Graduação - CALTA
URI Permanente desta comunidade
Campus de Altamira / Bibliotecários: Irlaneide Cabral
Fax: (93)2122-0613 E-mail: bibaltamira@ufpa.br
Navegar
Navegando Graduação - CALTA por Autor "ALVES, Rosiane Rocha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na educação infantil: uma breve pesquisa de campo realizada na E.M.E.I. Irmã Dulce no município de Novo Repartimento-PA(2018) ALVES, Rosiane Rocha; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864Objetiva se descrever sobre a ludicidade na Educação Infantil enfatizando por meio de um estudo de campo realizado na E.M.E.I. Irmã Dulce verificando como os educadores, percebem de modo geral, sentindo dificuldade para transmitir conteúdos, que poderiam ser mais facilmente transmitido, se o professor utilizasse brincadeiras lúdicas para este fim, pois aprender de forma lúdica pode proporcionar muitos benefícios para as crianças, e as brincadeiras direcionadas ofertam às crianças um ambiente agradável e interessante; possibilitando assim, o aprendizado de várias habilidades úteis a sua vida social e afetiva. Desse modo a educação é um ato de busca, de troca, de interação e apropriação, sendo assim, é uma ação conjunta entre as pessoas que cooperam e interagem em busca do conhecimento, onde a infância é a fase que as crianças mais brincam. O lúdico na educação infantil deve dar ao professor a oportunidade de compreender os significados e a importância das brincadeiras para a educação. Providenciando um ambiente adequado para o jogo infantil, a criação de espaços e tempo para os jogos é uma das tarefas mais importantes para o professor. Para aquisição da coleta de dados dessa pesquisa usam-se os questionários que são distribuídos para cinco professores da educação infantil da referida escola, assim temos como sujeito desta pesquisa os professores da escola que se dispuseram participar, onde foram feito alguns questionamentos e cada um expôs o seu ponto de vista em relação ao trabalho do lúdico, percebendo assim que todos são bem focados e empenhados no processo ensino aprendizagem e de modo geral a aprendizagem acontece com dinamismo e significado.