Navegando por Orientador "SILVA, Adam Rick Bessa da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dinâmica de especiação e expansão populacional em Ucides: insights a partir da análise genética de Ucides occidentalis (Ortmann, 1897) e Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) (Decapoda, Brachyura)(2023-12-13) NUNES, André Lucas Alves; SILVA, Adam Rick Bessa da; http://lattes.cnpq.br/6415904655659166; https://orcid.org/0000-0002-6093-6180O gênero Ucides, composto pelas espécies Ucides occidentalis e Ucides cordatus, é distribuído amplamente pelas costas do Atlântico e Pacífico na América Central e do Sul. Essas espécies são fundamentais para estudar a evolução e distribuição histórica de organismos costeiros. Sua distribuição geográfica indica um evento de vicariância, possivelmente devido a alterações geológicas e climáticas, que teriam separado uma população ancestral e levado à especiação. Este estudo analisou 116 sequências genéticas (46 de U. occidentalis e 70 de U. cordatus), usando o gene COI para confirmar o status taxonômico das subespécies de Ucides. A divergência genética entre as linhagens variou de 0.152 a 0.192% na distância p-distance, com uma estimativa de divergência temporal de cerca de 2.7 milhões de anos. Não foram encontradas subestruturas significativas dentro de cada grupo, indicando populações panmíticas para ambas espécies. Análises de BSP mostraram um crescimento populacional que começou há cerca de 15 mil anos, para ambas as espécies. A expansão demográfica recente está relacionada ao fim do Último Máximo Glacial e à expansão dos manguezais, o que destaca a importância destes resultados para entender a evolução, dinâmica populacional e conservação destas espécies.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) FASTA2STRUCTURE: uma ferramenta de fácil utilização para converter multiplos alinhamentos Fasta para o formato do STRUCTURE(2023-12-15) GUIMARÃES , Daphne Kemilly Santos; BRITO, Carla Denise Bessa de; http://lattes.cnpq.br/3118860174342134; https://orcid.org/0000-0002-8469-0138; SILVA, Adam Rick Bessa da; http://lattes.cnpq.br/6415904655659166; https://orcid.org/0000-0002-6093-6180O software STRUCTURE tem ganhado popularidade como ferramenta para estrutura populacional e análise genética. No entanto, formatar dados para atender aos requisitos específicos do STRUCTURE pode ser extremamente complicado e suscetível a erros, especialmente ao lidar com dados multilocus. Este artigo destaca a criação de um aplicativo de interface gráfica do usuário (GUI) adaptado para agilizar o processo de conversão de vários alinhamentos de sequência em um único arquivo coeso que é compatível com o STRUCTURE. O aplicativo foi desenvolvido utilizando Tkinter para GUI e Biopython para manipulação de arquivos FASTA. Este programa processa os arquivos, identifica sites variáveis e converte as sequências em um formato binário. Posteriormente, as sequências são concatenadas e apresentadas dentro da área de texto da interface gráfica, permitindo que os usuários revisem e confirmem os resultados. Além disso, o programa armazena os resultados concatenados em um arquivo, entregando uma entrada pronta para uso para o software STRUCTURE. Esta aplicação oferece uma solução eficiente e confiável para transformar vários arquivos FASTA alinhados em um arquivo de formato binário concatenado, que é compatível com o software STRUCTURE. Com sua interface gráfica amigável e abordagem de redução de erros, esta ferramenta se mostra inestimável para pesquisadores que desenvolvem pesquisas no campo de estrutura populacional e análise genética.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Inferências moleculares sugerem diversidade críptica de Sylvilagus brasiliensis (Logomorpha: Leporidae) nas Américas Central e Sul(2023-12-13) OLIVEIRA, Juliana Ribeiro de; SILVA, Adam Rick Bessa da; http://lattes.cnpq.br/6415904655659166Sylvilagus brasiliensis, conhecido como Tapiti, destaca-se pela sua ampla distribuição geográfica nas Américas. Este animal é encontrado em vários biomas do Brasil, gerando debates taxonômicos acerca da possível existência de espécies crípticas e do impacto de fatores ambientais na sua diferenciação. Nossas análises focaram no gene 12S rRNA e identificaram dois clados distintos dentro de S. brasiliensis: Clado América Central e Clado América do Sul, sem fluxo gênico entre eles. A rede de haplotipos e a significativa divergência genética (1,6% para Da e 2% para p-distance) encontrada corroboram a existência de dois haplogrupos distintos ao longo da distribuição da espécie. A descontinuidade genética apresenta uma aparente relação com os Andes como barreira, atuando como um evento vicariante para esta espécie. A função dos Andes como barreira geográfica na diversificação de espécies é particularmente importante, uma vez que as populações ancestrais de S. brasiliensis provavelmente se originaram na América Central, dispersando-se posteriormente para o sul e sendo separadas pelos Andes. Os resultados mostram forte impacto taxonômico para esta espécie, embora mais pesquisas, especialmente com amostragens mais abrangentes, sejam necessárias para compreender a diversificação e conservação do S. brasiliensis, uma espécie em risco de extinção.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Teoria da Evolução: desafios e concepções dos alunos do ensino médio da rede pública no município de Santa Luzia do Pará(2024-02-17) FARIAS , Valdilene Costa; SILVA, Adam Rick Bessa da; http://lattes.cnpq.br/6415904655659166; https://orcid.org/0000-0002-6093-6180Este trabalho teve por objetivo analisar os desafios e concepções de estudantes de Ensino Médio da rede pública em Santa Luzia do Pará (Pará, Brasil), a respeito da Teoria da Evolução. Por meio de questionários, observou-se uma certa tendência na aceitação da teoria da evolução. Notou-se que um dos principais obstáculos é o desconhecimento ou incompreensão dos aspectos teóricos fundamentais da evolução. Os alunos demonstraram entender conceitos da teoria de Lamarck, como a lei do uso e desuso e a herança de caracteres adquiridos. Na teoria Darwinista, os alunos apresentaram certas dificuldades em conceitos como seleção natural e variação genética. No que diz respeito à especiação, nota-se uma tendência à adoção da teoria criacionista, negando assim que os seres humanos tenham um ancestral comum com os macacos. Ao se referir à evolução humana, os alunos tendem a adotar concepções religiosas em vez de científicas. Observa-se um panorama complexo e multifacetado sobre a aceitação e compreensão da teoria da evolução. A pesquisa revelou que, embora haja uma tendência geral na aceitação da teoria da evolução, existe uma resistência substancial. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de uma abordagem pedagógica mais eficiente e integrada no ensino da evolução biológica. É fundamental aprimorar os materiais didáticos e as estratégias de ensino para superar os obstáculos epistemológicos, filosóficos, ideológicos e teológicos.