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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia
    (2023) MONTEIRO, Alef Junior da Silva; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    O isolamento social, fruto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), modificou radicalmente diversos setores da sociedade, fazendo com que parte das relações sociais ocorressem por meio das Tecnologias Digitais (TD). Na educação, o isolamento fez com que surgisse o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que é um modelo de ensino a distância temporário que buscou a transposição do ensino presencial, fazendo que todos os níveis de ensino fossem impactados, incluindo o ensino superior. Assim, neste trabalho, buscamos investigar os desafios enfrentados por formadores de professores de matemática durante o ERE. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com professores do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo o questionário como instrumento para a constituição dos dados, e a análise textual discursiva como metodologia de análise dos dados constituídos. Os resultados apontaram desafios relacionas a: falta de conexão da internet, falta de atenção/participação dos alunos, aos métodos de avaliação e a questões relacionadas a saúde mental, bem como aprendizagens relacionadas aos usos da TD e a valorização do papel do professor. Portanto, pode-se concluir que o ERE constitui um cenário de muitos desafios e aprendizagens para os formadores de professores de matemática, o que pode nos ajudar a refletir acerca do ensino de matemática e da formação de professores de matemática no período póspandêmico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Benefícios do uso de jogos no ensino e aprendizagem da matemática
    (2022-10-26) ARAÚJO, Silvia Cristina Santos do Rosário de; SILVA, Paulo Vilhena da
    Este trabalho apresenta um estudo realizado sobre a utilização de jogos no contexto educativo. Procurou-se, por meio de pesquisas bibliográficas, apresentar informações relevantes quanto ao uso e benefícios da utilização de jogos como recurso pedagógico no ensino da matemática. Tal investigação se mostra relevante, tendo em vista que a utilização de jogos no contexto escolar mostra-se como um importante recurso didático mediador entre o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Assim, em contato com os jogos educativos, os alunos sentem uma motivação a mais na aprendizagem de um conceito matemático. São inúmeros os benefícios que as atividades lúdicas podem proporcionar aos alunos, tais como atenção, concentração, socialização, reflexão e outras. Sendo que o principal benefício é a aprendizagem de forma significante e divertida. Entre os diversos jogos que existem atualmente, destacamos a título de exemplificação 4 deles: o Xadrez, a Dama, a Torre de Hanói e o Tangram.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As contribuições de uma oficina com o uso de materiais didáticos para formação inicial de licenciados do curso de licenciatura integrada da UFPA
    (2019-04-11) SOARES, João Paulo Vasconcelos; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406; https://orcid.org/0000-0002-2573-6255
    Nesse trabalho buscamos compreender quais são as contribuições de uma oficina com uso de materiais didáticos como o ábaco e o cano decimal – que mostram maneiras diferenciadas de ensinar Matemática – que foi ofertada com o intuito de colaborar na formação de graduandos ao conceder sentido à alguns “porquês” matemáticos, em particular, por que o sistema de numeração é decimal e posicional e por que “vai um” e se “emprestar um” na resolução dos algoritmos das operações fundamentais, que são muitas vezes explicados superficialmente, indicando a mera memorização. Para tanto, nos debruçamos em autores como Lorenzato (2009), Turrioni e Perez (2009), Nacarato (2005), Botas e Moreira (2013), Silveira e Silva (2013) que discutem sobre a formação docente apontando para a necessidade de formação inicial e continuada como as concedidas por meio de atividade realizadas em laboratórios de matemática e projetos de pesquisa que ensinem estratégias pedagógicas que visam ajudar os professores a atribuírem sentidos aos conteúdos matemáticos que por vezes não ficam claros em aula expositiva. Assim, realizamos uma oficina como o uso do ábaco e cano decimal que foi desenvolvida com licenciandos do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Essa oficina consistiu numa apresentação dos objetos, onde e como este material pode ser utilizado no ensino de Matemática, uma proposta de construção e sugestões de atividades. Após a sua realização foi solicitado que os participantes respondessem um questionário, descrevendo as suas reflexões e aprendizagens mediante a utilização dos objetos manipuláveis. Em nossas análises percebemos que a oficina contribui para formação dos licenciandos, tendo em vista que mostrou a relevância do uso e da reflexão sobre os materiais didáticos que servem de apoio para o professor na realização da sua prática educativa, permitindo compreender a forma pela qual devem ser usados no ensino de matemática para ajudar os alunos no entendimento dos porquês desse saber, bem como os instigou a utilizarem o aprendizado obtido nas suas atividades escolares em estágios e futuramente no campo de trabalho.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios da inclusão de alunos autistas: um estudo de caso sobre a metodologia de professores de matemática
    (2022) SEABRA, Rafael da Silva; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    Na atualidade, a educação inclusiva apresenta-se como um grande desafio nas relações de ensino e aprendizagem de diversas disciplinas, incluindo a matemática. Nesse sentido, faz-se importante refletir e investigar abordagens que contribuam para práticas inclusivas e como estas são utilizadas em sala de a fim de obter a compreensão acerca de aspectos positivos e negativos e, também, com o objetivo de se pensar e pesquisar sobre possíveis intervenções e ou adaptações que colaborem para o processo educacional nessa perspectiva. A partir do exposto, este trabalho teve o objetivo de investigar as abordagens utilizadas por professores de matemática de uma escola pública em Belém do Pará quanto ao ensino e aprendizagem de discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os resultados apontam a utilização, por parte dos docentes investigados, de poucas formas de abordagens para o ensino e aprendizagem de discentes com TEA em decorrência da falta de formação adequada, falta de infraestrutura, falta de profissionais auxiliares e falta de comunicação com a família. Espera-se que este trabalho contribua para reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem de matemática para discentes com TEA e a importância de meios que visem melhorar as relações educacionais para discentes com necessidades especiais educacionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades enfrentadas por alunos do ensino médio no aprendizado da matemática
    (2023) SILVA, Jefferson Pedro Silva e; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    Esta é uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa com fins exploratório e descritivo e procedimentos de pesquisa de campo, utilizando-se da análise textual discursiva na análise e interpretação dos dados e teve como objetivo geral identificar as causas das dificuldades enfrentadas por alunos do ensino médio para compreenderem o ensino matemático. Participaram desse estudo, 50 alunos do ensino médio da Escola Maestro Waldemar Henrique, localizada no bairro do Benguí em Belém do Pará. Para a coleta de dados, foi utilizado como instrumento um questionário e a realização de entrevistas juntamente com os alunos. As dificuldades estudadas nesta pesquisa, tendo como norte o que diz a literatura, foram: o desinteresse, a falta de motivação dos pais ou responsáveis, achar a matemática difícil e a distração em sala de aula. E na análise do questionário e durante as entrevistas observou-se que as quatro dificuldades estudadas neste trabalho foram apontadas pelos alunos, onde houve um maior número de alunos indicando que, achar a matemática difícil e a distração em sala de aula são as dificuldades que mais afetam a compreensão do ensino matemático durante as aulas. E que mediante ao referencial teórico deste trabalho, podemos indicar como proposta, a aplicação de jogos matemáticos durante as aulas, além de apresentar para os discentes as aplicações que os assuntos estudados em sala têm em seus dia-a-dias, mostrando também a importância fundamental que estes temas tem para as ciências, em seus diversos níveis de aplicação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Divisão: um desafio no ensino da matemática
    (2021) FREITAS, Pedro de Assunção Nunes de; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    Este Trabalho de Curso tem como objetivo entender a dificuldade dos alunos, seja ele ensino fundamental ou médio, em dividir um número qualquer, uma vez que essas aplicações são fundamentais em demais áreas da matemática, assim como em outras ciências e, pude notar, em meu estágio supervisionado, que muitos discentes possuíam esse déficit. Para tanto, buscamos diversos trabalhos, estudiosos do assunto e literaturas que pudessem nos esclarecer. Sob olhar bem abrangente tivemos grandes esclarecimentos e, por meio de uma pesquisa bibliográfica, elencamos alguns fatores no que tange a dificuldade do aluno na aplicação do Algoritmo da Divisão de Euclides, propondo também algumas metodologias como o uso do material dourado e o uso da Resolução de Problemas como metodologias auxiliares de ensino. Próspero com o resultado do estudo, espero ter contribuído para com os que buscam entender o motivo da dificuldade de grande maioria dos alunos em dividir possam usar este trabalho como um dos materiais de referência. Que todos possamos ter e provocar o interesse dos alunos em ter o olhar para divisão como temos para outras operações adição, subtração e multiplicação, tornando tal operação mais compreensível para sua aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Letramento matemático através de jogos e prática
    (2023) SOUSA, Ilza de Jesus Alves Correa; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa do tipo revisão bibliográfica e empírica, buscando pesquisas em sites acadêmicos no sentido do letramento matemático por meio de jogos, levantando alguns assuntos voltados para as estratégias que o professor utiliza para realizar o letramento matemático para facilitar o entendimento dos alunos nas salas de aula utilizando o uso de jogos para esse fim. Foram, também, incluídos nesse trabalho após a seleção dos materiais, seleção dos assuntos mais pertinentes, depois analisado qualitativamente e realizado a compreensão da importância do letramento da matemática no ensino, e quais as estratégias usadaspelo professor na salade aula paratornar a matemática mais prazerosa. Assim, em análise crítica dos artigos permitiu identificar que jogos podem ser ferramentas eficazes para os estudantes e estimular a aprendizagem da matemática,além de contribuir para o entendimento de conceitos matemáticos e para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Contudo, é de se notar que a introdução e utilização de jogos deve estar fundamentada no sentido pedagógico e ser cuidadosamente planejada pelos professores. Dessa forma tendo de forma mais efetiva a aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Obstáculos educacionais: reflexões acerca do ensino/aprendizagem de matemática na educação básica
    (2023-07-04) SARMENTO, Vitória de Jesus Lima; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    A presente pesquisa, caracterizada como qualitativa, baseia-se no estudo e análise acerca dos obstáculos epistemológicos e didáticos encontrados pelos professores de Matemática durante o ensino da disciplina no Ensino Fundamental II. Logo, o artigo justifica-se pela relevância da discussão acerca dos diversos empecilhos que os licenciados em Matemática têm ao ingressarem no mercado de trabalho e consequentemente em sala de aula. Portanto, levando em consideração os estudos de Gaston Bachelard e Guy Brousseau, o trabalho busca investigar quais obstáculos epistemológicos e didáticos estão presentes nas salas de aula, tendo em conta que muitos alunos e docentes ainda têm dificuldade no processo de ensino – aprendizagem de cálculos durante e após o Ensino Fundamental. Em síntese, identifica-se que é possível superar os mais diversos obstáculos desde que haja o comprometimento do licenciado em corrigir práticas e até planejamentos que não são eficazes, buscando alcançar para um melhor ensino e absorção dos conteúdos lecionados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As possibilidades da utilização dos softwares no ensino de conteúdos matemáticos
    (2022-12-15) SILVA, Railane Caroline da; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    O advento das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino de Matemática, impactou e influenciou o processo de ensino e aprendizagem, de modo a transformar o trabalho docente, recomendando, de maneira efetiva, a utilização das tecnologias em sala de aula. O presente trabalho trata de uma pesquisa de cunho básico, que avaliou a utilização e as possibilidades de alguns dos principais softwares presentes no curso de Licenciatura em Matemática na perspectiva do ensino de Matemática a partir de softwares na Educação Básica. Para tanto, inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, para catalogar a presença do tema em teses, dissertações e artigos. Ao longo do texto, também se utilizou a técnica da observação como instrumento para interagir os softwares através de seu manuseio e testes na prática que foram capazes de obter resultados. O estudo serviu também para apresentar resultados gerais com as TDIC e os softwares na Educação e na Matemática, além de apresentar proposta de oficina envolvendo um dos softwares matemáticos abordados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As tecnologias digitais da informação e comunicação na formação inicial dos professores de matemática na Universidade Federal do Pará
    (2021-12-06) BARROS, Marlon Augusto das Chagas; SILVA, Paulo Vilhena da
    As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, sendo ferramentas indispensáveis para nossa sobrevivência e apresentando avanços que promovem a possibilidade de mudança em diversos setores da sociedade, incluindo a educação. Neste trabalho, busca-se analisar se, na opinião de discentes concluintes, o curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Pará os capacitou para a utilização das tecnologias digitais da Informação e Comunicação em sua atuação profissional. Para tal, o projeto pedagógico do curso foi analisado a fim de se observar os aspectos relacionados ao meio digital na formação inicial. Além disso, uma pesquisa foi realizada com discentes concluintes a fim de se obter a opinião destes sobre seu processo de formação inicial.
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