Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "MORAES, Jones Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal
    (2023-09-29) OLIVEIRA, Higor Lameira de; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651; https://orcid.org/0000-0001-9328-5591
    Este texto tem como objetivo analisar as contribuições que as disciplinas de estágios supervisionados proporcionam na prática docente dos alunos da Universidade Federal do Pará – UFPA, campus de Castanhal, especificamente do curso de Licenciatura em Matemática. Entre outras questões que nos impulsionaram à escrita desta pesquisa, temos como pergunta de estudo: Quais as possíveis contribuições que as disciplinas de estágios supervisionados podem trazer à formação e à prática docente dos licenciandos em Matemática? Para isto, como aporte teórico, apoiamo-nos em Rocha (2019); Gatti (2014); Fiorentini (2013); Valente; Bertini e Morais (2017); e Itale Luciane Cericato (2016). Tais autores compreendem a sala de aula como um espaço de diálogos, de prática docente e de construção da identidade do docente. No que se refere ao desenvolvimento do presente estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, por compreendermos esta como um meio fluído, que se dedica a interpretar e compreender os resultados de modo flexível. Assim, realizamos entrevistas com futuros docentes estes licenciandos da UFPA, campus de Castanhal de modo a buscar compreender por meio dessas narrativas dos entrevistados como estes concebem a disciplina de Estágio Supervisionado na formação do licenciando em Matemática. Em nossas conclusões, a interpretação das entrevistas nos aponta que a disciplina de Estágio Supervisionado é de suma importância para o futuro docente, sendo assim, essencial para os cursos de licenciatura.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As crianças em situação de acolhimento institucional e o seu processo de escolarização
    (2022-12-19) SANTANA, Karolina de Fátima Farias; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651
    Estudamos neste trabalho a contextualização sobre as crianças em situação de acolhimento institucional e o seu processo de escolarização. Foi questionado como se dá o acolhimento institucional e o ensino da aprendizagem diante da realidade a qual vivem e como os professores podem auxiliar no processo de inclusão a partir de um olhar mais amoroso e inclusivo. Como objetivo geral, analisamos o processo de escolarização de crianças que se encontram em situação de acolhimento institucional a partir da literatura produzida sobre o tema. Como aporte teórico explanamos sobre uma breve história do acolhimento institucional e as reflexões entre a situação de acolhimento do aluno e sua escolarização. Para a metodologia foi utilizado o método bibliográfico a partir da literatura que aborda o tema e que mesmo com suas limitações foi possível um universo amostral. E com a conclusão, mostramos a importância da escola no crescimento e desenvolvimento das crianças institucionalizadas. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com a compilação e divulgação do conhecimento produzido na última década sobre a relação estabelecida entre a escolarização de crianças e o acolhimento institucional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal
    (2023-06-26) LOPES, Geiza das Mercês; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651
    Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre os aspectos constituintes do Estágio Supervisionado em Matemática para a formação do professor. Para tal, foi utilizado como metodologia a abordagem qualitativa acrescida da pesquisa bibliográfica para fundamentar a perspectiva de estágio e as relações estabelecidas nesse processo. Nesse sentido, analiso o relatório final da disciplina de Estágio IV, a fim de compreender o processo da relação escola-estágio-universidade, bem como a importância do estágio na formação da identidade profissional e docente do então licenciando. Como resultado, encontramos que o Estágio é essencial para construção da identidade, da postura profissional e dos saberes essenciais para docência.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    História de vida pessoal e formação estudantil de uma professora do campo do nordeste paraense
    (2022-12-29) TRINDADE, Patrícia dos Santos; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651
    A história de vida é, atualmente, uma importante fonte de informação sobre a prática profissional docente. Desta forma, os resultados de pesquisas realizadas sob este referencial podem atingir sobremaneira a formação inicial de professores. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi analisar a trajetória de vida pessoal e estudantil de uma professora da Educação do Campo, levantando informações que possam ser úteis na formação de professores. A metodologia e material constou de entrevista semi-estruturada, gravada, transcrita e analisada, tendo em vista o referencial teórico de Histórias de Vida e Formação de Professores. Os resultados indicam que existem pontos intrínsecos à pessoa, como por exemplo, o seu processo de vida que engloba aspectos da infância e de ordem familiar, bem como aspectos que foram de grande relevância para o processo de formação estudantil da pesquisada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico no processo de desenvolvimento educacional da criança com autismo
    (2022-12-19) LUZ, Regiane Machado da; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651
    A presente pesquisa objetivou entender a influência que a ludicidade possui sobre o desenvolvimento de crianças autistas durante o processo de educação infantil. A discussão do tema utilizou-se como bases os artigos encontrados por meio de pesquisa qualitativa do tipo revisão da literatura e utilizando como ferramentas de busca os sites do Google Acadêmico, SciELO e periódico CAPES. Como resultado, foram encontrados diversos materiais que abordam o tema da ludicidade, os quais mencionam que o lúdico é necessário para que as crianças possam se desenvolver integralmente, visto que, a aplicação dessa metodologia em sala de aula facilita a compreensão do que se ensina e ajuda a fixar o novo conhecimento devido à espontaneidade com que o conteúdo é repassado. Dessa forma, a inserção de jogos, brinquedos e brincadeiras na rotina das crianças faz com que estas aprendam de forma mais prazerosa e eficaz. Por conta destes benefícios, a utilização da ludicidade tem sido indicada também para crianças autistas que, devido aos obstáculos ocasionados pelo distúrbio, possuem dificuldades para criar laços e interagir com os demais membros da turma e realizar as tradicionais atividades pedagógicas. A pesquisa demonstrou que este pode ser considerado um método capaz de proporcionar impacto positivo na educação infantil de crianças autistas. Pois quando o ensino é adaptado ao lúdico, o docente promove o aumento da comunicação, da imaginação e, principalmente, da interação social.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões sobre o estágio supervisionado no ensino fundamental EJA na escola José Henrique / Castanhal - PA
    (2023-02-28) MOURA, Lucielma Rocha de; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651; https://orcid.org/0000-0001-9328-5591
    O estágio supervisionado além de ser exigência dos cursos de licenciaturas é também um momento de aproximação do estagiário do seu futuro ambiente de trabalho. Por isso este trabalho visa relatar e refletir as experiências vividas durante o estágio Supervisionado do curso de matemática na turma da 3ª Etapa do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos na escola José Henrique de Araújo, que está localizada na Agrovila Castelo Branco, meio rural do município de Castanhal-PA. Abordamos questões importantes como a prática pedagógica do professor de matemática na 3ª Etapa do Ensino Fundamental e na turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as dificuldades para a realização de um bom estágio, como também o que ele nos proporciona enquanto futuros docentes. Tudo isso partindo de leituras de autores que trabalham nessa perspectiva, como por exemplo Carvalho (2019), entre vários autores. Mas, também a partir da nossa vivência de estágio, mostrando o que foi possível observar durante o período do estágio, que ocorreu de Agosto a Dezembro de 2012. Abordaremos alguns aspectos importantes do estágio, como por exemplo, as dificuldades encontradas durante esse processo, a observação e a regência de aulas e o contato com a escola, mostrando o quanto o estágio é importante na formação de um bom professor de matemática.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA