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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades de leitura e escrita na prática do letramento linguístico na escola E.M.E.F. Jorge Daniel Ramos após a pandemia da COVID-19(2022-12-02) MATOS, Maria Laiane do Carmo; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866O Letramento é uma das principais etapas para o conhecimento do educando, e a partir disso se compreende que para se desenvolver o letramento, as práticas de leitura e escrita são de suma importância. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender as práticas de letramento do professor do 5º ano de uma escola pública municipal do após a pandemia da covid-19. Nessa realidade, busca-se analisar os conhecimentos construídos em relação à leitura, escrita e proporcionar práticas de ensino voltadas para a alfabetização por meio do letramento. Isso se deu a partir atividades do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE) e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB)1 realizadas com crianças desse contexto Escolar antes da pandemia da covid-19. O campo de investigação é a Escola E.M.E.F Jorge Daniel Ramos que está relacionada a alguns momentos da minha trajetória acadêmica no Curso de Pedagogia. A pesquisa se respaldou em uma abordagem qualitativa. As técnicas de coleta das informações da pesquisa consistiram em observação participante de eventos do ensino na sala de aula, sendo utilizado registrados em diário de campo. Mediante a esses procedimentos, foi dialogado sobre o processo de letramento no contexto de cada área de conhecimento, partindo do respaldo teórico, de suas significações principalmente de Soares (1995; 1998; 2003; 2004; 2012) e Kleiman (1995; 2003; 2008; 2010). As concepções vivenciadas e analisadas, possibilita afirmar que o letramento se dá nas interações, diálogos, isto é, não apenas da leitura e escrita apesar da sua importância, compreendemos que a leitura e escrita deve ser uma prática sistemática que vise a partir dela proporcionar a criticidade dos alunos mediante o que está sendo estudado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Brincar de crianças em educação infantil como princípio pedagógico do Instituo Santa Terezinha.(2020-11-23) SILVA, Daniela Caroline da Silva e; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866Esta pesquisa analisa as discursividades de professoras e crianças sobre o brincar em Educação Infantil como princípio pedagógico do Instituto Santa Terezinha, do setor privado do Município de Bragança, Estado do Pará, tendo como problema de estudo, de que forma o brincar é manifestado nas falas de crianças e professoras no espaço escolar do IST? A abordagem é do tipo qualitativa, com observação participativa, questionário e roda de conversa. Na análise dos dados buscou-se destacar as discursividades de professoras e crianças sobre o brincar. O resultado mostra que o brincar do IST é intencional e direcionado pelas práticas pedagógicas das professoras. E, para as crianças prevalece o brincar em todo o processo de interação na Escola. Conclui-se que a pesquisa mostra o brincar como princípio pedagógico, em que as professoras planejam as atividades com intenção pedagógica, consideram o brincar, as interações e brincadeiras no processo educativo de crianças visando o desenvolvimento pleno dos aspectos do cognitivo, social, afetivo, cultural. Ainda, é possível dizer que nas observações da pesquisa a formação do pedagogo reitera uma prática do cuidar e educar com base nas legislações educacionais. O brincar e brincadeiras como princípio pedagógico promovem o processo de ensino e aprendizagem em Educação Infantil no IST.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Crianças, pesca artesanal, trabalho e escola no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua da Amazônia bragantina(2019-08-14) OLIVEIRA, Marcos Vinicius Sousa de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa analisa nos discursos de crianças os sentidos e significados sobre a pesca artesanal, trabalho e escola em uma Comunidade pesqueira da Amazônia bragantina. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo etnofotográfica. A pesquisa tem como lócus de investigação a Comunidade Tradicional da Pontinha do Bacuriteua, localizada no entorno de manguezais da Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu (RESEX-MAR), situada no município de Bragança, Pará. O estudo utiliza como procedimentos de coleta de dados a observação participante, roda de conversa, painel do trabalho, atividade de leitura e escrita e registro fotográfico. A análise dos dados é sustentada na técnica de análise do discurso em Bakhtin, no uso da categoria polifonia. Participaram da pesquisa 11 (onze) crianças com idades entre 08 a 12 anos, matriculadas em escolas da rede municipal de Bragança. Os achados da pesquisa apontam para uma intensa produção das culturas infantis. Revela uma ampla interação das crianças com a pesca artesanal, trabalho e a escola na Comunidade. Enunciam saberes tradicionais articulados os saberes escolares, revelando a existência do trabalho como princípio educativo. A pesca artesanal apresentada no discurso das crianças é o lugar da alegria, do brincar e da formação da existência humana por meio do conteúdo e da forma, negando a condição aviltante do trabalho infantil. Os enunciados discursivos se alinham as experiências sociais de cada criança na interação com a Comunidade e no meio ambiente em que vivem. Concluímos que a singularidade das crianças concernente à pesca artesanal, permite perceber que o caráter formativo da pesca está na relação entre os saberes pesqueiros e conhecimentos escolares, afirmando a presença do trabalho como formador da vida social no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Desenho livre e o processo de aquisição da escrita de crianças na educação infantil(2022-11-25) SOUSA, Maria Vitória Pimentel; SOUZA, Sônia Helena da Silva; CARMO, Maria da Conceição Ferreira do; LIMA, Alessandra Cristina da Silva; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa analisa a relação a fala e aquisição da escrita de crianças no momento do desenho livre. É um estudo de abordagem histórico-cultural com base na teoria Vygotsky, que defende a mediação nas interações sociais a partir da escuta nas infâncias. Metodologicamente utilizamos a técnica do desenho livre em que a criança usa da sua imaginação para criar a sua arte. Participaram três (3) crianças com idade entre quatro e cinco anos matriculadas na Educação Infantil. A elas foi solicitado que desenhassem, nesses momentos de produção de culturas infantis realizamos a observação participante e um diálogo sobre as produções. Os dados foram registrados por meio de filmagem. Cada momento de interação com criança ocorreu de forma individual. Em cada produção artística as crianças desenharam situações de sua realidade, expressaram situações da memória das infâncias, de objetos que já conheciam e relacionavam com a escrita. O estudo conclui que as crianças desenham momentos históricos de suas vidas e conseguem relacionar a forme de assimilar a aquisição da linguagem e escrita. Elas desenham momentos manifestados da memória afetiva gerando uma forma de expressão carregada de criatividade e singularidades inerentes ao universo infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Discurso do Projeto Político Pedagógico no ensino das relações étnico-raciais da Escola Jorge Travassos(2022-03-09) CARMO, Maria da Conceição Ferreira do; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A presente pesquisa foi realizada na EMEIF Jorge Travassos em Capanema- PA. Tem como objetivo analisar os discursos sobre as relações étnico-raciais no Projeto Político Pedagógico da escola. Com o intuito de verificar os discursos quanto as relações étnicos raciais no currículo, se o projeto articular com as principais legislações para o ensino da história e cultura afrobrasileira e indígena, sendo estas a lei 10.639/2003 que altera a LDB/1996 que inclui o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana e se articular o ensino das Relações étnicos-raciais com a lei 11.645/2008 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro- brasileira e indígena. E que inclui no calendário o dia da consciência negra como data comemorativa obrigatório. Neste sentido para o refinamento da pesquisa ainda se utilizar na pesquisa os documentos como o regimento unificado das escolas municipais de Capanema, Estado do Pará. E a portaria interna 003/2021 do município, que consiste nos principais artigos e leis para o ensino das Relações étnicos nas escolas do município. Foi realizada a leitura e análise dos eixos do projeto no qual foi disponibilizado em versão digitalizado, com vista a encontrar os discursos das relações Étnico-Raciais, utilizando o PPP e o diálogo com autores que discutem o projeto político pedagógico e as relações étnico-raciais, as diretrizes educacionais, juntamente com as leis 10.639/2003 e a 11.645/2008 para analisar o que dizem sobre o ensino das culturas na escola. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de caráter documental. Os resultados obtidos das análises temáticas indicam ausência do trato para o ensino das relações étnico-raciais no Projeto Político Pedagógico e no currículo para o Ensino fundamental e Educação Infantil da Escola Jorge Travassos, bem como esse não articular propostas curriculares em diálogo com as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, somente faz menção sem indicar o ensino para uma educação antirracista. Conclui-se, que o PPP e o documento municipal de Capanema, ainda não contempla o ensino das Relações Étnico-Raciais, nem o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígenas em seu currículo da Educação básica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação e direitos humanos: diálogos em comunidades pesqueiras a respeito da vulnerabilidade social de crianças na Amazônia bragantina.(2020-09-15) LOPES, Yan Ramon da Costa; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866Nesta pesquisa de Trabalho de Curso, apresenta-se os resultados do Projeto de Extensão Educação e Direitos Humanos: diálogos em comunidades pesqueiras a respeito da vulnerabilidade social de crianças na Amazônia bragantina em que se propôs as atividades dialogadas sobre formas de violência contra as infâncias com pais e professores de Escolas da Comunidade da Vila do Bacuriteua. A problemática de estudo originada das narrativas dos sujeitos sobre a vulnerabilidade social de infâncias, no sentido, de questionar quais ações para o combate da violência e do abuso infantil pelas atividades do Projeto Educação e Direitos Humanos. Para isso, metodologicamente o estudo assume o diálogo interdisciplinar na área de conhecimento das Ciências Humanas e Aplicadas pela abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação-participativa, por se caracterizar em estudo de intervenção na situação de crianças, com a finalidade de modificar aquela realidade e da participação do bolsista de extensão no planejamento de ações. Os resultados das atividades confirmaram a vulnerabilidade social de crianças em Comunidades pesqueiras da Amazônia bragantina, principalmente, na Vila do Bacuriteua. O projeto estreitou a relação e integrou as comunidades com a Universidade ao promover as oficinas pedagógicas de escuta e orientação dos pais e responsáveis por crianças; promoveu o debate acerca de violência doméstica; estimulou pais e responsáveis a compartilhar suas experiências com casos de violência contra crianças; revelou discursividades que demonstraram desconhecimento acerca do desenvolvimento das crianças por meio do brincar; confirmou os quadros de negligência e abuso sofridos por crianças. Ainda como um dos resultados apresenta-se a cartilha ilustrada do projeto, forma de socializar com a comunidade acadêmica e com as comunidades o conceito de vulnerabilidade social e forma de combatê-la tendo como base os ordenamentos jurídicos de proteção às infâncias. Identifica-se nos discursos dos pais a ausência de políticas sociais nas comunidades, exceto pelas ações pontuais realizadas pela escola. Conclui-se que nas comunidades Bacuriteua e Vila de Bacuriteua os responsáveis valorizam a Escola, a escolarização de seus filhos, do contrário outros pais, mães e professora defendem o trabalho infantil na vida de crianças e adolescente como educativo, valorizam esse fenômeno e depois a educação escolar. Conclui-se da necessidade de projetos de extensão direcionado para o Conselho Tutelar de Bragança e de outras ações formativas para os responsáveis e a formação continuada de professores por um currículo que atenda as especificidades de Escolas bragantinas de comunidades pesqueiras. Ainda, é preciso ampliar as parcerias com órgãos públicos, centros comunitários e setores da sociedade civil e política a fim de estabelecer ações e promover atividades de enfretamento a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes da Amazônia bragantina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado do curso de Pedagogia na formação de professora e professor(2022-07-12) OLIVEIRA, Lorena Araújo; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa do Trabalho de Curso é resultante do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais do Curso de Pedagogia a respeito da formação de professora e professor como processo teórico-prático. No curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará o estágio é uma atividade curricular, organizada no núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos no eixo formação de professores e organização da prática pedagógica. É uma formação inicial de profissionais para atuação na docência da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, gestão educacional, coordenação pedagógica, em ambiente não escolar. O problema norteador do estudo é saber de que forma as atividades didáticopedagógicas do Estágio Supervisionado articula a formação acadêmica com o exercício profissional na formação inicial de professora e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação? Objetivo principal é analisar as atividades didático-pedagógicas do Estágio Supervisionado articulas a formação acadêmica com o exercício profissional na formação inicial de professora e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação. A atividade curricular foi desenvolvida na Escola Antônia Cunha Vila Jaburu-Primavera-PA, Município de Capanema, em uma turma do 5º ano/9. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo interacional, realizada por etapas, conforme previa o Plano de Ensino do Estágio Supervisionado, uso da técnica da observação participante, entrevista, elaboração e execução de práticas pedagógicas na regência da sala de aula. Participaram a técnica pedagógica e supervisora da Escola concedente. Os resultados indicam que o Estágio Supervisionado é uma atividade de pesquisa, momento de atividades colaborativas, tempo de formação profissional da pedagoga e pedagogo. Momento de aprendizados e trocas de experiências e prática educativas no contexto escolar. Concluo que é preciso que a Secretaria Municipal de Educação de Capanema e a Escola considerem rever a escolha da editora e o uso do Livro Didático no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar. Do mesmo modo que na formação inicial de professora e professor se dialogue a respeito dos conteúdos indicados na visão sulista de editoras utilizadas nas Secretarias Educacionais da Região Amazônica. Os Livros Didáticos da Escola pesquisada não contemplam a Lei 10.639/2003 3 a 11.645/2008, que trata da cultura afro-brasileiras e indígenas. Em síntese, o contexto da pandemia da COVID-19 mostra as limitações do trabalho pedagógico e da ausência de planejamento para a retomada as aulas presenciais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social(2023-12-12) OLIVEIRA, Ana Paula Luz de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A presente pesquisa do Trabalho de Curso no formato de Artigo é resultante do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, com a temática sobre natureza e inclusão social, realizada em uma Turma de Educação Infantil, etapa da Pré Escola da Escola Municipal Américo Lobão. Neste estudo, busco mostrar o exercício da prática pedagógica com crianças no Estágio Supervisionado na Educação Infantil, em que mostro os momentos compartilhados no ensino da futura pedagoga, pois ele é um momento rico na formação inicial do professional de Pedagogia. A pesquisa é de abordagem qualitativa com procedimentos e técnicas da observação participante e regência no tempo do Estágio com a supervisão da professora da Escola. A participação de crianças no processo de ensino e aprendizagem foram primorosos. Como resultado realizou-se atividades de pesquisa, discussão, desenhos, contação de histórias sobre as temáticas da natureza e inclusão social, em que as crianças criaram um jardim, experimentaram a natureza e coletaram elementos dela. Concluo que a pesquisa possibilitou a confecção de um painel com as crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lugar de mulher é onde ela quiser: o lugar do feminino na sociedade de classes(2024-02-27) PAMPLONA NETO, Christóvam da Silveira; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866Esta pesquisa do Trabalho de Curso resulta do Estágio Supervisionado na Educação Infantil na Escola Rio Caeté sobre o feminismo e o lugar da mulher na sociedade de classes com crianças matriculadas na Pré-Escola. O objetivo principal foi analisar as experiências do Estágio sobre o Plano de Intervenção da regência de atividades pedagógicas sobre o lugar da mulher na sociedade e o feminismo desenvolvido a partir do Projeto-chave Respeito, Valores e Atitudes da Escola Caeté, na perspectiva das atividades lúdicas articuladas ações pedagógicas do planejamento escolar da Professora supervisora. Metodologicamente, o estudo sob o viés teórico da abordagem interacional e do tipo qualitativa (Gatti) permearam a execução da pesquisa no Estágio e as análises das atividades feitas com as crianças. Os resultados do TCC mostram que o Estágio Supervisionado no campo da pesquisa promove experiências com as crianças e a profissão do pedagogo no cotidiano escolar, que é permeado de vivências da prática pedagógica, além disso, o estudo fomenta a discussão sobre o papel da mulher na sociedade de classes e questões relacionadas ao femininos, que são fundamentais no processo de aprendizagem na Educação Infantil, pois, promove reflexões sobre o preconceito com a mulher que é mãe, trabalha e estuda. Ainda, a pesquisa possibilitou reflexões sobre a formação do pedagogo (as) e as vivências na prática do Estágio, que se articulam com outros componentes curriculares do Curso de Pedagogia como os Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil, Psicologia da Aprendizagem e FTM de Ciências porque favoreceram observar os saberes culturais das crianças em relação ao papel da Mulher e mãe no dia a dia delas. Conclui-se, portanto, que as propostas educativas sobre o lugar da mulher e o feminismo se conectou com o planejamento do contexto Caeté e com o contexto social das crianças por meio do uso de atividades do cineclube, o que motivou o interesse das crianças pela temática, além das atividades lúdicas e momento dialógico entre estudante de Pedagogia e a professora supervisora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Matemática na educação infantil: as experiências com crianças no estágio supervisionado(2023-06-30) REIS, Ana Caroline Risuenho; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866Esta pesquisa do Trabalho de Curso é resultante das experiências vivenciadas no ensino da Matemática com crianças no Estágio Supervisionado na Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. O objetivo principal é analisar os resultados das atividades pedagógicas do Plano de Trabalho realizado em uma Turma da Educação Infantil, etapa da Pré-Escola do Centro Educacional João Paulo II e apontar algumas reflexões sobre o exercício da prática educativa e a minha formação inicial. O estudo assume o campo teórico do Estágio Supervisionado como lugar da pesquisa e da prática educativa, pois são momentos compartilhados que criam formas singulares de se atuar no processo ensino e aprendizagem como futura pedagoga. Esse é um momento rico na formação inicial que permite que se explore e viva as demandas diárias na sala de aula. Assim, busco refletir sobre o tempo da intervenção da regência no espaço escolar da Educação Infantil; caracterizar o campo do Estágio na Educação Infantil e a prática educativa vivenciado com as crianças. O método é do tipo interacional de abordagem qualitativa na análise documental do Relatório do Estágio na Educação Infantil no formato de relato de experiência, que é gênero textual narrativo que mostra as interações sociais vividas no cotidiano da Escola pesquisada. Nessas vivências fui refletindo na função social da Escola João Paulo II em mediar os aspectos pedagógicos da Matemática e cotidianos da escola na relação com a família. O plano de trabalho foi orientado pelas coordenadoras conforme os dados gerados nos diálogos com as crianças e a professora supervisora em que planejei estratégias pedagógicas para envolver os responsáveis e as crianças sobre o uso da Matemática. A escolha do tema constava no planejamento da professora supervisora. Os resultados do plano de intervenção fomentaram exercitar a memorização de regras e cálculos, uma área do conhecimento que faz parte do cotidiano das crianças no uso de atividades lúdicas por meio do jogo do tapete e o milho no saquinho. Todavia, usar esse material concreto só tem significado para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos na medida em que a criança reflete sobre o problema e busca solucioná-lo, por isso, é um exercício coletivo ao utilizar o material como apoio. A pesquisa conclui que minhas vivências na prática somente são possíveis com o diálogo da teoria e dos fundamentos da Educação (os componentes Psicologia da Aprendizagem, Fundamentos TeóricoMetodológico da Educação Infantil e FTM da Matemática) porque elas favoreceram compreender os saberes culturais das crianças e de responsáveis na promoção de ações do dia a dia. As metodologias no ensino da Matemática auxiliaram na prática e planejamento colaborativo com a Escola. Na vivência com as crianças me questionei e fiz muitas reflexões acerca das teorias e práticas apreendidas no Curso de Pedagogia, sobretudo, na valorização da pedagoga em mediar o conhecimento e a construção de outras aprendizagens, bem como o uso de jogos favorecem o desenvolvimento da forma de falar, de se expressar e das relações e trocas dos conhecimentos entre crianças, os responsáveis e a professora, pois promoveu momentos construtivos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Métodos de abordagem e procedimentos: uma análise dos trabalhos de conclusão do curso em Pedagogia vinculado a Linha Trabalho e Infâncias do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação da Amazônia bragantina(2020-10-29) ROSA, Renata de Araújo; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa analisa os métodos de abordagem e procedimentos dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE) da Amazônia bragantina do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará, defendidos entre 2017 e 2019. Compreende-se o campo teórico-metodológico como o conhecimento científico na definição de concepções, conceitos do tema estudado e método de abordagem na geração de uma epistemologia. A questão norteadora busca saber sobre o método de abordagem e procedimentos recorrentes em Trabalho de Curso da Linha Trabalho e Infância do GEPTE. A pesquisa é caráter documental e bibliográfica, do tipo de abordagem qualitativa combinando o procedimento de leituras críticas e a observação dos textos como fontes a fim de apontar informações relevantes sob o estudo com vista uma dada perspectiva epistemológica de pesquisas com crianças da Amazônia Bragantina. Assumimos nesta pesquisa o conhecimento como a produção de outro conhecimento do texto produzido. Os resultados revelam que os textos denominam várias abordagens metodológicas no diálogo com autores das Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas (Educação, História, Sociologia, Antropologia), recorrem ao uso da pesquisa interdisciplinar. Tratam de conceitos sobre a identidade negra, trabalho como princípio educativo, formação do pedagogo, currículo e monitoria e trabalho infantil e gênero. Os métodos utilizados foram diversificados, cada um texto mostra particularidades nas escolhas das técnicas, mas se aproximam no uso do painel, na observação participante, diário de campo, roda de conversa, divergem no uso de questionário e entrevista. O estudo conclui que os Trabalhos de Conclusão de Curso definem o método de abordagem e procedimentos em diálogos teóricos, se aproximam metodologicamente da abordagem qualitativa. Ainda, indica que é preciso outras observações sobre os textos, leituras críticas de Trabalho de Curso da Universidade Federal do Pará do Campus Bragança, em especial na Faculdade de Educação a respeito dos instrumentos de pesquisas, dos termos de consentimentos livres em pesquisas com crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia hospitalar: vivências no estágio supervisionado em ambiente não escolares no Hospital das Clínicas de Bragança(2023-11-07) CORDEIRO, Bárbara Jordana Garcia; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa do Trabalho de Curso é resultado do componente curricular Estágio Supervisionado em Ambientes não Escolares da Faculdade de Educação, Campus Universitário Bragança, Universidade Federal do Pará, vivenciado durante o período 2 do calendário acadêmico da UFPA. O objetivo principal deste estudo é apresentar a relevância de intervenções pedagógicas com pacientes diagnosticados com transtornos mentais no ambiente da Pedagogia Hospitalar e mostrar a contribuição dela na formação do futuro (a) profissional de Pedagogia. O lócus de investigação foi o Hospital Geral privado de caráter filantrópico prestador de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) com leitos em saúde mental no município de Bragança, Região Nordeste do Estado do Pará. O viés teórico de base na psiquiátrica hospitalar sob o método da psicodinâmica do trabalho que compreende a escuta dos sujeitos de forma coletiva. Para isso, os resultados foram organizados por atividades como: colchas de retalhos; teias das emoções e intervenções das emoções. Conclui-se que o componente curricular obrigatório do Estágio Supervisionado em Ambientes Não Escolares do curso de Licenciatura em Pedagogia, com carga horária de 60h, criar espaços de aprendizados aos estudantes em formação vivenciarem experiências da Pedagogia Hospitalar. O (a) pedagogo (a) deve estar preparado para planejar ações de práticas educativas a partir de brincares e dinâmicas coletivas visando o bem-estar psicossocial de pacientes em situações de quadros psiquiátricos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Reflexões a respeito da prática docente no estágio supervisionado na educação infantil no contexto da creche Profª Eliane Francineth, Viseu-PA(2023-07-12) CUNHA, Débora Siqueira da; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866O Trabalho de Curso é resultado das experiências sobre a prática docente no Estágio Supervisionado na Educação Infantil no contexto da Creche Profª Eliane Francineth, no município de Viseu, Estado do Pará, a partir das reflexões do plano de trabalho realizado com crianças e professora supervisora. O objetivo principal foi realizar atividades lúdicas em sala de aula com as crianças. A pesquisa indica que as atividades lúdicas são estratégias para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologias e o ensino remoto emergencial nas discursividades de docentes e discentes do curso de Pedagogia da UFPA(2022-06-14) SILVA, Maria Beatriz Ramos da; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa é sobre as tecnologias e o Ensino Remoto nas discursividades de docentes e discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, vinculado a Faculdade de Educação do Campus Universitário de Bragança, ofertado no Campus Universitário de Capanema-PA, especialmente com a participação da Turma de Pedagogia 2017. O objetivo principal é analisar os discursos de docentes e discentes a respeito do uso de tecnologias como estratégias e recursos da inclusão digital nas aulas do Ensino Remoto Emergencial do Curso de Pedagogia. Elegi os objetivos específicos para identificar nas falas de docentes as tecnologias utilizadas para a oferta do componente curricular no ERE; identificar nas falas de discentes a percepção da inclusão digital no Ensino Remoto; caracterizar o uso das tecnologias no ERE pelos docentes e discentes do Curso de pedagogia. Os aportes metodológicos são com autores e autoras como Kenski, Lévy, Moran, Masetto, Behrens, Pretto, que tratam das tecnologias e do uso de recursos tecnológicos como uma democracia social do conhecimento. E, Dejours que trata do sofrimento na ergologia do trabalho, recorro a ele para falar do ensino e aprendizados no ERE como medo, sofrimento. A abordagem é de cunho qualitativo e quantitativo por considerar que às duas metodologias são complementares entre si, geradas por um questionário elaborado no Google Forms para a geração de dados. Os resultados revelam que a convivência na composição de todo o período do ERE, deixa claro que as tecnologias podem ser agregadas para a educação, facilitando o acesso de vários lugares, mas precisam ser utilizadas por meio de contextos que visem o desenvolvimento e articulação de saberes, aperfeiçoando o conhecimento pré-estabelecido para melhor aplicação de sua utilização. Concluindo-se que a pandemia da COVID-19, junto ao Ensino Remoto Emergencial ministrado por intermédio das tecnologias, acarretou várias dificuldades durante seu percurso, desde a adaptação a conclusão das disciplinas, mas com a aproximação das TICs, foi viável a compreensão de como utilizá-las no contexto dos cursos superiores e principalmente na incorporação meio as metodologias.