Navegando por Orientador "SANTOS, Dario Azevedo dos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Autoafirmação da velhice: subjetividades e multiplicidades de se viver o envelhecimento no delinear das transformações sociais(2021-01-07) MARQUES, Kelly Barbosa; SANTOS, Dario Azevedo dos; http://lattes.cnpq.br/4866080814581120Esta pesquisa vem apresentar um levantamento sobre os aspectos que configuram diferentes concepções atribuídas ao envelhecimento na esfera social. Utilizando-se da análise de 13 produções (artigos, teses e dissertações) publicadas pelo portal periódico da CAPES e do acervo da Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, com base teórico e metodológico nos discursos foucaultiano. Tendo por objetivo, problematizar no delinear da área da educação as multiplicidades de discussões relacionados a velhice segundo uma cultura do envelhecimento adotada na contemporaneidade. Onde, denotou-se minguadas publicações relacionados a velhice sob uma perspectiva epistemológica, constatando por esse modo, que a velhice ainda vem sendo vista preconceituosamente como um acontecimento processual decadente. Nesse sentido, o artigo sugere ampliar e efetivar dentro dos ambientes acadêmicos a formação pedagógica crítica em prol de se fazer reconhecer e afirmar o envelhecimento em diferentes espaços, com vigor de desconstruir conceitos estereotipados de negação à velhice frente a sociedade atual, como também, dar maior visibilidade e potencialidade aos interesses da pesquisa científica para o deslocamento de novas informações e produções.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão escolar e o paradoxo da (in)visibilidade: a evidência de sujeitos “anônimos” nos processos de democratização da escola pública(2018-10-17) SANTOS, Manoel Travassos dos; SANTOS, Dario Azevedo dos; http://lattes.cnpq.br/4866080814581120O grande número de situações e relações que ocorrem no interior das escolas e suas influencias na visão social de mundo e no ensinoaprendizagem são as razões que motivaram essa investigação. Pretende-se analisar as interrelações no ambiente escolar, procurando evidenciar frente a relações de poder/saber quais papéis são oferecidos ao corpo de apoio escolar nos processos de democratização do ensino dentro da escola pública. Com essa finalidade foi escolhida uma escola da rede estadual de ensino, ligada a SEDUC/PA, onde os escalonamentos e as divisões têm aumentado a distância entre os discentes, os docentes e o corpo técnico. Neste projeto de estudo foram envolvidos os porteiros da escola, no intento de dar visibilidade a esse trabalho, mas também pela irrelevância social e educacional atribuída a essa função. Para apoiar a investigação foram utilizados dados bibliográficos, observações, relatos, entrevistas entre outros. O objeto investigado optou pela pesquisa qualitativa e exploratória, uma vez que ela permite a flexibilidade quanto aos objetivos e ao planejamento e possibilita a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado, e apoiou-se o texto no método descritivo/analítico combinados a sociologia compreensiva, com ênfase na Burocracia especializada configurando possibilidades de nivelamento social de Max Weber; nos estudos sobre a gestão escolar e suas influencias na formação social do aluno de Vitor Paro e na integração de esforços coletivos por meio de comunidades de aprendizagens de Heloisa Lück. Os resultados demonstraram que práticas empresariais primitivas, politicas clientelísticas, e sistemas escalonados produziram um histórico de invisibilidades aos funcionários de apoio escolar, contudo, os reconhece como “anônimos” essenciais aos processos educativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Programa Bolsa Família como uma proposta de emancipação: os impactos educacionais do programa em uma escola pública do município de Mãe do Rio(2018-10-26) BATISTA NETO, Alcides Gomes; SANTOS, Dario Azevedo dos; http://lattes.cnpq.br/4866080814581120Dentre as lutas travadas no campo do Estado Moderno capitalista entre dominantes e dominados têm-se ganhado destaque a resistência dos sujeitos que clamam por qualidade de vida, e com isso se aumentou a atenção aos fatores que interrompem o êxito do estado de bem-estar. Entre os fatores mais comuns, podem ser citados a fome e os baixos índices de educação presentes nas múltiplas sociedades que para melhorar os índices negativos tem adotado as Políticas de Transferência de Renda. Perante esta compreensão, o objetivo deste trabalho é evidenciar os impactos educacionais causados pelo Programa Bolsa Família em uma escola pública no município de Mãe do Rio-PA. Para fazer esta análise, foi necessário compreender como as políticas públicas nascem, porque elas são necessárias e qual concepção de Estado as sustentam. Para tanto, partiu-se da macroestrutura estatal, que trata da gênese e fundamentos do Estado Moderno segundo a visão marxiana, os fundamentos e história da política social segundo Elaine Behring e Ivanete Boschetti, a origem e hegemonia neoliberal no Estado capitalista desde a década de 80 segundo as visões de Perry Anderson e Ricardo Antunes e as lutas pela implementação dos programas de transferência de renda no Brasil nas análises de Maria Ozanira Silva e outros autores. Para metodologia usou-se a abordagem qualitativa, fazendo um levantamento bibliográfico e exploratório dos dados, tratando destes como estudo de caso por este método não interferir no resultado, mas revelar a perspectiva dos sujeitos envolvidos quanto a problemática. Os sujeitos envolvidos formaram três categorias entre professores, alunos e responsáveis familiares que tem direta ou próxima relação com o Bolsa Família, totalizando 23 entrevistas. Os resultados apontaram impactos positivos na educação da maioria dos sujeitos, mas também problemas citados de relevante atenção governamental e social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As relações de poder saber: práticas pedagógicas acerca dos gêneros e sexualidades no ambiente escolar(2018-10-17) NÓBREGA, Maria Vanessa Araújo da; SANTOS, Dario Azevedo dos; http://lattes.cnpq.br/4866080814581120O presente trabalho problematiza as relações de poder-saber dentro do âmbito escolar acerca dos temas gênero e sexualidade. Buscando evidenciar os discursos produzidos pelos atores centrais da escola entre eles, alunos, professores, gestão e coordenação escolar de uma escola pública municipal no interior da cidade de Aurora do Pará. A questão motriz dessa pesquisa é saber se a escola aborda os temas sexualidade e gênero, esse questionamento central leva também a outros questionamentos como: de que forma e traves de que práticas pedagógicas a escola o faz. Para alcançar tais aspirações esse trabalho adotou como método de coleta de dados a entrevista semiestruturada aplicada aos sujeitos que permeiam as relações de saber no ambiente escolar já citados a cima utilizando se como instrumento de análise de dados analise do discurso. Para ancorar esse estudo, o trabalho busca base nas concepções pós-estruturalista de Michel Foucault, Judith Butler e Guacira Louro. A análise da pesquisa indicou que a escola investigada não integra os temas gênero e sexualidade em suas práticas pedagógicas, passando a negar a existência de sujeitos LGBT no seio escolar e utiliza-se disso como respaldo para a não inclusão dos temas no cotidiano escolar se recusando a assumir seu papel de formadora de cidadãos para a sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Velhice centenária e a percepção de cultura vivida sobre o processo de envelhecimento(2021-01-07) DAMASCENO, Lara Maria de Oliveira; SANTOS, Dario Azevedo dos; http://lattes.cnpq.br/4866080814581120Neste artigo encontra-se o resultado de uma pesquisa realizada com idosos centenários entrelaçada com dados publicados referentes ao processo de envelhecimento; buscando evidenciar as subjetividades e particularidades deste faixa etária. Dialogando com as trajetórias de vida e as produções científicas catalogadas, as relações entre experiências e vivências recolhidas por meio de narrativas da vida dos sujeitos velhos. Deste modo, a pesquisa organiza-se nos direcionamentos dos estudos foucaultianos e seus estudos sobre os sujeitos. Proporcionando, assim, novas percepções sobre o envelhecimento, trazendo um estudo transversal com novos olhares sobre a velhice centenária para a construção de novos estudos com os relatos, memórias e novas percepções de identidades sociais.