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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um olhar reflexivo sobre a avaliação de aprendizagem no ensino de língua portuguesa em uma escola quilombola de Moju(2019-02-15) ESPÍRITO SANTO, Renata Ferreira do; NONATO, Rejane Santos; http://lattes.cnpq.br/6031334183229142O presente trabalho é uma abordagem do processo de avaliação no ensino de Língua Portuguesa da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Nossa Senhora da Conceição”, tendo como problema de pesquisa saber se o processo avaliativo é utilizado de maneira que facilite o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem do aluno quilombola de acordo com a Resolução CNE/CEB 08, de Novembro de 2012. – Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Além disso, tem como objetivo principal compreender o processo avaliativo do ensino de língua portuguesa de uma escola quilombola. Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa definindo-se em um estudo de caso, no qual, foi efetivada uma pesquisa in lócus, e para coletar dados para análise foi realizado aplicação de questionário aberto com professor. Dessa forma, a análise dos dados coletados possibilitou uma compressão do processo avaliativo do aluno quilombola, compreendido como um processo de averiguação de apreensão de informação, que possibilita ao professor identificar o nível de aprendizagem do aluno, o qual utiliza a avaliação formativa demostrando conhecimento sobre a mesma, e os seguintes instrumentos avaliativos: exercícios, seminários, provas entre outros e critérios avaliativos com: iniciativa, assiduidade, resolução de atividades em classe e provas bimestrais, favorecendo o desenvolvimento do ensino aprendizagem do aluno quilombola por meio da intervenção e adaptação dos seus métodos avaliativos ao contexto sociocultural dos mesmos. Utilizamos como aporte teórico, Antunes (2011; 2003; 2008), Bloom (1983), Haydt (2008), Luckesi (1997; 2001; 2002; 2005; 2011), Rabelo (1998), entres outros autores que discorrem sobre a avaliação da aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Preconceito linguístico e a formação de crenças(2019-02-04) VILHENA, Naiza Sena de; NONATO, Rejane Santos; http://lattes.cnpq.br/6031334183229142O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar a influência do preconceito linguístico na formação de crenças sobre aprender português. Essa pesquisa foi realizada com cinco alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada, organizada a partir de 10 perguntas relacionadas aos objetivos específicos que buscam investigar a origem social dos alunos, as dificuldades encontradas na disciplina Língua Portuguesa, para evidenciar possíveis crenças a respeito da disciplina e a manifestação de preconceito linguístico no ambiente escolar e familiar. Como aporte teórico, este trabalho está baseado em preceitos de Bagno (2003, 2007, 2009, 2014, 2015), Barcelos (2012,2013), Botassini (2013, 2015) e Possenti (1997, 2010). Os dados revelam que os alunos com maior dificuldade em Língua Portuguesa pertencem à classe social baixa, o que consequentemente os distancia da língua padrão ensinada pela escola e justifica maior dificuldade na leitura e na escrita. Identificou-se também a crença de que saber português está relacionado ao domínio e conhecimento das regras gramaticais. Os resultados revelam ainda que todos os alunos já sofreram preconceito linguístico, tanto no ambiente escolar como no familiar. No entanto, esses alunos não têm a percepção de que estão sofrendo discriminação por conta de seu modo de falar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produção de texto nas séries iniciais: desenvolvendo a prática da escrita entre alunos do 2º ano do ensino fundamental(2019-01-04) BARRETO, Janice de Souza; NONATO, Rejane Santos; http://lattes.cnpq.br/6031334183229142No presente trabalho intitulado “Produção de texto nas séries iniciais: Desenvolvendo a prática da escrita entre alunos do 2º ano do Ensino Fundamental” tem por objetivo geral desenvolver no aluno a “habilidade de leitura e produção de texto, por meio de uma sequência didática referente ao gênero “cartão de felicitação” em vista que este trabalho parte da hipótese de que o quanto antes a criança for incentivada a escrever, menos doloroso será para ela adquirir habilidades de produção de texto, uma vez que essas habilidades carregam consigo uma grande importância, já que o aluno encontra-se inserido em uma sociedade letrada, na qual a escrita é um dos meios de comunicação mais utilizada. Sendo assim, este trabalho tem como objetivos específicos: Possibilitar o estudo do gênero “cartão de felicitação”, desenvolver atividades direcionadas à apreensão do conceito e das características do gênero “cartão de felicitação”; analisar se os alunos possuem a habilidade de produzir textos escritos e incentivar a prática de produção de texto por meio da produção de um cartão de felicitação. Portanto este relatório vem mostrar que os alunos das séries iniciais possuem a habilidade de produzir textos escritos, basta que seu ensino seja o quanto antes introduzido em sua vida escolar, simultaneamente ao ensino da leitura, possibilitando a apreensão e prática de produção de textos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Teoria da relevância: análise da comunicação ostensivo-inferencial nas postagens mêmicas nas redes sociais(2019-02-15) LIRA, Marizabeth da Silva; NONATO, Rejane Santos; http://lattes.cnpq.br/6031334183229142Este artigo faz uma abordagem da teoria da comunicação e cognição humana, denominada Teoria da Relevância de Dan Sperber e Deidre Wilson, publicada em 1986. Essa teoria aborda a interpretação como um processo cognitivo, ou seja, que explica como uma informação dada é mental e inferencialmente representada e processada pelo ouvinte. Nessa interação entre falante e ouvinte, a Pragmática compreende os mecanismos que são utilizados no momento da interação face a face para que os indivíduos façam conclusões que sejam relevantes no processo comunicacional. O objeto de estudo são as postagens mêmicas publicadas em redes sociais que serão analisadas à luz da Teoria da Relevância. A escolha das postagens mêmicas faz-se necessário por se tratar de um gênero digital sincrético que, abrange em suas imagens contextos variados como: social, político, econômico. O objetivo dessa proposta é demonstrar como as informações dessas postagens são representadas e processadas pelos visualizadores, assim como a intenção comunicacional dos produtores, em fazer com que os visualizadores infiram o que está implícito em tais postagens. A abordagem teórico-metodológica utilizada em nossa pesquisa está embasada nos estudos de Sperber e Wilson (2005); assim como, nos estudos de Levinson (2007), do qual, faremos um esboço sobre a origem do uso moderno do termo Pragmática. A análise nos mostrou que, o processo de comunicação e cognição humana a partir da Teoria da Relevância, existem relevantes pistas para a compreensão no processo de codificação e decodificação de mensagens. Ao longo de nossa pesquisa constatamos que o contexto exerce um papel determinante no processo de comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso das mídias digitais como ferramenta de ensino da Língua portuguesa(2019-02-04) ALMEIDA, Aline Rocha de; NONATO, Rejane Santos; http://lattes.cnpq.br/6031334183229142Este trabalho tem por objetivo verificar de qual forma as mídias digitais são utilizadas para o ensino de língua portuguesa, tendo como cenário de pesquisa uma turma de 9º ano da Escola de Ensino Fundamental São Francisco Xavier no município de Barcarena-PA. Dentre os objetivos específicos pretende-se verificar as metodologias de ensino que incluem as mídias digitais nas aulas de Língua Portuguesa, identificar os gêneros digitais que são trabalhados em sala de aula e avaliar o nível de domínio dos alunos sobre as tecnologias digitais. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, enfocando as ideias de diversos pesquisadores da área, como KENSKI (2012) e SOARES (2002), e realização de pesquisa qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados: Questionário elaborado e aplicado aos alunos e realização de entrevista com a professora de português da turma e como fonte documental o plano de ensino de Língua Portuguesa. Na realização da pesquisa qualitativa do processo do ensino da língua portuguesa, há três vertentes que devem ser consideradas, a primeira é o plano de ensino da disciplina de língua portuguesa e como é feita sua aplicabilidade em sala de aula; a segunda vertente são os alunos que estão no processo de transição do ensino fundamental para o médio e compõem uma atual geração orientada pela tecnologia e por todos os fatores emergentes nas redes sociais e; a terceira são os professores, analisando como as mídias digitais participam do ambiente escolar e quais metodologias são utilizadas como ferramenta de ensino. Observou-se que o plano de ensino compõe na sua grade curricular a inclusão de gêneros digitais, tais como: textos multimodais, slogan e infográficos. Os alunos possuem acesso as mídias digitais através do seu aparelho celular pessoal, no entanto, são utilizadas de forma meramente instrumental, entretanto, aspiram por escolas que capacitem seus professores nas tecnologias digitais, tornando-os dispostos a ultrapassar as barreiras que a escola pública enfrenta, levando-os a se desconectarem das práticas pedagógicas obsoletas, conectando esses alunos à nova era, novos gêneros e novas tecnologias.