Faculdade de Engenharia da Computação - CCAST
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Navegando Faculdade de Engenharia da Computação - CCAST por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de comportamento de redes 4G/LTE sob o impacto de handover(2023-12-17) CASTRO, Matheus Passos; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760Desde a sua concepção, a tecnologia 4G tem sido objeto de pesquisas na comunidade científica e tem concentrado esforços de pesquisadores com o intuito de melhorar os serviços prestados aos usuários. O trabalho em destaque tem por objetivo realizar um estudo sobre o desempenho de redes 4G com foco na tecnologia Long Term Evolution (LTE), de forma a avaliar o desempenho do serviço em diferentes cenários em relação a quantidade de usuários e a velocidade dos mesmos nas ocorrências de handover em uma rede. A pesquisa apresentada, foi desenvolvida com o auxílio do simulador Network Simulator, ferramenta específica para fazer simulações de cenários LTEs distintos e, dessa forma, facilitar o estudo sobre a tecnologia. Os resultados coletados serão apresentados graficamente com o objetivo de facilitar o entendimento e a avaliação de desempenho da tecnologia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de jogo educativo para o aprendizado da língua inglesa para adultos(2025-04-03) NOVAIS, Adriel Henrique dos Santos; COQUEIRO, Thiago Antônio Sidônio; http://lattes.cnpq.br/7138516629071389A globalização, impulsionada pelas redes digitais, facilitou significativamente o acesso à informação e à educação. Nesse contexto, o inglês destaca-se como o principal idioma de comunicação global, tornando-se essencial o seu aprendizado em qualquer país. Ademais, o ambiente digital apresenta uma oportunidade única para a aprendizagem do inglês. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo educativo, denominado ShootWord, que visa ao ensino da língua inglesa por meio da técnica de repetição espaçada. Permitindo que adultos possam memorizar palavras do vocabulário inglês no processo de aprendizado. Este trabalho foi desenvolvido na plataforma Unity, bem como validação do desempenho do aprendizado por meio de questionário e critério de pontuação. Os resultados indicam alta taxa de aprendizado, com porcentagem mínima de 60% das palavras aprendidas pelos usuários. Conclui-se que o uso de jogos como o ShootWord é eficaz para ampliar o vocabulário em inglês de adultos, independente da faixa etária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo de viabilidade e usabilidade de um aplicativo de mototaxista da cidade de Castanhal-PA(2025-01-06) SOARES, Alexandre Washington da Silva; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082Este trabalho objetivou avaliar a usabilidade e viabilidade de um aplicativo de mobilidade urbana, para mototaxistas e passageiros, da cidade de Castanhal-PA. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário online para o grupo de mototaxistas que utilizam o aplicativo de mobilidade, a partir do qual realizou-se análises quantitativas por meio do método SUS - System Usability Scale, para avaliar se o aplicativo atende às exigências de usabilidade de um aplicativo desta natureza. Também foi possível através da adaptação do método SUS identificar oportunidades de melhorias do sistema, as quais contribuirão para sua melhor usabilidade. Os resultados obtidos demonstram que 100% dos respondentes concordam completamente em continuar usando o sistema e, 80% concordam com a facilidade de uso do mesmo. Dessa forma, foi possível, também, comprovar a usabilidade e viabilidade do aplicativo, atendendo ao conhecimento de TI, e das necessidades de mobilidade urbana na cidade em estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Proposta de um protótipo de sistema especialista para a prevenção de lesões ocupacionais decorrente do uso de microcomputadores em ambiente de trabalho "home office"(2025-04-10) SILVA, Diogo Siqueira Dias e; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082A crescente prevalência do trabalho remoto, intensificada pela pandemia de COVID-19 e evidenciada pelo aumento significativo do teletrabalho no Brasil, suscita a necessidade de abordar as lesões ocupacionais decorrentes do uso de microcomputadores em ambientes domésticos, onde a supervisão ergonômica é limitada; reconhecendo a importância de intervenções ergonômicas, pausas regulares e alongamentos na prevenção de LER/DORT, propõe-se o desenvolvimento de um protótipo de Sistema Especialista (SE) como solução tecnológica para analisar o ambiente de trabalho remoto, fornecer recomendações personalizadas e promover hábitos saudáveis, cuja metodologia será estruturada em pesquisa, prototipagem, validação e análise de resultados, visando impactar positivamente a produtividade, o bem-estar e a sustentabilidade do trabalho em home office através da Inteligência Artificial.