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Navegando CCAST - Campus Universitário de Castanhal por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Logaritmos, congruências e estudo sobre radiação solar em Belém e Castanhal(2023-01-30) NEVES, Maria Eduarda Noronha das; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187Esta produção textual trata-se de um portfólio acadêmico, o qual tem como desígnio apresentar os trabalhos produzidos e publicados durante o período da graduação, o mesmo não encontra-se em ordem cronológica nas seções aqui expostas, pois, procurou-se organiza-los conforme indicado no título desta produção. Em vista disso, são apresentadas quatro publicações produzidas durante o ano de 2021 e 2022, tendo como foco apenas três destas produções na área de matemática aplicada e educação matemática. Deste modo, o trabalho de Conclusão de Curso, na categoria portfólio atinge o requisito exposto no art. 6°, parágrafo III da resolução N° 01/2007, na modalidade “publicação”. A primeira produção trata-se de “Ensino de funções logarítmicas”, apresentada e publicada no de 2021, tendo como objetivo expor sua função histórica e os motivos que levam os professores de matemática ainda lecionarem sobre propriedades e funções relacionadas com o logaritmo. No segundo texto acadêmico é abordada a temática “Congruências e critérios de divisibilidade”, apresentada como pôster no V Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão, da UFPA, neste é introduzido definição e aplicação na prova dos nove. O terceiro trabalho acadêmico corresponde em uma análise de dados para diagnosticar a disponibilidade de radiação solar na região de Castanhal levando em consideração os dados correspondentes aos anos de 2011 a 2020, num total de 10 anos. A última publicação “Perfil horário da radiação solar na região de Belém”, tem como objetivo apresentar a variação horária da radiação solar e propor um modelo matemático para fornecer valores estimados de energia solar recebida. Assim sendo, este portfólio tem como proposta apresentar as produções realizadas durante a trajetória no curso de Licenciatura em Matemática. Além do mais, ressaltar que as produções acadêmicas contribuíram para meu desenvolvimento pessoal e acadêmico, fortalecendo meus objetivos, cumprindo metas pessoais e acima de tudo proporcionando uma excelente complementação em minha formação profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os reflexos da linguagem matemática na aprendizagem de equação do 1° grau por estudantes do ensino fundamental(2018-09-27) RIBEIRO, Dilcilene do Nascimento; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184Este trabalho constitui-se de uma pesquisa que teve como objetivo, encontrar as possíveis dificuldades na aprendizagem de equações do 1ºgrau, buscando conhecer aspectos da Linguagem Matemática que refletem na aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental sobre conhecimentos algébricos. Desse modo, trata-se da Álgebra como uma Linguagem Matemática; discute-se a relação existente entre a Língua Portuguesa com Linguagem Matemática; e ainda a complexidade que há na passagem da Linguagem Aritmética para a linguagem algébrica. Para alcançar este objetivo, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, observações em sala de aula por meio de uma roda de conversa, uma entrevista feita com os alunos e questionário por meio de um exercício. Partindo dos elementos apontados nesses registros, com base em referenciais teóricos tecemos a análise final, da qual emergem os resultados apresentados nas considerações finais. O resultado da pesquisa evidencia as dificuldades que os alunos apresentam em usar uma incógnita ou variável, o que deixa claro a complexidade que há entre a linguagem natural e a linguagem matemática. E ainda dificuldades na leitura e interpretação das questões, o que acentua a incompreensão da álgebra, principalmente quando se trata de resolução de problemas. Assim, longe de chegarmos a um manual para o ensino da álgebra, é importante que nós professores busquemos ampliar nossos conhecimentos e fiquemos atentos aos erros de nossos alunos, para auxiliá-los no momento exato e de forma adequada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de equações diferenciais ordinárias na modelagem matemática(2024-02-20) TEIXEIRA, Josiel Monteiro; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187A palavra modelo pode apresentar diferentes significados dependendo da área de conhecimento ao qual está sendo aplicada. Podendo ser algo relacionado com forma, método, disposição ou ainda maneira. Nessa perspectiva, o intuito é que os modelos possam simplificar a realidade, para que os indivíduos entendam o seu funcionamento em uma visão geral, sendo uma parte dessa realidade. Para isso, se faz necessário utilizar estruturas experimentais e até mesmo conceitos mentais. Se a realidade que se quer representar é muito complexa, ela pode ser subdividida em diversas outras, e para cada uma se gera um modelo. Assim, o objetivo de um modelo é que seja construído de tal forma que possa entender a realidade de um modo mais simples e, ao mesmo tempo, o mais completo e preciso possível. Dentre os vários tipos de modelos, há os que utilizam a matemática e, por causa disso, recebem o nome de modelos matemáticos. Os modelos matemáticos procuram representar a realidade por meio de equações, no entanto, a resolução de equações nem sempre é de fácil entendimento, mesmo quando são usadas para representar um único fenômeno. Ainda assim, a matemática é uma das grandes aliadas nesse processo de representação. O intuito da presente pesquisa é compreender o funcionamento de um modelo matemático em junção com as equações diferenciais de primeira e segunda ordem tendo uma aplicação prática em situações da vivência em sociedade. A metodologia utilizada na pesquisa foi de cunho qualitativo, visando compreender os aspectos sociais consonantes com o conceito de modelos matemáticos no estudo das equações diferenciais. A coleta de dados foi realizada por intermédio de pesquisa bibliográfica em materiais didáticos, coletando informações concretas sobre o tema estudado.