Curso de Educação do Campo - CUNTINS
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Curso de Educação do Campo - CUNTINS por Autor "SANTOS, Paulo Henrique de Souza dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de Ciências Naturais para graduandos surdos: análise sobre os desafios e possibilidades nas práticas educativas de uma docente da UFPA-Cametá(2024-12-14) SANTOS, Paulo Henrique de Souza dos; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; http://lattes.cnpq.br/9969566482712444; https://orcid.org/0000-0002-8747-5185O estudo busca responder quais os desafios e possibilidades nas práticas educativas de uma docente de ciências naturais no ensino de uma graduanda surda na UFPA-/Cametá polo Mocajuba? Este estudo objetiva de modo geral analisar os desafios e possibilidades nas práticas educativas utilizadas por uma docente do ensino superior com uma educanda surda na UFPA - Cametá polo Mocajuba e de modo específico identificar de que maneira são planejadas as metodologias trabalhadas no ensino de ciências naturais com a educanda surda e verificar como a docente adquiriu informações sobre a metodologia utilizada no ensino de ciências naturais para a educanda surda. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com característica de estudo de caso. No mês de outubro de 2024 realizou-se 01 (uma) entrevista com uma docente de ciências naturais da UFPA – Cametá. Os dados revelam os desafios nas práticas educativas da entrevistada: a questão da interação direta com a discente surda B e a redução de conteúdo e as possibilidades de direcionar a docência para ter um olhar diferenciado sobre ela, ser mais inclusiva e empática a diferença do outro.