Navegando por Autor "SOUSA, Luan Batista Silva de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Cultura afro-brasileira nas escolas bragantinas: candomblé e umbanda(2022-11-04) SILVEIRA, Dailton Silas Sousa; SOUSA, Luan Batista Silva de; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215O Brasil em sua diversidade territorial agrega diferentes culturas, ideologias e laços históricos, onde estão imersos uma gama de saberes e práticas culturais que dialogam com o contexto escolar, dentre estas pode-se destacar o Candomblé. O presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância da cultura afrodescendente (Candomblé e Umbanda) dentro do município de Bragança, como vertente de produção de conhecimento no cotidiano escolar. Os referenciais teóricos que dialogam com este trabalho são: (Barbosa, 2011), (Barbosa Junior, 2011), (Barbosa, 2017), (Candau, 2008), (Candau, 2011), (Cunha Junior, 2009), (Hage, 2016). Metodologicamente este trabalho perpassa por dois momentos: o primeiro, do contato com a disciplina “Educação e Diversidade na Amazônia, dentro da sala de aula com pesquisa de referenciais teóricos e o segundo com entrevistas, questionários e pesquisa de campo. A análise dos dados nos permitiram identificar que apesar das determinações legais da Lei 10.639/03 e da lei 11.645/08, que consolidam enquanto políticas de afirmações para as escolas, nota-se que nelas não há o incentivo de materiais didáticos que exploram e valorizam tais práticas culturais, bem como de práticas pedagógicas voltadas ao tema. Na primeira seção buscou-se apresentar os marcos legais que fundamentam o trabalho das relações étnico-raciais e os desafios da materialização nas escolas. Em seguida tenta-se mostrar a disparidade entre a ciência e a efetiva prática das leis no amparo legal da cultura afrodescendente no ambiente escolar, pontuando a implementação de projetos e currículo escolar, a formação dos profissionais docentes, além da interação e influência da comunidade sobre o desenvolver da cultura africana do Candomblé. Assim constatamos que é preciso estimular a cultura afrodescendente, mesmo havendo diferenças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Possibilidades pedagógicas na confecção de jogos de xadrez utilizando recursos naturais(2022-12-02) SOUSA, Luan Batista Silva de; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603Este trabalho é um relato de vivências desenvolvido com alunos de escolas públicas da educação básica, município de Bragança-Pará-Brasil, que tem por objetivo confeccionar jogos educativos, ensinar a jogar e, tendo em vista uma construção educacional do xadrez artesanal, utilizando estratégias educativas da educação ambiental, com ideia inovadora para a conservação e sustentabilidade da floresta amazônica, usando recursos reaproveitáveis da natureza e peculiares do cotidiano do aluno, sem agredir o meio ambiente. As escolas onde estão sendo desenvolvidas atividades do projeto encontram-se localizadas em comunidades tradicionais. A metodologia do jogo é universalmente utilizada, contudo, a confecção das peças e do tabuleiro do xadrez constitui atividade artesanal, sendo confeccionadas pelos próprios alunos/jogadores participantes, utilizando-se papelão e a folha da palmeira buriti/miriti, produto tropical extraído das matas, várzeas e beiras dos igarapés, a palmeira Mauritia flexuosa L. f, Lorenzi et al, (2010)2 . Há uma ampla distribuição nas regiões da floresta Amazônica e do Brasil Central, onde da folha da palmeira buriti/ miriti, são feitos o doce, o óleo, o artesanato, etc.4 Esse jogo pedagógico pode ser desenvolvido por docentes de qualquer componente curricular da educação básica, visto que desperta o desenvolvimento cognitivo, o raciocínio lógico e a sociabilidade dos alunos, e permite uma interação social3 . A prática de confecção de jogos de buriti/miriti contribui para transformação social, ao mesmo tempo que, estimula a diversidade de práticas esportivas populares, induz à preservação do meio ambiente, tornando–as políticas educacionais afirmativas e possibilitando o uso sustentável dos recursos naturaisnas comunidades tradicionais 1 , além do que apresenta uma abordagem construtiva, que permite ao aluno construir e interagir. O desenvolvimento deste projeto foi dividido em duas etapas, sendo na primeira etapa apresentação do projeto a comunidade escolar (direções das escolas, aos responsáveis pelas ciranças) onde está sendo desenvolvidas as atividades, solicitação de autorização para que as criançãs pudessem participar desse projeto e em seguida foram selecionados os alunos que iriam integrar as atividades. A segunda etapa: compreende ao processo de busca da matéria prima e da confecção dos jogos. Na construção do jogo pedagógico percebe-se os benefícios que podem oferecer, na vivência do diversos grupos sociais, na formação do caráter humano, social e afetivo, na organização escolar, na alegria, pois demonstraram grande interesse e privilégio de participarem de todo o processo de confecção de seu próprio jogo, o xadrez artesanal, feito de buriti/miriti, que tem como base o manejo desse recurso natural em comunidades tracionais. Portanto, a relevância de projetos desta natureza, que promove melhorias nas condições de aprendizagem cognitivas e motiva o raciocínio do aluno, sobretudo, na organização de recursos sustentáveis, nas diversas tipologias de ensino da educação, oportuniza novas tendências emergenciais para o meio ambiente, além de torna gratificante para o aluno, escola e sociedade.