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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem da problemática ambiental no ensino da casa familiar rural de Uruará, Pará(2018-06) PAULA, Simone Pilonetto de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O trabalho de pesquisa foi realizado na Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Uruará, com o objetivo de analisar a concepção dos estudantes formados por uma proposta de educação do campo, à respeito da problemática das questões ambientais enfrentadas nos últimos anos. O que se busca neste trabalho é analisar como a escola trabalha a problemática ambiental, tanto em seu plano de curso, quanto nas ações desenvolvidas juntamente com os estudantes e comunidade extrapolando as paredes escolares. Sua estrutura está centrado na análise de dados referente a entrevistas com professores e estudantes, plano de curso e pesquisa bibliográfica. Resultados trazidos à tona pela pesquisa aborda o desenvolvimento sustentável, centrado em abordagem teórica e prática acerca das ações exercidas pela escola para com estudantes e comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ação educativa e percepções de agricultores: importância das abelhas e impactos causados pelo uso de agrotóxicos(2018-05-03) ZEFERINO, Edileno Schmidt; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O presente artigo tem como objetivo compreender as percepções e conhecimentos dos agricultores sobre as abelhas e a relação com o uso dos agrotóxicos para orientar proposição de ações educativas na Comunidade Nossa Senhora Aparecida de São Francisco de Assis, município de Brasil Novo, Pará. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, onde através destas foi elaborado um plano de ação a ser desenvolvida com os estudantes do 7ª ano, de acordo com a matriz de competências e habilidades do currículo adotado em Brasil Novo, Pará, em aulas expositivas e de campo. A aula buscou demonstrar o quanto as abelhas são importantes para o equilíbrio ecológico, através da polinização das plantas, o que traz também benefícios para economia mundial, nacional e regional, através da produção agrícola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ações para a conservação do pescado no rio Açaí, Porto de Moz, Pará(2019-06-13) CONCEIÇÃO, Martinha dos Santos; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969Esse trabalho abordou o tema da conservação do pescado com o objetivo de promover ações educativas em ambientes escolar e comunitário para contribuir com o fortalecimento do acordo de pesca criado pelas famílias que residem e desenvolvem suas atividades econômicas, culturais e religiosas em três comunidades ribeirinhas às margens do rio Acaí, município de Porto de Moz, Pará. Trata-se de trabalho que envolveu a pesquisa, o ensino e a ação comunitária. A pesquisa de cunho qualitativo envolveu entrevistas a seis comunitários para entender as visões dos mesmos sobre o acordo de pesca estabelecido desde 1992. A atividade na escola Nossa Senhora Aparecida foi construção coletiva e execução de um plano de ensino voltado para a discussão da conservação do pescado com duas turmas multiano do 6º e 7º e do 8º e 9º anos do ensino fundamental. E a ação com os comunitários foi uma reunião com participação de 36 pessoas para refletir sobre o acordo de pesca e discutir propostas para revitalizá-lo. Atualmente há uma divisão entre os comunitários em relação a apoiar o Acordo de Pesca Comunitário oficializado na Instrução Normativa nº 03 de 21 de setembro de 2011 da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura. Entretanto, há o reconhecimento que após o acordo de pesca ocorreu o aumento da quantidade e da diversidade de peixes. O principal questionamento está na falta de fiscalização dos órgãos competentes, o que leva ao descumprimento das regras estabelecidas e a entrada de pescadores de fora das comunidades nas áreas protegidas do rio Açaí. As ações mostraram que a luta em defesa da conservação do pescado continuará, sabendo que a educação tem possibilidade de motivar para que os jovens sejam portadores da transformação para melhor cuidar do meio ambiente e se obter a melhoria na qualidade de vida. Os estudantes e professores darão continuidade ao tema em seus planos e projetos didáticos, assim como será retomada a discussão da fiscalização por meio de agentes ambientais comunitários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cultivo agroecológico na agricultura familiar(2018) MEDINA, Jonas Manoel Pereira de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O Projeto Cultivo Agroecológico na Agricultura Familiar veio para atender as demandas dos agricultores por práticas de produção sustentáveis a serem desenvolvidas na Transamazônica e elaboradas na perspectiva de melhorar a qualidade dos alimentos a partir da introdução da roça orgânica com a intenção de incentivar a produção, garantindo a autossuficiência alimentar na Comunidade Miguel Gustavo, em Medicilândia, Pará. A proposta foi subsidiada por meio das pesquisas de campo, partindo de entrevistas, conversas e reuniões com os agricultores, além de uso de dados secundários de estatísticas municipais da saúde. Este projeto veio por meio de acordos com as famílias da produção familiar conforme a capacidade que essas bases têm de construir estratégias de fortalecimento de produção diante da ausência do Estado e das fragilidades governamentais. O mesmo prever a implantação de plantios de cacau orgânico, criação de galinha caipira e sistemas agroflorestais, via articulação com as organizações sociais locais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios em relação ao destino do lixo de famílias produtoras de cacau orgânico certificado(2018-05-03) ARAÚJO, Deborah da Silva; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O presente trabalho propõe a realização de um estudo sobre os desafios em relação ao destino do lixo de famílias de produtores de cacau orgânico certificado de Brasil Novo, Pará. Para a realização do trabalho, procedeu-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, numa abordagem qualitativa acerca das práticas e dificuldades enfrentadas pelos produtores cooperados. O estudo bibliográfico se deu por meio de alguns teóricos que discutem sobre assunto e, a partir do que se viu e ouviu dos produtores, será apresentado uma proposta de oficina de compostagem, que pode ser realizado com os cooperados, como também em espaço escolares, de um modo especial, a Casa Familiar Rural. Essa proposta será focada a Educação Ambiental a partir do trabalho com a compostagem, com ênfase no que acontece durante o processo de decomposição, a importância dos micro-organismos na formação do composto orgânico, os nutrientes que o compõe e o efeito causado pelo uso desse composto. Além disso, é possível aproveitar a oficina para discutir sobre a importância do uso da compostagem para outros produtores, incluindo os não cooperados.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências referenciado nos modos de vida agroextrativistas, Escola Batata, Porto de Moz, Pará(2022-04-18) MATOS, José Benedito Sanches de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O objetivo do artigo é construir propostas pedagógicas que proporcionem um ensino de Ciências referenciado nos modos de vida camponesa, nas vivências dos estudantes e na relação com a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-ação que envolveu pesquisa bibliográfica, uso de dados secundários advindos dos relatórios de Tempo-Comunidades e estágios supervisionados realizados no curso de Licenciatura em Educação do Campo e ação de pesquisa focada no tema alimentação, realizada pelos estudantes do 6° e 8° da Escola Batata, localizada na Reserva Extrativista Verde para Sempre, município de Porto de Moz. As entrevistas realizadas pelos estudantes aos seus pais e vizinhos identificaram que o tema alimentação oferece diversas perspectivas para relacionar com os modos de vida agroextrativista e da cultura local, seja na discussão sobre qualidade, disponibilidade e percepção sobre os alimentos, como na discussão das mudanças que ocorreram na alimentação, influenciada pelo meio socioeconômico, ambiental, alterando a cultura alimentar. A metodologia adotada pode ser aprimorada e readequada a cada realidade local, e sua aplicabilidade pode ser potencializada a depender do nível de inserção das discussões com as famílias e com a integração ao planejamento acadêmico na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias de agricultores familiares para garantirem o estudo dos filhos na cidade, Senador José Porfírio, Pará(2019-06-13) SOUSA, Alzenira da Silva; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O presente artigo apresenta uma análise do processo migratório de famílias de três comunidades rurais pertencentes ao município de Senador José Porfírio, estado do Pará, para compreender as estratégias adotadas por esses camponeses para assegurar a educação dos filhos na cidade. O texto aborda as questões que influenciaram a migração, notadamente a não existência do nível de escolaridade para os filhos continuarem os seus estudos, pois a maioria das escolas oferece até o 6º ano do ensino fundamental. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a sete famílias que mudaram para cidade ou tiveram membros da mesma que migraram para garantia de estudo para os filhos. As mães de duas famílias vieram junto com os filhos para a cidade. Uma veio junto com toda família e quatro delas mandaram seus filhos sozinhos. Seis delas depende da venda de produtos alimentícios produzido na sua propriedade para ajudar nas despesas domésticas, e as mesmas recebem o benefício do bolsa família, e duas tem membros já aposentados. A maioria dos jovens não retornam para o lote, e acabam constituindo suas próprias famílias e ficam na cidade, com dificuldade de emprego e de darem continuidade à educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnofísica voltada para o estudo dos mecanismos de alavancas utilizados pelos agricultores na produção da farinha de mandioca, Senador José Porfírio, Pará(2019-06-13) PEREIRA, Suely Lima; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O artigo em questão discute a valorização dos conhecimentos tradicionais, e o direito que agricultores e agricultoras familiares possuem de terem uma educação diferenciada, e também dá pistas de como abordar esses conhecimentos tradicionais no ensino de Ciências nas escolas do campo. Além disso foram identificados e caracterizados equipamentos utilizados pelos agricultores na produção de farinha de mandioca como alavancas, com aprofundamento nos mecanismos das alavancas, e especialmente nas prensas por se tratar de um sistema construído manualmente, que na maioria dos casos sem os conhecimentos teóricos da física. A partir da abordagem da etnofísica verificou-se que os mesmos constroem, adaptam e melhoram o funcionamento das alavancas. Estes conhecimentos tradicionais são passados de geração em geração através da oralidade, observações e experiências vividas. Pode ser constatado que mesmo não possuindo as teorias da mecânica, os agricultores, explicam os mecanismos de forma que relaciona o objetivo a ser alcançado e o esforço a ser poupado ao escolherem as dimensões, o formato e os tipos de materiais para construção da prensa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomanejo de açaizal nativo como ferramenta de organização da comercialização de produção do açai, na comunidade extrativista Bom Jesus, Resex Mapuá, Breves, Pará(2021-11) SILVA, Vanilce Gomes da; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O presente trabalho realizado na comunidade Bom Jesus do arquipélago paraense do Marajó tem como perspectiva traçar um plano de ação comunitário que estabeleça estratégias voltadas para o extrativismo do açaí, com base na ideia de etnodesenvolvimento. As várias vertentes que englobam os desafios que caracterizam a realidade dos povos ribeirinhos, evidenciam-se e dão “matéria prima” suficiente, além de dimensionar o quão grande é a demanda, bem como a necessidade de se tratar de um assunto ainda pouco evidenciado na literatura, de quem está inserido ao meio e que vive diariamente as agruras de não se ter políticas eficazes que propiciem aos habitantes, condições para produzir e escoar o que se colhe. Dentro dessa problemática estão inseridas inúmeras prerrogativas, quais serão evidenciadas ao longo desse trabalho, bem como possíveis soluções que contribuirão para um desenvolvimento sustentável com qualidade via práticas de manejo dos açaizais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fortalecimento da agricultura familiar na comunidade de Joana Peres, Baião, Pará(2019-02-07) RIBEIRO FILHO, Manoel Machado; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O Plano de Ação trata-se do trabalho de conclusão de Curso em Etnodesenvolvimento, uma proposta que vem atender a uma demanda dos extrativistas da comunidade de Joana Peres, Baião, estado do Pará, para a elaboração de um projeto voltado para a agricultura, ou mais precisamente, para o sistema de cultivo. Neste sentido, a partir dos diálogos e da reunião com os comunitários surgiram alguns questionamentos motivadores para a construção de uma proposta de ampliação do consorciamento com espécies perenes e essências florestais nativas da região e assegurar renda familiar o ano todo. Com a maior diversificação da atividades agrícolas, haverá promoção de emprego na comunidade e consequentemente incentivar as pessoas a permanecerem. Baseado neste diálogo e preocupações que os comunitários decidiram a construção da proposta de fortalecimento da agricultura familiar sustentável na comunidade. A agricultura é desenvolvimento por meio do sistema tradicional de corte e queima, e entre algumas espécies cultivadas estão a pimenta do reino, açaí, cupuaçu, mandioca e arroz, plantados consorciadas ou não. Para além da agricultura, para a complementação da renda familiar, os comunitários exercem outras atividades como extrativismo de produtos florestais não madeireiros, pesca, caça, criações de bovino e outras. Serão buscadas parcerias institucionais para reforçar o plano, a partir da perspectiva de fortalecimento de estratégias de etnodesenvolvimento por meio do protagonismo das famílias e de valorização dos saberes tradicionais e locais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Manejo florestal de açaizais nativos: economia e autonomia na comunidade agroextrativista Sagrado Coração de Jesus, Muaná, Ilha do Marajó, Pará(2019-02-01) COSTA, Antonia Maria Monteiro da; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969Este projeto será realizado na comunidade agroextrativista Sagrado Coração de Jesus, Muaná, Marajó, Pará, com vinte famílias da localidade e tem como propósito a realização do manejo florestal de açaizais nativos, a partir do diálogo entre os saberes tradicionais e científicos. Com isso, a pretensão da proposta de manejo é buscar estender o período de safra, contribuindo para a estabilidade econômica a partir do aprimoramento da produção e comercialização do produto. Para a sua concretização este projeto será realizado em oito passos que obedecerá a uma ordem de atividades que passa desde a quantificação e identificação das famílias participantes, realização de oficinas sobre novas práticas de manejo até o evento final de encerramento do projeto e este terá como parceiros a Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento do Município de Muaná (SEMAGRI) e Associação de Pescadores e Agroextrativistas para o Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Muaná (ASPEAGRAM).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memoria dos moradores sobre a educação escolar na escola Olavo Bilac, vicinal da dez, município de Brasil Novo-PA(2018-06) ALVES, Adriele Teixeira de Souza; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969A proposta desse trabalho é descrever a história da educação na comunidade São José a partir da memória dos comunitários e profissionais da área. Foram entrevistados cinco ex-professores, sendo que três desses professores atuaram também como diretores, três alunos, dois moradores pioneiros, uma ex auxiliar de serviços (merendeira), uma auxiliar de serviço atual e uma professora atual. Foram identificadas quatro fases representativas da história da escola Olavo Bilac, caracterizadas pelas mudanças nos aspectos estruturais, da gestão pública pelo governo estadual ou municipal, quadro de recursos humanos e escolaridade atendida. Atualmente a escola atende até o ensino fundamental maior, com 19 servidores, mantendo ao longo de todas as fases o ensino em sistema multisseriado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Minha trajetória de vida: a luta pela terra e acesso à educação na região da Transamazônica, Uruará, Pará(2019-07-05) RAMOS, Renata Carneiro; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O objetivo geral é registrar as memórias sobre minha trajetória na educação básica e ensino superior público, estabelecendo reflexões sobre o ensino ofertado pelo Poder público e a realidade educacional vivenciada. Também se tem como objetivo, relacionar a partir desse percurso educacional as questões ligadas à luta da minha família pela terra, a batalha pelo empoderamento e emancipação feminina, além de discutir a essência do ensino ofertado aos povos do campo. Entre as minhas memórias, procuro trazer também as memórias de meus pais e dos registros do padre François Glory e outros autores que contribuem para debater esses assuntos e o entendimento sobre memória. Trata-se de um memorial autobiográfico que traz as recordações marcantes passando por um processo de reflexão A escola no período do ensino fundamental ao ensino médio, não se discutia temas relacionados às classes sociais dos alunos, como a luta que os agricultores enfrentam para adquirir a terra, a diferença da educação ofertada no campo e a educação ofertada na cidade, leis que asseguram os povos do campo, temas relacionados ao empoderamento das mulheres, dentre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A organização do trabalho pedagógico e currículo nos anos finais do ensino fundamental da Educação do Campo de Uruará, Pará(2022-09-30) SILVA, Laurilene Matos da; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969Apesar dos avanços na legislação e nas políticas públicas na área da educação, as escolas do campo, ainda não estão de acordo com as necessidades específicas dos povos que vivem e trabalham no campo. Os objetivos deste estudo é discutir a organização do trabalho pedagógico e o currículo escolar nos anos finais do ensino fundamental adotados para a educação do campo no município de Uruará, Pará, e fazer apontamentos para a construção de uma proposta pedagógica das escolas do campo. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo que se baseou nas falas de três professores atuantes em sala, cinco estudantes do 6º ao 9º ano, um dos supervisores das turmas do campo e da diretora da EMEF Sistema Objetivo de Ensino. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas e aconteceu no mês de novembro do ano de 2021. Verificou-se que na escola pesquisada há lacunas a serem preenchidas no que tange ao trabalho pedagógico, carecendo de mais assistência nos recursos didáticos, acompanhamento nos procedimentos metodológicos e formação específica aos docentes. O currículo não difere do ofertado na zona urbana, assim como o calendário, que não é voltado para atender as demandas particulares do campo. Além do mais, há ausência de um projeto político pedagógico que expresse a realidade da comunidade escolar. Assim, propôs-se sugestões para uma proposta que possibilita a autonomia dos sujeitos, em pensar e agir como legítimos cidadãos e cidadãs camponeses. Conclui-se que a educação do campo e suas aplicações metodológicas no lócus pesquisado, ainda não estão suficientemente materializadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A pedagogia da alternância na casa familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com educandos das comunidades de Porto de Moz(2019-06-13) MATOS, José Benedito Sanches de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969A Pedagogia da Alternância consiste numa metodologia de organização do ensino escolar que conjuga diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, tendo como finalidade uma formação profissional. Este trabalho tem como objetivo analisar a implementação da Pedagogia da Alternância da Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio em relação ao Projeto Profissional dos Jovens (PPJ) de egressos de comunidades ribeirinhas de Porto de Moz. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo para buscar compreender como está sendo aplicada a teoria e prática da pedagogia da alternância na CFR de Senador José Porfírio. Foram entrevistados seis pessoas, dois professores e quatro educandos de diferentes áreas do município de Porto de Moz, sendo um educando da área de várzea, dois da área de terra firme e um da área de transição. A entrada dos educandos do município de Porto de Moz na Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio aconteceu através de uma parceria entre as duas CFR´s. Essa parceria se deu não apenas para receber os educandos, mas também para as articulações com os governos municipais. A CFR de Senador José Porfírio não estava preparada para receber tamanha diversidade cultural, pois a mesma não elaborou uma proposta curricular para garantir o tratamento das especificidades socioambientais e produtivas das comunidades de Porto de Moz. Os educandos tiveram dificuldade para elaborar e implementar o Projeto Profissional do Jovem. Nenhum entrevistado conseguiu finalizar na prática seu projeto. A CFR com o método da Pedagogia da Alternância precisa de fato colocar os instrumentos ou ferramentas em prática, pelos quais podem ser feitas a discussões sobre a integração das diversidades de identidades, e sem essas ferramentas a CFR não oferece uma educação diferenciada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Por escolas ribeirinhas que valorizem os saberes e o protagonismo das mulheres pescadoras na RDS Vitória de Souzel, Senador José Porfírio, Pará(2023-08-04) SOUSA, Edileusa da Silva; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969; https://orcid.org/0000-0002-7066-0480O objetivo é refletir como os saberes da pesca e das pescadoras tradicionais podem ser abordadas nas escolas ribeirinhas, visando a problematização da realidade socioambiental e a relação com os modos de vida da população da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Vitória de Souzel, de Senador José Porfírio, Pará. A metodologia foi de cunho qualitativo, fundamentada em dados gerados por meio de entrevista semiestruturada a quatro pescadoras artesanais. Os dados apontam que as mulheres pescadoras possuem saberes sobre a atividade de pesca acumuladas por meio de experiências vividas no cotidiano, além de representarem maneiras de se relacionar e de interpretar a natureza, compreendido pela observação e pelos ensinamentos de gerações mais experientes. Sentem a necessidade também da valorização da atividade de pesca artesanal no ambiente escolar onde seus filhos estudam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Por práticas pedagógicas diferenciadas no ensino de Ciências no contexto da educação do campo, Senador José Porfírio, Pará(2022-04-12) BARBOSA, Helena Géssica Nascimento; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969Com o objetivo de discutir sobre o uso e metodologias diferenciadas no ensino de Ciências no contexto das escolas do campo do município de Senador José Porfírio, se utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica e relatórios dos tempos comunidades e estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Educação do Campo, referente aos anos finais do ensino fundamental, atividades que foram realizadas na Escola Rosa Alvarez Rebelo. Essa escola pólo localizada na sede do município recebe estudantes que moram nas comunidades camponesas circunvizinhas, das regiões das estradas e dos rios. Os resultados desse estudo evidenciam a inexistência de metodologias diferenciadas referenciadas nas diferentes identidades sociais dos estudantes. Os princípios da educação do campo, das correntes pedagógicas construcionistas e de estratégias inovadoras primam pela autonomia e pela relação teoria-prática. Nesse sentido, atividades práticas e a inclusão das comunidades no processo educacional são elementos centrais para a construção de metodologias diferenciadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Processo educativo implementado pela cooperativa de produtos orgânicos do Xingu Coopoxin : cooperativismo e praticas agroecológicas(2018) LUNELLI, Jiovana; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969Este artigo objetiva analisar os processos educativos implementado pela Cooperativa de Produtos Orgânicos do Xingu. (COOPOXIN) focando utilizar como material de estudo dois temas cooperativismo e práticas agroecológicas. Foram realizadas 5 entrevistas com cooperadas no município de Brasil Novo, no mês fevereiro de 2018. As pesquisas foram qualitativas no intuito de compreender o processo de aprendizado e de repasse dos cooperados sobre os métodos utilizados pela COOPOXIN. Foram lançadas questões investigativas sobre os temas trabalhados em curso no início do processo de formação da Cooperativa, outro mais na área das práticas agroecológicas, constatando-se que o processo utilizado pela COOPOXIN surte seus efeitos, mas e necessário intensificar os processos formativos segundo os próprios cooperados na área de cooperativismo. Mas a avaliação torna-se positiva quando as práticas através do processo de ensino aprendizagem ajudam-se mutuamente e crescem coletivamente, apresentando-se como atores de um cenário construído pelos próprios cooperados no intuito de sanar as dificuldades e no sentido da formação. Buscando as saídas e luz para seus problemas através do processo organizativo. As práticas formativas analisadas foram duas: uma sobre o curso de Cooperativismos, ministrado pelo SEBRAE, e outra o curso de Bioagricultura realizado pela empresa HS Consultoria, os mesmos aconteceram em momentos distintos o primeiro em 2008 no processo de instalação da Cooperativa e o outro em 2016.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projetos de exploração florestal e restrições ao acesso e uso da Sociobiodiversidade pelas famílias da Comunidade Quilombola Flexinha, Municipio de Gurupá, Pará(2023-04-27) GOMES, Neiva dos Santos; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969; https://orcid.org/0000-0002-7066-0480As transformações promovidas por projetos instalados na região Amazônica têm aumento a demanda por produtos da região, extração de madeira e mais recentemente o sequestro de carbono. Esse artigo tem o objetivo de analisar as influências do projeto de exploração florestal nas mudanças nos sistemas agroextrativistas e na sociobiodiversidade na Comunidade Quilombola Flexinha, município de Gurupá, Pará. Foram feitas entrevistas com pessoas chaves e famílias da comunidade, observação participante, além da utilização da base de dados obtida ao longo dos trabalhos do Tempo Comunidade do curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento. Os projetos de exploração florestal limitaram as famílias no acesso e uso da sociobiodiversidade porque degradaram a floresta, impactaram a produção agroextrativista, além de acirrarem conflitos internos e externos. A manutenção da sociobiodiversidade local depende da existência de políticas que evidenciem o uso dos recursos naturais de forma sustentável, e não um modelo econômico que venha alterar os sistemas agroextrativistas locais deixando rastros de destruição e conflitos e que privilegia alguns grupos sociais, enquanto destrói as possibilidades de vida a outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Trabalho infantil e relação família-escola, vila Belo Monte, Anapu, Pará(2019-07-08) SANTOS, Camilla Carvalho Salgado; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O tema trabalho infantil vem sendo, mais discutido nos espaços acadêmicos, políticos e sociais. Essa pesquisa objetiva refletir sobre a influência do trabalho infantil no desenvolvimento escolar dos alunos da Escola José Andrade Silva, localizada na comunidade de Belo Monte, município de Anapu, Pará. Para tanto, buscou-se analisar a compreensão dos pais, alunos e professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho infantil e suas implicações para o desenvolvimento escolar dos estudantes. O estudo tem como foco a análise das percepções de mães e crianças que estudam na Escola municipal de Ensino Fundamental Jose Andrade Silva, do município de Anapu, Estado do Pará. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado aos pais alunos e professoras pesquisadas.Por esses meios, constatamos que as professoras pesquisadas compreendem o trabalho infantil como exploração e falta de respeito à criança com efeito negativo no seu desenvolvimento escolar e na sua integridade física e mental. Os pais defendem o trabalho dos filhos como meio para garantia da renda familiar e, nãodestacam as condições de vulnerabilidade que os mesmos possam passar. A escola necessita refletir sobre a questão e planejar suas estratégias pedagógicas considerando as especificidades desse grupo de crianças e adolescentes.