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Navegando CCAST - Campus Universitário de Castanhal por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem de frações por meio de jogos no 6º ano do ensino fundamental(2024-02-22) CARNEIRO, Irisnan Antônia dos Santos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos do uso dos jogos no ensino-aprendizagem de frações, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na comunidade de Abade no município de Curuçá-Pará. Para isso foram realizados estudos teóricos baseados, principalmente, em autores que discutem o assunto afim de conhecer quais as principais dificuldades de aprendizagem, para, posteriormente, a intervenção na realidade. O processo de intervenção ocorreu, primeiramente, por meio de testes diagnósticos para verificar as dificuldades, quando se constatou que parte dessas dificuldades decorre da diferença instituída entre o uso cotidiano e a maneira como são ensinados na escola e, especificamente no campo do trabalho com frações, a identificação de numerador e denominador seria a dificuldade mais imediata. A partir destas constatações, pensou-se no processo de intervenção pedagógica por meio de jogos. Considera-se ser importante a utilização dos jogos no ensino de fração por permitirem que conteúdos antes ministrados de forma meramente teórica possam ser vistos em ações práticas e comparados a elementos do cotidiano. O “Dominó de frações” mostrou-se eficiente na superação das dificuldades encontradas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As aventuras de um velejar no mar da sala de aula: metáfora no ensinar e aprender ciências(2015-08-03) LIMA, Raquel Rocha; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431Nos anos iniciais o ensino de ciências se apresenta como uma ferramenta para possibilitar às crianças não apenas a leitura do mundo que as cerca, mas também inscrevê-las como sujeitos ativos na construção desse processo. Assim, na presente pesquisa, objetivo investigar percursos epistemológicos e pedagógicos no processo de ensinar e aprender ciências em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de um bairro periférico de Castanhal/PA. Para construção do referencial teórico, dialoguei com autores conceituados no que se refere ao tema em questão, como Moraes (1992), Freire (1996), Alves (2002), Bizzo (2009), entre outros. No que tange aos percursos metodológicos deste processo investigativo, busquei construir os dados tendo como suporte uma abordagem qualitativa, fazendo uso do método estudo de caso com as técnicas de entrevistas semiestruturadas, vídeogravação e diário de bordo. A escolha por estes procedimentos técnicos foi imprescindível à realização desta pesquisa, visto que possibilitou: registrar as práticas pedagógicas vivenciadas pela professora e as crianças, especificamente nas aulas relacionadas ao ensino de ciências, e sistematizar e analisar suas falas em relação ao processo de ensinar e aprender ciências. Os dados foram tratados a partir do entrecruzamento das técnicas utilizadas com o referencial teórico adotado. Os resultados da análise identificaram que, em meio ao processo de ensinar e aprender ciências, a professora enfrenta muitos percalços, mas, mesmo mergulhada nos impasses, ela busca possibilitar a (re)construção do conhecimento pelas crianças, levando em consideração as suas “vozes” em sala de aula. Desse modo, espero, apesar das limitações deste trabalho, poder contribuir para a melhoria do ensino de ciências nos anos iniciais, descortinando novos desafios e problemas de pesquisa para outras jornadas investigativas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história da matemática como recurso de ensino na educação básica(2024-02-20) NASCIMENTO, Sâmara Maria Oliveira; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187A presença da história da matemática em sala de aula constitui um recurso didático que os professores podem utilizar para auxiliar a aprendizagem. Os alunos constroem o significado do que estão fazendo. Os professores também podem utilizar processos históricos como facilitadores ou impulsionadores do processo de aprendizagem sem referência explícita à história da matemática. Diante disso, questiona-se: Como se dá o processo de desenvolvimento do ensino de matemática na educação básica? Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo é discutir o uso da história da matemática como recurso de ensino-aprendizagem e propor exemplos no âmbito da educação básica. Nesse ínterim, a elaboração do presente estudo no que diz respeito ao procedimento, utilizou a pesquisa bibliográfica de cunho explicativo e documental. Nesse sentido, com abordagem será qualitativa, quanto aos objetivos, optou-se pela pesquisa explorativa, buscando uma ampla visão sobre o tema e suas diferentes perspectivas, a fim de esclarecer melhor sobre a temática. Ensinar história da matemática é enfatizado como uma estratégia que pode levar a uma aprendizagem significativa, ou seja, dar sentido às atividades que os alunos realizam em sala de aula. Não se pode perder de vista que as questões socioemocionais são centrais no processo de aprendizagem e que as abordagens históricas da matemática permitem aos alunos refletirem sobre os contextos históricos, sociais e culturais em que o conhecimento matemático se desenvolveu. Espera-se que este trabalho contribua diretamente para a prática dos professores do ensino fundamental e os inspire a seguir caminhos possíveis e sugeridos para a utilização da história da matemática como ferramenta nos processos de ensino de conteúdo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implicações no ensino pós-pandêmico: ensinar-aprender matemática aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental(2024-02-29) RODRIGUES, Natalia da Silva; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062O presente trabalho tem no seu escopo os enfrentamentos do período pós pandemia do COVID-19, pela comunidade escolar, em específicos os/as professores e estudantes no trânsito do ensinar e aprender Matemática. A investigação se direcionou a entender em que termos a ruptura dos conteúdos matemáticos que ocorreu durante o covid-19 implicou em mudanças metodologias para os/as professores/as do 6º ano do Ensino Fundamental. E que teve como primeiro objetivo, analisar os impactos nas mudanças metodológicas implantadas no período pandêmico, com as novas adaptações curriculares e tecnológicas que levaram à ruptura de conteúdos matemáticas do 6º ano do Ensino Fundamental. Os sujeitos da investigação que trazem seus relatos, são os participantes das aulas de Matemática em momento do Estágio Supervisionado II, sendo eles: professor titular da turma, a estagiária e os/as estudantes da turma. Ponderamos o uso da Abordagem Qualitativa, por ser amplamente usada no campo de investigação educacional, buscando a compreensão do fenômeno investigado. Essa pesquisa apresentou relatos significativos para repensar a docência em Matemática, tanto em termos escolar da Educação Básica, como acadêmico, na Formação Inicial para a docência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos no ensino-aprendizagem de multiplicação no 6º ano(2023-08-30) LIMA, Cledson Silva; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Este trabalho teve como finalidade investigar a influência do jogo no ensino aprendizagem da Matemática e analisar quais efeitos os jogos podem propiciar ao processo de ensino-aprendizagem de multiplicação no 6º ano. A pesquisa realizada é do tipo qualitativo subdividida em dois momentos: levantamento da literatura e aplicação de teste de sondagem e, posteriormente, intervenção pedagógica por meio de aplicação. Foi planejado um roteiro de entrevistas estruturadas com o professor de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental II, sendo que, no final de cada experiência com jogos na sala de aula envolvendo o conteúdo de Matemática, foram feitos testes de sondagem entre os estudantes da turma. Durante a pesquisa foi observado o quanto é importante à utilização de jogos nas aulas de Matemática, tornando para o estudante uma aula mais criativa e participativa. Também foi constatado que apesar a escola disponibilizar em seu acervo jogos e materiais manipuláveis, essa metodologia é pouco utilizada pelos professores e, quando utilizada, tem pouca relação com os objetivos de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relação entre o processo de ensino e aprendizagem e a violência no ambiente escolar: um estudo de caso na EMEF Rosália Pinheiro no distrito de Americano/ Santa Izabel-PA(2015-08-17) LIMA, Jéssica Sales de; PEREIRA, Diana Claudia Portal; http://lattes.cnpq.br/1642627945916943Neste trabalho busca-se apresentar uma discussão acerca da violência no ambiente escolar a partir de uma abordagem teórica com base em autores sociólogos, tais como Abramovay e Rua, Sposito, Priotto e Boneti, Charlot, Blin, etc., que já discutem este tema, o qual revela-se um assunto bastante recorrente na sociedade atual. Deste modo, tendo em vista que o problema da pesquisa está centrado na questão de como a violência pode interferir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e no desenvolvimento da prática docente dos profissionais da educação, este trabalho objetivou a realização de análises sobre a interferência da violência na relação professor-aluno com base nas concepções dos sujeitos da pesquisa, buscando compreender o fenômeno da violência a partir dos referenciais teóricos abordados; apontar as diferentes manifestações deste fenômeno diante do contexto escolar; e identificar os tipos de violência mais frequentes nas escolas. Este trabalho contempla uma pesquisa qualitativa, apresentando um estudo de caso a partir das análises dos questionários direcionados aos dois grupos que participaram como sujeitos da pesquisa, sendo estes, professores e equipe gestora. O qual possibilitaram, por meio de suas falas, o reconhecimento do fator violência como real interferência no processo educacional, já que possui uma reação negativa nas relações interpessoais de alunos e professores.