Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alimentação e nutrição escolar indígena: uma proposta de sequência didática
    (2021-05-21) ARAÚJO, Talles Vinícius Machado de; SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2020211060475648; https://orcid.org/0000-0002-4974-4620
    O avanço das tecnologias e o contato com os centros urbanos influenciam no modo de hábitos alimentares das comunidades indígenas afetando a sua qualidade de vida e saúde. Nesse contexto é importante uma abordagem na alimentação escolar indígena para valorização da cultura alimentar e culinária tradicional de forma a resgatar as atividades de pesca, caça e fomentar a agricultura tradicional, parte vital do sistema produtivo. O objetivo geral desse estudo é propor uma sequência didática para os educandos do 8º ano do Ensino Fundamental acerca da temática alimentação e nutrição escolar indígena para a comunidade Juruna de Vitória do Xingu/Pará. A sequência é constituída por seis etapas, a saber: a) diagnóstico; b) aplicação de conhecimento; c) problematização; d) análise das informações de rótulos; e) elaboração de cardápio e f) produção de mapas conceituais. Dessa forma, o trabalho visa contribuir no desenvolvimento de autonomia e senso crítico na busca de uma melhor qualidade de vida a partir da sugestão de uma sequência didática para discutir e abordar a temática alimentação e nutrição indígena no contexto escolar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise Cienciométrica das produções científicas do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino em Ciências (ENPEC) sobre o tema Educação alimentar, tendências e lacunas
    (2021-05-21) FIGUEIRA, Rodrigo Leonardo da Silva; SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2020211060475648; https://orcid.org/0000-0002-4974-4620
    A questão alimentar e nutricional é essencial para a busca de uma melhor qualidade de vida e promoção da saúde. A realização de boas práticas alimentares contribui para prevenção de várias patologias e ajuda o nosso organismo a ter um equilíbrio para o funcionamento ideal do nosso corpo. Esse trabalho objetivou analisar as produções científicas sobre a educação alimentar e nutricional nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) período de 2011 a 2019. A pesquisa de natureza qualitativa usou a cienciométria. O corpus da pesquisa é constituído por 214 artigos coletados na linha temática educação em saúde e educação em ciências. A análise dos dados aborda os seguintes aspectos: distribuição de artigos por anos, quantidade de artigos por região, instituições, classificação quanto à natureza das produções acadêmicas, quanto à abordagem, metodologias, tipos de instrumentos utilizados pelas produções acadêmicas, e lócus das produções acadêmicas. As participações de instituições de ensino superior das regiões Norte e Nordeste têm pouca expressividade em relação às regiões Sul e Sudeste, isso ocorre devido a localidade onde os eventos mais ocorrem, no Sudeste. Em relação às metodologias que se destacam são as pesquisas aplicadas, mostra a ida do pesquisador para o campo de coleta, sendo o cenário de sua ocorrência o espaço escolar. Evidenciamos que o número de produções científicas acerca da educação alimentar é pouco explorado em relação ao número total de produções de todo o período analisado. Dessa forma, faz-se necessário que as instituições de ensino estimulem novas pesquisas com o foco nessa temática e outras correlacionadas a questão da saúde alimentar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uma proposta de sequência didática: conhecendo os quelônios da Amazônia
    (2021-05-21) SOUSA, Ana Caroline Silva; SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2020211060475648
    A Amazônia é considerada a região com maior diversidade de espécies de quelônios, sendo esse um dos grupos de vertebrados mais ameaçados de extinção devido a fatores que contribuem para o declínio das espécies como a perda dos habitats aquáticos, a utilização para fins medicinais, como animal de estimação e como recurso alimentar. Tendo em vista que a utilização dos quelônios para fins indevidos consequentemente trará prejuízos para as espécies, assim como para o equilíbrio ecológico, essa proposta de sequência didática para o 7º ano do Ensino Fundamental, constituído de oito momentos a serem desenvolvidos em doze aulas tem por objetivo o estudo das espécies dos dois grupos de quelônios, jabutis e cágados existentes na região do Xingu/ Pará, assim bem como, o estudo da preservação e conservação dessas espécies.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA