ajudar este diagnóstico precoce, o uso de Sistemas de Informações Geográficas (softwares que possibilitam trabalhar com camadas de dados georreferenciados agregadas com bases de dados) é estimulado pela Organização Mundial da Saúde para auxiliar o estudo da epidemiologia espacial, que busca entender como um agravo se desenvolve em relação aos fatores socioambientais. A análise espacial demanda recursos e tempo para ser concluída, adiando a análise e o planejamento de ações de combate e controle deste agravo, pois as bases de dados disponíveis não possuem a informação de longitude e latitude dos casos notificados, requisitando a coleta individual destas coordenadas geográficas para então se utilizar o SIG para análises. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um algoritmo para mapeamento de casos por setores censitários, que são uma subdivisão do território nacional utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para realização das atividades de recenseamento populacional. Apesar de não apresentar a precisão do mapeamento no local (utilizando um aparelho receptor de sinal GPS), ou do mapeamento remoto com imagens de satélite, esta proposta pode mapear os casos dentro do seu contexto socioeconômico, cultural, e reduzir o tempo entre elaboração de mapas a partir de dados tabulados e a análise estatística, auxiliando no planejamento das estratégias de saúde. Em um primeiro momento foi elaborado o algoritmo em linguagem python para ser executado no terminal integrado do SIG QGIS. Em seguida escolheu-se a cidade de Castanhal, localizada na região nordeste do estado do Pará, para comparar os métodos de mapeamento atuais com o algoritmo proposto. De um total de 1322 casos registrados na zona urbana castanhalense, do período de 2001 a 2016, foram mapeados 1042 casos, o algoritmo final deste trabalho levou por volta de 2 minutos para concluir o geoprocessamento e não apresentou erros ou mapeamentos incorretos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de uma aplicação web educativa com gamificação : um estudo sobre mobile learning(2018-03-13) MAGALHÃES, Ricardo Arthur Pereira; PINHEIRO, Paulo Sérgio Brito; http://lattes.cnpq.br/9181988169376105; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464Os recentes avanços da tecnologia e dos meios de comunicação, sobretudo no que diz respeito à utilização dos dispositivos móveis, têm facilitado cada vez mais a vida das pessoas nas mais diversas áreas. Tais avanços têm criado novas oportunidades para o aproveitamento destas tecnologias na área da Educação. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação Web educacional, no formato de um jogo educativo com questões de múltipla escolha, que contribua com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. A aplicação desenvolvida, denominada QuizApp, pode ser acessada por diferentes dispositivos computacionais, incluindo dis-positivos móveis, de modo a identificar as potencialidades e dificuldades sobre a utilização de tais recursos na área da Educação. Neste estudo, foram avaliados os possíveis benefícios que o uso dos dispositivos móveis como ferramenta de ensino em sala de aula pode trazer para a Educação. Os resultados obtidos indicam que o uso dos dispositivos móveis em sala de aula pode trazer benefícios, como aumento da compreensão dos alunos ao conteúdo das aulas. No campo acadêmico, o fato de Mobile Learning ainda ser uma área nova, destaca a importância de pesquisas como descrita neste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento e validação de aplicativo mobile para cadastramento de ocorrências do corpo de bombeiros militar do Pará(2018-03-12) LAMEIRA, Marcos Nazareno Sousa; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464Aperfeiçoar a coleta de dados sempre se mostra oportuno na otimização da gerência da informação. O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis de cadastramento de ocorrências do Corpo de Bombeiros Militar do Pará - CBMPA. Após o desenvolvimento do projeto, foi constatada sua viabilidade não só em termos de funcionalidade, mas também por apresentar um baixo custo de manutenção, além de ter obtido resultados satisfatórios durante os testes realizados. Para o desenvolvimento foi utilizada a tecnologia Google Android, por ser uma tecnologia em alta no mercado de TI e propiciar a melhor solução para o aplicativo proposto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo da afetividade em ambientes de aprendizagem(2018-08-02) ROCHA, Karen Ramos da; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931Este estudo teve como objetivo analisar o reconhecimento de emoções em dois ambientes virtuais de aprendizagem, bem como correlatos destes através do uso do modelo OCC (Ortony,Clore e Collins) em quatro estados emocionais (alegria, frustração, raiva e tristeza). A fim de utilizar seus resultados como padrão e espelhamento para o desenvolvimento de outros ambientes de aprendizagem virtuais do Laboratório de Desenvolvimento (LADES) da Universidade Federal do Pará - Campus de Castanhal. Para análise da afetividade nas interações do aluno com a aplicação Quíz, foi utilizado o método de natureza qualitativa, a disponibilização de questionário aos alunos para a coleta de dados e o método de observação comportamental oriundos da interação de sete estudantes do ensino fundamental com o ambiente de aprendizagem virtual. Já para análise da afetividade entre professorMediador-aluno na ferramenta chat no ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, utilizou-se a identificação da existência do atributo afetivo sociabilidade e subcategorias verbais (incentivo, interesse, elogio, cooperação e instrução). A pesquisa aponta que a motivação positiva dos alunos em um AVA, influência diretamente em seu desempenho na aprendizagem. Sendo assim, através das metodologias utilizadas na interação aluno x AplicaçãoQuíz, constatou-se que 57% dos alunos sentiram-se feliz ao utilizar a aplicação, além do sentimento positivo (alegria), alegaram que o aplicativo os ajudou a compreender e fixar todo o conteúdo. Os resultados obtidos revelaram a existência do estado afetivo, tanto no ambiente virtual de aprendizagem Moodle como na aplicação, Quíz. Tendo em vista o que foi exposto considerou-se que é preciso ampliar os caminhos incluindo apoio motivacional de agentes inteligentes e estratégias como efeitos auditivos (aplausos, fogos de artifícios) e visuais (confetes, balões emergindo sob tela) no aplicativo Quiz e a utilização de plugins inteligentes e recursos de gamificação como notificações interativas para um melhor resultado na participação e aprendizagem do aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores humanos : uma proposta para implementação de plano de conscientização com foco nas vulnerabilidades humanas dentro de uma empresa(2018-07-13) OLIVEIRA, Macartheny Carvalho de; SOUZA, Daniel da Silva; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931Na era dos avanços tecnológicos, torna-se cada vez maior o número de crimes cibernéticos. As técnicas utilizadas por cibercriminosos são vastamente diversificadas, o que torna o combate a esses ataques uma tarefa árdua e contínua. As organizações, que são alvos recorrentes desses ataques, investem em tecnologias sofisticadas, entretanto acabam ignorando ou dando pouca importância aos fatores humanos, reforçando o fato de este ser o elo mais fraco da segurança. Neste contexto, esta monografia busca alertar sobre os riscos relacionados as vulnerabilidades humanas e destacar a engenharia social como uma das principais técnicas utilizadas para explorar estas vulnerabilidades e que, por ser uma prática que nem sempre faz uso de tecnologias para subtrair os ativos de seus donos ou responsáveis, acaba sendo subestimada. Desta forma, após realizados levantamentos e estudos voltados à segurança da informação, com base nas recomendações das ISO 27001 e 27002, foram desenvolvidos questionários sobre políticas de segurança da informação e aplicados à um grupo de funcionários de uma indústria do estado do Pará que, por motivos de segurança e privacidade, será chamada neste trabalho pelo nome fictício de Ômega S.A. Com a análise dos dados obtidos nesta atividade, foi possível ressaltar as vulnerabilidades humanas dentro da empresa e, assim, elaborar e propor a implementação de um plano de conscientização de segurança da informação para esta indústria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mecanismo de controle de topologia em redes Ad-Hoc aéreas para transmissões multimídia em tempo real com suporte à qualidade de experiência(2017-06-21) SOUZA FILHO, José Arnaldo de Oliveira; ROSÁRIO, Denis Lima do; http://lattes.cnpq.br/8273198217435163Com o rápido avanço tecnológico nas áreas de sensores, circuitos integrados e de comunicação sem fio, na última década foi possível a criação de redes de sensores sem fio, o que também tornou possível desenvolver sistemas de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). A experiência do usuário ao assistir a vídeos ao vivo transmitidos por VANTs deve ser satisfatória mesmo sob a influência de mudanças de topologia causadas pela mobilidade de UAVs de redes Flying Ad-Hoc (FANETs). Apesar dos muitos benefícios promissores, a comunicação sem fio com VANTs também e confrontada com vários desafios, pois exige mecanismos mais eficazes de gestão de recursos e de segurança, concebidos especificamente para esses sistemas. Desta forma, os protocolos de roteamento devem considerar um mecanismo de controle de topologia baseado na abordagem de posicionamento de retransmissão para encontrar o local ideal para nós de retransmissão e evitar os efeitos de movimentos de VANTS. Neste trabalho, é apresentado um mecanismo de controle de topologia, chamado MobiFANET, para suportar transmissões multimídia em tempo real com suporte à Qualidade de Experiência (QoE). O mecanismo proposto visa manter a conectividade da rede através da mitigação dos efeitos da mobilidade VANT, evitando falhas de comunicação, atrasos e void area, considerando a localização do nó e o modelo de mobilidade FANET para calcular a localização do nó de retransmissão ideal, impedindo falhas de rota e áreas vazias causadas por movimentos de VANT. Os resultados da simulação mostram que MobiFANET consegue a disseminação de multimídia com suporte QoE, conforme exigido em muitos cenários de FANET de segurança e segurança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologia de desenvolvimento centrada no usuário aplicada a criação e avaliação de um casual game: um estudo de caso(2018-01-05) OLIVEIRA, Cláudia Caroline Lima de; SOUZA, Daniel da Silva; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464A indústria de jogos eletrônicos tem crescido vertiginosamente e se tornado um dos setores mais importantes de entretenimento. Os casual games são parte de uma vertente que tem tomado conta de todos os smartphones e tablets da atualidade. Com os casual games qualquer pessoa que possua um dispositivo com acesso à Internet é um jogador em potencial. Este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento centrado no usuário de um casual game e seus principais aspectos. A partir de um levantamento da literatura são expostos os principais conceitos com base nos quais o trabalho foi desenvolvido. Levando em conta que esta é uma atividade multidisciplinar e que trata de uma das formas de entretenimento mais antigas e intrínsecas do ser humano. É apresentada a avaliação do jogo a partir do teste de usabilidade aliado a aplicação de avaliação heurísticas aos dados coletados, sendo estas heurísticas divididas em heurísticas de usabilidade e de gameplay. Como contribuição, o trabalho busca oferecer uma base para desenvolvedores e empreendedores da área de criação de games, unindo aspectos técnicos e conceituais, via de regra abordados isoladamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Monitoramento remoto de consumo energético residencial : uso de IoT’s para auxiliar no consumo consciente de energia(2018-12-11) FREITAS, Antonio Misael Lopes de; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760É uma exigência cada vez mais latente que a humanidade tenha uma postura mais consciente quanto ao consumo de fontes energéticas, em especial a eletricidade. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema que permita ao usuário ter uma visualização, através de um aplicativo móvel, do comportamento de sua rede elétrica (tensão, corrente e potência) e a compreensão de como o uso de determinados equipamentos impactam no consumo elétrico mensal. Para a construção deste projeto foi utilizado a placa de desenvolvimento IoT (Internet das coisas) NodeMCU, o módulo de medição de rede elétrica PZEM-004t e o banco de dados na nuvem FIREBASE, e para a construção do aplicativo móvel, foi usado a IDE Android Studio. Após a análise documental e montagem do sistema foram inicializados os testes, certificando a confiabilidade dos dispositivos, bem como a integridade e capacidade do banco de dados. Através dos testes foi possível concluir o quão importante é o desenvolvimento de recurso que permitam ao usuário a visualização de como seus hábitos de uso interferem no consumo energético residencial. Foi visualizado através da interface do aplicativo que o chuveiro elétrico alterou em mais de 600% o consumo elétrico, e quando ligado no mesmo momento que uma central de refrigeração, a rede atingiu um pico de 39,11 amperes, forçando o desligamento do disjuntor da residência, pois o mesmo era de 30 amperes. Com a visualização destas informações em tempo real, o usuário constrói a percepção da necessidade do uso moderado de determinados equipamentos elétricos, direcionando-o a um consumo mais consciente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de aplicação web de gerenciamento de informações de pesca(2018-08-10) SANTOS, William dos; REGO, Liviane Ponte; http://lattes.cnpq.br/3119189681371475Nos dias atuais a informação e sua organização tornam-se imprescindíveis. Neste sentido, os sistemas de informações auxiliam na automatização de tarefas dentro das organizações permitindo aos envolvidos organizar, produzir, recolher, armazenar dados para que auxiliem na geração da informação e, por conseguinte na tomada de decisão. O objetivo de usar os sistemas de informação é a criação de um ambiente em que as informações sejam confiáveis e possam fluir na estrutura organizacional. Dentre as atividades extrativistas realizadas na Amazônia, a pesca é a que abrange direta e/ou indiretamente o maior contingente populacional da região. Por se tratar de importante fonte de informação para a implantação de políticas estratégicas para o desenvolvimento da região e, em virtude do processo de coleta e principalmente do processamento dos dados pesqueiros, em alguns lugares da Amazônia, ainda ser feito de forma manual, viuse a necessidade de melhorar a utilização desses dados através do desenvolvimento de um sistema para automatizar e melhorar o dinamismo do setor, que ainda são realizados muitas das vezes de forma manual.. A partir desse contexto, o presente trabalho visa o desenvolvimento de uma aplicação que permita controlar e gerenciar todas as etapas de coleta de dados no processo de desembarque pesqueiro, a fim de aperfeiçoar, agilizar e dinamizar o processamento das informações do setor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de cartilha digital para educação inclusiva através da libras com apoio de animações(2018-11-12) PINTO, Emily de Sousa; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162A tecnologia modificou a vida e os pensamentos do ser humano. Quando ela é bem utilizada, permite que novas estratégias pedagógicas sejam utilizadas no ensino, como plataformas virtuais de ensino, jogos e outros softwares educativos, entre outros. A tecnologia também vem sido utilizada de forma muito eficiente na educação especial e processos de inclusão. Por isso a tecnologia assistiva vem tendo destaque nos últimos anos, pois nota-se o interesse no mundo tecnológico também por parte de jovens portadores de deficiências. A tecnologia pode ajudar na prática pedagógica do ensino da LIBRAS? Sabe-se que o surdo é amparado por lei na garantia ao ingresso na educação. Entretanto, esse processo de inclusão não é muito satisfatório, visto que não existe o preparo adequado dos agentes envolvidos e nem há utilização de ferramentas eficientes para a interação com alunos surdos. Nesse contexto, este projeto é apresentado para auxiliar o ensino de LIBRAS visando a inclusão, não só nas escolas, mas também na vida cotidiana de pessoas surdas, facilitando a interação entre elas mesmas e com os ouvintes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de desenvolvimento de um sistema de controle de produção para industrias de pequeno porte utilizando plataforma web(2018-12-04) VIANA, Leandro dos Santos; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760O presente estudo consiste na elaboração de uma proposta de desenvolvimento de um sistema, em plataforma web, para realizar controle de produção em industrias de pequeno porte. Onde foi constatado por meio da vivência no mercado industrial, que há uma necessidade de desenvolver sistemas que atendam indústrias que não podem disponibilizar de muitos recursos, como dinheiro e equipamentos de informática, para manter um sistema robusto que normalmente demanda custo elevado para obtenção e manutenção do mesmo. Ao mesmo tempo essas empresas não podem abrir mão do controle dos processos fabris que são essenciais para sua sobrevivência neste ramo. Esse estudo foi levantado durante o desenvolvimento de um trabalho em uma indústria metalúrgica, cujo tinha o objetivo de elaborar um método de controle de produção, para auxiliar a diretoria da empresa no acompanhamento dos processos produtivos de forma a responder algumas perguntas como: quais eram os funcionários envolvidos em determinado processo? Quanto tempo cada processo levaria para ser executado? Quanto tempo e por qual motivo algum processo ficou parado? Quanto tempo levaria em média para fabricar um produto? Durante o tempo de desenvolvimento do trabalho nesta indústria, um dos principais objetivos era justamente tentar responder essas perguntas da forma mais precisa e eficiente possível.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de implantacão da topologia de redes em malha na cidade de Castanhal(2017-11-16) SARAIVA, Rodrigo da Silva; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760O uso da rede sem fio está disponível hoje em diversos equipamentos, como notebooks, tablets, celulares, e agora com o conceito de Internet das Coisas, até mesmo eletrodomésticos como geladeiras, ar condicionado, microondas, lâmpadas e TVs podem ser gerenciadas e acessadas através de tecnologias como Wi-Fi e Bluetooth. Um atrativo para o uso dessas redes reside em seu baixo em seu baixo custo de implantação e na possibilidade de obter uma conexão de dados em qualquer ponto dentro da área de cobertura. Atualmente, as redes locais sem fio costumam se organizar como redes infraestruturadas, em que uma estação base denominada ponto de acesso (AP - Access Point) encabeça um grupo de dispositivos, intermediando suas transmissões. No entanto, outras possibilidades de organização existem, tais como redes Ad-Hoc e redes Mesh. Uma rede Mesh, como qualquer rede Ad-Hoc, não necessita de um ponto de acesso para a comunicação entre os dispositivos, pois por definição, estes equipamentos podem se comunicar diretamente. Nas redes Mesh, os dispositivos utilizam o padrão próprio da arquitetura, IEEE 802.11s, formando um cenário que lembra uma malha, pela organização dos nós, que realizam suas transmissões entre si através de múltiplos saltos. Outra grande vantagem deste tipo de rede, além de utilizar um protocolo roteamento exclusivo do padrão 802.11s, é que se algum dispositivo for removido da rede ou simplesmente desligar, a rede automaticamente muda sua organização, afim de cobrir a área que aquele nó abrangia antes, ou seja, cobrir aquele buraco na malha. Essa tolerância a falhas da arquitetura, veremos nos capítulos seguintes. Neste trabalho realizou-se a simulação de uma rede Mesh na cidade de Castanhal, fazendo uso do Simulador de Redes NS-3 e todas as bibliotecas suportadas pela arquitetura. Com essa rede se realizaram experimentos para medir a vazão, compatibilidade e comparação com outros protocolos de rede, inclusão e remoção de nós do cenário e alteração na alocação dos nós.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta de melhoria do processo e qualidade do software usando BPMN: um estudo de caso da COTIC PROEG(2018-11-12) BARATA, Juan Carlos do Nascimento; SOARES, Elziane Monteiro; http://lattes.cnpq.br/1861043405161099As técnicas para melhoria de processo se atualizam constantemente para manter as organizações competitivas e suprir as necessidades de seus clientes. Uma organização com a pretensão de alcançar maior produtividade e qualidade no desenvolvimento de software precisa ter seu processo muito bem definido e atualizado. Como forma de constante melhoria, a Notação de Modelagem de Processos de Negócio veio para alinhar a tecnologia da informação e processos para agregar valor ao negócio e, consequentemente, aos seus clientes. O presente trabalho propõe padronizar o processo de desenvolvimento de software da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da PROEG UFPA e incluir uma nova metodologia ágil em uma das etapas do processo como forma de melhoria. Logo, os resultados obtidos através da inclusão do Test Driven Development no processo de desenvolvimento de software da referida empresa, melhoraram a qualidade dos produtos e agilizaram ainda mais o processo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reconhecimento de padrões nas expressões faciais dos usuários através do uso da mineração de dados(2018-04-13) TEIXEIRA, Allan Ricardo Santos; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7676631005873564Computação Afetiva e IHC (Interação Homem Computador) buscam tornar a relação Homem-Computador mais amigável e aumentar a percepção entre ambos, através da evolução nas interfaces de relacionamento. Um grande desafio para essas áreas é possibilitar o reconhecimento de emoções, e pode se acontecer de diversas formas, nesse trabalho acontece através de análises de expressões faciais. Considerando este contexto, esse trabalho tem como objetivo principal a descoberta de padrões das expressões faciais através da Mineração de Dados, para o reconhecimento de quatro emoções: alegria, tristeza, surpresa e raiva, além da criação de uma base de dados com valores de Unidades de Animação (UnA) disponível gratuitamente para download. Para alcançar esses objetivos utilizou-se a ferramenta Weka para os testes de reconhecimento de padrões faciais e a ferramenta Fourface para a captura dos valores das UnA’s. A base de dados de UnA’s foi submetida aos algoritmos de agrupamento Expectation Maximization (EM) e K-means para a descoberta de padrões nas expressões faciais dos usuários, alcançando assim o objetivo principal deste trabalho, os resultados apresentaram uma média de acerto aproximada em 67,9% para cada expressão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Repositórios institucionais: um estudo de caso para avaliar a usabilidade e aceitabilidade com a implantação do sistema “RI Castanhal” na Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal(2018-12-04) SOUSA, Gildson de Oliveira; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760Este trabalho é resultado de diversos levantamentos bibliográficos de literaturas referentes ao tema “Repositórios Institucionais”, onde teve como principal razão de estudos, compreender a importância da sua utilização para a disseminação do conhecimento técnico-cientifico no meio acadêmico. Em função disso, por meio de fundamentos de engenharia de software, foi desenvolvido uma aplicação web intitulada “RI Castanhal”, onde a mesma serviu como base de teste com os usuários. Foi realizado um levantamento de informações de cunho avaliativo que se deu por meio da aplicação de dois questionários, onde foram entrevistadas um total de 67 pessoas entre o período de 11 a 18 de julho de 2018 e 03 a 16 de novembro de 2018. A princípio, o primeiro questionário tinha como principal objetivo mensurar o grau de conhecimento sobre os repositórios institucionais, já o segundo, aplicado após os testes com os usuários, possuía a finalidade de aferir a aceitabilidade e usabilidade da aplicação.