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Navegando por Orientador "LIMA, Reinaldo Feio"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem de matemática na perspectiva da neurociência: um panorama de pesquisas dos últimos anos para compreender os processos neurais envolvidos na aprendizagem de matemática
    (2024-02-28) ANDRADE, Roniely Araújo Balacol; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    O ensino de matemática na perspectiva da Neurociência cognitiva é um tema que vem ganhando relevância nas últimas décadas e gerando impactos na literatura, sendo uma área que estuda o sistema nervoso central aplicada ao ensino que visa compreender como ocorre a aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da Neurociência no entendimento dos principais aspectos e regiões cerebrais envolvidos na aprendizagem de matemática. A pesquisa se justifica pelo fato de ao compreender melhor os processos neurais envolvidos na aprendizagem de matemática, os educadores poderão desenvolver estratégias alinhadas às características naturais do cérebro. Utilizamos uma abordagem qualitativa de tipo bibliográfico pelo fato de permitir uma ampla revisão da literatura sobre o tema de interesse, trazendo as principais abordagens, métodos e resultados encontrados pelos autores estudados. As pesquisas do corpus demostram os preceitos da Neurociência na perspectiva da aprendizagem, considerando o cérebro como o lugar onde acontecem as mudanças para a aprendizagem. Além disso, a Neurociência aplicada à educação não se mostra uma nova pedagogia para substituir as existentes e nem a solução para todos os problemas da aprendizagem, mas agrega ainda mais cientificidade e embasamento às teorias pedagógicas existentes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da eficácia do Algeplan no desenvolvimento cognitivo de alunos autistas
    (2024-02-28) COSTA, Lucielen Pereira da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    O artigo propõe uma avaliação minuciosa da eficácia do Algeplan no desenvolvimento cognitivo de alunos autistas, concentrando-se na análise aprofundada de como essa metodologia singular repercute no aprimoramento do raciocínio lógico-matemático e nas habilidades cognitivas desses estudantes. A metodologia empregada envolve uma análise qualitativa das interações entre a aplicação do Algeplan e o progresso nas habilidades de raciocínio lógico-matemático. Os resultados revelam padrões consistentes de melhoria nas competências cognitivas, destacando a adaptabilidade e eficácia do Algeplan como uma ferramenta pedagógica, fornecendo uma base sólida para estratégias educacionais personalizadas no apoio ao desenvolvimento cognitivo de alunos autistas, bem como oferecendo uma compreensão mais detalhada dos processos cognitivos envolvidos na implementação do Algeplan. Este enfoque multifacetado fortalece a validade interna do estudo, contribuído para a fundamentação teórica e prática das conclusões apresentadas e fornecendo um arcabouço sólido para futuras pesquisas no campo da educação para alunos autistas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    É conhecendo que se entende: desmistificando as produções científicas sobre autismo
    (2023-12-21) SILVA, Gabriel Martins; GUIMARÃES, João Pedro Quaresma; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este trabalho é fruto das vivências dos presentes autores ao longo de suas jornadas no curso de Licenciatura Plena em Matemática. A escolha da temática a qual tange o ensino de matemática para alunos autistas, não foi uma escolha aleatória, mas sim, construída e inspirada em meio aos acontecimentos ocorridos durante essa incrível caminhada. Entretanto, este trabalho é composto pela junção de dois Capítulos de Livros publicados em E-books. O Capítulo I buscou indicar possíveis soluções para que estudantes autistas possam aprender matemática. Para alcançar essa pesquisa utilizou-se a técnica de análise bibliográfica, essa técnica, de acordo com Gil (2002, p. 44), é desenvolvida com base em materiais já disponíveis, constituídos principalmente de livros e artigos científicos. O lócus dessa pesquisa foi os anais das edições 2019 e 2020 do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI). Após ser realizado a busca formou-se o corpus, com o total de 18 artigos. E com a leitura dos artigos, foram criados quadros agrupando os trabalhos entre eles por similaridade a partir de eixos temáticos selecionados. Contudo, após a análise dos artigos, foi entendido que para que a inclusão do aluno autista seja adequada é necessário três condições básicas, são elas: 1) Conhecer e estudar as características comuns às pessoas com autismo; 2) Definir a forma de atendimento educacional a ser ofertado, concomitantemente com a turma comum; e 3) Desenvolver estratégias adequadas de atuação pedagógica em sala de aula, respondendo às necessidades educacionais especiais de alunos com autismo, as quais devem ser avaliadas sistematicamente (MENEZES, 2012; PLETSCH, 2014). O Capítulo II investigou as produções científicas, com ênfase no Ensino Fundamental 1 e 2, sobre o ensino de Matemática direcionado a indivíduos autistas. Esse objetivo foi alcançado por meio de uma pesquisa bibliográfica que para Sampieri, Collado e Lucio (2013), baseiase principalmente em fontes secundárias, que são trabalhos que sintetizam e interpretam informações de fontes primárias como estudos de pesquisa originais. Para a coleta de dados desse estudo utilizou-se as renomadas plataformas digitais: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e houve a seleção de 24 trabalhos, sendo 20 dissertações e 2 teses. Os dados foram analisados empregando as técnicas de Booth, Sutton e Papaioannou (2016), que envolvem a identificação de estudos relevantes, sistematização da informação, agrupamento e categorização, síntese e análise crítica. Em suma, alguns dos resultados destacou-se com a Figura 1 que os estudos voltados ao ensino de matemática para alunos autistas são recentes, tendo maior índice em 2020. É valido ressaltar que sudeste é a região que predominou em relação ao número de publicações encontradas nos Capítulos I e II. Portanto, escrever este trabalho como um todo, desencadeou saberes valiosos para a formação dos presentes autores como futuros profissionais qualificados para exercer a profissão com excelência, e que os mesmos estão gratos por contribuírem com a comunidade cientifica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de razões trigonométricas na circunferência utilizando multiplano adaptável para alunos cegos ou com baixa visão
    (2023-12-22) SILVA, Edílson Soares da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    O presente trabalho concerne sobre a matemática inclusiva nas escolas, considerando-se a realidade educacional e o direito de todas as pessoas com deficiência no que se refere à educação. Para tal propósito, o artigo descreve como foi implementada a utilização de um recurso didático para o ensino das relações trigonométricas na circunferência, visando a valorização da utilização de recursos didáticos adaptados para estudantes cegos ou com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa exploratória tendo a análise de forma qualitativa. Assim, os resultados indicaram que a intervenção apresentou resultados positivos, haja visto que esta possibilitou a estudante com baixa visão e aos demais colegas de classe, um melhor entendimento do círculo trigonométrico e suas relações. Sendo o Multiplano Adaptado, um recurso didático acessível, e de baixo custo, que pode ser utilizado pelos docentes de Matemática, visando de fato a aplicabilidade em sala para facilitar a compreensão das relações trigonométricas na circunferência, e assim, oportunizando a construção de uma escola realmente inclusiva, na qual tenha-se uma preocupação de forma igualitária para com o aprendizado dos seus alunos e sempre levando em consideração a especificidade de cada estudante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino pós-pandemia: os reflexos das dificuldades na aprendizagem da matemática no sistema de organização modular de ensino (SOME) no interior de Abaetetuba
    (2024-02-28) PIMENTEL, John Elvis Silva; SILVA, Steffany Ferreira da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Os impactos da pandemia da Covid-19 na educação básica foram significativos, o qual representou consequências complexas que ainda não foram totalmente avaliadas. Desta forma, o objetivo do presente artigo é examinar os efeitos da crise no processo de ensino e aprendizagem de Matemática do povo ribeirinho do rio Maracapucu Médio, ilha do Município de Abaetetuba. durante e pós-pandemia. O foco deste estudo foram alunos do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) da Escola Tomaz Lourenço Negrão. Buscou-se analisar, a partir da perspectiva desses alunos, os impactos da pandemia no processo de ensino e aprendizagem e os desafios enfrentados no período pós-pandêmico. A metodologia adotada incluiu abordagens qualitativas, documentais, bibliográficas e a aplicação de questionários. Os resultados revelaram uma significativa queda no processo de ensino e aprendizagem desses alunos, agravada pela falta de preparo tecnológico da escola para oferecer suporte aos estudantes, o qual resultou na ineficiência na absorção de conhecimento ao longo desse período até o momento atual.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso do Software GeoGebra no ensino dos cilindros de revolução
    (2023-01-20) FERREIRA, Geovane Farias; ARAUJO, Pascoal Beserra da Silva; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    O presente trabalho objetiva-se apresentar o software GeoGebra como instrumento auxiliador na aprendizagem no ensino dos cilindros de revolução. Nesse sentido, descreve uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para isso, primeiramente buscou-se por referenciais os quais possibilitassem eloquência para o assunto em questão, posteriormente foi desenvolvido uma intervenção, que possibilitaram tecer as reflexões que estão expostas neste trabalho, reflexões estas que foram percebidas durante a intervenção e posteriormente a aplicação de um breve questionário aos estudantes que participaram da intervenção. Os resultados indicaram que os estudantes manifestavam pouco entusiasmo em estudar geometria espacial, pois alegavam que este conteúdo é tido como um dos assuntos desse componente curricular de mais difícil compreensão, especificamente pela dificuldade encontrada na hora de compreender alguns conceitos pertinentes ao tema, principalmente pela ausência de uma visualização clara das figuras que possuem três dimensões, sem auxílio de algum instrumento didático, visto que somente com a explanação dos professores e os textos matemáticos isso não é possível. Contudo, após a utilização do software GeoGebra, foi observado que os estudantes apresentaram uma maior compreensão durante a intervenção, tendo em vista, que eles respondiam as perguntas feitas confiantemente. Conclui-se que os recursos tecnológicos, e em especial o software GeoGebra apresenta-se como facilitador no entendimento do conteúdo matemático, pois a partir deste é possível se ter uma visualização de uma figura tridimensional, fazendo com que os conceitos sejam compreendidos de forma mais clara.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso do whatsapp como ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem de matemática
    (2022-12-18) GONÇALVES, Rita de Cassia Lobato; PIMENTEL, Sammya Silva; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    O presente artigo busca fazer uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura que tratam da resolução de problemas nas aulas de matemática com o uso das redes sociais, em específico o WhatsApp. Metodologicamente, o trabalho caracteriza-se, como um estudo bibliográfico. Sendo assim, o texto apresenta uma catalogação de trabalhos que tratam da temática nos repositórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, em um recorte temporal de 2016 a 2021, reunindo aproximadamente 50 arquivos, que após uma filtragem foram desconsiderados os arquivos duplicados, os que não estavam relacionados ao processo de ensino e aprendizagem e a disciplina de matemática e aqueles que não estavam disponíveis na íntegra, restando assim apenas duas dissertações que estavam relacionadas especificamente ao tema. Os trabalhos indicaram que o uso do aplicativo funcionou positivamente, levando a refletir que uma rede social, como WhatsApp, popularmente utilizada pelos alunos, favorece o ensino de matemática, tornando-se um suporte de continuidade da dinâmica da sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A utilização de recursos visuais no ensino de geometria para estudantes surdos
    (2023-01-20) DOURÃO, Isane Pantoja; BRITO, Jaqueline Gonçalves; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    O presente artigo tem como objetivo tecer reflexões acerca do ensino de matemática para estudantes surdos no âmbito educacional, e nessa perspectiva buscou-se analisar e assim evidenciar através de uma intervenção formas de oportunizar um ensino inclusivo âmbito do ensino regular. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo e exploratória tendo a análise de forma qualitativa. Assim, pôde-se observar que a intervenção que foi explanada no presente trabalho, teve uma pontos positivos, visto que esta possibilitou a estudante surda e aos demais colegas de classe, a visualização e identificação de algumas figuras geométricas e suas características, através dos conceitos apresentados, como área e perímetro. Sendo o geocampo, apenas um exemplo do que pode ser utilizado pelos professores de matemática no âmbito educacional, visando de fato a aplicabilidade o que se é garantido pela legislação, e assim, oportunizando a construção de uma escola inclusiva, na qual tenha-se uma preocupação de forma igualitária para com o aprendizado dos seus estudantes e sempre levando em consideração as diferenças de cada estudante
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma visão histórica da equação do segundo grau: resultados iniciais de uma aplicação para alunos do 9° ano do ensino fundamental
    (2023-07-03) MOITA, Francisdiony Reis; SILVA JÚNIOR, José Menezes da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este trabalho foi desenvolvido com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, tendo o propósito de promover a aprendizagem significativa por meio da aplicação de uma metodologia diferenciada sobre contexto histórico da equação do segundo grau, nas aulas de matemática. Assim, seu objetivo consistiu em apresentar os resultados iniciais de uma aplicação sobre equação do segundo grau para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental em uma perspectiva histórica. Explicita-se que a pesquisa teve cunho quantitativo e investigatório com o propósito de averiguar se o método aplicado produziu o devido efeito nos estudantes, e através do questionário analisar a relevância da aplicação. Tendo como base as respostas dos estudantes, foi possível verificar sua familiaridade com a assunto, analisar o nível de aprendizado baseado na aplicação do contexto histórico e avaliar a aplicação da metodologia. Assim, esse método foi utilizado para quebrar o contexto mecanicista e tradicional que é aplicado nas salas de aula. Os resultados obtidos mostraram um panorama diferente, em um primeiro momento foi notado uma aversão ao contexto matemático com a equação do segundo grau, e, após o contexto aplicado teve-se um resultado mais satisfatório. Ainda, foi possível constatar que que a grande maioria dos estudantes possuem uma visão conturbada da matemática em si, isso ocasionalmente, se deve aos métodos que foram sendo aplicados ao longo das etapas da vida escolar dos estudantes. Portanto, com a aplicação da metodologia, os estudantes mostraram um interesse maior satisfazendo o objetivo do trabalho. Isso evidencia que a aplicação de novas metodologias no contexto educacional modifica a visão do estudante e facilita o aprendizado.
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