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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Artificial intelligence as a tool to practice and improve speaking and listening skills in English
    (2024-06-20) REIS, Onezimo Vitor Matos; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698
    O principal propósito deste estudo consiste em analisar de que maneiras é viável desenvolver as habilidades de produção e compreensão oral em língua inglesa por meio do plicativo Praktika de inteligência artificial. A metodologia consistirá em realizar revisões de literatura acerca da inteligência artificial e das habilidades de produção e compreensão oral. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, salientando as maneiras de aprimorar as habilidades de produção e compreensão oral em inglês usando o aplicativo de inteligência artificial. Três objetivos específicos foram delineados: (1) investigar o impacto da inteligência artificial no mundo; (2) descrever as habilidades de produção e compreensão oral em língua inglesa, tomando como base a abordagem comunicativa; e (3) analisar o aplicativo Praktika destinado ao aprimoramento das habilidades de comunicação oral. Com o intuito de alcançar tais metas, o artigo fundamenta-se em aportes teóricos de autores como Testa (2021); Edmett et al. (2023); Melo (2019); Richards (2006, 2008); Ludermir (2021); Almeida Filho (1998); Brown (2006); Harmer (1998); Rost (2015), e dentre outros pesquisadores que se dedicaram intensamente a estudar essa área. Após a pesquisa bibliográfica exploratória, foram identificados potenciais caminhos para aprimorar as habilidades de produção e compreensão oral da língua inglesa dos aprendentes, como simulações de conversações, variedade de temas, pronúncia e variação linguística, feedback sobre as habilidades de comunicação oral e outras abordagens.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Engagement and motivation in English teaching: a literature review on the impact of Canva®
    (2025-03-27) MONTEIRO , Hendel Gonçalves; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265X
    O uso de ferramentas digitais tem ganhado cada vez mais espaço no ensino de inglês como língua estrangeira, tornando as aulas mais dinâmicas e visuais. Entre essas ferramentas, Canva® se destaca como uma plataforma acessível e versátil para a produção de materiais educativos. Este estudo examina como pesquisas recentes têm abordado o uso do Canva® no ensino de língua inglesa. Para esta revisão sistemática da literatura, foram selecionados sete artigos publicados entre 2020 e 2023 na base de dados Periódicos Capes. Os resultados indicam que o uso do Canva® pode aumentar o engajamento e a motivação dos alunos, além de possibilitar um aprendizado mais criativo. Por outro lado, alguns desafios foram identificados, como o tempo necessário para adaptação, a dependência de uma boa conexão com a internet e as limitações da versão gratuita. Ainda assim, os estudos enfatizam o potencial dessa ferramenta como recurso pedagógico. Pesquisas futuras podem explorar formas de otimizar seu uso e superar os desafios apontados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Games and playing: a literature review on children learning english as a second language
    (2022-12-09) MESCOUTO, Adriely Mayara Pinheiro; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698
    Este trabalho faz uma reflexão teórica sobre a aprendizagem da Língua Inglesa em crianças, através de jogos e brincadeiras. O foco central é demonstrar como os jogos e brincadeiras podem contribuir para o aprendizado de Língua Inglesa da criança. Neste sentido, busca-se estabelecer relações significativas entre o lúdico e o ensino da Língua Inglesa, tendo como base pensadores que defendem o ensino através do lúdico. A coleta de material se deu por meio de uma revisão narrativa de literatura em plataformas digitais, onde foram selecionados 1 TCC, 3 artigos, 3 dissertações e 1 tese, porém apenas 6 destes trabalhos corresponderam ao interesse da pesquisa. Os textos selecionados foram lidos, analisados e resumidos buscando responder à pergunta de pesquisa de compreender a contribuição do uso de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem da língua inglesa em crianças. Os resultados aqui apresentados demonstram o quanto os jogos e brincadeiras são eficazes e criam ambientes motivadores para o aprendizado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Genre-based approach possibilities in an English language course for brazilian adult learners
    (2024-06-25) PEREIRA, Sávio Rafael Araújo; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265X
    A linguagem pode ser compreendida como um fenômeno dialógico que se baseia fundamentalmente na relação discursiva e interacional entre os falantes (Voloshinov, 1986). Em todo contexto de atividade humana em que a linguagem é um constituinte, ela tende a se acomodar em formas discursivas estáveis, com convenções específicas, que são chamadas de gêneros do discurso (Bakhtin, 1986). Portanto, ao considerar a aplicabilidade dessas ideias ao campo do ensino e da aprendizagem de línguas, mostra-se pertinente refletir sobre a importância de desenvolver uma educação linguística baseada em práticas discursivas (Cristovão, 2001). Uma possível alternativa para sanar essa questão é a adoção de abordagens para o ensino de línguas baseadas em gêneros (Swales, 1990; 1993; Hyland, 2004; 2007; 2019; Marcuschi, 2008; 2010; Tuan, 2011; Dirgeyasa, 2016). Este trabalho tem como objetivo investigar os efeitos da implementação de abordagens baseadas em gêneros em um curso de inglês como língua estrangeira para alunos adultos. Para tanto, propusemos, nesta pesquisa de cunho qualitativo, analisar o desenvolvimento de duas propostas de aulas baseadas em gêneros discursivos, bem como as produções de exemplares de gêneros realizados pelos alunos. Foi possível observar que o uso de uma prática de ensino baseada em gêneros nas aulas de inglês trouxe diversos benefícios em relação aos resultados das aulas, como o engajamento dos alunos nas atividades e a qualidade das produções finais. Essa experiência mostrou-se vantajosa para o processo de aprendizagem dos alunos, que demonstraram desenvolver a compreensão esperada sobre as convenções relacionadas aos gêneros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Learning styles and TikTok: possibilities for language learning
    (2024-06-26) CASTRO, Sabrina Silva; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265X
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar a aprendizagem de línguas estrangeiras através dos canais de ensino de LE na rede social TikTok e sobre os diferentes estilos de aprendizagem que os canais desta rede podem abordar. Assim, este estudo baseia-se na perspectiva teórica sobre estilos de aprendizagem de Neil Fleming (1992), Brown (2007) e Howard Gardner (1994). Busca-se compreender as diferenças entre os canais de ensino focados e como os diferentes estilos contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos. Além disso, analisa como as dificuldades encontradas na aprendizagem de línguas estrangeiras podem ser abordadas por esses canais. Os canais selecionados são: canal 1 com o nome de perfil @teacherelza e canal 2 @dailyenglishstories. Constatou-se através da análise de perfis e vídeos que o material da rede social pode contribuir significativamente para a aprendizagem de alunos com diferentes estilos, permitindo e expondo-os a um cenário de possibilidades inovadoras, permitindo-lhes ganhar experiências fora de sua rotina escolar, e, finalmente, alcançando autonomia e desenvolvendo suas habilidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Relationships, grief, and religiosity: an analysis of the discursive ethos in white horse and would've could've should've by Taylor Swift
    (2024-07-12) SANTOS, Ellen Sylmara Sousa dos; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265X
    Este estudo tem como objetivo definir e analisar o ethos discursivo presente em algumas canções da cantora Taylor Swift. O tema central desta pesquisa é a construção de identidade(s) no discurso, explorando suas mensagens e narrativas. A análise proposta visa examinar as enunciações para compreender a formação e desenvolvimento do ethos nas canções escolhidas, destacando como suas declarações artísticas moldam a percepção do público. A pesquisa adota a perspectiva teórica de Maingueneau (2005; 2006; 2008 e 2014) sobre Análise do Discurso, Ethos Discursivo e Cena Enunciativa, que explora como as atitudes e condutas comunicativas refletem os pontos de vista e posicionamentos de determinado público. São analisadas duas músicas, White Horse e Would've, Could've, Should've, dos álbuns Fearless e Midnights, respectivamente. A pesquisa revela que através da narrativa poética, Swift compartilha experiências possivelmente pessoais, estabelecendo uma conexão profunda com seu público, que se identifica com os temas e adere aos discursos apresentados. Ao longo das análises, foram identificados dois ethos distintos: um relacionado ao luto e outro com nuances de temática religiosa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Storytelling and English language teaching: an approach using japanese folk narratives and Amazon region stories
    (2024-07-08) SILVA, Marcos Gabriel Cardoso; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265X
    Este trabalho é referente a uma aplicação do storytelling de narrativas folclóricas como abordagem intercultural de ensino de língua inglesa. O principal objetivo é analisar as produções das narrativas dos alunos de nível A1 de um curso livre de língua inglesa da Universidade Federal do Pará. O referencial teórico está dividido em quatro seções referentes: aos elementos da narrativa, destacando as propostas de Meyer e Miller (2019) e Gill (1985), que foram utilizadas na construção das narrativas; a interculturalidade como uma abordagem para o ensino de língua estrangeira, de acordo com os conceitos de Kramsch (1993) e Candau (2019); aos animes utilizados como materiais autênticos e aos conceitos de mitos, lendas e folclore, também utilizados como recursos educacionais na abordagem deste trabalho. A metodologia utilizada seguiu um viés qualitativa de cunho exploratório e de observação participante, conduzida mediante uma sequência didática aplicada em sala de aula, ao qual utilizaram-se animes como materiais autênticos retratando o folclore japonês, narrativas folclóricas da região amazônica e os elementos da narrativa como objeto de estudo para o storytelling dos alunos, em formato textual e em língua inglesa. Finalmente, foi compreendido que o storytelling como abordagem de ensino foi positivamente eficaz, em conjunto com a utilização de animes e das narrativas folclóricas da Amazônia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Systematic literature review: brazilian publications on language learning strategies in the last decade (2012-2022)
    (2024-06-26) FEIO, Denise de Souza; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698
    Compreender o uso de estratégias de aprendizagem é crucial para tornar os alunos e futuros docentes de Língua Estrangeira (LE) mais centralizados, independentes e responsáveis pela sua aprendizagem. Portanto, o objetivo geral deste estudo é mapear os conceitos de estratégias de aprendizagem de língua inglesa em publicações brasileiras da última década (2012-2022). A seleção dos artigos foi realizada por meio de uma revisão sistemática de literatura nas seguintes bases de dados: Periódicos Capes, Scielo e Google Acadêmico. A busca ocorreu através das palavras-chave: “Estratégias de aprendizagem”; “Inglês”; “Aprendizes de língua". Após as etapas de identificação, triagem e inclusão 8 artigos foram escolhidos como base para este trabalho. Os resultados foram analisados e apontam que as estratégias são 2 essenciais para os alunos, seja no ensino infantil, fundamental, médio e graduação. Mais ainda, os resultados apontam que muitas estratégias se destacam como métodos positivos na aprendizagem de outra língua, e é através de experiências vivenciadas pelos alunos que é possível conhecê-las.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Teaching practice analysis: high school supervised internship
    (2022-12-09) SILVA, Gláucia Fernanda Laranjeira da; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698
    O presente trabalho abordará a análise referente ao estágio curricular obrigatório do curso de Letras Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará desenvolvida em uma turma de 2º ano do ensino médio, entre os dias 23 de maio a 06 de junho e 17 a 31 de outubro de 2022 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Caeté. A ação é resultado de observações realizadas em sala de aula e tem como objetivo descrever a experiência do exercício da docência e fazer uma reflexão crítica entre teoria e prática baseado em percepções individuais observadas durante essa etapa. Enquanto iniciante meu propósito era executar lições em que houvesse troca de ideias entre os alunos os colegas e o professor, fazendo uso da tecnologia, visando melhorar interação, visto que esses recursos são aliados importantes para estimular os estudantes a manter a atenção, proporcionando novas experiência. Infelizmente nem sempre é possível fazer uso de recursos tecnológicos para propor aulas mais interativas, pois a realidade é que nas escolas é preciso agendar para fazer uso do projetor por exemplo, haja vista que as ferramentas disponíveis não são suficiente para todos os professores, por isso a necessidade de agendar para que todos tenham acesso. Apesar disso, dúvidas surgiram ao longo do processo, o que levou a fugir um pouco do plano, porém os objetivos foram alcançados, visto que percebeu-se a evolução dos estudantes no decorrer das lições. Além disso, dúvidas que surgiram ao longo do processo levaram a fugir um pouco do plano, porém os objetivos foram realizados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Wake up, Donnie: intertextuality and soundtrack in Donnie Darko
    (2024-07-02) SOUSA, Breno José da Silva; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698
    Este trabalho tem como objetivo analisar algumas das possibilidades de intertextualidade perceptíveis na comparação de textos produzidos em contextos muito distintos e no que diz respeito à trilha sonora de uma adaptação cinematográfica. Trata-se de identificar as sincronicidades de elementos que compõem distintos tipos de textos e compará-los. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar os aspectos intertextuais entre a narrativa, os personagens, e sua relação com a trilha sonora, dos três objetos de estudo: a lenda urbana do Bunnyman; o filme Donnie Darko (2001); e o livro/roteiro de mesmo nome (2003). A base teórica é composta principalmente pelas ideias de Samoyault (2001), Kristeva (1966) e Bakhtin (1963), acerca da intertextualidade; Steven Tötösy de Zepetnek (1998), sobre literatura comparada; Fischoff (2005) e Colpi (1963), sobre estudos de trilhas sonoras. O trabalho busca encontrar elementos de comunicação entre os textos (lenda e livro/roteiro), através de seus personagens e outros aspectos e, também, se existe a mesma comunicação entre a trilha sonora e as cenas do filme, que derivou dos textos citados anteriormente. Conclui-se que é possível perceber a intertextualidade presente na relação entre os textos analisados, e que a trilha sonora pode ser utilizada como ferramenta para a realização de intervenções intertextuais relevantes, no que diz respeito à percepção do público de um produto audiovisual.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Welcome to Bragança: interculturality through the didactic sequence of genre folder for the teaching of English language
    (2022-12-09) CARMO, Camila Fernanda Rocha do; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698
    Este artigo apresenta uma proposta de sequência didática (SD) intitulada WELCOME TO BRAGANÇA, a qual tem por base o gênero folder, com foco no ensino da língua inglesa (LI) e na divulgação da cultura local de Bragança-PA. Além disso, este texto visa contribuir para as reflexões sobre o ensino de língua inglesa através de aspectos culturais/regionais e analisar a importância da elaboração de sequências didáticas para o desenvolvimento de gêneros textuais em Língua Inglesa. A metodologia adotada para desenvolvimento da SD em questão segue o modelo proposto por Dolz, Noverraz, Schnewly (2004) e outros estudos que ajudaram nessa construção didática. O referencial teórico dividiu-se por seções que apresentam gênero textual, gênero folder, sequência didática, interculturalidade e cultura local. Tais seções apresentam, dentre outras, contribuições de autores como autores Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Silva (2007) e Dolz, Noverraz, Schnewly (2004), os quais foram de grande importância para esta pesquisa. A proposta de sequência didática, que segue o sistema instrutivo de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004), foi elaborada em formato de workshop que se dividiu em apresentação da situação, produção inicial, módulos 1, 2 e 3 e a produção final. Considerando os resultados obtidos pela pesquisa, pôde-se analisar o quão relevante e possível é desenvolver a proposta sugerida de aspectos interculturais junto à cultura local nas aulas de inglês.
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