Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Hadrya Maylla Muniz da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoDesconhecido
    Isolamento social e ensino remoto: reflexos no processo de alfabetização e letramento de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental
    (2023-06-27) SILVA, Hadrya Maylla Muniz da; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947
    As escolas sofreram grandes impactos por conta da pandemia e às mudanças que ocorreram por orientação do Ministério da Educação (MEC) para todo território nacional, no entanto, as instituições escolares não estavam estruturadas para o ensino remoto, fato que ocasionou problemas educacionais, evasão escolar e um número espantoso de crianças não alfabetizadas. Isto posto, este trabalho tem como objetivo central analisar o processo de alfabetização de alunos que cursaram o 1° ano do ensino fundamental via ensino remoto em uma escola pública no município de Belém, provocado pela pandemia de COVID19. A metodologia tratou-se de uma pesquisa-ação por meio do estágio supervisionado e os procedimentos de coleta e construção de dados foram realizados a partir de observação e plano de aula aplicado em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no município de Belém, no estado do Pará. A análise foi realizada a partir dos conceitos de alfabetização e letramento SOARES (2004), TFOUNI (1994), BARROS (2016) e da teoria histórico – cultural VYGOTSKY (2000, 2007), MOREIRA (1999). Dessa forma, evidenciou-se que a alfabetização foi afetada demasiadamente pela pandemia, cortando a interação social construída dentro da escola e que se faz importante na construção de conhecimento e na aprendizagem das crianças.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Brasão UFPA