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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “A casa da minha mãe era que um hospital”: Maria Pajé e seu dom de cura em São João de Pirabas
    (2023-12-18) FERREIRA, Katiane de Carvalho; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo tem como foco analisar e destacar as mobilizações sociais e culturais de Flaviana Serrão da Silva (1929 – 2003), conhecida popularmente como Maria Pajé, no que concerne sua atuação nos trabalhos da pajelança, parteira, organização do festejo de São Benedito, Marujada e sua colaboração geral no que tange à cultura local de São João de Pirabas. Desta forma, serão apresentadas as discussões referentes à memória, história oral, pajelança e marujada que darão sustentabilidade e rigor científico para o desenvolvimento e a produção do artigo. Neste caso, trabalhar com ideia de memória que consiste em lembranças adquiridas a partir das vivências individuais e coletivas, ora esquecidas, ora rememoradas. Em relação à pajelança, trata-se de uma das práticas que Maria Pajé executara na cidade ao longo de sua vida para dar assistência, por exemplo, no que se refere à saúde, espiritualidade e outras benfeitorias para todo aquele que a procurava. No que diz respeito à metodologia, fora feita pesquisa bibliográfica de acordo com o tema exposto, o uso da história oral a partir das entrevistas e conversas informais realizadas para a composição desta pesquisa. Ademais, este estudo se dá com a finalidade de visibilizar a memória desta mulher que fora imprescindível para a cidade de São João de Pirabas, além disso, o registro desta se torna relevante para o conhecimento e reconhecimento dessa figura tão influente neste município.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência
    (2022-07-07) CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo discute a problemática do apagamento da história das mulheres no ensino e na historiografia, as consequências desse silenciamento, como por exemplo, os altos índices de violência contra a mulher, e o papel de professoras (es) na mudança desse cenário violento. Este trabalho também analisa os resultados das dez oficinas temáticas, relacionadas à estudos de gênero, que realizei em seis instituições de ensino público de Belém e Região Metropolitana. Assim, apresento como as oficinas, enquanto ferramentas pedagógicas usadas por professoras (es), possuem o potencial de contornar a ausência da história das mulheres nos currículos de ensino básico e visibilizá-las enquanto agentes históricos, promover debates em sala de aula em torno das problemáticas das opressões de gênero, e, principalmente, agir diretamente no combate à violência contra a mulher e na construção de uma sociedade pautada na igualdade de gênero.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenhando a arqueologia amazônica: de caco a espetáculo e o “modesto museozinho” de Tom Wildi
    (2021-04-14) PINHEIRO, Carolyn Santiago; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    Esse estudo objetivou a criação de um material didático sobre ensino patrimonial, tendo em vista que a educação patrimonial colabora com a formação da identidade e identificação com o patrimônio. E para além de gerar uma identidade com os grandes monumentos que trazem uma memória da elite, se faz necessário ensinar sobre o patrimônio de uma minoria que ainda é pouco valorizado – no caso deste trabalho os indígenas Marajoara. A partir disso, o presente trabalho produziu como produto uma história em quadrinho acerca da cerâmica marajoara, tendo como fonte o diário de Tom Wildi – arquiteto suíço e arqueólogo amador, veio para o Brasil e esteve várias vezes na ilha do Marajó para realizar a coleta dos objetos marajoara para ser utilizada como material didático por escola do ensino público e privado. Os registros de campos de Tom Wildi, como fotografias, cartas, anotações pessoais foram analisadas para que junto com o levantamento bibliográfico feito acerca da educação patrimonial e história em quadrinho, fosse produzido esse material didático, que posteriormente foi aplicado em sala de aula. Obtendo um resultado satisfatório dessa aplicação, e abrindo outras possibilidades para o uso desse material em sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “(...) Eles me falam que eu tinha que ter nascido homem, mas eu respondo, não deus me fez mulher mesmo”: uma reflexão sobre o ofício das mulheres marisqueiras em São João de Pirabas
    (2025-04-02) Nayara Sousa de; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo é resultado da pesquisa realizada com mulheres marisqueiras do município de São João de Pirabas, com o objetivo de investigar e compreender o trabalho realizado por essas mulheres neste município, localizado na região nordeste do Pará, microrregião do Salgado. O estudo, além de discutir a importância desse ofício e a invisibilidade dessas mulheres ao longo dos anos, também aborda a relação de gênero presente na pesca artesanal e, por fim, a relevância desse trabalho historiográfico para o ensino de História no município. O método utilizado para a realização da pesquisa foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa cinco marisqueiras. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram a observação e a entrevista com perguntas semiestruturadas. Acredito que este trabalho possibilitou uma compreensão da vida dessas mulheres e de seu trabalho, reconhecendo sua importância como trabalhadoras e como mulheres que desempenham um papel fundamental para a economia do município. Além disso, o estudo permitiu a elaboração de um registro histórico dessa atividade realizada pelas mulheres de São João de Pirabas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Festividade de São Benedito no Quilombo: entre passado e presente, mudanças e permanências, e a importância do conhecimento para o reconhecimento
    (2024-12-11) LOBO, Shirlene da Silva; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo pretende analisar as narrativas orais e documentais para o estudo e conhecimento do Patrimônio Imaterial presentes no Quilombo São Benedito, situado no distrito de Vila Moiraba, localizado à margem direita do Rio Tocantins, em Cametá, Pará, tendo como base a Festividade de São Benedito, que possui admirável relevância religiosa, cultural e popular. Destacam-se os hábitos e tradições específicos da comunidade, que constituem, de forma peculiar, sua identidade e sentimento de pertencimento. Trata-se de patrimônios históricos, bens culturais, ofícios e modos de fazer, celebrações, lugares e formas de expressão típicos do território, que necessitam de estudo para o reconhecimento, valorização e preservação local, a fim de evitar, no futuro, impactos irreparáveis no quilombo, decorrentes do constante processo de mudança. Assim, para que um bem seja reconhecido como patrimônio em nossa localidade, ele precisa ser pesquisado com muito critério, considerando a nossa história, suas características técnicas, o estado de conservação, as transformações ao longo do tempo, e sua importância cultural, entre outros aspectos. Nesse contexto, destaca-se a tradicional Festividade de São Benedito como exemplo de Patrimônio Imaterial que precisa ser reconhecido e preservado pela população em geral. Isso fortalece e identifica nossos vínculos patrimoniais e culturais, estimulando a participação em todas as etapas da preservação dos bens existentes em nossas comunidades, em consonância com a escola Gracinda Dias Peres, que é um veículo de transmissão para o ensino-aprendizagem. A escola pode proporcionar possibilidades e reflexões sobre a Educação Patrimonial, enfatizando a festividade como patrimônio imaterial, pois, por meio da educação, é possível narrar a história do festejo até os dias atuais, contribuindo também para a historiografia do quilombo, no qual a festa está inserida, com o apoio da Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Lideranças do Movimento Quilombola, palestras, alunos, entre outros. Essa iniciativa de Educação Patrimonial se dá pelo êxodo da população em busca de melhores condições de vida, além do falecimento de pessoas adultas, o que deixa a nova geração sem informações sobre sua própria história e, consequentemente, sem entendimento de pertencimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    História e arte sequencial: o uso das HQs como um recurso nas aulas de História para debater o período Pós Segunda Guerra
    (2023-12-18) LIRA, Rafael Vieira; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O referente artigo tem como objetivo discorrer sobre a maneira que as revistas em quadrinhos podem servir como recurso didático para educadores(as), nas aulas de história, demonstrando como o uso dessas histórias pode tornar o ensino mais atrativo e da mesma forma estimular a participação dos alunos ao utilizar temas que estão dentro de sua realidade. Procurando meios para atingir essa meta exploramos o uso da arte sequencial, termo utilizado para descrever formas de arte que fazem uso de imagens empregadas em uma ordem especifica para fins de narrativa gráfica ou transmitir informações. Afim de explorar esta possibilidade serão analisadas revistas do herói chamado incrível Hulk, procurando similaridades entre as histórias narradas nesses quadrinhos com o contexto histórico apresentado na época da guerra fria, assim tentando apresentar meios de utilizar estas revistas como uma ferramenta capaz de aprimorar de forma significante o ensino e a maneira como as (os) educandas (os) veem as aulas de história. E teoricamente, com o planejamento adequado será possível tornar essas aulas mais interessantes. E isso pode ser uma resposta para atrair a atenção de nossos alunos para as aulas de história.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    História, mulher e política: uma análise sobre mulheres de Concórdia do Pará e seus lugares de fala e poder nos processos eleitorais
    (2022-06-17) OLIVEIRA, Dilane Cavalcante de; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O objetivo do artigo é analisar, através de depoimentos de mulheres políticas, quais mecanismos estruturais e culturais permeiam os espaços políticos e quais foram às dificuldades de inserção e sua permanência nos espaços legislativos ocupados na câmara municipal de Concórdia do Pará. O estudo dessa pesquisa apresenta os avanços da ocupação feminina nos espaços legislativos, seus desafios e experiências ligadas às construções sociais que incentivaram o desejo pela disputa dos cargos eletivos, desde a emancipação territorial do município em 1988. Para isso, dialogo com autoras como Michelle Perrot (2019), Margareth Rago (1995), Joan W. Scott (1995) e Simone Beauvoir (1967), para dobrar esta pesquisa enquanto uma pesquisa em gênero e política, Luis F. Miguel (2014), Flávia Biroli (2014) e Dphane Patai (2010), para articular a história aos processos de vida e fazer político e, da mesma maneira, a história oral como fonte de resultados em conjuntos sociais e culturais, que dialogam com autores e estudos da área e fontes históricas, como Marieta de M. Ferreira (2018), Carla B. Pinsky (2018), Hebe Mattos (2016), Brenda Oliveira (2017). Como resultado, observo que há muitas dificuldades e desafios que ocasionam um baixo índice de mulheres aos cargos eletivos ocupados, assim como uma construção social machista, misógina e patriarcal que dificulta a equidade nas ocupações dos cargos políticos. Além disso, verifico que por meio da educação política no ensino é possível realizar uma transformação do conhecimento histórico para uma desconstrução da imagem de inferiorização refletida nas mulheres e suas competências para as disputas eleitorais e a ocupação aos cargos legislativos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano
    (2023-03-02) NORONHA NETO, João Tavares; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    Este artigo foi construído e fundamentado a partir de uma análise das representações dos povos indígenas presentes em dois livros didáticos utilizados no ensino de História para turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise pretendemos problematizar a produção do conhecimento sobre a história dos povos tradicionais, trazendo contestações com base no uso da bibliografia previamente levantada e olhando como são apresentados visualmente sem deixar de lado os elementos textuais e a maneira como o conteúdo é predisposto e trabalhado, sua relevância e todo o direcionamento que se tem. O processo conta com um diálogo conceituado nas ideias de representação/representatividade, cultura e consciência histórica, esse último servindo de suporte para uma alternativa metodológica da abordagem temática com o intuito de obter resultados mais otimistas sobre a visão do alunado em relação a essas comunidades. Este cenário procura tornar explícito aspectos vinculados à elaboração de alternativas para se construir soluções em um ensino possivelmente mais pontual dentro dessa perspectiva e, por intermédio disso, tornar o discente um ser mais ativo no processo de aprendizado assumindo o protagonismo através do norteamento e construção de um olhar mais crítico e analítico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mulheres benzedeiras de Salinópolis: práticas de cura, entre mudanças e permanências
    (2023-12-18) BORGES, Isabel Cristina Corrêa Preto; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O objetivo deste artigo é discutir e analisar as práticas de cura de Benzedeiras de Salinópolis, tendo em vista as diferentes problemáticas que elas enfrentam como: o preconceito religioso, a sociedade patriarcal, o dia a dia difícil de mulheres negras que vivem na periferia, entre outros. Esta manifestação cultural é realizada majoritariamente por mulheres que benzem e que curam com a fé, por meio da religiosidade e sincretismo com base na herança africana, indígena e europeia. É importante discutir sobre essas práticas por meio de uma abordagem de como esse ofício foi adquirido, como são realizados, quais materiais e ervas que as mesmas utilizam em suas curas e/ou rezas, como as mesmas são vistas pela sociedade e qual público costuma procurá-las com o intuito de tratamento de doenças, almejando graças na vida pessoal por meio da benzedura. É preciso compreender também, como se dá a continuidade desta tradição ao longo das gerações dessas mulheres, por que são elas que benzem e o que está por detrás dessa prática em Salinópolis? Como metodologia, a pesquisa vai utilizar entrevistas por meio de áudios e também fotografias com a finalidade de mostrar os relatos das práticas do benzimento, utilizando-se de fontes orais e imagéticas. Pretende-se confirmar com essa discussão que as mulheres ainda são procuradas por muitas pessoas no município, e que a tradição é passada de geração em geração. Ademais, que os indivíduos acreditam no dom da cura, no sincretismo próprio das religiões de matriz africana, como a Umbanda, além de acreditar na herança da religiosidade indígena em paralelo ao sistema de saúde pública.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Onde está Tereza?: a “presença” da mulher negra no livro didático
    (2018-08-17) SENNA, Daniela de Oliveira; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255
    Recai sobre a mulher negra o silêncio das fontes. A historiografia ocultou, na maioria das vezes, as ações femininas de maior relevância restringindo-se a citar alguns fatos mais simples e a colocar as mulheres, em geral e, em particular, as negras, em lugar de subordinação, ou seja, sempre na retaguarda dos homens ou esperando por eles. Essa construção histórica materializa-se nas representações presentes no livro didático, instrumento tão difundido nas escolas brasileiras. Nesse sentido, um dos objetivos deste trabalho é compreender como a mulher negra tem sido abordada no livro didático de História (LDH). Ele expressa um corpo de ideias e de percepções que são correntes na sociedade e no meio acadêmico, é um instrumento pedagógico de grande alcance que tem sido disputado por diversos campos de saberes, nele a presença da mulher é subsumida, da mulher negra é praticamente invisível. Contudo, ficou evidente a importância que adquire no cotidiano escolar, constituindo uma ferramenta pedagógica de grande amplitude e alcance, o que representa, por si só, um ganho positivo. No entanto, ele requer atualizações e, quem sabe, apoio. Nesse sentido, e de forma propositiva, buscou-se a construção de um recurso pedagógico complementar, as tiras em quadrinhos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Onde está Tereza?”: histórias femininas silenciadas e a importância da reformulação do ensino de História
    (2023-08-29) COSTA, Bianca Karoline Silva; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo busca analisar e problematizar a criação de uma história androcêntrica, que se estendeu para âmbitos educacionais a partir do nascimento da história como disciplina. O que gerou um grande impacto social para a vida das mulheres e fortaleceu o sistema patriarcal vigente no país desde o período colonial. Para além disso, este artigo busca discutir como esse silenciamento das mulheres na historiografia e o patriarcado corroboram para a prática da violência que aumenta cotidianamente mesmo com a conquistas legislativas do movimento feminista no país. É objetivo deste trabalho apresentar como solução de enfrentamento a essa violência, a reformulação do ensino de história visando as questões de gênero através de práticas de ensino e aprendizagem nas escolas. Questões estas, que estão sendo muito discutidas nos meios educacionais como debate primordial a ser colocado dentro das salas de aula para tentar conter o crescimento alarmante da violência dentro das escolas, e educar uma sociedade mais igualitária.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Pesca artesanal no município de São João de Pirabas: um olhar sobre as oportunidades e desafios, ao longo dos anos
    (2024-07-24) BARROSO, Dariane Pinheiro; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    A pesca artesanal de pequena escala emprega cerca de 90% dos pescadores, a nível mundial. O estado do Pará detém 562 km de costa e conta com aproximadamente 163 comunidades adeptas da pesca artesanal, distribuídas em 17 municípios litorâneos. Neste contexto, este estudo teve como objetivo caracterizar a comunidade de pescadores artesanais pirabenses, levando em consideração suas principais características culturais e históricas. A coleta primária de dados para análise foi feita por meio de questionário técnico-participativo e por fontes bibliográficas multivariadas. Posteriormente, foi realizado uma entrevista com a aplicação de perguntas referentes aos desafios que esses trabalhadores enfrentam no seu dia a dia. Os dados analisados indicaram que os atores que atuam na pesca artesanal no município de São João de Pirabas tem como mercadoria os mariscos, pescados e crustáceos, além de seus subprodutos, a exemplo, o “grude” e mesmo com uma grande variedade de produtos, ainda obtém os rendimentos financeiros discretos, fato que leva muitos profissionais desta área a situações de marginalização ou esquecimento. Diante deste panorama desafiador, torna-se evidente a urgência de ações estratégicas para promover melhorias nas condições laborais desses atores. É necessário que haja medidas como o estabelecimento de políticas que assegurem uma remuneração justa, a implementação de programas de capacitação profissional e a criação de mecanismos para captação eficiente de recursos pelo poder público são cruciais para garantir a sustentabilidade da atividade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O retrato da mulher negra oitocentista através do romance “Hortência” (1888): entre o passado e o presente
    (2024-08-17) SILVA, Maurinea Albuquerque Ribeiro da; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O artigo propõe-se a analisar a obra literária intitulada “Hortência” (1888) de João Marques de Carvalho (1866-1910), um autor paraense inserido na escola literária naturalista. O livro em questão é utilizado como fonte histórica para uma pesquisa que aborda o gênero em duas perspectivas distintas. A primeira trata da interseccionalidade, conceito criado por Kimberlé Crenshaw em 1989, com o intuito de destacar a interconexão entre raça e gênero. A segunda perspectiva aborda a noção de longa duração, tendo Fernand Braudel como principal referência para esta discussão. Para Braudel, a longa duração representa a união de eventos que se entrelaçam independentemente de sua dificuldade ou período temporal. Portanto, o objetivo central do artigo é analisar a obra “Hortência” a fim de compreender como Marques de Carvalho descreve a mulher do século XIX, especificamente a mulher negra. A proposta é examinar se a visão do autor e as diversas formas como ele retrata essa mulher durante os eventos narrados no livro refletem a sociedade contemporânea. Busca-se compreender se, atualmente, a sociedade ainda enxerga essas mulheres da mesma maneira ou se houve mudanças ao longo do tempo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O sebastianismo em São João de Pirabas: sincretismo religioso e memória popular de um rei que de colonizador se torna afro brasileiro
    (2023-12-18) FERREIRA, Giovana de Cássia Araújo; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    Esta pesquisa tem como objetivo compreender a tríade sincrético-religiosa que adorna o sebastianismo pirabense e que deu origem ao “nosso Rei Sabá” e o porquê da firme presença de crenças e sua importância para a construção da identidade local. A história oral foi a metodologia usada para a elaboração deste artigo, pois “Nosso Rei Sabá” está na vivência da comunidade, na memória dos pescadores e nas fortíssimas crendices e cultos da população, principalmente dos fiéis da umbanda. Por isso, é importante destacar como as narrativas orais dão sustentabilidade e perpetuação desse mito em nosso município. Do sebastianismo pirabense desencadeiam-se lendas, contos, mitos, história e curas que povoam o imaginário da região, os quais, paradoxalmente, (re) alimentam a Una-trindade que se inscreve no mito sebástico e opera como seu sustentáculo. Muitos questionamentos foram feitos, tudo para que se compreenda, quem seria o Rei Sabá da ponta do Castelo? Que relação teria com D. Sebastião e S. Sebastião? Qual a importância para a comunidade e por que é importante? Por que há um culto e devoção tão forte pelos moradores dessa região? E como se dá a relação com o sincretismo religioso?
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