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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A funcionalidade do item lexical “Confia” como forma não canônica de negação na rede social X(2025-09-11) BATISTA, Paulo Renan Farias; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente trabalho realiza uma discussão a respeito do fenômeno da negação, sobretudo no que se refere ao item “confia”, o qual, a depender do contexto e da intenção comunicativa, assume valor de negação, tendo em vista que tal recurso não se restringe apenas aos advérbios considerados canônicos no português brasileiro. Objetiva-se analisar e discutir o papel da unidade “confia” como forma de negação não canônica em interações discursivas na rede social X. A pesquisa é de caráter qualitativo, uma vez que a análise e interpretação dos dados coletados configuram-se como aspectos fundamentais para a construção de significados. Como constructo teórico utiliza-se autores, como Givón (1995), Martelotta e Areas (2003), Bybee (2010), Rosário (2022) e Oliveira (2020), que investigam a língua a partir de uma faceta funcionalista, em que tal organismo é maleável e motivado e, por isso, sofre alterações de acordo com as intenções e necessidades de cada falante. Nessa lógica, este artigo justifica-se pela pretensão de compreender como termos linguísticos, os quais apresentam estado de negação, por intermédio de atos expressivos comunicativos, alteram-se à vista de uma demanda linguística. Dessa forma, é mister pontuar que a língua não se constitui como um sistema engessado e autônomo, posto que os falantes são altamente expressivos e, por esse motivo, ao recrutarem e reciclarem formas já estabelecidas, modificam tal estrutura em função de seus objetivos discursivos, fato que demonstra a essencialidade entre língua e comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A metáfora no livro didático nos anos finais do ensino fundamental: uma análise funcional(2025-09-15) SANTOS, Gabriely Ferreira; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098Este estudo tem por objetivo investigar o conceito de metáfora na educação básica, bem como contribuir para a ampliação dos estudos funcionalistas na área do ensino. A pesquisa, de natureza bibliográfica e qualitativa, fundamenta-se em abordagens teóricas do funcionalismo, do cognitivo-funcional e na concepção de metáfora para além dos textos literários, considerando também os princípios que sustentam o livro didático selecionado. Para a coleta de dados, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado a alunos do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública do município de Abaetetuba. Os resultados revelam como os estudantes compreendem a metáfora nos textos escolares e em contextos reais de uso. A primeira parte do trabalho apresenta uma análise teórica entre o livro didático e os estudos funcionalistas, buscando compreender as diferenças entre os materiais. A segunda parte, dedica-se à análise das respostas obtidas e à relação com as concepções de ensino que os alunos estão desenvolvendo. Conclui-se que a metáfora, na educação básica, ainda é vista predominantemente como figura de linguagem, mas pode ser ressignificada por meio de abordagens mais contextualizadas. O funcionalismo, ao considerar o uso real da língua, oferece uma alternativa promissora para o ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A negação presente nas entrelinhas da expressão “Vai sim”: a arte de dizer não no falar paraense(2025-09-11) SILVA, Janaira Bitencourt; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098A presente pesquisa trata-se de um trabalho de conclusão de curso, o qual realiza uma discussão acerca do objeto intitulado “vai sim”, notavelmente considerada como uma expressão não canônica do Português brasileiro para negar. Nesse sentido, pretende-se analisar a estrutura do objeto e destacar os efeitos funcionais, conferindo-lhe o sentido de negação. Para tal, foram recrutados os pressupostos teóricos da linguística funcional, como Martelotta e Areas (2003), Bybee (2010), Rios de Oliveira (2020) e Ferrarezi Jr. (2008), buscando analisar mais precisamente o processo de mudança linguística, processo metafórico e o processo de abstratização. Para implementação da pesquisa, recorreu-se a coleta de dados para análise do fenômeno, que se deu por meio de redes sociais Instagram e WhatsApp, das quais foram extraídos 7 dados. Uma pesquisa desta natureza mostra-se relevante, uma vez que por meio dela pode-se abordar expressões consideradas não canônicas no Português, e que também deve-se merecer atenção especial em sua análise.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação metafórica do termo 'canoa' na construção da predicação(2025-09-11) LOBATO, Mayara de Fátima dos Santos; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente estudo traça uma discussão sobre a expressão “ele é canoa” fazendo uma comparação e ou uma predicação acerca de construir um atributo, sob a perspectiva da linguística funcional (Givón, 1995) e da semântica cognitiva (Lakoff; Johnson, 1980; Souza, 1984), com foco nos fenômenos da metáfora conceptual e nos estudos da reciclagem linguística (Oliveira, 2020). Tem como objetivo analisar “A relação metafórica do termo ‘canoa’ na construção da predicação”. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica. O corpus da pesquisa foi composto por dados extraídos de interações espontâneas no aplicativo WhatsApp, coletados entre os meses de setembro e novembro de 2023. A análise revelou que termos do léxico comum podem ser ressignificados em situações comunicativas específicas, como no caso da expressão “Ele é canoa”, que sofre um processo de reciclagem linguística, adquirindo novos sentidos conforme as práticas socioculturais dos falantes. Portanto, os resultados confirmam que a linguagem é dinâmica, adaptativa e sensível às experiências cognitivas e sociais, refletindo a constante transformação dos significados no uso real.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da expressão “nem fodendo”: uma perspectiva da linguística funcional centrada no uso(2024-11-07) XAVIER, Myrian Flávia Santos e Silva; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098Este estudo examina a complexidade linguística na criação de conexões sociais e na facilitação da comunicação. Concentrando-se na negação como um elemento-chave na estrutura comunicativa, investigamos suas diversas formas, incluindo aquelas que não seguem os padrões gramaticais convencionais, conhecidas como negações não canônicas. Essas formas, frequentemente usadas no cotidiano, conferem maior expressividade ao discurso, refletindo a intenção do falante em enfatizar ideias e adicionando um impacto emocional à comunicação. Um exemplo destacado de negação não canônica é a expressão “nem fodendo” na língua portuguesa falada no Brasil, especialmente popular entre os falantes mais jovens em contextos informais e nas redes sociais. Utilizando uma abordagem funcional, inspirada em autores como Bybee (2016) e Rios de Oliveira (2020), este estudo emprega revisão bibliográfica e análise de dados reais para investigar os processos motivacionais por trás do uso da expressão “nem fodendo” como forma de negação no português brasileiro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Um estudo semântico-pragmático sobre os processos implícitos encontrados em construções binárias por inferência na hipotaxe adverbial(2024-11-07) COSTA, Wanessa do Espírito Santo Queiroz; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente artigo realiza uma discussão de cunho sintático-semântico acerca das construções binárias que são encontradas em atos interacionais que apresentam processos implícitos por meio de inferência na hipotaxe adverbial, a saber: “Mais um pio, eu retiro de sala”, essa construção, ao ser analisada por um viés funcional, pode-se notar que infere valores semânticos de tempo, causa e condição. Além disso, é importante ressaltar que esta pesquisa é fruto dos debates que ocorreram no Núcleo Amazônico de Estudos Semânticos do Português – NAESP, no qual fazia parte como bolsista e esses debates foram primordiais para o desenvolvimento da pesquisa que objetiva também explanar o processo que leva à criação de construções binárias por inferência na hipotaxe adverbial. Nesse sentido, o trabalho fundamenta-se nos pressupostos da Linguística Funcional, na linha de Bybee (2010) e no trabalho de Decat (2001), que advogam sobre a língua se modelar a partir dos usos. Logo, construções que fogem dos padrões sintáticos canônicos não são criadas de forma aleatória, mas motivada. Dessa forma, para realizar tal discussão, recorreu-se às redes sociais, com o propósito de coletar dados que demonstrem as omissões de termos em um complexo oracional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A expressão “quem dera" como forma de negação não canônica: uma análise funcionalista(2025-09-11) CARDOSO, Carla Beatriz Rodrigues; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098A presente pesquisa trata da análise funcionalista da expressão “quem dera” como uma forma de negação não canônica da Língua Portuguesa. Nesse sentido, objetiva-se apresentar e analisar tal construção, que, embora utilizada de forma constante, não está registrada em documentos oficiais do sistema linguístico. Para isso, analisou-se 5 dos 40 dados encontrados no aplicativo de mensagens Whatsapp, a partir dos quais se constatou que tal construção é mais comum, do que os advérbios, em contextos informais de interação comunicativa de negação. Diante disso, para fundamentar as discussões deste trabalho, inicialmente, fez-se um estudo das gramáticas de Cegalla (2008) e de Bechara (1999), a fim de apresentar e de conceituar os termos que constroem o vocábulo “quem dera”. A saber, define-se o “quem” como um pronome interrogativo e o “dera” como verbo conjugado na terceira, ou na primeira pessoa, do pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo. Sob essa perspectiva, o pronome é aquele que se refere a determinada pessoa do discurso, e o verbo, aquele que sinaliza a ação de transferência – concreta ou abstrata – de algo para outrem. Entretanto, quando se debate sobre o domínio de negação, essas categorias morfológicas de função previamente definidas ganham novos sentidos. Isso posto, assentou-se as discussões nos principais postulados do funcionalismo para formular explicações sobre essa mudança de significado. Assim, dentre os estudiosos que abordam sobre a temática, para Rios de Oliveira (2020), as expressões linguísticas que são muito usadas tendem a se desgastar com mais rapidez, de modo que as pessoas buscam reciclar as quais se tornam ultrapassadas, o que explica a preferência pelo “quem dera” em detrimento dos advérbios de negação. De modo semelhante, Rosário (2015) afirma que, em razão das necessidades comunicativas, os falantes buscam novo rótulos, no intento de satisfazer a sua criatividade e expressividade linguísticas. Assim, esses e outros teóricos, apresentados ao longo do trabalho, fornecem importantes contribuições que são fundamentais para entender o objeto de análise desta pesquisa. Logo, conclui-se que o “quem dera” é reflexo de um português maleável, motivado por fatores sociais e culturais, que constantemente é reconstruído pelos usuários da língua, sob justificativas diversas, entre as quais se ressalta a expressividade desses sujeitos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O gênero charge como ensino aprendizagem(2023-07-19) SILVA, Renata Medeiros; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente trabalho, terá como proposta central conhecer um pouco sobre os gêneros textuais, qual a importância deles na licenciatura e trazer vertentes de suas práticas pedagógicas. Será trabalhada proposta através do gênero charge com a temática política do ano de 2022, levando em consideração o seu papel no contexto ensino-aprendizagem voltadas com proposta para alunos do 7° ano do ensino fundamental II. Ao longo do texto, será mostrado no caso das charges que um dos requisitos é a interpretação textual, pois requer muito conhecimento não só sobre a política que será o tema abordado, mas também como fatos históricos, geográficos e de linguagem. A charge é um instrumento de caráter humorístico, informativo e opinativo de extrema importância para a formação de alunos críticos e reflexivos, nessa concepção, o gênero charge tem contribuído para o alcance desse objetivo, pois com a aplicação do gênero em sala de aula, o aluno passou a compreender melhor a função do texto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gênero publicidade: propostas de intervenção didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental(2023-07-19) RODRIGUES, Jéssica de Oliveira; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente trabalho objetiva discutir sobre a importância do uso dos gêneros textuais, e qual a importância deles na licenciatura, trazendo as vertentes de suas práticas pedagógicas e obrigatórias. Serão desenvolvidas propostas didáticas através do gênero Publicidade, levando em consideração o seu papel no contexto do ensino-aprendizagem para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Correlacionando as experiências dos alunos tanto na sala de aula quanto no seu cotidiano no convívio familiar ou na comunidade onde está inserido, discutindo a relevância de estudo e da produção dos gêneros textuais e, por fim, uma atividade de produção com o gênero publicidade com toda a turma. Assim, espera-se que esta proposta contribua significativamente com as pratica de ensino-aprendizagem dos educandos imersos no contexto da educação básica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Gênero tirinha: propostas de intervenção didática para alunos do 6° ano do ensino fundamental(2023-07-19) ANJOS, Cibele Menezes dos; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O trabalho em questão se insere na subárea ensino-aprendizagem tendo como objeto de pesquisa o gênero tirinha. Além da pesquisa qualitativa houve também a pesquisa bibliográfica e metodológica que é uma pesquisa objetiva em que apresenta caminhos, métodos e técnicas utilizando a tirinha como recurso pedagógico. Este trabalho foi fundamentado nas contribuições dos pensamentos de alguns teóricos como: Marcuschi (2008); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Koch e Elias (2008); nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998) e por fim Ramos (2017). Nessa pesquisa, as propostas de atividades para o ensino-aprendizagem foram divididas em eixos, em que cada um contará com um total de 2 aulas, sendo que haverá uma tirinha em cada eixo para o desenvolvimento das atividades. Com isso, o objetivo geral dessa pesquisa será desenvolver proposta de intervenção didática para o ensino de língua portuguesa com o gênero tirinha para alunos do 6°ano do ensino fundamental, a considerar os eixos de leitura transversal, gramática e produção do gênero. Dessa forma, as propostas foram divididas em três eixos: a) leitura transversal; b) gramática e c) produção do gênero tirinha em que os alunos serão convidados a produzir o gênero em tela. Sendo assim, esse trabalho se deu pela ampla possibilidade de utilizar o gênero tirinha no ensino e espera-se que essa pesquisa possa despertar novas perspectivas de explorar o gênero tirinha na sala de aula, contribuindo com o professor (a) nas formulações de propostas didáticas na disciplina de língua portuguesa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metáfora, cultura e identidade: uma análise da expressão paraense “o cavalo mordeu tua cabeça”(2025-09-11) RIBEIRO, Concilda Ferreira; SANTOS, Liliane Rodrigues dos; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente trabalho objetiva analisar o uso da expressão metafórica muito utilizada no falar paraense, “O cavalo mordeu tua cabeça?”, evidenciando a perda da composicionalidade, visto que o significado da expressão não está na interpretação de suas respectivas partes, mas sim nas inferências e conhecimento social e cultural do falante. Para a realização da pesquisa foram recrutados dados e conversas de redes sociais, mais precisamente dos aplicativos WhatsApp e Instagram, detalhando cada contexto de uso. Portanto, a fundamentação teórica está baseada na linguística funcional, considerando os estudos de Martellota (2003; 2021) que pontua que a língua não é fixa, mas sim maleável se moldando de acordo com a necessidade de uso, e Souza (2020), que discute a importância da semântica para a compreensão de significados, reforçandose na teoria de Lakoff e Johson (1980), acerca da metáfora conceitual, enfatizando o mapeamento entre dois domínios, havendo sempre uma correlação. Por fim, este trabalho busca contribuir para estudos voltados na área da linguística, especificamente, no campo da metáfora, buscando oferecer uma discussão e análise de expressões que já existem de forma convencional na língua, mas que, devido ao falante ser expressivo, consegue criar novos rótulos, dando um novo significado, sempre com uma motivação de acordo com suas necessidades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) ‘Mina’ de quantificadores: uma abordagem funcionalista(2024-11-07) CARNEIRO, Elaine do Rêgo; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282O presente artigo se trata de um trabalho de conclusão de Curso, desenvolvido no Núcleo Amazônico de Estudos Semânticos do Português (NAESP). Nesse sentido, propõe-se uma discussão acerca do fenômeno da quantificação, direcionando o foco para uma expressão não canônica do português, empregada em algumas regiões do país, a saber: mina. O objetivo do trabalho é sinalizar o processo de mudança linguística que ocorre no interior da língua, sob a perspectiva da motivação da gramática. Por essa razão, este estudo se ancora nas teorias e postulados da Linguística Funcional, nos estudos de Rios de Oliveira (2020), Cunha et al (2015), Bybee (2010), além dos estudiosos Ferrarezi Jr (2008) e Cançado (2008). Para a realização da pesquisa e análise do fenômeno em foco, recorreu-se a prints de conversas e postagens nos aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook, em que foram encontradas ocorrências como “Tão prendendo mina de gente”, entre outras. A referida pesquisa teve início em 17/11/2022 e término em 04/03/2024 e busca contribuir com os estudos gramaticais do português brasileiro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mudança linguística: uma análise de itens lexicais em letras de músicas brasileiras(2023-08-19) MESQUITA, Sérgio Soares; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098Partindo do pressuposto de que a música se constitui uma importante forma de comunicação e expressão do pensamento humano e que carrega consigo uma enorme carga histórico-cultural, de identidade e que perpassa por todo a existência humana, acompanhando o desenvolvimento tecnológico, o presente trabalho tem por objetivo apresentar de que forma essas mudanças ocorridas na língua são incorporadas nas letras das canções, dando ênfase a termos que se apresentam no meio digital, em especial nas mídias socias; uma vez que esse gênero discursivo música se apropria das mudanças linguísticas ocorridas na língua, ou seja, as composições musicais absorvem o que está em uso pelos falantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) No carnaval, teve “muita onda”, embora não tenha sido na praia(2025-09-11) MAGALHÃES, Jamille dos Santos; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente estudo corresponde a um trabalho de conclusão de curso, desenvolvido a partir de pesquisas e sob orientação do professor Dr. Robson Borges Rua, com o intuito de promover uma análise dos múltiplos significados da expressão paraense “muita onda”, utilizada cotidianamente pelos paraenses. Sendo assim, a pesquisa enfoca o uso metafórico dessa construção, a qual assume uma polissemia dependendo do contexto empregado. Com base nos pressupostos do Funcionalismo, de acordo com os postulados de Bybee (2010), Givon (1995), Martelotta (2008), Souza (2016) e Oliveira (2020), a análise se ancora nos dados coletados em interações pela rede social Facebook. Dessa forma, é possível observar os diferentes significados assumidos, a partir de contextos distintos, evidenciando sua natureza metafórica e seu papel na construção de sentidos no discurso cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O canônico é bom, mas um intensificador regional...esse é só o filé(2025-09-15) LIMA, Thalya dos Santos; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O referido trabalho destaca o uso da expressão SÓ O FILÉ em seu contexto metafórico como intensificador no falar paraense. A pesquisa fundamenta-se na Linguística Funcional Centrada no Uso e na abordagem da Metáfora Conceptual, tendo como objetivo analisar como o termo canônico modifica-se para expressar intensidade em contextos informais de comunicação. Assim, através da abordagem qualitativa e bibliográfica, foram coletados dados em redes sociais, como WhatsApp, Instagram, Thread e Facebook, a fim de analisar o uso da expressão em interações não canônicas. Dessa forma, os resultados evidenciaram características de um domínio para outro. A pesquisa ressalta a maleabilidade da língua contribuindo para os estudos da variação linguística e a sua importância para a valorização de expressões regionais, destacando a criatividade com que os falantes constroem e fazem uso desses termos como intensificador na comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O corpo fala: uma análise cognitiva das metáforas conceptuais presentes na rede social “X”(2025-09-15) FERREIRA, Manoela Corrêa; VALENTE, Rayane Quaresma; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098Este artigo intitulado “O Corpo Fala: Uma análise cognitiva das metáforas conceptuais presentes na rede social X”, tem como objetivo analisar como as metáforas ligadas ao corpo humano contribuem na construção de significados. Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se nas contribuições da Linguística Cognitiva para compreender seus impactos na linguagem e no pensamento. Também utilizou-se a Teoria das Metáforas Conceptuais de Lakoff e Johnson (1980), destacando as partes do corpo humano como o principal domínio utilizado de referência para metáforas, uma vez que ele possui um alto grau de expressividade. Buscou-se também analisar a perspectiva de que a metáfora não se trata apenas de um recurso linguístico, mas envolve diversos processos como a Reciclagem Linguística e a Polissemia. A base que norteou a pesquisa utilizou a análise de dados coletados na rede social “X”, entre maio e julho de 2025, totalizando 44 publicações, das quais foram analisadas somente 9. Os resultados evidenciaram a influência das metáforas conceptuais envolvendo partes do corpo humano na linguagem e no pensamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Pelé foi de arrasta pra cima e eu posso até ir de americanas: uma análise dos processamentos metafóricos e inferenciais da construção “Foi de [X]”(2025-09-11) LISBOA, Aline Karen do Rego; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098Este trabalho realiza uma discussão a respeito do processamento metafórico e do conhecimento inferencial da construção “Foi de [X]”, materializada em variações como “Foi de arrasta pra cima” e “Foi de Americanas”, bastante usada nas mídias digitais. O objetivo desta pesquisa é analisar de que forma os usuários fazem uso de recursos linguísticos, a exemplo da metáfora e da inferência, direta ou indiretamente, para se referirem ao fim/desaparecimento da vida, bem como discutir o processo da motivação do fenômeno em estudo. Nesse sentido, tal investigação justifica-se por poder apresentar uma explicação científica para a diversidade de expressões presentes na língua portuguesa falada no Brasil, especialmente no universo virtual. Quanto à fundamentação teórica, baseia-se nos postulados da Linguística Cognitiva, sob a perspectiva da Metáfora Conceptual (Lakoff; Johnson, 1980; Souza, 2016); nos pressupostos funcionalistas (Givón, 1995; Martelotta; Areas, 2003; Bybee, 2016; Rosário, 2022); e na concepção pragmático-semântica de inferência (Marcuschi, 2008). Para a sua realização, além da abordagem qualitativa e da pesquisa bibliográfica, foram analisadas publicações no aplicativo X, rede social anteriormente chamada de Twitter, das quais foram extraídos 169 registros das expressões em foco. Por fim, concluiu-se que o escopo “Foi de [X]” demonstra a produtividade e a criatividade dos interlocutores, já que além de estar associado ao fim da vida, também pode ser atrelado à perda de funcionalidade e à falência. Portanto, o trabalho contribui com os estudos linguísticos cognitivo-funcionais, de forma a ser também um ponto de ancoragem para futuras pesquisas da área.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental(2023-07-19) CUNHA, Deiseane Campos da; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098Objetivamos neste estudo propiciar aos alunos do 9º ano do ensino fundamental o conhecimento sobre o gênero resposta, e através de atividades formativas, torná-los leitores e produtores proficientes. As propostas foram divididas em 3 eixos: a) estratégias para o uso da argumentação; b) articuladores textuais e por fim c) trabalhando a coesão e coerência por meio da revisão e reescrita. Estas propostas foram aplicadas em uma escola de ensino fundamental maior no município de Tomé-Açu-PA. A avaliação diagnóstica e formativa foram aplicadas no terceiro eixo e obtiveram resultados que contribuirão com o aprimoramento docente no quesito ensino-aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Quantificadores não canônicos usados pela comunidade LGBTQIAPN+: uma análise funcionalista(2025-09-11) LUZ, Samily Gabrieli da Silva; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098Este artigo tem o seu foco voltado para a análise dos quantificadores não canônicos usados pela comunidade LGBTQIAPN+. Tendo como direcionamento a teoria funcionalista, este estudo busca apresentar e analisar estruturas linguísticas que, na tradição gramatical, não são conceituadas como quantificadores, porém, no pajubá (linguagem usada pela comunidade LGBTQIAPN+) foram ressignificadas para tal fim comunicativo. Nesse sentido, para embasarmos este trabalho, a pesquisa é fundamentada nos estudos de gramáticos e linguistas, bem como nas teorias e postulados da Linguística Funcional, tal qual apresentam Bybee (2010) Cunha, Oliveira e Martelotta (2003), Givón (1995), Oliveira (2020) e Rosário (2015, 2022). Além disso, realizamos uma pesquisa de campo que foi fundamental para a obtenção do corpus desta pesquisa, a qual desenvolveu-se a partir de uma entrevista informal e semiestruturada com 5 participantes declaradamente membros da comunidade LGBTQIAPN+, no município de Quatipuru-PA. Desse modo, este trabalho contribui, consideravelmente, para o desenvolvimento dos estudos linguísticos, pois permitirá a compreensão de que a língua acompanha práticas sociais, culturais e identitárias, revelando a plasticidade da gramática e entregando que a linguagem, em seu uso real, está diretamente ligada às necessidades comunicativas. Assim, esta pesquisa contribuirá para o caminho de investigação, numa perspectiva funcionalista da língua em sua dinamicidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) [(Tô) te falando]: uma análise funcionalista do fenômeno de afirmação no português brasileiro(2024-11-07) DIAS, Joice Martins; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente estudo, desenvolvido dentro do Núcleo Amazônico de Estudos Semânticos do Português – NAESP, da Universidade Federal do Pará – Campus de Abaetetuba, promove uma discussão acerca do fenômeno da afirmação, com ênfase em uma forma não canônica do português, a saber: “[(to) te falando]”. O estudo tem como meta destacar a evolução linguística que ocorre na língua, enfatizando a motivação gramatical. Assim, a pesquisa é fundamentada nos pressupostos do Funcionalismo, conforme delineados por Bybee (2010), Givón (1995), Neves (2000) e Oliveira (2020). Para analisar o fenômeno em foco, foram utilizados dados coletados a partir de prints de conversas no WhatsApp e no Facebook, em que foram encontradas ocorrências como “mano vai dá em nada tô te falando”, entre outras. A pesquisa visa enriquecer os estudos gramaticais do português brasileiro, fornecendo a análise de uma expressão não canônica relacionada ao fenômeno de afirmação.