Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUSA, Luan Batista Silva de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Cultura afro-brasileira nas escolas bragantinas: candomblé e umbanda
    (2022-11-04) SILVEIRA, Dailton Silas Sousa; SOUSA, Luan Batista Silva de; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215
    O Brasil em sua diversidade territorial agrega diferentes culturas, ideologias e laços históricos, onde estão imersos uma gama de saberes e práticas culturais que dialogam com o contexto escolar, dentre estas pode-se destacar o Candomblé. O presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância da cultura afrodescendente (Candomblé e Umbanda) dentro do município de Bragança, como vertente de produção de conhecimento no cotidiano escolar. Os referenciais teóricos que dialogam com este trabalho são: (Barbosa, 2011), (Barbosa Junior, 2011), (Barbosa, 2017), (Candau, 2008), (Candau, 2011), (Cunha Junior, 2009), (Hage, 2016). Metodologicamente este trabalho perpassa por dois momentos: o primeiro, do contato com a disciplina “Educação e Diversidade na Amazônia, dentro da sala de aula com pesquisa de referenciais teóricos e o segundo com entrevistas, questionários e pesquisa de campo. A análise dos dados nos permitiram identificar que apesar das determinações legais da Lei 10.639/03 e da lei 11.645/08, que consolidam enquanto políticas de afirmações para as escolas, nota-se que nelas não há o incentivo de materiais didáticos que exploram e valorizam tais práticas culturais, bem como de práticas pedagógicas voltadas ao tema. Na primeira seção buscou-se apresentar os marcos legais que fundamentam o trabalho das relações étnico-raciais e os desafios da materialização nas escolas. Em seguida tenta-se mostrar a disparidade entre a ciência e a efetiva prática das leis no amparo legal da cultura afrodescendente no ambiente escolar, pontuando a implementação de projetos e currículo escolar, a formação dos profissionais docentes, além da interação e influência da comunidade sobre o desenvolver da cultura africana do Candomblé. Assim constatamos que é preciso estimular a cultura afrodescendente, mesmo havendo diferenças.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Possibilidades pedagógicas na confecção de jogos de xadrez utilizando recursos naturais
    (2022-12-02) SOUSA, Luan Batista Silva de; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603
    Este trabalho é um relato de vivências desenvolvido com alunos de escolas públicas da educação básica, município de Bragança-Pará-Brasil, que tem por objetivo confeccionar jogos educativos, ensinar a jogar e, tendo em vista uma construção educacional do xadrez artesanal, utilizando estratégias educativas da educação ambiental, com ideia inovadora para a conservação e sustentabilidade da floresta amazônica, usando recursos reaproveitáveis da natureza e peculiares do cotidiano do aluno, sem agredir o meio ambiente. As escolas onde estão sendo desenvolvidas atividades do projeto encontram-se localizadas em comunidades tradicionais. A metodologia do jogo é universalmente utilizada, contudo, a confecção das peças e do tabuleiro do xadrez constitui atividade artesanal, sendo confeccionadas pelos próprios alunos/jogadores participantes, utilizando-se papelão e a folha da palmeira buriti/miriti, produto tropical extraído das matas, várzeas e beiras dos igarapés, a palmeira Mauritia flexuosa L. f, Lorenzi et al, (2010)2 . Há uma ampla distribuição nas regiões da floresta Amazônica e do Brasil Central, onde da folha da palmeira buriti/ miriti, são feitos o doce, o óleo, o artesanato, etc.4 Esse jogo pedagógico pode ser desenvolvido por docentes de qualquer componente curricular da educação básica, visto que desperta o desenvolvimento cognitivo, o raciocínio lógico e a sociabilidade dos alunos, e permite uma interação social3 . A prática de confecção de jogos de buriti/miriti contribui para transformação social, ao mesmo tempo que, estimula a diversidade de práticas esportivas populares, induz à preservação do meio ambiente, tornando–as políticas educacionais afirmativas e possibilitando o uso sustentável dos recursos naturaisnas comunidades tradicionais 1 , além do que apresenta uma abordagem construtiva, que permite ao aluno construir e interagir. O desenvolvimento deste projeto foi dividido em duas etapas, sendo na primeira etapa apresentação do projeto a comunidade escolar (direções das escolas, aos responsáveis pelas ciranças) onde está sendo desenvolvidas as atividades, solicitação de autorização para que as criançãs pudessem participar desse projeto e em seguida foram selecionados os alunos que iriam integrar as atividades. A segunda etapa: compreende ao processo de busca da matéria prima e da confecção dos jogos. Na construção do jogo pedagógico percebe-se os benefícios que podem oferecer, na vivência do diversos grupos sociais, na formação do caráter humano, social e afetivo, na organização escolar, na alegria, pois demonstraram grande interesse e privilégio de participarem de todo o processo de confecção de seu próprio jogo, o xadrez artesanal, feito de buriti/miriti, que tem como base o manejo desse recurso natural em comunidades tracionais. Portanto, a relevância de projetos desta natureza, que promove melhorias nas condições de aprendizagem cognitivas e motiva o raciocínio do aluno, sobretudo, na organização de recursos sustentáveis, nas diversas tipologias de ensino da educação, oportuniza novas tendências emergenciais para o meio ambiente, além de torna gratificante para o aluno, escola e sociedade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA