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Navegando por Orientador "SAMPAIO, Edilson Coelho"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O que tem sido publicado sobre as intervenções do terapeuta ocupacional junto a pessoa com transtorno do espectro autista?
    (2017) SOUZA, Hellen Patrícia Oliveira de; RIBEIRO, Tassia Kamila de Miranda; SAMPAIO, Edilson Coelho; http://lattes.cnpq.br/7154091678027221; https://orcid.org/0000-0003-3963-8012
    O Autismo é caracterizado por comprometimentos globais do desenvolvimento, e tem como características principais dificuldades na interação e habilidades sociais. O diagnóstico e intervenção deve minimizar essas dificuldades, priorizando maior independência e participação das crianças em suas rotinas. Esta intervenção deve ocorrer por diversas áreas profissionais, dentre elas, a Terapia Ocupacional. O Terapeuta Ocupacional pode trabalhar as habilidades de vida diária de pessoas com TEA, assim como, habilidades motoras, estimular habilidades sociais, dentre outras possibilidades de intervenção. O presente estudo refere-se a uma revisão da literatura do tipo integrativa com o objetivo de revisar trabalhos científicos sobre intervenções clínicas da Terapia Ocupacional para crianças com TEA, por meio de literatura especializada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual fora realizadas coletas de dados no banco de dados do Portal Capes, no período de 2007 a 2016. Conforme os critérios de inclusão foram selecionados 34 artigos , os quais abordaram diversos tipos de intervenção e demonstraram a possibilidade de intervir com todos os públicos e em diversos contextos. A pesquisa alcançou seu objetivo e mostra-se relevante, à medida que contribui para o campo teórico-prático da Terapia Ocupacional, aumentando as possibilidades de intervenção frente ao público pesquisado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Repercussões ocupacionais vivenciadas pelo cuidador familiar da criança com transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa da literatura
    (2018) CARVALHO, Jackeline de Souza; ABREU, Letícia de Cássia Luz de; SAMPAIO, Edilson Coelho; http://lattes.cnpq.br/7154091678027221; https://orcid.org/0000-0003-3963-8012
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) traz por definição um grupo de desordens que traçam uma rota de desenvolvimento do indivíduo diferente da usual e tipicamente esperada, principalmente na área da comunicação, interação social e áreas restritas de interesse. Crianças com TEA enfrentam também dificuldades importantes no que tange ao desempenho de tarefas comuns, próprias de sua fase do desenvolvimento, apresentando comprometimento nas áreas de participação social, educação, atividades de vida diária, descanso e sono, e brincar, o que leva a um aumento no nível de dependência para com os pais/cuidadores. Este diagnóstico gera repercussões não só para a vida da criança, mas também para seu núcleo familiar, necessitando, muitas vezes de uma reorganização, o que gera uma sobrecarga emocional e física aos membros da família, em especial a mãe. Objetivou­se identificar as repercussões vivenciadas pelo cuidador familiar da criança diagnosticada com TEA. Trata­se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, quanti qualitatviva, onde foram buscados artigos no Portal de Periódicos da CAPES no período de 2012 a 2017. A partir dos critérios de inclusão, foram selecionados 12 artigos. Observou­se o baixo número de publicações de Terapia Ocupacional no cenário nacional; a utilização de entrevistas não validadas nas pesquisas, e as repercussões negativas vivenciadas pelo cuidador familiar após o diagnóstico. O produtivismo induz a maior parte dos pesquisadores a publicar em periódicos internacionais, por ser um local privilegiado para o diálogo acadêmico e oferece um bom retorno de resultados dos investimentos nacionais em pesquisa. O diagnóstico causa um grande impacto na vida dos cuidadores, onde a maioria passa a enfrentar mudanças na rotina pessoal, familiar e profissional, altos níveis de stress e sobrecarga, entre outras repercussões. Conclui­se então que se faz necessário um olhar atencioso ao cuidador da criança com autismo, pois o cuidar é um fazer duradouro que gera impactos negativos na vida deste cuidador. A Terapia Ocupacional, por ter um olhar específico para o fazer humano, deveria debruçar­se nas pesquisas com cuidadores, por ser uma pessoa de grande importância na vida da criança com autismo, e precisa ser cuidado para cuidar.
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