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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise CFD de uma bomba centrífuga: obtenção das curvas características de altura manométrica, rendimento e potência
    (2024-07-19) ALVES, Marinaldo dos Passos; FONTANA, Arthur dos Reis Lemos; http://lattes.cnpq.br/3870252984773032; https://orcid.org/0000-0002-0316-4620; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    Este trabalho investiga a aplicação da análise computacional fluidodinâmica (CFD) em uma bomba centrífuga radial, com o objetivo de obter as curvas características de altura manométrica, rendimento e potência, visando a compreensão e otimização do desempenho do equipamento. A metodologia envolveu a modelagem computacional da bomba, a realização de simulações CFD detalhadas e a análise dos resultados obtidos. Os objetivos foram alcançados, permitindo a avaliação detalhada dos padrões de escoamento, distribuição de pressão e velocidade no interior da bomba. A hipótese de que a análise CFD seria uma ferramenta eficaz para a avaliação do desempenho da bomba foi confirmada, evidenciando a importância dessa abordagem na otimização de sistemas de bombeamento. Apesar das limitações e desafios, como a necessidade de validação experimental dos resultados e a complexidade na definição dos parâmetros de simulação, recomenda-se a continuidade dos estudos para aprimorar o entendimento e a eficiência das bombas centrífugas radiais, considerando diferentes configurações e condições operacionais. Este trabalho contribui para o avanço da área ao demonstrar a relevância da análise CFD na melhoria do desempenho e na sustentabilidade das operações industriais envolvendo bombas centrífugas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de falha aplicada em um motor de empilhadeira de cargas
    (2022-06-23) COELHO, Andressa da Silva; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    A mineração no Brasil tem uma participação significativa no desenvolvimento econômico do país. Atualmente o Brasil tem a maior mina de ferro a céu aberto do mundo. No âmbito da mineração são utilizados equipamentos auxiliares para otimizar suas atividades de manutenção, produção e movimentação de cargas. No entanto, falhas ocorridas nesses equipamentos auxiliares acabam afetando diretamente a disponibilidade dos ativos. Além de realizar as manutenções e colocar o equipamento em um estado que possa desempenhar suas funções requeridas, é necessário realizar a prevenção dessas falhas e propor ações para bloquear a recorrência das mesmas. O presente trabalho consiste em uma investigação técnica de causas motivadoras da falha de um motor diesel de uma empilhadeira utilizada em atividades de movimentação de cargas em uma oficina de manutenção de equipamentos pesados. Para identificação da causa raiz, foram empregadas ferramentas de qualidade, tais como Cinco Porquês e Diagrama de Ishikawa. A utilização destas ferramentas permite que o engenheiro de manutenção elimine causas improváveis, e separe efeitos de causas, concebendo uma análise robusta, embasada e assertiva. Após a identificação da causa primária da falha, serão propostas ações que visam reduzir ou mitigar a probabilidade de reincidência do evento, permitindo que os equipamentos operem com maior confiabilidade e disponibilidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise qualitativa da eficiência do sistema de governo hidráulico em rebocadores
    (2022-02-07) CARVALHO, Vitória Miranda de; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    É notório que o aperfeiçoamento e modernização das embarcações, hoje em dia, tem sido de vital importância. A evolução dos tipos de sistemas de direção empregado nos rebocadores tem mostrado muitos resultados em questão da manobrabilidade dos navios. Este trabalho tem como intuito apresentar uma análise da eficiência do sistema de governo hidráulico implantando nos rebocadores, apresentando um comparativo com o sistema de governo mecânico, através do método de revisão bibliográfica de pesquisa, com a coleta de dados no período de 1 ano de estágio realizado, descrevendo o desenvolvimento dos processos de transmissão entre o sistema mecânico antigo com o atual sistema hidráulico usado pela empresa de análise e os componentes do funcionamento destes sistemas. Por fim, demonstrou-se através dos estudos contidos nesse trabalho que o sistema hidráulico possui tanto em questão da redução de esforços do comandante como também confiabilidade em situações de emergência, onde precisa-se fazer manobras rápidas, o sistema hidráulico apresenta mais eficiência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação das ferramentas de gestão da qualidade para a redução de paradas e quebras prematuras de equipamentos utilizados para fabricação de correias transportadoras
    (2022-07-07) DIAS JÚNIOR, Flávio da Silva; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    As indústrias no Brasil apresentam um crescente aumento de produção no ano de 2022, em especial o setor de mineração na região norte e nordeste. Com este setor em alta, aumenta-se também a demanda por correias transportadoras, devido as grandes extensões de minas, o que faz necessário a utilização das correias transportadoras para realização do transporte de minério, uma vez que reduz os custos e aumenta a produtividade. Mediante a isso, foi realizado um estudo de caso em uma empresa fabricante de correias transportadoras, que possui capacidade de produção em média de 430 toneladas de borracha por mês e funcionamento de 23 horas diárias, o que exige o máximo dos equipamentos. Com o objetivo de aumentar a capacidade de produção e de diminuir os índices de parada e quebra de equipamentos, foram utilizadas ferramentas de Gestão de Qualidade. Em primeiro lugar, fez-se necessário a aplicação do gráfico de pareto para identificar a área mais afetada por paradas para manutenção. Em segundo lugar, calculou-se os indicadores de manutenção (Confiabilidade, disponibilidade e manutenibilidade), e por fim, realizou-se análise dos cinco porquês para cada falha, para chegar a causa raiz e o brainstorming para definir uma estratégia e plano de ação para solucionar os problemas. Com essas ferramentas foi possível analisar e aplicar melhorias no processo de beneficiamento de borracha para fabricação de correias transportadoras, e então comparar os resultados do período de agosto a dezembro do ano de 2021, com o o período de janeiro a maio do ano de 2022, pós melhoria, indicando diminuição do número de paradas para manutenção corretiva, aumento da confiabilidade dos equipamentos e aumento da qualidade das correias transportadoras produzidas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação do método Kaizen e 5S ao Laboratório de Fluidodinâmica e Particulado da UFPA
    (2022-07-11) SOUZA, Isaac França; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    A indústria moderna como a conhecemos desenvolveu-se majoritariamente após a II Guerra Mundial. Tinha-se antes do período da I Guerra Mundial sistema de produção de larga escala, mas conceitos de qualidade, satisfação do cliente, baixo custo, economia, etc., não eram abordados na indústria como fatores para maximização do lucro e bem estar do cliente. Hoje temos uma busca continua pela qualidade por parte da indústria e dos prestadores de serviços. Os primórdios dessa busca deram-se por meio dos japoneses, e das influências de pesquisadores norte-americanos, que acabaram por adotar e criar muitos dos sistemas de qualidade que conhecemos hoje. Isso foi fator determinante para o Japão erguer-se como potência econômica, tendo em vista o estado que ficou pós guerra. O sucesso econômico japonês foi tal que sua indústria atraiu olhares de muitos países, tendo sido alvo de estudos e exemplos para outros países adotarem as mesmas estratégias dos japoneses. Isso permitiu uma percepção mais acurada da necessidade de ferramentas de qualidade, visto que através dessas ferramentas a indústria japonesa cresceu entregando produtos de qualidade e influenciando indústrias estrangeiras. As indústrias trabalham com ferramentas de qualidade sempre com intuito de maximizar a qualidade de seus produtos pensando nos clientes. O presente trabalho busca aplicar as ferramentas de qualidade no Laboratório de Fluidodinâmica e Particulados, local de pesquisa para as mais diversas empresas e para desenvolvimento acadêmico. Com situações totalmente impróprias as soluções propostas por uma empresa de engenharia. A proposta para implementação parte de uma análise prévia das condições do local e uma avaliação dos conceitos do laboratório nas conjunturas do 5S e Kaizen de modo suscinto a levantar dados gráficos para comparação pós implementação. A metodologia aplicada baseou-se em dados obtidos por meio de questionário contendo perguntas para análise das condições do laboratório, o intuito foi a busca por dados que corroborasse as reais condições a qual se encontrava o local de análise. Com isso, foi possível realizar palestras com todos os colaboradores, no qual foi passado a estes a filosofia do programa 5S e Kaizen, elucidando as propostas que a ferramenta propõe resolver com sua aplicação. A implementação foi no âmbito das normativas do programa 5S, de modo a aplicar cada conceito do programa no laboratório, com isso, fica evidente diante das propostas do laboratório, a necessidade de implementar NR’s, o qual foi feito, tendo em vista aquelas NR’s passiveis de necessidade no laboratório. Foi possível verificar ao final uma melhoria nos conceitos de qualidade e segurança. Essas melhorias foram quanto a organização do laboratório, limpeza, ordem das ferramentas e equipamentos usados pelos colaboradores, quanto a segurança dos mesmos, devido a implementação de adesivagem de avisos, a elaboração de um mapa de risco, bem com dos riscos no local de trabalho. Isso possibilitou maior segurança aos colaboradores, organização das dependências do laboratório, aprendizagem aos colaboradores e o aperfeiçoamento do que foi aplicado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de ensaios experimentais referente a mecânica dos fluidos através de bancadas didáticas
    (2022-07-07) SILVA, Murilo Moreira; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    No presente trabalho será abortado a teoria, o funcionamento, a descrição e a utilidade de quatro bancadas de ensino, presentes nos Laboratórios de Mecânica dos Fluidos e Turbomáquinas da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC) da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Essas bancadas têm teor prático para o desenvolvimento dos estudos de algumas teorias da mecânica dos fluidos, de maneira a analisar o comportamento dos mesmos perante testes em viscosidade, hidrostática, escoamento de Poiseuille, escoamento de Bernoulli e o experimento de Reynolds. Desta maneira, todo o trabalho realizado apresenta caráter teórico e prático para análise de cada experimento. Tendo como foco, ressaltar a importância que a experimentação real tem para o aprendizado na engenharia, mais ainda quando se faz referência a mecânica dos fluidos, já que esta é uma disciplina que engloba diversas situações diferentes, que dependem de uma variedade de parâmetros, tais como, diâmetro de tubo, viscosidade, regime de escoamento, geometria, rugosidade e etc, que podem influenciar o comportamento do fluido em aplicações prática de engenharia, como por exemplo, em tubulações industriais, superfícies submersas e dentre outros. Uma das principais relevâncias ao estudar as presentes bancadas, é mostrar de forma prática como a alteração nas variáveis das bancadas podem influenciar nos fenômenos observáveis para um experimento muito semelhante. Além de que o trabalho busca expressar, alguns motivos que fazem com que seja necessário ter o conhecimento sobre a geometria de alguns elementos essências na mecânica dos fluidos, de forma a conhecer melhor as fórmulas e análises referentes as tubulações, manômetros, bombas e reservatórios, com cálculos de volume, análises trigonométricas e medições de diâmetros referentes a eles. Por fim, ressaltando algumas áreas de aplicação da mecânica dos fluidos na engenharia e situações proporcionadas por ela.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dimensionamento de um perfil de trilho para mesa de giro de uma recuperadora tipo roda de caçamba
    (2019-07-10) LOPES, Érika Cristina de Melo; SILVA, Felipe Soares; SOUZA, Walter dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5903481928919040; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    Com o crescente aumento da produtividade, cada vez mais se exige dos equipamentos uma alta confiabilidade, para que as metas de produção sejam alcançadas. Este estudo tem como objetivo analisar as falhas no trilho de giro de uma recuperadora de minério de ferro e buscar soluções para os problemas encontrados. Por meio da ferramenta Análise de Falha Aplicada (AFA), foi possível encontrar o modo de falha que resultou nas falhas encontradas no trilho de giro. Essa ferramenta apontou falha no dimensionamento do trilho. Ao utilizar os conceitos de Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) através da ferramenta Análise de Modos de Falha e Efeito (FMEA – Failure mode and Effect Analysis), foi observado três problemas no dimensionamento do trilho que impactaram na disponibilidade física (DF) do equipamento ocasionando parada corretiva do mesmo por cinco dias, tendo em vista que este tipo de manutenção é indesejado, pois afeta diretamente a capacidade de produção do equipamento. Desse modo, este trabalho propõem o dimensionamento de um novo trilho pelo método numérico conforme as normas nacionais e internacionais e também de acordo com as especificações, condição estrutural e operacional do equipamento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dimensionamento preliminar de um sistema propulsivo para uma embarcação movida à energia solar
    (2018-02-09) PIRES, Jerison Dias; BARILE, Iury Klay Peres; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    O seguinte trabalho consiste no dimensionamento de um sistema de propulsão que será utilizado para locomover uma embarcação movida à energia solar que será utilizada no evento intitulado Desafio Solar Brasil. Um dos objetivos dessa competição é incentivar os seus participantes a desenvolver projetos de engenharia, como nesse caso, um sistema de propulsão. O sistema de propulsão aqui visto é conjunto que envolve um motor elétrico, um propulsor, uma rabeta, e um redutor. O primeiro passo para o dimensionamento desse sistema envolveu a estimativa da resistência ao avanço da embarcação, essa resistência foi estimada com o auxílio software MaxSurf, posteriormente a esse fato, definiu-se um propulsor do tipo hélice que fosse capaz de movimentar a embarcação na velocidade de 5,5 nós (2,83 m/s) sem sofrer uma cavitação acima de 2,5%. Feito isso selecionou-se uma rabeta apropriada ao tamanho máximo do calado. Por fim, como o motor não atendia a rotação e ao torque a serem entregues ao propulsor, ocorreu a necessidade de dimensionar-se uma redução. Essa redução teve por objetivo aproximar a rotação e torque do motor á rotação e torque do hélice, o seu projeto foi realizado de modo suportar os esforços gerados sem sofrer interferência em seus engrenamento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estratégia de manutenção para chutes de transferência de uma usina de classificação de bauxita
    (2020-08-21) FERREIRA, Thelri Aguiar; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    No mundo da mineração a capacidade de produção e a qualidade do que é produzido está intimamente ligada a estratégia de manutenção dos equipamentos. Essa estratégia busca unir a gestão de sobressalentes, previsão de consumo e aplicações dos planos de manutenção. Os chutes de transferência são itens essenciais para o processo uma vez que são responsáveis pela ligação entres os ativos, logo a ausência de uma estratégia de manutenção nesses itens pode causar impactos financeiros significativos. Em função disso, o trabalho apresentado visa buscar maneiras de reduzir as paradas não programas para manutenção dos chutes de transferência. No ano de 2019, entre janeiro a outubro, foram registradas 25,39 horas de paradas não programadas, e também houve vários desvios de atividades programadas para sanar os vazamentos dos chutes, nesse período os custos causados pelos vazamentos foram de aproximadamente R$1.141.533,05, quantificando apenas o que não foi produzido e os contratos feitos para que o time de mantenedores tivessem o suporte para executar a atividade. Para solucionar o problema a monografia propõem a criação de gestão de sobressalentes, criação de planos de manutenção e uma previsão de consumo baseado no histórico de desgaste. Como o método para solucionar, foi necessário realizar um mapeamento das condições físicas e da vida útil dos chutes e em paralelo a isso, compreender a política interna da empresa onde foi desenvolvido o trabalho. O resultado foi uma gestão de sobressalentes adequadas as políticas internas e criação de planos de manutenção.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Estudo comparativo entre modelos estruturais para dispositivos de ancoragem submetidos a aumento significativo de carga
    (2025-04-03) SOUZA, Everton Viana de; FONTANA, Arthur dos Reis Lemos; http://lattes.cnpq.br/3870252984773032; https://orcid.org/0000-0002-0316-4620; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    Este trabalho apresenta um estudo técnico de modificação estrutural em um dispositivo de ancoragem originalmente projetado para suportar cargas máximas de até 300 kg, com o objetivo de elevá-lo à capacidade de 1 tonelada. A necessidade da modificação surgiu a partir de novas exigências operacionais em sistemas de contenção biológica, especialmente em atividades de descida na sucção de estruturas hidráulicas. O dispositivo original era composto por duas vigas do tipo perfil I, fabricadas em aço ASTM A36, e possuía uma mão francesa tubular que suportava o braço principal. Inicialmente, foi realizada uma análise estrutural utilizando o método dos elementos finitos (FEA), com base no critério de Von Mises, avaliando o desempenho da estrutura sob carga máxima concentrada. Os resultados indicaram tensões próximas ao limite de escoamento do material, sugerindo a necessidade de reforços. A modificação envolveu a substituição da mão francesa por uma viga do tipo perfil I, a ampliação dos olhais de ancoragem, a inclusão de uma viga perfil T na parte superior e reforços inferiores para redistribuição dos esforços. A nova configuração foi validada por meio de simulações adicionais em FEA, com carga distribuída entre dois pontos de ancoragem. Os resultados revelaram tensões de até 218,12 MPa e uma deformação total de 3,1656 mm, mantendo-se dentro dos limites admissíveis do material utilizado. Conclui-se que as modificações propostas são eficientes e seguras, com potencial de aplicação em sistemas sujeitos a solicitações similares, proporcionando maior confiabilidade operacional e segurança estrutural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo e análise do processo de regeneração de óleos lubrificantes e sua viabilidade econômica-ambiental em uma empresa de mineração
    (2019-12-14) BRAGA, Emerson de Jesus da Silva; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    Com a crescente preocupação relacionada aos danos ambientais causados por resíduos, como óleo lubrificante usado ou descartado, as empresas vêm cada vez mais desenvolvendo práticas sustentáveis dentro de suas instalações. Dessa maneira, esse trabalho tem como objetivo estudar o processo de regeneração e avaliar a sua viabilidade econômica e ambiental em uma mineradora do sudeste do Pará. Através das entrevistas e visitas técnicas foi possível compreender de maneira detalhada toda a logística do processo de tratamento do óleo. Além disso, por meio de estudos e análises foi possível identificar que o óleo regenerado não está oferecendo a viabilidade econômica desejada, uma vez que se detectou uma falha em uma das etapas da logística de tratamento de óleo. A partir disso, foram apontados as causas e soluções para extinguir tal problemática. Apesar disso, o processamento de óleo regenerado gera uma boa viabilidade ambiental para mineradora, uma vez que constrói a imagem de empresa sustentável e auxilia na valorização de seu valor no mercado e na sua relação com sociedade e clientes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Implementação de processo para fabricação de peças aplicado à indústria de papel e celulose
    (2022-02-03) OLIVEIRA, Jaqueline Silva de; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    A fabricação de peças de reposição para a manutenção industrial é relevante para as empresas pois garante que a sua estrutura física, máquinas e equipamentos, estarão disponíveis para atender a demanda de produção. Através do investimento na fabricação de peças industriais é possível garantir uma infraestrutura completa e preparada para atender às necessidades dos clientes, o que é indispensável para que qualquer negócio se destaque no mercado. Neste âmbito, a fabricação de peças industriais sob medida é altamente recomendável porque assegura que a empresa terá à sua disposição as soluções mais adequadas ao tipo de atividade desempenhadas. Entretanto, para que seja possível usufruir de todos os benefícios que a fabricação de peças industriais é capaz de proporcionar, é fundamental que haja um processo estruturado para a fabricação das peças de reposição que garanta a qualidade nos processos de fabricação. Desta forma, propõe-se a implementação de um processo de fabricação de peças de reposição utilizando máquinas por comando número computacional, software de programação de máquinas e engenharia reversa, além de equipamentos de controle dimensional em indústria do ramo de papel e celulose localizada no sudeste do estado do Maranhão. O processo permitiu que fossem fabricadas peças sob demanda que foram entregues com relatório dimensional e análise da composição química dos materiais utilizados em sua produção, assegurando assim a sua confiabilidade. Esse processo corroborou com a redução dos custos com a aquisição de peças para a área da manutenção industrial da empresa em estudo. Os resultados alcançados vieram por confirmar a viabilidade do processo e demonstram que investir na fabricação de peças de reposição industriais sob medida é uma atitude estratégica e com potencial de grandes benefícios e retorno financeiro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Metodologia ACR aplicada a falha de uma embreagem de direção e freio de um trator de esteiras
    (2021-09-27) SILVEIRA, Lucas Mikaell Vitório da; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    Na manutenção, a ocorrência de falhas em processos ou equipamentos pode comprometer os reais ganhos de uma organização, de forma que, geralmente, estas falhas acabam por impactar em seus índices de manutenções corretivas. Sendo assim, é necessário que haja o controle da recorrência dessas falhas, e para isso, deve-se então, contar com a utilização de métodos estruturados como a Análise de Causa Raiz (ACR). Com essa perspectiva, aplicou-se a metodologia ACR a uma falha de uma embreagem de direção e freio de um trator de esteiras utilizado em atividades de decapeamento em uma organização mineradora localizada no sudeste do estado do Pará. Com isso, foi possível identificar o desgaste corrosivo da válvula separadora da embreagem e o desgaste adesivo entre as superfícies dos discos de fricção e placas separadoras do conjunto de freio. Além disso, a partir de dados obtidos durantes as etapas do processo analítico, foi possível identificar, com o auxílio de ferramentas, como o método dos cinco porquês e o diagrama de Ishikawa, as causas que levaram o componente a falha prematura, dentre essas, a causa raiz, sendo o armazenamento inadequado da embreagem no período que antecede sua instalação no ativo, assim como causas contribuintes como procedimento operacional desatualizado e erros humanos de execução. Dessa forma, para conter a recorrência do modo de falha identificado, elaborou-se então, um plano com ações corretivas com base no cenário final obtido com a aplicação da metodologia. Essas ações, após devida realização, foram efetivas em evitar a recorrência da falha da embreagem, dentre elas, estão a restruturação de um novo local para armazenamento de componentes sob condições de proteção adequada, atualização do procedimento operacional de instalação da embreagem e ressaltada a importância da utilização deste documento durante as atividades de manutenção. Portanto, esse trabalho permitiu concluir que falhas complexas podem ser estratificadas através do método de análise de causa raiz em passos efetivos na identificação, não só da causa primordial do problema, como também de causas atreladas a diferentes aspectos de um processo que possam ter contribuído para a ocorrência da falha.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de carga térmica da biblioteca do novo prédio da UFPA Campus de Tucuruí com base na NBR16655:2019
    (2022-02-04) SERRÃO, Vinícius da Silva; SILVA, Artur José Cunha da; http://lattes.cnpq.br/8959583980225876; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    Tendo em vista os elevados custos atuais e a busca pela redução do consumo de energia elétrica são de suma importância um bom projeto de climatização, pois garante um dimensionamento adequado dos aparelhos de climatização e além disso, atende todas as exigências não só do projeto, mas também do cliente de forma confiável e eficiente. Através desse conforto térmico proporcionado, o ambiente se torna mais agradável e as pessoas podem desempenhar suas atividades de maneira mais produtiva. Este trabalho tem como objetivo apresentar o dimensionamento de carga térmica na Biblioteca que se encontra na nova UFPA situada na cidade de Tucuruí, no estado do Pará. Esta biblioteca possui uma área total de 274,59 m2 e a capacidade máxima de ocupação de 77 ocupantes. Esse projeto foi executado seguindo as diretrizes da norma ABNT NBR 16655: 2019. Nos cálculos foram considerados todas as formas de transferências de calor tais como: a transmissão de calor por superfície opacas, o ganho de calor por insolação, a carga térmica por renovação, infiltração de ar, carga interna pelas pessoas, iluminação e equipamentos. A carga térmica total obtida foi de 198.317,77 BTU e diante dos resultados obtidos no cálculo do fluxo total de calor para o ambiente em estudo, concluiu-se que a maior parte do ganho térmico se dá pela transmissão de calor por superfície opacas. Com base nesses resultados foram selecionados 11 aparelhos de ar condicionado Split Inverter distribuídos em cada recinto da biblioteca com o propósito de garantir o conforto térmico no local de estudo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de climatização do novo auditório da UFPA campus de Tucuruí com base no método de cálculo de carga térmica residencial
    (2022-02-04) FRANÇA, Welington Lopes de; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    Um bom projeto de climatização tem sua importância devido a constante crescente na demanda energética tanto nacional como internacional, além disso, estudos apontam que o conforto térmico está diretamente ligado a produtividade do indivíduo, seja ele no ambiente de trabalho ou em atividades cotidianas. Dessa maneira o objetivo principal foi dimensionar as parcelas de carga térmica do novo auditório da Universidade Federal do Pará, campus de Tucuruí, que será o local dos mais diversos eventos na universidade, com uma área de aproximadamente 198 m2 e capacidade para 180 pessoas. A fim de abrigar os ocupantes confortáveis termicamente, foi analisado utilizando da metodologia CLTD (Diferença de temperatura da carga de resfriamento) empregada pela ABNT NBR 16655-3:2019 as parcelas de carga térmica referente a insolação nas paredes e janelas, além das cargas referente as pessoas, equipamentos e devido a infiltração de ar. Diante dos resultados encontrados foi apresentado a demanda térmica total de 200 kBtu/h no qual quase 50% desse valor representa a carga devido à presença das pessoas, seguido pela carga térmico devido a infiltração que acontece nas frestas das portas e janelas que representa 24% do total. Em virtude de tais valores, foram selecionados para atender o local cinco aparelhos de ar-condicionado sendo três com capacidade de 36000 Btu e dois com capacidade de 47000 Btu/h, sendo ainda três deles do modelo high wall inverter e dois do modelo piso teto também inverter.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto e execução do curso de manutenção em motores a combustão na região do lago da UHT Tucuruí
    (2025-01-31) SANTOS, Robert Ryan Souza; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    No presente trabalho é apresentado uma avaliação sobre a importância da capacitação de profissionais para a manutenção de motores, os quais são amplamente utilizados em veículos, equipamentos e embarcações que transitam na Região do Lago de Tucuruí. Essa avaliação é fundamentada nos resultados obtidos pelo projeto de extensão intitulado "Curso de Manutenção em Motores de Combustão", realizado por alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará, no Campus de Tucuruí. Esse projeto é resultado da colaboração entre a universidade e a comunidade local, visando a longo prazo fornecer uma mão de obra qualificada para atender à demanda por empregos na região. Até o momento, o projeto já capacitou cerca de duzentos e sessenta pessoas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da comunidade local e para o aprimoramento da formação complementar dos estudantes do curso de engenharia mecânica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto mecânico de um dispositivo para remoção do pino pivotante da caçamba dos caminhões Caterpillar modelo 793D
    (2019-07-08) BORGES, Lorran Nascimento; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    A demanda global por projetos de engenharia, principalmente se tratando de projetos de engenharia mecânica, tem exigido aspectos econômicos, segurança e as considerações de responsabilidade pelo produto. Atualmente, existem muitos recursos para auxiliar o projetista, fonte de informações (livros, artigos entre outros), assim como diversas ferramentas computacionais. Projetos de melhoria de dispositivos para auxiliar os processos de manutenção de equipamentos, têm apresentado grande vantagem para empresas que executa manutenção em seu ambiente, como ganho de ergonomia para os executantes, menores índices de acidentes, bem como redução de custo, uma vez que reduz a quantidade de executantes na atividade. Nesse contexto, o presente trabalho traz o estudo e desenvolvimento de um dispositivo para remoção do pino de pivotamento das caçambas dos caminhões fora de estrada Caterpillar 793D. Foram desenvolvidos estudos por métodos analíticos e simulações numéricas (método dos elementos finitos) do modelo projetado com o intuito de tratar as incertezas e precaver falhas da estrutura, evitando altas tensões (prevenir zona de escoamento do material), controle de deformações e flambagem, aumentando a confiabilidade do projeto. Além do mais, a partir do estudo da ciência dos materiais é selecionado um material de propriedades que atenda às necessidades do sistema, dimensionando-se tolerâncias geométricas com fatores de segurança adequados. Os resultados analíticos confrontados com os resultados de simulação numérica apresentaram valores muito próximos, validando assim, o modelo numérico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de aplicação da metodologia da manutenção centrada em confiabilidade para uma recuperadora de minério tipo ponte em uma mineradora
    (2020-02-18) SILVA, Magson Araújo da; RIBEIRO NETO, Pedro dos Santos; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    A busca de qualidade em processos é ponto fundamental para as indústrias no cenário atual do mercado. Isso garante a excelência do produto final e evita desperdícios e perdas econômicas. Nesse sentido, no contexto de manutenção e operação dos ativos físicos de uma empresa, deve-se garantir a confiabilidade das máquinas e equipamentos a fim de se atingir a qualidade do processo. Portanto, essa monografia propõe atividades baseadas na metodologia da Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) para uma máquina Recuperadora de Minério do Tipo Ponte, a qual opera em uma grande mineradora multinacional. Foram levantados o histórico de produção e de falhas do ativo em um período de 10 meses, em que se percebe a baixa confiabilidade da máquina em cumprir suas funções principais, pois não foram cumpridas as metas de produção orçadas para o período e, também, porque ocorreram diversos eventos de parada não programada para manutenção corretiva. Assim, com envolvimento de profissionais de diversos setores (engenharia, operação, manutenção e inspeção mecânica), foi realizado um estudo detalhado de falhas com a ferramenta FMEA (Failure Modes and Effects Analysis). Por conseguinte, foram priorizados os modos de falhas mais críticos para, no final, se propor soluções que mitiguem ou amenizem os problemas encontrados, atuando sempre nas causas fundamentais das falhas.
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