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Navegando por Autor "ALBUQUERQUE, Tiago da Silva"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dialogando sobre infecções sexualmente transmissíveis com alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas na cidade de Breves, Estado do Pará
    (2021-12-03) ALBUQUERQUE, Tiago da Silva; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    As infecções sexualmente transmissíveis estão entre os problemas mais comuns de saúde pública em todo o mundo e a adolescência é a fase em que há maior risco de contrair as doenças provenientes dessas infecções. As constantes mudanças sociais ocorridas no mundo indicam que a escola deve atender as exigências impostas pela sociedade, tornando clara a necessidade de abordar questões de sexualidade e ISTs com os alunos. Este estudo foi realizado no ano de 2016 em duas escolas públicas de ensino fundamental na cidade de Breves, Estado do Pará. A pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento prévio desses alunos sobre infecções sexualmente transmissíveis. Inicialmente, foi trabalhada uma dinâmica a fim de avaliar o conhecimento dos estudantes sobre o tema. Em seguida, foi realizada uma palestra sobre as ISTs, e ao final das atividades foi aplicado um questionário estruturado com perguntas abertas, para avaliar a apropriação dos conhecimentos socializados. Percebeu-se com a dinâmica realizada que os estudantes, inicialmente, apresentavam pouco conhecimento sobre o assunto e alguns resistiam a falar sobre o tema. Quando sondados acerca dos conhecimentos prévios, apenas 25% afirmaram que conheciam as ISTs, revelando que muitos alunos da rede pública de ensino não possuem o conhecimento que deveriam sobre as ISTs. 62% dos entrevistados afirmaram nunca ter participado de uma palestra sobre essa temática. Contudo, durante a intervenção o público mostrou-se mais aberto as discussões. Apesar da boa aceitação da palestra pela maioria dos alunos, constatou-se que, 19% dos alunos sentiram- se desconfortáveis ao falar sobre as ISTs. Nesse sentido entende-se que trabalhar questões sobre sexualidade ainda é um desafio, pois alguns estudantes ainda não se sentem confortáveis para discutir o assunto. Diante disso, a existência de projetos que possam desenvolver o tema na escola, é indispensável, pois contribuiria bastante para amenizar esse grande problema social.
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