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Navegando por Orientador "MARTINS, Benedita Afonso"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Corpoesia: uma autoetnografia do corpo poema
    (2023-12-13) ALVEZ, Renata dos Santos; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971
    Esta pesquisa apresenta a investigação preliminar do corpo-poema ao qual denominei Corpoesia3, na qual trago a relação da dança em meu corpo e as poesias escritas por mim. Corpoesia é a junção de dois substantivos: Corpo e Poesia, os quais me são claros no entrelace de gestos transfigurados (MENDES, 2010). Este neologismo se deu durante o caos de um ano pandêmico, com a perda de sua identidade, esse corpo precisou se encontrar e desencontrar, dissecando os caminhos por suas trajetórias na dança e na poesia. Houve, assim, o (re)encontro do corpo – dança e do corpo-poema4, entrelaçando a arte, criando o Corpoesia, tornando uma dança do eu, dança que vem do íntimo do intérprete criador. Este artigo tem como referência principal a autoetinografia, com a autora Sandra Meyer, partindo do fragmento de um estudo com o próprio corpo e a própria criação. Tornando-me criador e criatura, pesquisadora participante do meu processo criativo em dança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os corpos negros na licenciatura em dança: desafios e possibilidades para formação docente
    (2023-06-13) COSTA, Williame da Silva; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971
    Este Trabalho de Curso da Licenciatura em Dança tem como objetivo principal estudar e analisar a representação de corpos de artistas - pesquisadores - professores negros na formação em dança, observando os desafios e possibilidades na formação docente do curso, busco registrar caminhos percorridos nas minhas vivências e dialogadas com os meus pares que se encontram em formação, especificamente na Licenciatura em dança. Na escrita discorro alguns conceitos sobre educação antirracista, dança e outros conceitos afrodiaspóricos para fortalecer minhas reflexões imanentes em dança. Quanto à metodologia da pesquisa, inicialmente bibliográfica e, por partir de minhas experiências como pessoa não branca, recorro a minhas memórias amparado por aspectos da Autoetnografia, em diálogo com colegas do curso, os quais participaram da entrevista semiestruturada. Desse modo, a par dos conceitos elencados, de minhas impressões corporais quanto à ocupação de espaços, ainda incipientes no ensino superior, dialogo com meus pares, no intuito de fundamentar o estudo e ter uma escuta sensível para a escrita deste trabalho que é escrito por uma pessoa, porém tem ajuda de todo um corpo de alunado do ensino superior, carrega a força dos meus ancestrais e de todo o povo que me antecede. Este é um estudo preliminar, terá continuidade na pós-graduação, apresenta parte dos nossos anseios, necessidades, aspirações, constatações, do quanto ainda falta para chegarmos a uma formação de fato inclusiva. Não só dos corpos negros, mas de todos os segmentos sociais até hoje relegados a baixa escolaridade. Este tipo de pesquisa precisa ser aprofundada para estudos bem fundamentados para o apontamento de sugestões concretas para que a formação docente seja mais humanizada. Para mim, humanizar é incluir todas as pessoas num ensino de qualidade! Exploro a significância/importância de estudos étnicos-raciais (educação antirracista) e de pesquisas/disciplinas especificas. Pois, assim, seremos espaços com mais inclusão, participação e inserção entre as partes do sistema!
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Registros e condicionamentos na memória corporal: estudos preliminares para aquisição de repertórios corporais
    (2023-12-14) OLIVEIRA, Maria Eduarda Soares de; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971
    Este trabalho de conclusão de curso versa sobre uma abordagem acerca do condicionamento de repertórios corporais, especificamente sobre o trajeto na aquisição de informações corpóreas dentro das perspectivas fenomenológicas em sala de aula, com embasamento de inúmeros estudos conceituais do ‘ser-no-mundo’ em uma esfera artística de experimentos e inserção no mundo profissional; de diversas realidades pessoais, sociais e, principalmente, de valores e concepções de vida. Esta pesquisa propicia, portanto, objetivos gerais e específicos no que tange a administração de artistas com seus corpos dançantes por meio de experiências metodológicas e estratégicas com: 1) estudos teóricos e seus conceitos acerca da ciência da motricidade humana e os comportamentos corporais; 2) investigações comportamentais dos sujeitos artísticos e como eles agenciam estes movimentos em suas linguagens de identificação; 3) desenvolvimento metodológico-experiencial para o trabalho da potencialização destas memórias corporais. Para isso, tal pesquisa será dividida em tópicos e discorrerá no que diz respeito aos processos da permissão condicionada para um campo corporal versátil e de propriocepção, bem como atravessamentos captados durante dinâmicas, propostas didáticas sugeridas e a realização de entrevistas para o estudo das sensações e descobertas adquiridas durante o processo, feitas por mim, Maria Eduarda, dentro do Studio de Danças por Lucinha Azeredo, espaço coordenado pelos diretores e proprietários Maria Lúcia Ribeiro de Azeredo e Thiago Mendes Parente, juntamente com a colaboração acadêmica da Profa. Dra. Bene Martins — FADAN, cujo plano de propostas aplicadas debruçou-se na práxis docente em instituições de ensino não-formal, a partir dos conhecimentos agenciados durante o curso de Licenciatura em Dança. Nesse sentido, este estudo dialoga com os seguintes autores: Nóbrega (2008), a qual abarca aspectos do corpo, da percepção e do conhecimento embasados em MerleauPonty; Merleau-Ponty (1945) propriamente dito e igualmente apresentando enfoques da fenomenologia da percepção; Resende e Silva (2019) no que concerne a princípios organizativos de movimento em dança contemporânea; Ferreira (2010) enquanto guias no que se refere ao corpo em sua totalidade dentro dos parâmetros reflexivos de Ponty e entre outras referências. Desse modo, analisa-se uma (in) conclusão no âmbito indagativo destes experimentos corpóreos e futuramente versáteis, elaborado e aplicado por mim, graduanda Maria Eduarda Oliveira, juntamente das turmas selecionadas para a fortificação destas pesquisas preliminares. Tais como transbordares adquiridos durante toda a observação-prática em campo e, igualmente, como parte fundamental das pesquisas a fim de viabilizar possibilidades e apresentar a relevância deste corpo aberto, disponível e recheado de repertórios facilitadores de um fazer artístico diversificado.
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