Faculdade de Geografia - FAGEO/CANAN
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Navegando Faculdade de Geografia - FAGEO/CANAN por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Associação dos Feirantes da Feira do Agricultor Familiar de Abaetetuba / Pa: resistência e a importância da comercialização de alimentos de qualidade(2025-06-02) LOBATO, Matheus Lobato; ARAÚJO, Erneida Coelho de; http://lattes.cnpq.br/6971929506671334; https://orcid.org/0000-0003-2841-9973Na atual conjuntura brasileira, as feiras da agricultura familiar de base agroecológicas são estratégias essenciais de venda direta, estabelecendo um vínculo claro entre produtores e consumidores. Estas feiras, apoiando-se na teoria dos circuitos curtos de comercialização, desempenham um papel fundamental em um contexto marcado por desafios nutricionais, onde os consumidores possam escolher melhor os alimentos consumidos. Trata-se, neste presente estudo de uma proposta de trabalho de campo que analisa a Associação dos Feirantes da Feira do Agricultor Familiar de Abaetetuba (AFAFA), localizada geograficamente no estado do Pará. A ênfase desta pesquisa, centra-se em compreender a resistência dos feirantes no que tange aos desafios enfrentados para ofertar os produtos na cidade, quanto as adversidades de repreensão sofridas. A importância da produção de alimentos saudáveis foi abordada, destacando como as feiras da agricultura familiar tornam-se alternativas viáveis e sustentáveis para o abastecimento de alimentos para a sociedade abaetetubense, oferecendo alimentos frescos e de qualidade. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado um estudo de campo que envolveu a observação direta da feira, realizou-se entrevistas estruturadas com feirantes e consumidores, além da produção de mapa e croqui, que exemplificam o recorte espacial por meio de imagens de satélite da feira, assim como a organização das barracas no galpão onde ocorre a culminância das vendas dos produtos. Dentre as conclusões, pode-se dizer que a feira da AFAFA representa uma importante forma de resistência diante dos desafios enfrentados pela agricultura familiar no município de Abaetetuba. Ao se organizar coletivamente, os feirantes enfrentam a invisibilidade do pequeno produtor diante da ausência de políticas municipais de fortalecimento, a competividade desigual com redes de distribuição dominante, e a baixa popularidade. A feira se consolida como um espaço de valorização de alimentos saudáveis, do saber tradicional. Dessa forma, a associação resisti para transformar a realidade dos agricultores familiares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de Geografia e os usos dos quadrinhos no 6º Ano do Ensino Fundamental(2021-09-03) SILVA, Adriele Fonseca; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625Este Trabalho de Curso (TCC) pretende apresentar o uso das histórias em quadrinhos no ensino da Geografia, com foco na turma de 6ª ano do Ensino Fundamental. Para isso, trabalhamos com a ideia de que a construção em quadrinhos vem proporcionar uma aprendizagem mais lúdica, participativa e intuitiva e envolvente, o que desdobra para um melhor aprendizado para o aluno. De outro modo, preocupa-se saber se as histórias em quadrinhos podem somar de forma positiva na aprendizagem significativa da Geografia, enquanto disciplina escolar, e analisar quais as contribuições do ensino de Geografia mediado nas histórias em quadrinhos. Para um melhor entendimento do trabalho dividimos em cinco momentos, em que expomos os principais elementos que compõem a linguagem em quadrinhos, o modo como se comunicam e a interação que pode ser feita com o leitor. Em uma parte seguinte, esta vai destacar um breve relato da ciência geográfica, especificando o início do processo de sua fundamentação, e seu ensino nos tempos atuais. Com isso, aproveita-se a oportunidade para utilizar- se o uso das histórias em quadrinhos como mediadora desse ensino. Por último, vamos apresentar como resultado desse trabalho a revista “Nossos Saberes Geográficos em Quadrinhos”. O método percorrido será através de leituras exploratórias buscando qualificar e quantificar o trabalho desenvolvido. Através disso, procurou-se perceber os usos das histórias em quadrinhos na aprendizagem da Geografia, enfatizando uma aprendizagem mais lúdica, ilustrativa e que enfoque um melhor aprendizado para o aluno.