Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "DELGADO, Vitor Rabelo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A representação da informação em games: um acervo particular de jogos de Nintendo 64
    (2016-10-27) DELGADO, Vitor Rabelo; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236
    Disserta sobre o tratamento da informação em uma coleção particular de 55 jogos de Nintendo 64, objetivando levantar discussões sobre a representação da informação desses tipos de recursos eletrônicos, através dos fundamentos teóricos e práticos da representação temática e descritiva. Este trabalho foi dividido em duas etapas: a primeira tratou dos aspectos teóricos e práticos da representação descritiva, abordando os itens mais relevantes sobre descrição dos recursos eletrônicos, sob a perspectiva da AACR2 campos mais relevantes; a segunda, dos aspectos teóricos e práticos da representação temática da informação, sob a égide da indexação e da análise de assunto e respectivas etapas de processo, para definição dos seus escopos / categorias (gêneros e temas), tomando como base a linguagem desenvolvida e registrada em plataformas colaborativas (wiki's) no ciberespaço. Como resultado a respeito da representação descritiva, foram necessárias breves adaptações nos campos de descrição física – atribuindo nova terminologia para o tipo de mídia (cartucho de vídeo game) –, e a elaboração de uma nota geral para compreender informações essenciais da natureza dos itens catalogados (tipo de recurso, nome comercial e modo de acesso). A respeito da representação temática, que seguiu duas etapas do processo de análise de assunto (leitura documentária e identificação dos conceitos), foi percebida uma relação entre os parâmetros lógicos (elementos intrínsecos) para a identificação dos gêneros e subgêneros dos jogos, confirmando a definição apriorística de 7 categorias principais (corrida, luta, esportes, nave, tiro, aventura, estratégia) e a possibilidade destes em desdobrarem-se em subgêneros, criando assim um repertório extenso e detalhado sobre os conceitos de cada categoria e subcategoria e como os elementos intrínsecos as definem. No geral, conclui-se que recursos eletrônicos audiovisuais como os jogos eletrônicos necessitam de um sincretismo tanto de parâmetros pré-estabelecidos nos códigos / manuais e teorias da informação, quanto do conhecimento empírico e vulgar do universo dos games, que fornecessem o arcabouço linguístico e delimitam o campo de profundidade da representação temática. Este estudo é um balão de ensaio para análises futuras, especialmente se os mesmos critérios e processos de análises feitas aos jogos de Nintendo 64 podem tanto ser expandidos para a totalidade da população desta plataforma da Nintendo, quanto estabelecer novos critérios para a análise de gêneros em jogos de vídeo game; seja reagrupando elementos intrínsecos a fim de enquadrar todos os conceitos representativos, seja estabelecendo novos parâmetros para os gêneros e subgêneros lançados outros consoles – sejam elas mais antigos ou mais modernos – a fins de encontrar denominadores comuns especialmente no que diz respeito da representação temática dos jogos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA