Navegando por Orientador "GOUVEA, Marcos Vinicius Orguen"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática(2022-07-18) VIDAL, Claudecy Welyton Correa; GOUVEA, Marcos Vinicius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982No atual cenário da educação brasileira, tem se tornado evidente a necessidade de aplicação de novas formas de promover a aprendizagem matemática, mesmo que em alguns casos a didática tradicional possa ser considerada eficiente, ainda persistem alunos com grandes dificuldades na construção do seu conhecimento matemático. Levando em conta essa problemática, este trabalho é de natureza teórica e tem por objetivo investigar se a gamificação, enquanto Metodologia Ativa de aprendizagem, contribui para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Como são amplas as formas de metodologias ativas, foi selecionada a gamificação como foco entre as demais estruturas, a qual vem ganhando visibilidade por sua capacidade de criar experiências significativas quando aplicada em contextos da vida cotidiana. Os resultados evidenciam que a utilização da gamificação como ferramenta de ensino desperta maior interesse dos alunos. Além de proporcionar aos discentes o desenvolvimento de outras habilidades na construção do seu conhecimento, através das experiências vivenciadas nas aulas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: uma abordagem histórica com interfaces no modelo educacional brasileiro(2024-02-20) SANTOS, Ricardo Nascimento dos; GOUVEA, Marcos Vinicius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982O trabalho apresenta uma temática voltada a educação de Jovens e Adultos: uma abordagem histórica com interfaces no modelo eduacional brasileiro a partir de uma pesquisa qualitativa descritiva e bibliografica documental realizada em livros revistas indexadas documentos oficias brasileiros publicados pelo sistema educacional a base teorica esta pautada nos autores D’ Ambrósio, Di Pierro, Haddad, Sampaio, Oliveira demais citadas no corpo do trabalho Objetivo analisar o contexto historico politico pedagogico da EJA com destaque a importância avanços e retrocessos na melhoria do aprendizado entre docentes e discentes.Justificativa está na celeridade das soluções de problemas existentes que acompanham os sujeitos da EJA mesmo após as mudanças estabelecidas na sua base legal Problematização está relacionada a hipótese de que as mudanças não condizem com as reais necessidades das alunos.Questão investigativa saber se os direitos adquiridos preencheram as lacunas existentes entre os discursos e as práticas. Resultado apresentou 13 trabalhos lidos na integra identificadas pelos titulos autores ano de publicação. Considerações Finais a base legal da EJA solidificada em leis e demais organismos educacionais trouxe grandes mudanças no entranto docentes e discentes tem dificuldades de programar a efetivação dos benefícios agregados a essas mudanças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Indução magnética: energia evolucionária(2020-02-12) SILVA, Gabriel Souza; GOUVEA, Marcos Vinicius OrguenEste trabalho aborda o estudo sobre como o sistema de aquecimento por indução vem se estabelecendo dentro de um meio social, onde o uso de métodos tradicionais, que ainda prevalece, no preparo de alimentos e entre outras atividades. O uso dos fogões por indução como é descrito neste estudo, mostra parte importante da história, que ao longo dos anos teve inúmeras contribuições de diversos estudiosos possibilitando o que nós temos hoje com relação a evolução de tecnologias que nos permitem um melhor rendimento referente ao tempo e praticidade. O fogão por indução como objeto de estudo, foi feito um levantamento de informações com relevância para podermos fazer uma análise mais completa abordando assim, suas características físicas, modo de funcionamento, matrizes energéticas e também a sua comparação com o sistema de aquecimento dos fogões a gás.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A matemática financeira como instrumento da educação financeira(2024-02-20) MODESTO, Gabriel Ferreira Favacho; GOUVEA, Marcos Vinicius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982Ao longo da vida, as pessoas são confrontadas com diversas decisões financeiras, desde as mais simples até as mais complexas. Esse conhecimento básico necessário para lidar com tarefas financeiras simples é conhecido como educação financeira. Muitos indivíduos possuem um baixo nível de educação financeira, o que acaba dificultando a tomada de decisões saudáveis e os torna mais propensos ao endividamento. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a prática da educação financeira e o endividamento. Para tomar decisões de forma adequada, é importante contar com um orçamento previamente elaborado que inclua previsões de receitas e despesas. Isso auxilia na gestão das finanças e é uma ferramenta eficaz para disciplinar os hábitos financeiros. Dessa forma, a educação financeira visa melhorar a compreensão das pessoas em relação ao gerenciamento do seu dinheiro, buscando um uso consciente e saudável. Seu propósito é orientar a tomada de decisão, oferecendo habilidades que o cidadão desenvolve ao longo da vida para fazer escolhas conscientes em relação às suas finanças e planejar a melhor forma de administrar seu dinheiro.