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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade na educação matemática(2025-08-09) SILVA, Adonai Silva da; SILVA, Henrique Batista da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as publicações apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e no Encontro de Ludicidade na Educação Matemática (ELEM) entre 2019 e 2024, que versam sobre ludicidade. Logo, realizamos uma abordagem qualitativa e fundamentada em revisão bibliográfica, investiga o papel da ludicidade no ensino da Matemática. Os resultados apontam que a utilização de atividades lúdicas em sala de aula contribui significativamente para o aumento do interesse e do engajamento dos alunos, favorecendo a compreensão e a assimilação dos conteúdos. Além disso, metodologias lúdicas favorecem o desenvolvimento da autonomia, da cooperação e da criatividade. Diante disso, o estudo reforça a necessidade de inovação no ensino da disciplina, apontando a ludicidade como uma estratégia eficaz para superar desafios e tornar a Matemática mais acessível e significativa para os estudantes. Conclui-se que a ludicidade promove um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, motivador e significativo, potencializando o processo de ensino-aprendizagem da Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de erros no ensino de matemática: um estudo bibliográfico(2025-09-13) GOMES, Breno Sousa; SILVA, Madson Soares; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este Trabalho de Curso tem como objetivo analisar como os erros matemáticos vêm sendo discutidos em produções acadêmicas brasileiras, considerando-os não apenas como falhas, mas como recursos pedagógicos que favorecem a aprendizagem. O contexto do estudo parte da ideia de que o erro pode ser ressignificado como oportunidade de reflexão, investigação e reconstrução conceitual. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em revisão bibliográfica. O primeiro trabalho, em formato de artigo científico, consistiu em uma análise de dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, publicadas entre 2019 e 2023, das quais seis compuseram o corpus final, revelando que os erros estão ligados a lacunas conceituais, práticas docentes e fatores emocionais, apontando estratégias pedagógicas que promovem reflexão e autonomia. O segundo trabalho, apresentado como capítulo de livro, configurou-se como uma Revisão Sistemática da Literatura em anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), no período de 2016 a 2024, reunindo 21 textos organizados em cinco grupos temáticos que discutem desde erros em conteúdos específicos até reflexões teóricas e pedagógicas sobre sua utilização no ensino. Conclui-se que, em ambos os trabalhos, o erro é reconhecido como elemento essencial nos processos de ensino e de aprendizagem, funcionando como ponto de partida para práticas investigativas, formação docente e construção de ambientes reflexivos no ensino de Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem de matemática na perspectiva da neurociência: um panorama de pesquisas dos últimos anos para compreender os processos neurais envolvidos na aprendizagem de matemática(2024-02-28) ANDRADE, Roniely Araújo Balacol; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O ensino de matemática na perspectiva da Neurociência cognitiva é um tema que vem ganhando relevância nas últimas décadas e gerando impactos na literatura, sendo uma área que estuda o sistema nervoso central aplicada ao ensino que visa compreender como ocorre a aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da Neurociência no entendimento dos principais aspectos e regiões cerebrais envolvidos na aprendizagem de matemática. A pesquisa se justifica pelo fato de ao compreender melhor os processos neurais envolvidos na aprendizagem de matemática, os educadores poderão desenvolver estratégias alinhadas às características naturais do cérebro. Utilizamos uma abordagem qualitativa de tipo bibliográfico pelo fato de permitir uma ampla revisão da literatura sobre o tema de interesse, trazendo as principais abordagens, métodos e resultados encontrados pelos autores estudados. As pesquisas do corpus demostram os preceitos da Neurociência na perspectiva da aprendizagem, considerando o cérebro como o lugar onde acontecem as mudanças para a aprendizagem. Além disso, a Neurociência aplicada à educação não se mostra uma nova pedagogia para substituir as existentes e nem a solução para todos os problemas da aprendizagem, mas agrega ainda mais cientificidade e embasamento às teorias pedagógicas existentes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As discussões sobre adaptações curriculares de matemática pós-implementação da BNCC: uma análise bibliográfica nos anais do SIPEM(2025-08-08) SILVA, Waldiron Barbosa; TRINDADE, Cássia Raica Batista; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da eficácia do Algeplan no desenvolvimento cognitivo de alunos autistas(2024-02-28) COSTA, Lucielen Pereira da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O artigo propõe uma avaliação minuciosa da eficácia do Algeplan no desenvolvimento cognitivo de alunos autistas, concentrando-se na análise aprofundada de como essa metodologia singular repercute no aprimoramento do raciocínio lógico-matemático e nas habilidades cognitivas desses estudantes. A metodologia empregada envolve uma análise qualitativa das interações entre a aplicação do Algeplan e o progresso nas habilidades de raciocínio lógico-matemático. Os resultados revelam padrões consistentes de melhoria nas competências cognitivas, destacando a adaptabilidade e eficácia do Algeplan como uma ferramenta pedagógica, fornecendo uma base sólida para estratégias educacionais personalizadas no apoio ao desenvolvimento cognitivo de alunos autistas, bem como oferecendo uma compreensão mais detalhada dos processos cognitivos envolvidos na implementação do Algeplan. Este enfoque multifacetado fortalece a validade interna do estudo, contribuído para a fundamentação teórica e prática das conclusões apresentadas e fornecendo um arcabouço sólido para futuras pesquisas no campo da educação para alunos autistas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desafios no aprendizado de matemática básica por estudantes do ensino médio(2025-08-07) SILVA, Raquel Trindade da; CARMO, Victor Maurício da Silva do; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Disciplina de educação inclusiva na licenciatura em matemática: análise dos projetos pedagógicos de curso da UFPA(2025-08-09) OLIVEIRA, Allan Silva de; SILVA, Ben Jhonson Silva da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) É conhecendo que se entende: desmistificando as produções científicas sobre autismo(2023-12-21) SILVA, Gabriel Martins; GUIMARÃES, João Pedro Quaresma; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este trabalho é fruto das vivências dos presentes autores ao longo de suas jornadas no curso de Licenciatura Plena em Matemática. A escolha da temática a qual tange o ensino de matemática para alunos autistas, não foi uma escolha aleatória, mas sim, construída e inspirada em meio aos acontecimentos ocorridos durante essa incrível caminhada. Entretanto, este trabalho é composto pela junção de dois Capítulos de Livros publicados em E-books. O Capítulo I buscou indicar possíveis soluções para que estudantes autistas possam aprender matemática. Para alcançar essa pesquisa utilizou-se a técnica de análise bibliográfica, essa técnica, de acordo com Gil (2002, p. 44), é desenvolvida com base em materiais já disponíveis, constituídos principalmente de livros e artigos científicos. O lócus dessa pesquisa foi os anais das edições 2019 e 2020 do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI). Após ser realizado a busca formou-se o corpus, com o total de 18 artigos. E com a leitura dos artigos, foram criados quadros agrupando os trabalhos entre eles por similaridade a partir de eixos temáticos selecionados. Contudo, após a análise dos artigos, foi entendido que para que a inclusão do aluno autista seja adequada é necessário três condições básicas, são elas: 1) Conhecer e estudar as características comuns às pessoas com autismo; 2) Definir a forma de atendimento educacional a ser ofertado, concomitantemente com a turma comum; e 3) Desenvolver estratégias adequadas de atuação pedagógica em sala de aula, respondendo às necessidades educacionais especiais de alunos com autismo, as quais devem ser avaliadas sistematicamente (MENEZES, 2012; PLETSCH, 2014). O Capítulo II investigou as produções científicas, com ênfase no Ensino Fundamental 1 e 2, sobre o ensino de Matemática direcionado a indivíduos autistas. Esse objetivo foi alcançado por meio de uma pesquisa bibliográfica que para Sampieri, Collado e Lucio (2013), baseiase principalmente em fontes secundárias, que são trabalhos que sintetizam e interpretam informações de fontes primárias como estudos de pesquisa originais. Para a coleta de dados desse estudo utilizou-se as renomadas plataformas digitais: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e houve a seleção de 24 trabalhos, sendo 20 dissertações e 2 teses. Os dados foram analisados empregando as técnicas de Booth, Sutton e Papaioannou (2016), que envolvem a identificação de estudos relevantes, sistematização da informação, agrupamento e categorização, síntese e análise crítica. Em suma, alguns dos resultados destacou-se com a Figura 1 que os estudos voltados ao ensino de matemática para alunos autistas são recentes, tendo maior índice em 2020. É valido ressaltar que sudeste é a região que predominou em relação ao número de publicações encontradas nos Capítulos I e II. Portanto, escrever este trabalho como um todo, desencadeou saberes valiosos para a formação dos presentes autores como futuros profissionais qualificados para exercer a profissão com excelência, e que os mesmos estão gratos por contribuírem com a comunidade cientifica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação matemática inclusiva e deficiência visual: da produção científica às práticas pedagógicas acessíveis(2025-08-09) MELO, Rafaela de Sousa; VELOSO, Raony Mendes; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este Trabalho de Conclusão de Curso reúne três produções acadêmicas articuladas em torno da Educação Matemática Inclusiva para estudantes com deficiência visual, especialmente aqueles com baixa visão. O primeiro artigo apresenta uma revisão sistemática de publicações acadêmicas entre 2019 e 2024 nos eventos ENEM, SIPEM e CIBEM, identificando metodologias pedagógicas, materiais acessíveis e desafios persistentes na formação docente e políticas públicas para a inclusão. O segundo artigo, publicado como capítulo de livro, analisa as contribuições dos Encontros Nacionais de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), revelando a escassez de propostas que articulem teoria e prática, ainda que haja experiências exitosas com materiais concretos e tecnologias assistivas. O terceiro artigo, inédito e a ser submetido, relata uma experiência didática desenvolvida no município de Tomé-Açu/PA, utilizando a régua tátil de frações como recurso pedagógico para o ensino de frações a estudantes com baixa visão. Os resultados demonstraram que o uso da régua tátil ampliou a compreensão conceitual, promoveu o engajamento e favoreceu a autonomia desses estudantes. A análise transversal entre os três textos evidencia a importância da adaptação de recursos didáticos, da formação continuada de professores e do uso de metodologias inclusivas como elementos centrais para garantir a equidade no ensino da Matemática. Conclui-se que o fortalecimento das políticas educacionais inclusivas, aliado à produção e aplicação de materiais acessíveis e à valorização das experiências docentes, constitui um caminho promissor para a efetivação da inclusão no ensino de Matemática. O trabalho contribui, portanto, não apenas com um panorama crítico da produção acadêmica na área, mas também com proposições práticas para um ensino mais justo e acessível.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação matemática inclusiva: análises documentais e políticas públicas na formação de professores da região Norte(2025-08-11) CANTÃO, Raissa de Sousa; LOBATO, Raquel Gonçalves; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de razões trigonométricas na circunferência utilizando multiplano adaptável para alunos cegos ou com baixa visão(2023-12-22) SILVA, Edílson Soares da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O presente trabalho concerne sobre a matemática inclusiva nas escolas, considerando-se a realidade educacional e o direito de todas as pessoas com deficiência no que se refere à educação. Para tal propósito, o artigo descreve como foi implementada a utilização de um recurso didático para o ensino das relações trigonométricas na circunferência, visando a valorização da utilização de recursos didáticos adaptados para estudantes cegos ou com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa exploratória tendo a análise de forma qualitativa. Assim, os resultados indicaram que a intervenção apresentou resultados positivos, haja visto que esta possibilitou a estudante com baixa visão e aos demais colegas de classe, um melhor entendimento do círculo trigonométrico e suas relações. Sendo o Multiplano Adaptado, um recurso didático acessível, e de baixo custo, que pode ser utilizado pelos docentes de Matemática, visando de fato a aplicabilidade em sala para facilitar a compreensão das relações trigonométricas na circunferência, e assim, oportunizando a construção de uma escola realmente inclusiva, na qual tenha-se uma preocupação de forma igualitária para com o aprendizado dos seus alunos e sempre levando em consideração a especificidade de cada estudante.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino pós-pandemia: os reflexos das dificuldades na aprendizagem da matemática no sistema de organização modular de ensino (SOME) no interior de Abaetetuba(2024-02-28) PIMENTEL, John Elvis Silva; SILVA, Steffany Ferreira da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Os impactos da pandemia da Covid-19 na educação básica foram significativos, o qual representou consequências complexas que ainda não foram totalmente avaliadas. Desta forma, o objetivo do presente artigo é examinar os efeitos da crise no processo de ensino e aprendizagem de Matemática do povo ribeirinho do rio Maracapucu Médio, ilha do Município de Abaetetuba. durante e pós-pandemia. O foco deste estudo foram alunos do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) da Escola Tomaz Lourenço Negrão. Buscou-se analisar, a partir da perspectiva desses alunos, os impactos da pandemia no processo de ensino e aprendizagem e os desafios enfrentados no período pós-pandêmico. A metodologia adotada incluiu abordagens qualitativas, documentais, bibliográficas e a aplicação de questionários. Os resultados revelaram uma significativa queda no processo de ensino e aprendizagem desses alunos, agravada pela falta de preparo tecnológico da escola para oferecer suporte aos estudantes, o qual resultou na ineficiência na absorção de conhecimento ao longo desse período até o momento atual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática e prática da produção de telhas de cerâmica vermelha pelos oleiros de Abaetetuba/Pa(2025-09-11) GONÇALVES, Alef da Silva; RIBEIRO , Leliane Cunha; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O presente Trabalho de Curso (TC) tem por objetivo apresentar duas produções acadêmicas, ambas em formato de artigo. No primeiro artigo, analisa-se as discussões e contribuições etnomatemáticas apresentadas nos eixos temáticos da 7ª edição do Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm). Trata-se de uma revisão bibliográfica desenvolvida a partir de três etapas: pré-análise; exploração do material e tratamento dos resultados; inferência e interpretação. As informações obtidas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo. Neste estudo, foi feito um levantamento de 153 artigos distribuídos em sete eixos temáticos. Como resultado, os eixos destacam a riqueza da Etnomatemática na valorização cultural e na promoção de uma educação inclusiva, abrangendo a integração dos saberes ancestrais de povos originários, quilombolas e tradicionais na educação escolar, a contextualização do ensino da matemática na educação básica, e a inserção da Etnomatemática na formação de professores e na educação superior. Além disso, exploram as vertentes teóricas e práticas na educação matemática, as relações étnico-raciais e sua contribuição para a equidade e justiça social, bem como as perspectivas decoloniais, que desafiam epistemologias dominantes e valorizam conhecimentos de culturas historicamente marginalizadas. Quanto ao segundo artigo, este, busca compreender como os conhecimentos geométricos se manifestam no processo de produção de telhas pelos oleiros da comunidade do Rio Quianduba, em Abaetetuba (PA), à luz da perspectiva da Etnomatemática. Para este estudo, a metodologia adotada foi a pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, realizado na comunidade mencionada; como técnicas de coleta e de análise de dados foram utilizados, respectivamente, observação, entrevista e análise de conteúdo. O estudo contou com a colaboração de dois oleiros. Os resultados apontaram que o processo de produção de telhas ocorre em etapas, sendo estas, (1) coleta de matéria prima e formação da “bola”; (2) modelagem ou “bateção de telhas” e secagem; por último, (3) enfornação e queima. Na etapa formação da “bola” identificamos as figuras geométricas paralelepípedo e retângulo, os quais comprovam a utilização da Etnomatemática como parte do processo de produção de telhas. Diante da apresentação dos artigos, concluímos que os mesmos revelaram uma unidade temática, bem como, metodologias que contribuem para a ampliação do conhecimento, articulando Etnomatemática com os saberes tradicionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática e resolução de problemas: experiências e possibilidades nas práticas escolares do ensino de matemática a partir de uma análise bibliográfica(2025-08-12) SILVA FILHO, Nelson Nunes da; PAIVA, Paulo Júnior da Silva; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Diante de inúmeras pesquisas na área de resolução de problemas no âmbito da Educação Matemática, este trabalho apresenta uma análise realizada nos anais do IX Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (IX SIPEM). A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, utilizou a Revisão Sistemática de Literatura para examinar os objetivos, metodologias e referenciais teóricos de 14 estudos que adotaram a Resolução de Problemas como abordagem didática. Os resultados indicam que essa metodologia contribui significativamente para o desenvolvimento do pensamento matemático, incentivando a autonomia dos estudantes e promovendo a construção ativa do conhecimento. Além disso, observou-se que a Resolução de Problemas favorece conexões entre diferentes áreas da Matemática e pode ser potencializada pelo uso de tecnologias digitais e estratégias diferenciadas de ensino. A análise também revelou a necessidade de ampliar a formação docente nesse campo, garantindo que professores estejam preparados para implementar essa abordagem de maneira eficaz. O estudo reforça a importância da Resolução de Problemas como estratégia essencial para tornar o ensino mais dinâmico e significativo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática na educação do campo pela visão dos anais da última edição do ENEM, CBEM e SIPEM(2025-08-08) VAZ, Ezequiel Santos; CONCEIÇÃO, Victor Gabriel Cruz da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Indícios de letramento estatísticos de jovens, adultos e idosos(2025-09-13) SOUZA, Adria Caroline Fagundes de; SULZBACH, Annelize Pantoja; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O objetivo geral deste trabalho é investigar os indícios de letramento estatístico entre jovens, adultos e idosos, com base nos níveis de compreensão gráfica proposta por Curcio (1989) e dos níveis de leitura de tabelas segundo Wainer (1995). Partimos da perspectiva de que na atualidade vivemos um mundo conectado onde os recursos visuais e a troca de informações é constante, nesse interim temos também a presença de dados, gráficos e estatísticas, e nesse contexto o letramento estatístico emerge como uma competência essencial para a participação ativa na sociedade. Nesse viés empreendeu-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, no qual realizou-se a aplicação de uma pesquisa de campo em uma turma multisseriada de EJA, na Escola Esmerina Bou Habib, composta por 24 questões objetivas divididas em dois blocos temáticos, abordando temas sociais e ambientais com base em fontes confiáveis. A análise dos resultados utilizou elementos da estatística simples, sendo interpretada à luz da abordagem qualitativa, com foco nas dificuldades dos educandos e na compreensão de suas experiências. Como resultados a pesquisa aponta que embora a maioria dos sujeitos consiga realizar leituras literais, como identificar valores e dados explícitos, há uma queda significativa de desempenho nos níveis mais complexos, que exigem maior abstração, comparação e análise crítica. Isso foi observado tanto na leitura de gráficos quanto na interpretação de tabelas, com destaque para os baixos índices de acerto nas questões classificadas como “ler além dos dados” e “leitura no nível avançado”, foi possível também realizar uma análise intergeracional, a qual mostrou que os jovens tendem a apresentar maior desenvoltura nos níveis intermediários, enquanto adultos e idosos concentram-se nos níveis elementares. Como conclusão os achados reforçam a importância de inserir práticas de leitura de dados desde os primeiros anos escolares, além de promover estratégias que visem a educação continuada voltados para adultos e idosos. Assim, conclui-se que o letramento estatístico não é apenas uma competência técnica, mas uma ferramenta de empoderamento intelectual e social a qual deve ser promovida pela sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mapeamento e perspectivas da inclusão na educação matemática: análises sobre altas habilidades, deficiências intelectuais e transtornos do desenvolvimento(2025-08-11) FIGUEIREDO, Suelem Pessoa; SOARES, Cristielen Costa; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Mapeamento e Perspectivas da Inclusão na Educação Matemática: Análises sobre Altas Habilidades, Deficiências Intelectuais e Transtornos do Desenvolvimento, tem como objetivo investigar as perspectivas da Educação Matemática Inclusiva, analisando pesquisas acadêmicas e experiências práticas sobre a inclusão de estudantes com diferentes necessidades educacionais específicas. O estudo se fundamenta na análise de quatro artigos publicados que abordam a temática sob diferentes perspectivas. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa envolve o levantamento e análise de publicações indexadas, assim como experiências de formação docente em um contexto inclusivo. Os resultados apontam para a necessidade de um maior investimento na formação de professores para a educação inclusiva, bem como a necessidade de adaptações pedagógicas que favoreçam o aprendizado equitativo para estudantes com altas habilidades, deficiência intelectual, discalculia e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os artigos analisados foram: (i) Cenário das pesquisas sobre altas habilidades e superdotação, nos anais do ENEM, SIPEM e ENEMI: que investiga a produção científica sobre altas habilidades/superdotação na Educação Matemática, evidenciando a escassez de pesquisas e a necessidade de maior exploração desse campo; (ii) Análise dos periódicos Qualis/CAPES: um mapeamento sobre discalculia, altas habilidades/superdotação, síndrome de Down e deficiência intelectual: que apresenta um levantamento sistemático das publicações sobre essas condições, identificando lacunas na produção acadêmica e apontando direções para futuras pesquisas; (iii) A formação inicial de matemáticos(as) na perspectiva da Inclusão: a experiência na Casa Bentivi-APAE Abaetetuba/PA: que relata a formação inicial de professores de Matemática em contexto inclusivo, destacando a experiência na Casa Bentivi-APAE e suas contribuições para uma prática docente e inclusiva; e (iv) Panorama das pesquisas sobre o transtorno do espectro autista (TEA) na Matemática: uma análise bibliográfica nos anais do ENEM e SIPEM: que discute como a Educação Matemática tem abordado o TEA, identificando desafios e estratégias de ensino voltadas para alunos com essa condição. A análise dos quatro artigos revela um cenário em que a Educação Matemática Inclusiva ainda enfrenta desafios significativos, mas também apresenta avanços importantes. A pesquisa conclui que a formação docente e a produção acadêmica precisam ser ampliadas para garantir um ensino matemático acessível a todos os estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas no ensino da matemática para alunos cegos(2025-09-10) SILVA, Livia Jania de Matos; SOUSA, Eduardo Santos de; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038O presente Trabalho de Curso (TC) tem como objetivo principal apresentar três produções publicadas em dois eventos, dos quais o primeiro que foi chamado de Capítulo I foi publicado nos anais do evento Seminário de Cognição e Educação Matemática (SCEM 2024), já os outros dois Capítulo II e III (um artigo e um capítulo de livro) foram publicados no evento Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciências e Tecnlógias (VI COBICET). O primeiro artigo apresenta uma Revisão da Literatura, seu objetivo foi compreender a maneira que recorrem as abordagens sobre modo de ensino com materiais elaborados e similaridades no enisno de matemática para alunos com Cegueira e Baixa Visão. A metodologia deste seguiu da revisão das ultimas edições do SCEM de 2017 a 2022, com total de 394 arquivos, que foram selecionados 8 usando os critérios de inclusão e exclusão. Os resultados apontaram duas temáticas para organizar os acervos e depois agrupa-los em pontos em comuns. Em conclusão, os textos apontaram um contexto potencializador para a Educação Matemáticade pessoas com deficiência visual. Já o segunto artigo publicado, é fruto da realização de uma extensão em Matemática I desenvolvida na Escola E.E.F.M Stella Maria em Abaetetuba-PA com o uso da caneta de impressão 3D, a aula durou 90 minutos, cujo objetivo era verificar a eficácia da caneta na construção de elementos da Geometria com os alunos do 8° ano. A metodologia foi de caráter qualitativa e a campo, foi usado um pano para vendar os olhos dos alunos para identificarem os elementos, pois fazia parte do planejamento. Os resultados obtidos ajudou na construção dos elementos e dos conceitos matemáticos no qual os alunos estavam aprendendo, e apresentaram dificuldades ao identifcar, pois não estavam conseguindo ver com os olhos cobertos, uma vez que queriamos que os alunos pudessem sentir como é o estudo da colega deles (Viviane) e por ser deficiente visual, não possuir outros instrumentos para estudar. Em conclusão, a caneta de impressão 3D mostrou-se eficaz como ferramenta pedagógica no contexto da inclusão e para refletir a outros professores a usarem outros materiais para a educação. Por fim, o capítulo de livro (Capítulo III), teve como objetivo investigar a Teoria dos Campus Conceituais (TCC) usando propostas didáticas e intervenção. A metodologia foi por meio da Revisãoda Literatura nos trabalhos publicados nos evento Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e IX Seminário Internacional de Educação Matemática (SIPEM). Os resultados apontaram as abordagens educacionais com foco na resolução de problemas e construção de conceitos. Em conclusão, pretende-se contribuir com práticas pedagógicas e reflexão sobre teorias cognitivas na formação docente. Diante da exposição dos materiais mencionados, concluímos que há um dialogo entre eles com reflexões teóricas e registros de experiencias desenvolvidas com uso da Caneta de impressão 3D e outros materiais que possa provocar olhares a outros professores e pesquisadores na área da Educação Matemática Inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Representações semióticas em problemas combinatórios mobilizados por licenciandos em matemática(2025-09-13) SANTOS, Jonas Brito dos; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este Trabalho de Curso (TC) consiste em uma compilação de três artigos científicos publicados nos anais do XIV Encontro Paraense de Educação Matemática (EPAEM) e do XV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e submetido no 8° Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática. Ambos os artigos abordam a aplicação da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), proposta por Raymond Duval, no contexto da Educação Matemática Brasileira. Metodologicamente, esta pesquisa está ancorada em uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico e empírico. O percurso bibliográfico tem como finalidade reunir, analisar e interpretar produções acadêmicas relacionadas ao tema investigado, possibilitando a construção de um referencial teórico consistente que subsidie a discussão. Já a dimensão empírica envolve a observação e análise da realidade educacional em contextos específicos. A partir dessa base teórica, este estudo busca analisar, em uma perspectiva empírica, os registros de representação semiótica, mobilizados por licenciandos em Matemática na resolução de problemas de Análise Combinatória. Os resultados indicam que a teoria oferece um referencial consistente para compreender os processos de ensino e aprendizagem, ao destacar a relevância do tratamento e da conversão entre diferentes registros de representação na construção de conceitos matemáticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Síndrome de Down e educação matemática: mapeando contribuições em dissertações e anais científicos(2025-08-07) COSTA, Maria Joisselene Gomes; MELO, Tais da Silva; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este estudo tem como objetivo analisar a produção acadêmica relacionada à Síndrome de Down e a Matemática, identificando tendências, lacunas e contribuições dessas pesquisas. A questão central que nos guia é: quais metodologias têm sido exploradas para ensinar Matemática a esses alunos e como esses estudos têm ajudado na formulação de estratégias eficazes. A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, com base em revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados indicam a necessidade da adaptação curricular, do uso de materiais manipulativos, da formação contínua dos docentes, além do papel da tecnologia e da ludicidade no processo de ensino. A pesquisa também aponta para os desafios ampliados pela pandemia e a necessidade de políticas públicas que garantam recursos adequados para a inclusão educacional.