Faculdade de Letras - Língua Inglesa - CALTA
URI Permanente para esta coleção
Campus de Altamira / Bibliotecários: Irlaneide Cabral
Fax: (93)2122-0613 E-mail: bibaltamira@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Letras - Língua Inglesa - CALTA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The perception of english language teaching-learning as FL/L3 by ICEPSA-Altamira deaf in non-bilingual schools(2022) LANGER, Rosiane dos Santos; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170O presente artigo visa investigar como ocorreu o processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira nas escolas de ensino público regular em Altamira a partir das percepções de alunos surdos associados ao Instituto Cultural Educacional e Profissionalizante dos Surdos de Altamira (ICEPSA), abordando as principais problemáticas vivenciadas no referido contexto escolar. Para esta pesquisa de origem qualitativa foram escolhidos quatro surdos pré selecionados. Concerne às referências teóricas, os estudos de Spasiani (2018), Roque (2018) e Silva (2019), dentre outros autores que discutem a relação dos aprendizes surdos no ambiente educacional. Os dados coletados foram adquiridos por meio da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas e os resultados foram descritos em três categorias especificadas no escopo deste trabalho, as quais apontam para a falta de intérpretes de Libras em sala de aula, bem como a falta de material didático adequado aos alunos surdos. Contudo, percebe-se o reconhecimento da importância de aprendizagem do inglês como L3 no cenário individual e global atual.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The teaching methodological and pedagogic practice analysis for teaching english as FL/L3 for deaf students(2022) CARDOSO, Kimberly Marjórie dos Santos; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007O presente estudo trata da análise da prática metodológica e pedagógica de uma professora da rede pública de ensino a qual possui dois alunos surdos frequentes em sua classe. Assim, foram delineados os seguintes objetivos para esta pesquisa: Observar a existência ou não de material específico de ensino de língua inglesa para surdos oferecido pela instituição de ensino ou pelo professor; Verificar a participação e a interação dos alunos surdos durante as aulas de inglês; Investigar se há adaptações inclusivas didáticas das aulas de inglês pelo professor. Esta pesquisa foi realizada por meio de estudo, sustentado pela pesquisa bibliográfica. Entre os instrumentos para coleta de dados, utilizaram-se: observação não participante de um recorte de aulas de inglês e entrevista semiestruturada com a professora selecionada como participante do estudo. Esta pesquisa qualitativa foi realizada em uma escola pública, ou seja, escola regular na cidade de Altamira-Pará, no norte do Brasil. Os resultados mostraram que tanto o professor quanto a instituição estão cientes da responsabilidade em oferecer um ensino inclusivo e significativo para alunos surdos matriculados na escola pesquisada. É necessário, no entanto, aprimorar as práticas pedagógicas dos profissionais envolvidos no ensino e aprendizagem do inglês como L3 / LE para alunos surdos, por meio de uma formação continuada.