Navegando por Orientador "RIBEIRO, Maria Edilene da Silva"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem no plano de ações articuladas (2007 – 2011) no estado do Pará(2018-08-24) OLIVEIRA, Ana Francinely Ferreira de; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; http://lattes.cnpq.br/6279228695466400Este estudo teve como tema a Avaliação da Aprendizagem no Plano de Ações Articuladas (PAR), no período de 2007 a 2011, no estado do Pará, normatizado a partir do decreto 6.094/2007, que é articulado ao Plano de Metas Compromisso Todos pela educação – PMCTE, bem como pelo Plano de Desenvolvimento pela educação - PDE. Dessa forma, objetivamos analisar como a Avaliação do Ensino e Aprendizagem está caracterizada no Plano de Ações Articuladas – PAR 2007 a 2011, nos município de Altamira, Barcarena, Belém, Cametá e Castanhal. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivos específicos: 1) Identificar o modelo de avaliação enfatizado no PAR 2007-2011; 2) Destacar a relação entre o PAR, a avaliação da aprendizagem e qualidade educacional; 3) Compreender como a avaliação de larga escala escolar é caracterizada no PAR nos municípios estudados.Neste viéis, a questão norteadora da pesquisa tem como fio condutor compreender em que medida a avaliação da aprendizagem, conforme o PAR 2007-2011, dos municípios pesquisados, está articulada à avaliação em Larga Escala, que tem o IDEB como termômetro da qualidade educacional? Metodologicamente, o trabalho tem com caráter a abordagem qualitativa. O estudo documental foi escolhido pela necessidade de realizar levantamentos de documentos como o Diagnóstico e relatório do PAR 2007-2011, assim como o Decreto de nº 6.094 referente ao PDE e PMCTE. A pesquisa também se caracteriza como um estudo de caso por explorar peculiaridades existentes na totalidade dos aspectos do objeto de estudo. O instrumento utilizado foi à entrevista estruturada, por viabilizar ao entrevistado mais liberdade para discorrer acerca do tema proposto. Neste caso, as entrevista foram realizadas com integrantes das Secretarias Municipais de Educação, nos respectivos municípios do estudo. Além disso, a investigação teve como arcabouço teórico autores como Dias sobrinho (2013), Luckesi (2002), Eustáquio Romão (2008), Léa Depresbiteris (1989), Chirinéa (2010) dentre outros, nos quais deram suporte a pesquisa. E, por fim, as considerações evidenciam que o IDEB é considerado pelo governo como o principal medidor da qualidade educacional, de modo que este indicador está atrelado à política do PAR e, esta relação é evidenciada na terceira dimensão referente as práticas pedagógicas e avaliação, que atende as concepções avaliativas de resultados observado no Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da matemática na EJA: os limites e desafios na prática pedagógica(2018) SALGADO, Edgar de Souza; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; http://lattes.cnpq.br/6279228695466400Este presente trabalho teve como foco de estudo a Prática Pedagógica de Professores de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, com análise a partir dos discursos de alunos egressos da 3ª etapa. Nossas questões de estudo foi saber como os alunos egressos concebem a prática pedagógica do professor (a) de matemática e na visão do professor (a) quais são os limites e possibilidades para desenvolver uma boa prática no ensino de matemática na EJA. A escola onde foi realizada a pesquisa foi escolhida por ser a instituição onde tive a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio e por seu histórico na educação pública em Castanhal. Nesta pesquisa temos como OBJETIVO GERAL: Investigar como o aluno egresso da 3ª etapa da EJA da E.E.E.F.M. Maria Pia dos Santos Amaral, localizada na Vila Centenária de Apeú, distrito da cidade de Castanhal no Pará, concebe a prática pedagógica do professor de Matemática e se a mesma contribui para a dificuldade no entendimento da disciplina, e como o próprio professor vê sua prática, sua formação e atuação na educação de Jovens e Adultos. De maneira especifica objetivamos desenvolver estudos na EJA no âmbito da legislação educacional brasileira; perceber como a concepção dos jovens e dos adultos vem avançando na educação brasileira; fazer uma relação entre o conhecimento matemático e a prática pedagógica do professor; detectar na visão de egressos da 3ª etapa da EJA como a prática do professor (a) tem contribuído ou dificultado na aprendizagem; verificar quais são os limites e as possibilidades para uma boa prática pedagógica no ensino de matemática. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa através de dados coletados a partir de questionários e entrevista semiestruturada. O presente trabalho expõe os direcionamentos metodológicos da pesquisa realizada na escola mencionada acima. Através das respostas obtidas pelos questionários aplicados aos alunos e entrevista com a docente de matemática, foram coletados os dados para futuras análises e estudos com base em referenciais teóricos. De um modo geral, os alunos egressos da 3ª etapa da EJA da escola Maria Pia demonstraram uma boa avaliação da prática pedagógica da professora de matemática em sala de aula e a maioria dos estudantes participantes da pesquisa não demonstraram tantas dificuldades no ensino e aprendizagem dos conteúdos da disciplina, mencionando terem uma boa relação professor-aluno. Concluiu-se que os resultados apontam que a prática pedagógica desenvolvida pela professora não tem influenciado de forma decisiva na evasão escolar, mas que outros fatores extraescolares têm influenciado nesse problema e demonstram a importância para que novas pesquisas sejam feitas na área para que indagações acerca do assunto sejam respondidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação continuada de docentes para o uso de TICs: suas nuances no ensino fundamental do município de Castanhal(2018-08-23) MARINHO, Raira Karolina Lima; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; http://lattes.cnpq.br/6279228695466400Este Estudo, denominado A Formação Continuada de Docentes para o uso de Tics: suas nuances no Ensino Fundamental do Município de Castanhal teve como foco investigar a opinião dos professores dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, SEMED Castanhal/PA, sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC’s, em sala de aula a partir dos conhecimentos adquiridos na formação continuada. Foi escolhido o Município de Castanhal, como locus da pesquisa. Nesse sentido, buscou-se responder o seguinte questionamento: Como são organizadas e desenvolvidas pela SEMED/Castanhal/PA as formações continuadas de docentes para o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ofertadas no período de 2010 até 2017? Para a discussão do referido tema, articulou-se os teóricos: Almeida (2003; 2011); Valente (1997; 1998); Almeida (1998; 2016); Rosalen; Mazzilli (2005); Masetto (2000); Kenski (2012); Freire (2011), dentre outros. Para fins metodológicos foi escolhido a abordagem qualitativa, devido a possibilidade de explorar os dados e afirmações fornecidas pelos participantes da pesquisa. Como técnica de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada com o representante do Núcleo Tecnológico Municipal, órgão responsável pelas Formações continuada. Para os docentes, sujeitos da referida investigação foram aplicados questionário com questões fechadas que atuam em 7 escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise interpretativa da entrevista e dos questionários apontaram que nos momentos de formações é utilizado o método prático, na qual, os docentes podem criar atividades a serem desenvolvidos na sala de informática nos computadores, concebendo-o ainda como o único meio tecnológico da Informação e Comunicação. Em contrapartida, as escolas municipais proporcionam infraestrutura inadequada, recursos tecnológicos sucateados e sem acesso à internet. Deste modo, destaca-se urgência em adequar a realidade escolar no município as formações continuada, no intuito de promover aos alunos um ensino crítico privilegiando outras tecnologias da informação e comunicação, principalmente, diante da nova realidade em que será aplicado o Programa de Inovação Educação Conectada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A gestão educacional no Plano de Ações Articuladas – PAR (2007-2011): um “estado da arte”(2017-12-16) CARDOSO, Natasha Souza; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; http://lattes.cnpq.br/6279228695466400O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções cientificas e acadêmicas publicadas no período de 2007-2017, contidas nas revistas eletrônicas de circulação nacional como a RBPAE – Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e a Revista “Educação em Questão”, tendo como enfoque a dimensão gestão educacional do Plano de Ações Articuladas-PAR, realizando a pesquisa por meio do método de investigação bibliográfico, denominado “estado da arte”. Na busca das produções e suas análises utilizamos as categorias gerencialismo, teoria do capital humano e autonomia/participação. Para contextualizar a temática, fazemos inicialmente uma abordagem sobre o tripé educação-neoliberalismo e capital humano, em seguida enfatizamos o PAR (2007-2011) enquanto ferramenta de planejamento da política educacional e instrumento articulador entre os entes federados (Municípios, Estados e União). Como um dos achados da pesquisa se evidencia a inviabilidade do PAR como instrumento de consolidação do regime de colaboração entre os entes federados, acarretando na fragilização da autonomia dos municípios e no distanciamento da democratização na gestão educacional e elaborado em meio a um conjunto de políticas neoliberais coloca-se como uma ferramenta que reforça o ideário de formação articulado à teoria do capital humano e ao modelo de gestão gerencialista.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um “olhar” sobre a formação docente via curso de pedagogia Parfor e a ressignificação da prática pedagógica(2017-04-28) FERREIRA, Cássia Felícia de Sousa; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; http://lattes.cnpq.br/6279228695466400O presente trabalho tem como principal intuito de abordar a formação dos professores no Brasil, tomando como suporte de análise o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Esta é uma pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico e de campo. Como referencial teórico embasou-se em Libâneo (1995); Lima (2011); Pimenta (1999/2002); Candau (1983) e Nóvoa (1995) entre outros aportes. As considerações foram tecidas em torno das leituras sobre formação de professores e nas entrevistas realizadas com algumas professoras-alunas do PARFOR/Pedagogia do Campus da Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA) e apontaram para necessidade de ampliação de um maior estudo sobre as atuais políticas de formação de professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O PROEJA na interface com a educação profissionalizante de educandos do campo: um estudo com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA - Campus Castanhal(2018-12-20) SENA, Elida Patricia Costa de; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva; http://lattes.cnpq.br/6279228695466400Este estudo focaliza o Proeja na interface com a Educação Profissionalizante de jovens e adultos do campo, com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA-campus Castanhal. A questão central ressalta o como se caracteriza o Proeja no curso de Agropecuária, no IFPA- Campus Castanhal, na perspectiva da Pedagogia da Alternância, e se atende aos interesses formativos dos jovens e adultos que o integram. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como está configurada a Pedagogia da Alternância na interface com a educação profissionalizante, no curso de Agropecuária do IFPA, Castanhal e se atende aos interesses formativos dos jovens e adultos do campo. Tendo como objetivos específicos, caracterizar o Proeja em meio as políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos; identificar como a Pedagogia da Alternância é configurada no curso profissionalizante de Agropecuária dos educandos sujeitos do campo; analisar se a Pedagogia da Alternância concretizada no curso em estudo atende as necessidades formativas dos educandos. A pesquisa de cunho qualitativa aconteceu no Instituto Federal do Pará-IFPA campus Castanhal, onde se encontram os sujeitos investigados. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários com questões estruturadas aos alunos do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária da turma 2017. Os resultados foram analisados sob aportes teóricos que discutem a temática investigada, como, Gimonet(2007), Arroyo(2017), Freire(1967), Prazeres(2008) e foram apresentadas em forma de análise interpretativa a partir das unidades de registro dos informantes. De acordo com os documentos que integram o programa, bem como o projeto político do curso, no que tange os seus objetivos, mantém-se coerente às expectativas dos alunos quanto a sua formação. O estudo ora realizado, ressalta a Pedagogia da Alternância como uma grande aliada ao fortalecimento dos processos formativos dos jovens e adultos oriundos do campo e o Proeja como um programa inerente a política pública educacional que vem atendendo às necessidades educativas de formação integral dos alunos.