Curso de Pedagogia - CUNTINS
URI Permanente para esta coleção
Campus de Tocantins (Cametá) /
Bibliotecário: Éder Antônio Sousa Ferreira
Fone: (91) 3781-1258
Fax: (91) 3781-1537
E-mail: bibcameta@ufpa.br
Navegar
Navegando Curso de Pedagogia - CUNTINS por Autor "RODRIGUES, Samanda dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia em ambiente não escolar - uma análise da atuação do pedagogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS/Cametá(2019-08-26) RODRIGUES, Samanda dos Santos; FURTADO, Gislane Damasceno; http://lattes.cnpq.br/1737653497590536A presente pesquisa traça discussões sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolar a partir do trabalho desenvolvido por este profissional no Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS no município de Cametá-Pa. A partir de uma pesquisa de campo buscamos compreender como a ação pedagógica não se limita ao contexto das escolas, mas vai se configurando a partir das especificidades de cada espaço e dos sujeitos atendidos. Neste sentido, nos utilizamos de procedimentos da pesquisa qualitativa que nos possibilitou usar instrumentos como: entrevistas semiestruturadas, observação participante, assim como acesso de documentos. Para entender essa configuração buscamos descrever como se desenvolve o trabalho do pedagogo e como são realizadas suas atividades. E por fim, analisamos os resultados tendo como aporte teórico Libâneo (2001, 2002), Arroyo (2012) Brandão (1981). Os principais resultados demonstram a importância do trabalho pedagógico em espaços não escolares, as metodologias, atendimento, processos avaliativos, organização, mesmo a postura desse profissional passa por uma ressignificação resultando em outros/novos saberes. Assim, ainda temos muito que aprender nesses espaços, especialmente por se tratar da busca de resultados em comum através de uma equipe com outros profissionais como psicólogo, assistente social. O que implica em dizer que essa experiência também pode ser muito positiva nas instituições escolares em que todos precisam se reconhecer enquanto educadores e responsáveis pelo desenvolvimento dos alunos.