Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "LOPES, Raquel da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O desafio na efetivação das políticas públicas de educação em uma escola do campo em Gurupá/PA
    (2018-06-19) GONÇALVES, Lildo da Silva; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    Este trabalho traz uma reflexão a respeito das políticas públicas para a educação do campo visando evidenciar a partir de uma situação específica como vem se dando o processo de implementação de tais políticas, no município de Gurupá. Seu principal objetivo é mostrar que já existem leis garantindo direitos educacionais para os povos do campo, fruto das lutas dos movimentos sociais organizados, mas é preciso manter o esforço coletivo constante para consolidar essas conquistas. Os resultados apontam que no campo do currículo, as políticas públicas são ainda muito incipientes; no caso específico da língua portuguesa, permanecem traços ainda muito fortes da tradição gramatical (ineficaz e produtora de insegurança linguística) em detrimento das contribuições já relativamente antigas das Ciências da Linguagem: a educação do campo ainda não se beneficiou dessa mudança de paradigma. Experiências bem sucedidas constituem insularidades mas demonstram alto poder socioeducativo, devendo ser ampliadas para que a escola do campo deixe de ser um projeto do colonizador e venha ser, verdadeiramente, espaço de gestação de um novo projeto de sociedade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades e desafios encontrados na profissão docente na visão de professores de uma escola do campo
    (2019-07-18) FEDERICCI, Angelica; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    Este artigo realiza reflexões sobre os desafios e dificuldades pessoais e sociais que os profissionais docentes enfrentam na trajetória de sua profissão. O objetivo fundamental é contribuir para que haja uma conscientização da comunidade escolar, pais, alunos e sociedade sobre a importância da valorização da profissão docente. Os procedimentos e métodos utilizados nesta pesquisa entrelaçam-se numa abordagem qualitativa baseada na coleta de dados por meio de entrevista. Os resultados obtidos pela pesquisa apontam que os desafios e as dificuldades para seguir uma profissão docente estruturada e valorizada estão relacionados a diferentes fatores, como a falta de reconhecimento, a remuneração, as condições de trabalho, entre outros.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA
    (2022-05-27) PEREIRA FILHO, Pedro; LOPES, Raquel da Silva
    O presente texto foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa e também da observação por mim feita durante anos trabalhando na mesma, tendo como objetivo discutir sobre os desafios que é para o professor e aluno na oferta e recebimento do ensino-aprendizagem na área específica da Linguagem (artes, literatura e língua portuguesa), da escola Belarmina Soares do município de Placas. A metodologia utilizada na produção do material empírico analisado, consistiu em observação direta no local e entrevistas com pais, alunos, professores e a diretora, tendo como intenção a reflexão sobre os fatores que diminuem a efetividade do ensino e consequentemente da aprendizagem. Os resultados preliminares da pesquisa apontam uma série de agentes interferindo diretamente nos processos de ensino e aprendizagem criando um abismo entre o que os professores ensinam e o que os alunos aprendem na escola.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma experiência de incentivo à leitura com alunos do 9º ano de uma escola do campo na realidade da Transamazônica
    (2019-08-09) OLIVEIRA, Jorge Antônio de Assis; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    O domínio da língua, nas diferentes vertentes da palavra escrita e falada, da leitura e da oralidade, é crucial para nossa vida. Partindo desses pressupostos é que surgiu o projeto na Escola do Campo Liberdade II, com título “E o verbo se fez frases, palavras e poesias e nós aprendemos nossa história”, elaborado no Tempo Comunidade, enquanto acadêmico do Curso de Educação do Campo Linguagens e Códigos e professor de Língua Portuguesa da referida escola da comunidade Padre Josimo, KM 130 Norte, município de Medicilândia - PA. Observando os resultados deste projeto surgiu o interesse em desenvolver tal temática como Trabalho de Curso, além de constatar as dificuldades da Escola do Campo em quesitos de disponibilidade de material didático e atraso histórico no âmbito da prática da leitura. Objetivando de forma geral trabalhar metodologias diversificadas no processo de ensino aprendizagem de Língua Portuguesa na realidade do campo, e buscando, por meio da Literatura, despertar o hábito de ler, produzir, interpretar e melhorar a oralidade dos educandos. Por fim, foi possível constatar que, por meio do projeto desenvolvido, os alunos possuíram maior facilidade em se comunicarem através dos temas desenvolvidos, e perceptível melhora na leitura, escrita, oratória e socialização.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiência e reflexão sobre a educação do campo na comunidade Nossa Senhora da Conceição em Anapu-PA
    (2023-01-18) SOUSA, Andreia Leão de; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    O presente artigo tem como proposito fazer uma reflexão sobre a Educação do Campo na comunidade Nossa Senhora da Conceição que fica localizada na vicinal Surubim Munícipio de Anapu PA. Levando em consideração as experiências das famílias desta localidade, mostro um pouco o que enfrentaram para conseguirem escolas, igrejas e outros recursos básicos. Neste trabalho vou dar destaque para a escola Osvaldo cruz pois foi nela que fiz meus estágios, por isso tive a oportunidade de conhecer melhor alguns pais, professores e alunos, bem como os assuntos relacionados a esta escola, como o currículo, o Projeto Político Pedagógico (PPP), o trabalho de organização dos professores e situação profissional deles. Além disso por estar fazendo o curso de Educação do Campo com ênfase em Linguagens e códigos, trago algumas informações dessa área de estudo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiências de leitura e superação: sobre o improvável encontro de um jovem do campo com a literatura
    (2019-07-18) SOUZA, Genicléia de Jesus; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    Este artigo apresenta elementos da surpreendente e improvável experiência de leitura literária de um jovem do campo. Os dados foram coletados por meio da metodologia “História de Vida”, com realização de observação e entrevistas. Os resultados de um estudo apontam a importância do acesso à literatura para o desenvolvimento de sensibilidade estética e existencial; apontam igualmente a importância da escola na democratização do acesso a bens culturais, como a literatura, e a centralidade do papel do professor como intermediário entre os alunos e a cultura escrita.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de letramento no ensino de língua portuguesa em uma escola do campo na Transamazônica
    (2023-01-19) NASCIMENTO, Alanne Rainer Rosa; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    O presente trabalho é uma reflexão sobre o potencial pedagógico da articulação entre ensino de língua portuguesa e práticas de letramento a partir de uma experiência com alunos 7º ano do ensino fundamental em uma escola do campo na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, município de Brasil Novo, Pará. A pesquisa teve como fundamentação teórica pressupostos dos Estudos de Letramento (Soares 2022; Kleiman 2005; Street 2001). A metodologia utilizada envolveu pesquisa de campo com entrevistas e realização de um experimento pedagógico na disciplina de Língua Portuguesa, cujos resultados compõem a base empírica deste trabalho. Os resultados da pesquisa demostram que o ensino de Português alicerçado na perspectiva do letramento crítico potencializa a aprendizagem e contribui positivamente para formação cidadã dos alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência de leitura do conto Venha Ver o Pôr do Sol, com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica
    (2023-01-27) FRANCO, Liliane Leite; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    Este trabalho apresenta uma experiência de leitura literária com alunos de 8º ano de uma escola do campo na Transamazônica, sudoeste do Estado do Pará. O texto-objeto de leitura foi o conto VENHA VER O PÔR DO SOL, de Lygia Fagundes Telles, e a proposta teve como objetivo despertar a sensibilidade dos participantes, tanto discentes como o docente da turma, quanto à possibilidade de realização de um trabalho inovador com a linguagem na escola por meio da leitura e releitura de contos. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa e consistiu em observação direta no local e intervenção didático-pedagógica junto aos sujeitos envolvidos. Os resultados apontam que o ensino aprendizagem da língua portuguesa é facilitado, ressignificado e potencializado quando o trabalho pedagógico associa as diferentes práticas de linguagem (leitura, oralidade, escrita e análise linguística) em um processo dialógico e afetivo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Transformar a formação: desafios da Licenciatura em Educação do Campo na Transamazônica
    (2019-05-30) CLEMENTE, Maria Laire de Campos; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    Este trabalho é uma reflexão sobre a centralidade da formação docente para a transformação da realidade educacional, ainda que se reconheça que esta realidade é impactada por uma complexa constelação de fatores. O objetivo precípuo é apontar elementos que evidenciem tanto a importância central de se formar novos professores quanto a possibilidade concreta de se fazer isso; a base empírica da análise aqui proposta é, portanto, o “chão da escola”, isto é, a experiência concreta de uma Licenciatura em Educação do Campo/Linguagem, de uma universidade pública da Amazônia brasileira, pela ótica de seus estudantes. A metodologia utilizada pode ser caracterizada como quanti-qualitativa, embora seu cerne seja claramente de ordem interpretativa, com destaque para a abordagem cartográfica. Os resultados obtidos por esta pesquisa apontam que a opção teórico-metodológica pela Pedagogia da Alternância, base em que se estrutura a proposta pedagógica da referida licenciatura, proporcionou aos seus egressos uma formação acadêmica cientificamente consistente e socialmente referenciada, o que não significa ausência de tensões, problemas e lacunas – que apenas o tempo histórico poderá esclarecer. Porém, para além disso, tais resultados sugerem também que escolhas político-institucionais bem definidas, qualificação do quadro docente dos professores formadores, interesse e compromisso dos estudantes podem render, em curto prazo, experiências muito impactantes na “ponta” – a sala de aula da educação básica, aspecto que se busca evidenciar por um relato de prática pedagógica como aprendizagem profissional que foi vivenciada no último Estágio Supervisionado do curso aqui estudado.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Brasão UFPA