Curso de Pedagogia - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Pedagogia - CABAE por Autor "AMARAL, Daniela Pantoja do"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de ensino-aprendizagem de uma criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): um estudo de caso(2019-07-11) AMARAL, Daniela Pantoja do; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é, por meio de um relato de caso, analisar o processo de ensino-aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a partir da observação realizada no contexto escolar do aluno. Para tanto, apresento a história de Carlos, estudante do 3º ano do ensino fundamental e portador do diagnóstico de TDAH. Para a geração dos dados, foram realizadas entrevistas com o menino, seus professores e sua mãe, além de observação em sala de aula no período de 21 dias. O referencial teórico conta com ABDA (2017), Maia e Confortin (2015) e outros para a discussão de TDAH, para a temática Inclusão acionei Priscila Augusta Lima (2006) e para discussão de Ensino aprendizagem dessas crianças acionei Barini e Hage (2015), Maia e Confortin (2015) e outros. Os resultados revelam que a internalização da condição de desatento e agitado influenciou desfavoravelmente o processo de ensino aprendizagem da criança, contudo, apesar das dificuldades esse processo é realizado e tem tido avanços significativos no desenvolvimento do aluno.