Navegando por Orientador "FERRANTI, Adelino"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Impactos das ações sociais na vida das pessoas que são atendidas pela igreja Adventista em Barcarena-PA(2019-07-22) MOARES, Cleonice Tavares; FERRANTI, Adelino; http://lattes.cnpq.br/5601493443988383O presente trabalho trata do impacto das ações sociais fora do ambiente escolar, especificamente na Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Barcarena. O interesse em elaborar um trabalho voltado para os projetos sociais que são desenvolvidos na Igreja Adventista surgiu especificamente quando tive conhecimento de algumas pessoas que foram assistidas desde pequenas pelo Clube de Aventureiros, em seguida pelo Clube de Desbravadores - que são projetos voltados a atender crianças da igreja e fora dela– que hoje têm uma vida diferente e atribuem parte dessa mudança ao aprendizado que obtiveram durante o período em que fizeram parte desses grupos. Isso me despertou profundo interesse devido eu fazer parte desse contexto social, e entender o quanto isso é importante para a minha futura atuação como profissional da educação. Seguindo essa linha de pensamento procurei compreender os impactos que as ações sociais que são desenvolvidas na igreja causam na vida das pessoas que são atendidas por esses projetos. E também analisar de que forma o trabalho realizado nesses projetos contribui para o crescimento pessoal, social, intelectual e espiritual de cada indivíduo assistido, levando em consideração a visão da Pedagogia Social, bem como o papel social da Igreja na sociedade. Baseando-me nessa perspectiva, irei analisar o papel da Pedagogia Social e da igreja na sociedade, descritos por vários autores, principalmente, GOHN (2006), Ellen White (2012) e Paulo Godinho (2013), que tratam do evangelho como instrumento para salvação de pessoas, assim como um meio de ajuda aos necessitados. A abordagem metodológica utilizada para a realização da pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários com o pastor, formadores, pessoas assistidas e familiares. O trabalho mostrou que a Igreja tem um papel fundamental na participação e transformação da sociedade. Portanto, ficou evidente que a Pedagogia vai muito além dos muros da escola, que as ações pedagógicas desenvolvidas em outros ambientes, também causam um impacto positivo e muito marcante na vida das pessoas envolvidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implicações do pacto nacional de alfabetização na idade certa (PNAIC)(2019-06-26) SILVA, Danila Castilho da; FERRANTI, Adelino; http://lattes.cnpq.br/5601493443988383O presente trabalho trata das implicações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, a pesquisa está vinculada aos fatores que abordam políticas educacionais de alfabetização, o qual se trata especificamente do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Procurei compreender quais os impactos do programa no processo de alfabetização e letramento, levando em considerações suas metodologias e técnicas linguísticas, assim como, sua eficácia. Partindo de tal pressuposto, meu intuito foi, além de abordar o processo de alfabetização dentro do programa, analisar se os objetivos propostos pelo mesmo estão sendo alcançados com êxito, assim como, compreender seus desafios, limitações e insucessos. Baseando-se nessa perspectiva irei analisar os conceitos de alfabetização descritos por vários autores, principalmente, Magda Soares (2004) e Emília Ferreiro (2015), assim como, descrever como o PNAIC tem sido implantado nas escolas de forma geral. A abordagem metodológica utilizada para a realização da pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Política de financiamento público da educação no município de Barcarena-PA, no período de 2009 a 2016(2018-07-17) RODRIGUES, Luis do Socorro Tavares; FERRANTI, Adelino; http://lattes.cnpq.br/5601493443988383O financiamento da educação constitui-se como fator primordial para formulação, implantação e avaliação das políticas educacionais, além dos programas e das ações a ela relacionadas. Na verdade, educação de qualidade e valorização dos profissionais do magistério depende da disponibilidade de recursos para se concretizar. Este trabalho de conclusão de curso se propôs a analisar o financiamento da educação no município de Barcarena/PA no período de 2009 a 2016. A metodologia utilizada foi a análise documental e a pesquisa em sites oficiais e entrevista semi-estruturada. Primeiramente foram analisadas as fontes desses recursos, ficando explicito que o maior aposte de recursos vem da porcentagem em cima dos impostos, acrescido do salário da educação e, em regime de colaboração, dos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Foram analisadas as receitas, tanto dos recursos constitucionalmente transferidos e as dos recursos próprios, como também os recursos do FUNDEB. Do mesmo modo, foram vistas as despesas educacionais no intuito de verificar se, no mínimo de 60% do FUNDEB, foram destinados ao pagamento dos profissionais do magistério e, no Maximo de 40%, foram utilizados para manutenção e desenvolvimento do ensino. Também se verificou os gastos com o Programa Nacional de apoio ao Transporte Escolar (PNATE); o Programa Nacional de Apoio à merenda escolar (PNAE) e Dinheiro Direto na Escola (PDDE). “Foi constatado o valor de recursos que a função educação disponibilizou no período pesquisado”. Ficou evidente que o maior volume de recursos para a educação vem do FUNDEB, que no período pesquisado representou, em média, 85,65% dos recursos. Já os recursos próprios apresentaram índices de 15,40%, o que mostra a dependência que o município tem dos recursos transferidos. A metodologia utilizada foi a análise documental e a pesquisa em sites oficiais.