Curso de Ciências Naturais - CUNTINS
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Navegando Curso de Ciências Naturais - CUNTINS por CNPq "CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dengue: um estado da arte acerca dos aspectos epidemiológicos, ações preventivas e diagnóstico em trabalhos publicados nos anos 2018-2021(2023-06-28) RODRIGUES, Rosely do Socorro dos Santos; PINTO, Sherlyane Louzada; http://lattes.cnpq.br/5222963875628609; https://orcid.org/0000-0002-5938-1886Pelo presente artigo traz-se analises oriundas de uma pesquisa bibliográfica realizada no banco de dados da Capes, cujo objeto de estudo são as produções acadêmicas concernentes aos aspectos transdisciplinares envoltos na arbovirose dengue. Para tanto tem-se enquanto objetivo geral: Realizar um mapeamento no banco de dados da CAPES identificando trabalhados publicados entre os anos 2020 a 2021 acerca da dengue, para tanto, identificando as interrelações entre as pesquisas realizadas e o campo educacional. Enquanto que os objetivos específicos enveredam por: a) analisar os trabalhos encontrados, verificando as categorias: ações preventivas, sintomas e diagnósticos; b) compreender a base epistêmica sobre a qual tais produções firmam seus discursos sobre a arbovirose e c) investigar de que forma os estudos acerca da dengue estão interligados com o campo educacional. Tal levantamento deu visibilidade a 10 (dez) produções que de modo geral pontuam questões referentes aos aspectos epidemiológicos, sintomatologia e diagnóstico, perpassando ainda pelo viés socioeducativo proposto pelas ações preventivas. A partir das análises realizadas contextualiza-se que a dengue constitui-se enquanto um sério problema de saúde pública, associado a diferentes contextos de análises, tais como: fatores ambientais, questões de saneamento, educação ambiental, dentre outras, e justamente por isso a análise desta arbovirose necessita partir de uma perspectiva transdisciplinar3 , dialogando com diversas áreas do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Retorno ao presencial: uma análise comportamental dos discentes do Polo Universitário de Oeiras do Pará em relação às orientações de biossegurança da UFPA(2022-12-20) COELHO, Izabel Nogueira; GONÇALVES, Andrey Felipe Gomes; http://lattes.cnpq.br/3102936405448803O retorno ao ensino presencial impôs mudanças sobre a dinâmica dentro das universidades, estabelecendo novas regras para o convívio e uso do espaço público. A Universidade Federal do Pará (UFPA) através do Grupo de Trabalho (GT) sobre o Coronavírus elaborou orientações de biossegurança para uso dos espaços institucionais, com intuito de prevenir, ou reduzir ao máximo possível o contágio no âmbito acadêmico. Neste sentido, em tempos de pandemia, declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quer-se investigar e discutir se os alunos do Polo Universitário de Oeiras do Pará – Campus/Cametá estão seguindo às orientações de biossegurança. As informações que nortearam o trabalho foram realizadas através de pesquisas via internet por meio do aplicativo denominado Google forms, e os dados foram analisados levando em consideração critérios qualitativos para melhor compreensão de como os discentes se comportaram neste cenário epidemiológico no período de aulas.