Curso de Ciências Naturais - CUNTINS
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A evolução do processo de ensino aprendizagem em Ciências: o uso de produções audio visuais(2021-06-15) RODRIGUES, Deuzarina de Matos; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802A ciência como parte integrante das mais diversas áreas do conhecimento na construção e evolução de uma sociedade é impulso para muitos estudos que auxiliem essa descoberta do saber. No ensino de Física para o ensino de ciências essa assistência ao aluno, deve ser amparada por meios eficientes e capazes de proporcionar esse conhecimento necessário para uma educação com qualidade. O professor é um facilitador de metodologias ativas e inovadoras para a contribuição do processo de ensino aprendizagem. Nesse trabalho é apresentado uma metodologia ativa, uma ferramenta tecnológica, através da produção de vídeos por alunos, como formade unir a teoria com a prática corroborando assim, a assimilação do conhecimento. Utilizando os recursos tecnológicos para facilitar a aprendizagem essa pesquisa se deu por cunho bibliográfico, tendo como embasamento teórico Freire (2013), Rogers (1972), Moran (2006), entre outros, além do método qualitativo. O objetivo está pautado numa análise da produção de vídeos por alunos para o processo de ensino aprendizagem. Ao passo que foi necessário entender sobre a utilização dessas mídias no contexto educacional, bem como seus pontos positivos e negativos. A partir de vídeos elaborados por acadêmicos em sala de aula e analisando trabalhos científicos, já elaborados anteriormente, constatando assim sua eficiência e funcionalidade para o ensino educacional. A produção de vídeos por alunos visa contribuir auxiliando no ambiente escolar para o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que a tecnologia implementada em sala de aula tende a ser algo inovador e com tendência para uma educação moderna.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de atividades experimentais em livros didáticos de Ciências Naturais do 6º ano na cidade de Cametá(2022-03-18) SÁ, Mariely Trindade; COELHO, Djhon Maciel Amaral; http://lattes.cnpq.br/9858665479893359A disciplina de ciências possui algumas especificidades, como possibilitar que o aluno vivencie na prática o que aprende na teoria. Dessa forma, atividades práticas devem ser previstas nos livros de ciências como uma forma de auxiliar o professor em sala de aula. Diante do exposto esta pesquisa tem como foco discutir como os experimentos estão relacionados nos livros didáticos de Ciências do 6º ano do município de Cametá-PA. Para a pesquisa foi levada em consideração os tipos de atividades experimentais encontrados em 3 livros didáticos de Ciências Naturais, de coleções diferentes. O objetivo deste trabalho consiste em analisar como são apresentados os experimentos no livro didático e discutir os seus reflexos para a formação docente. Neste sentido será analisado o livro do 6º ano utilizado pelos professores de ciências no Município de Cametá Pará. Assim, é importante perceber como os professores organizam suas aulas práticas com este material que é fundamental para o sucesso do Ensino- aprendizagem. Como resultados podemos relatar, a importância do livro didático para a disciplina ciências; as contribuições das experimentações para o ensino; os tipos de experimentos existentes nos livros didáticos, destacando uma análise qualitativa de livros do 6º ano adotado por professores da disciplina ciências no Município de Cametá Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico e destinação da coleta de resíduos sólidos na zona urbana do município de Cametá(2023-12-22) GONÇALVES, Eliana Braga; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203O artigo "Diagnóstico e Destinação da Coleta de Resíduos Sólidos na Zona Urbana do Município de Cametá" aborda a otimização da gestão da coleta de resíduos sólidos na área urbana de Cametá, com ênfase na eficiência operacional, sustentabilidade ambiental e qualidade de vida da população. Como metodologia empregou uma abordagem qualitativa e se baseou em pesquisa bibliográfica e exploratória, visa responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como otimizar a gestão da coleta de resíduos sólidos na zona urbana do município de Cametá, considerando a eficiência operacional, a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida da população? Assim como realizar um diagnóstico da infraestrutura, logística e práticas existentes na coleta de resíduos sólidos na zona urbana de Cametá, identificando áreas com deficiências e oportunidades de otimização; investigar alternativas para a destinação final dos resíduos sólidos coletados, levando em consideração critérios ambientais, de saúde pública e econômicos, identificar alternativas sustentáveis e viáveis para aprimorar a gestão da coleta de resíduos sólidos, incluindo a identificação de áreas prioritárias para melhoria, otimização de rotas de coleta e envolvimento da comunidade. Os resultados do estudo mostram que a inoperância na gestão da coleta de resíduos sólidos, pode resultar em diversos problemas para a população e o meio ambiente, isso inclui a contaminação do solo e da água, bem como a emissão de odores desagradáveis. Além disso, os resíduos não gerenciados frequentemente atraem pragas e vetores de doenças, agravando a poluição. Nesta direção conclui-se que para otimizar a gestão de resíduos sólidos com base na sustentabilidade e qualidade de vida da população, é essencial adotar abordagens integradas e estratégias inovadoras, como a implementação de programas educativos voltados para a conscientização da comunidade sobre a importância da separação adequada dos resíduos, associado a isso, é fundamental fortalecer sistemas de coleta seletiva, incentivando a participação ativa dos cidadãos. Somado a isto, a promoção da reciclagem deve ser ampliada, envolvendo parcerias público-privadas e a criação de centros de triagem eficientes. Além disso, estratégias de redução na fonte, como o estímulo à reutilização e à produção consciente, são essenciais para minimizar o volume de resíduos gerados. Investir em tecnologias sustentáveis para o tratamento e destinação final dos resíduos, como a compostagem e a produção de energia a partir do lixo, contribui não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para a melhoria da qualidade de vida da população. Essas ações devem ser acompanhadas por políticas públicas eficazes, envolvendo a participação ativa de governos locais, empresas e sociedade civil, visando alcançar um equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais(2021-06-17) SILVA, Werlen; SILVA E SILVA, Franciane da; http://lattes.cnpq.br/3584784027082635; https://orcid.org/0000-0003-1571-8296O trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, polo Oeiras do Pará, a respeito de sua formação acadêmica no âmbito do Estágio Supervisionado. Para isto, recorreu-se à abordagem de pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), e aos fundamentos investigação descritiva (GIL, 2008). Para a coleta de dados utilizou-se a técnica de entrevista coletiva “Grupo Focal” (GATTI, 2005), com onze formandos, analisados sob a ótica da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Os futuros professores de Ciências destacam a importância do estágio em suas trajetórias formativas e a dificuldade encontrada para discernir na prática as teorias de ensino. A maior parte das concepções dos estagiários está vinculada com a visão do estágio como a parte prática da formação. Confessaram algumas dificuldades que tiveram durante os processos, que revelam insegurança em suas práticas docentes. Contudo, ressalta-se que possuem um senso reflexivo, algo necessário às ações pedagógicas. O estágio é um grande aliado para os formandos de ciências, haja vista que o ensino de ciências está vinculado ao desenvolvimento de cidadãos críticos democraticamente, o ensino deve constar com atividades inter e multidisciplinares, o professor tem um papel fundamental para consolidar essas perspectivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da experimentação nas aulas de ciências no ensino fundamental maior no município de Cametá(2023-06-30) BAIA, Maria de Nazaré da Rocha; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802O ensino de Ciências assume atualmente um papel cada vez mais relevante para a sociedade, com isso cabe as escolas realizarem reformulações necessárias na prática pedagógica de tal forma que a atenção do aluno se volte para a Ciência, despertando seu interesse e sua curiosidade. O presente trabalho intitulado como: A importância da experimentação nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental Maior no Município de Cametá apresenta uma metodologia que uni a teoria com a prática corroborando assim com assimilação de conhecimento. O processo teórico metodológico se deu de duas formas: a priori fez-se um levantamento bibliográfico; utilizando algumas referências de autores como: CARL ROGERS (1972), PAULO FREIRE (1997), VYGOTSKY (2010), FUMAGALLI (1988), CHASSOT (2011), GIORDAN (1999), PCNS (1997), e em seguida foi realizada a pesquisa de campo, com uma intervenção e aplicação do questionário em uma turma do 6° ano com o intuito de analisar o que os alunos acham da utilização dessa metodologia nas aulas de ciências. Através das análises realizadas foi possível compreender que a utilização dos experimentos práticos contribui de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, pois essa ferramenta facilita a compreensão de conceitos ministrados na aula. O objetivo está pautado em demonstrar como os experimentos ajudam no processo de ensino. Por meio desse estudo, foi possível atestar que os experimentos podem colaborar para que os alunos tenham mais autonomia e criticidade. Esta pesquisa apresenta uma contribuição que são os experimentos, sendo este um recurso a mais para ser utilizado em sala de aula pelos professores, uma vez que torna a aula mais interativa e dinâmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Integração entre escola e família no componente curricular de ciências: práticas pedagógicas desenvolvidas no 6º ano da escola básica no município de Cametá-PA(2022) CARDOSO, Rodrigo de Oliveira; SILVA, Kariny de Cássia Ramos da; http://lattes.cnpq.br/0272013984221618O presente trabalho apresenta uma investigação e reflexão sobre a Integração entre Escola e Família na Disciplina de Ciências: Práticas Pedagógicas desenvolvidas no 6º Ano da Escola Básica no Município de Cametá-PA, a partir do entendimento sobre a importância das famílias para o desenvolvimento educacional e escolar das crianças e da integração das famílias com a escola para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos dentro da sala de aula, busca-se compreender como a escola básica vem desenvolvendo práticas pedagógicas integradoras com as famílias de seus alunos objetivando a resolução de problemas de dificuldades de aprendizagem enfrentados durante vida escolar, visando o entendimento de como as relações familiares desenvolvidas de maneira conturbada podem estar relacionadas a essas dificuldades dos alunos. a pesquisa desenvolveu se no município de Cametá-Pa, na EMEF Professora Maria Nadir Filgueira Valente através de uma conversa com a gestão e docência da escola, sendo a mesma orientada por entrevista semiestruturada, seguindo como apoio literaturas que versam sobre os temas da importância das famílias nos processos educativos e escolares, dificuldades de aprendizagem, relações entre família e escola. Buscou-se, assim com a pesquisa, contribuir de maneira significativa para os processos de ensino e aprendizagem, mostrando a importância da participação das famílias na vida social e escolar das crianças, o que se provou através dos resultados ser um fator preponderante para o desenvolvimento dos alunos dentro da escola, ajudando na superação das dificuldades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de Ciências na perspectiva da inclusão: o jogo como recurso didático metodológico no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos(2022-10-06) VIANA, Selma Paz; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802A ciência é uma disciplina importante no currículo escolar, possibilitando a construção do conhecimento, instigando a descoberta e a inovação no campo científico. O professor como mediador do aprendizado, precisa proporcionar conteúdos didático-pedagógicos, que permita a integração e participação de todos os alunos, construindo assim, um ambiente de inclusão para todos. Dessa forma, este trabalho tem como tema “O Ensino de Ciências na Perspectiva da Inclusão: o jogo como recurso didático metodológico no processo de Ensino/ Aprendizagem do aluno surdo”, tendo como finalidade, propor uma reflexão sobre os paradigmas da inclusão, suas práticas de ensino, e se as mesmas estão sendo trabalhadas no sentido de atender as necessidades do aluno com deficiência. Objetivou-se dessa forma, realizar uma análise dos paradigmas da inclusão no ensino de ciências no contexto escolar, através do uso de jogos educativos, com o objetivo de melhorar a percepção, bem como o entendimento das interações existentes no meio ambiente. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, além do embasamento teórico de diversos autores, como Luckesi (2001), Brandão (1981) entre outros, além de documentos como a Constituição Federal /88, a Declaração de Jomtien (1990), os PCNs de (1997) entre outras. Dessa forma, após diversas compreensões e relações teóricas a respeito do Ensino de Ciências, a inclusão e os jogos como metodologia no ensino aprendizagem, supõe-se a grande importância que metodologias criativas possuem no aprendizado dos alunos, permitindo ampliar seus conhecimentos, produzindo novos aprendizados a partir daqueles que os mesmos já conhecem.