Navegando por Orientador "DIAS, Marcelo Pires"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alteamento da vogal média pretônica /e/ no português falado na comunidade quilombola Maria Ribeira(2020-07-28) SOUZA, Jarlici Palheta de; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322Este artigo aborda aspectos relacionados ao alteamento da vogal média pretônica /e/ no português falado na comunidade quilombola Maria Ribeira (Gurupá/PA). Objetiva-se verificar a frequência da ocorrência de variantes tais como m[i]nino em vez de m[e]nino e [i]ntão em vez de [e]ntão e os condicionamentos que favorecem esse alçamento da vogal em questão. Os dados foram coletados por meio de gravações de relatos de experiência de 11 informantes nascidos na comunidade e que não se afastaram por mais de 3 anos. Toma-se como pressuposto teórico a teoria da variação linguística, especialmente em sua versão laboviana (LABOV, 2008). Para o processamento estatístico, utilizou-se o programa Goldvarb X. Os resultados obtidos mostram que o onset vazio ou com consoantes coronais favorece a aplicação da regra, assim como a presença das vogais altas na sílaba tônica e a proximidade entre as silabas tônica e pretônica. Somam-se a esses fatores favorecedores as sílabas leves, a faixa etária e a presença das consoantes dorsais e labiais no onset da sílaba seguinte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da prática leitora dos alunos de turmas multisseriadas da EMEF Cristo Rei na Comunidade Primavera, Porto de Moz/PA(2023-11-14) SOUZA, Maria Claudete Monteiro de; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a avaliação da prática leitora das turmas de 8º e 9º ano. Assim sendo, este trabalho objetiva investigar a proficiência em leitura desses alunos e as estratégias usadas pela professora para o incentivo dessa prática. A pesquisa foi realizada na EMEF Cristo Rei, na comunidade Primavera, município de Porto de Moz-PA. Trata-se de uma escola polo que atende alunos do fundamental menor, maior e o modular do ensino médio. Para o desenvolvimento do trabalho adotou-se a pesquisa etnográfica, com aplicação de questionário com as turmas e entrevista com a professora, além disso, foram feitas observações em sala de aula. Ao final da realização desse trabalho mostrou-se a importância de se trabalhar a leitura em sala de aula, mais ainda, foi ressaltado a importância da avaliação contínua da leitura, como um processo para o aprimoramento do ato de ler.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA)(2019-06-18) LANDIM, Fernanda dos Santos; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente artigo tem o intuito de fazer algumas considerações sobre a problemática do desestimulo dos alunos pela leitura, e tentar levantar as possíveis causas desse desinteresse e desprazer pela leitura. A pesquisa foi realizada na Escola Tancredo Almeida Neves na turma do sexto ano, turno vespertino. De modo geral os estudos apontam que uma das causas de os estudantes não gostarem de ler é a forma como a leitura é trabalhada na escola, a qual acontece somente para fins didáticos e pela falta de incentivo no âmbito familiar. Os resultados obtidos nas entrevistas tanto com os alunos quanto com a professora contribuíram para identificação dos motivos. O embasamento teórico possibilitou a busca de alternativas para tornar o ato de ler prazeroso e permanente. Para resolver ou amenizar o desinteresse pela leitura a formação de professores é importante para saberem trabalhar a leitura com eficiência em sala de aula, projetos de leitura, eventos como gincana, olimpíadas e saraus literários que possam contribuir para que esta realidade seja modificada, mesmo que seja a longo prazo o objetivo é despertar o gosto pela leitura contribuindo para a termos leitores eficazes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico do ensino de análise linguística no 9° ano do ensino fundamental na Escola Maria Pereira da Silva em Itaituba-PA(2023-03-30) LUZ, Jorgeleno Gomes da; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente trabalho trata de uma análise das metodologias utilizadas no ensino de análise linguística, comumente chamado de ensino de gramática, no 9º ano do ensino fundamental da EMEF Maria Pereira da Silva, escola do campo, situada no garimpo do Crepurizinho, SN- Zona Garimpeira, Itaituba – Pará. A pesquisa foi realizada com base em entrevistas, observações e materiais coletados, além de levantamento bibliográfico. Buscou-se identificar como os professores lidam com o ensino da gramatica no nono ano do fundamental e se a forma como lidam trazem resultados, como parâmetro, é associado a teorias de autores como Antunes (2003), Freire (1996), Oliveira (2010), Passeggi (2018), entre outros. A partir dos dados coletados, podemos dizer que o ensino de análise linguística está presente nos discursos dos professores entrevistados e é o primeiro passo para uma mudança da prática em sala de aula, em contraponto ao ensino tradicional de gramática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A inclusão de alunos surdos no 6º ano do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F Jardim do Ouro do município de Itaituba-PA(2019-06-18) PESSOA, Alesandro dos Santos; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente trabalho intitulado “O processo de inclusão de alunos surdos no 6º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Itaituba – Pará” tem como objetivo analisar de que forma ocorre o processo de inclusão dos alunos surdos na série em foco. Buscamos compreender as dificuldades enfrentadas pelos professores do ensino regular e pelo professor especializado que acompanhou os alunos surdos na sala comum (cuidador); identificar as metodologias aplicadas pelos professores; investigar as formas que contemplam a instrução bilíngue na sala comum/regular, mesmo que os professores não tenham formação específica para o domínio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido pelos mesmos. A metodologia do trabalho envolveu uma pesquisa de cunho qualitativo com uma base descritiva. Os instrumentos de coleta de dados envolveram questionários que foram aplicados aos professores: uma professora da sala comum, um professor de educação física e uma professora cuidadora. O trabalho envolveu levantamento bibliográfico e pesquisa de campo para confronto da teoria e prática. A análise da legislação vigente sobre inclusão foi de fundamental importância e envolveu vários autores da área: Bisbo (2016), Brasil (1996), Dessen (1997), Lacerda (1996), Lopes (2013), Lima (2006), Liberato (2010), além de outros autores que contribuíram diretamente com o tema em questão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Marcas de oralidade nos textos escritos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Grande Esperança km 50: um olhar variacionista(2019-10-02) SILVA, Marcelo Soares; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente artigo busca discutir a variação linguística e as marcas da oralidade presentes em textos de alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Grande Esperança, assim como refletir sobre a visão dos professores acerca do fenômeno da variação na escola. Para isso foram realizadas observações em sala de aula, aplicação de questionários com os professores de Língua Portuguesa. Observamos que os alunos apresentaram, em seus textos, um conjunto de marcas de oralidade que refletem fenômenos variacionistas e que há diferenças no tratamento da variação entre os professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória de velhos quilombolas: a história da comunidade Santo Antônio, em Gurupá, Rio Amazonas, Pará(2021-04-30) RABELO, Josimara Monteiro; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074Este artigo tem como finalidade descrever e refletir sobre a memória dos velhos quilombolas da Comunidade Santo Antônio do Rio Ipixuna, em Gurupá, no Pará. Partimos do princípio de que essas memórias e histórias locais são fundamentais para preservação da identidade quilombola, do território e dos direitos direcionados a nossa população. Apresentamos ao longo do texto como foram as lutas em torno da sobrevivência, do direito à terra, dos avanços e desafios para alcançar uma visibilidade, bem como o reconhecimento dos direitos dos remanescentes de quilombo. A metodologia seguiu a perspectiva da história oral com roteiros de entrevistas para relacionar os fatos passados, recentes e seus reflexos nos dias atuais. O estudo evidenciou que o acesso à educação formal é necessário em qualquer meio social, e para comunidades tradicionais quilombolas a educação é um meio de luta, resistência. Sobretudo de preservação da identidade cultural, desde que esteja relacionada com a realidade local.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um olhar sobre a produção escrita dos alunos da multissérie (6º e 7º ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Diogo Martins (Gurupá/PA)(2020-08-26) MARTINS, Maria Vanessa do Nascimento; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322A finalidade desse artigo é refletir sobre as dificuldades na produção escrita dos alunos do 6º e 7º ano de uma turma multisseriada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Diogo Martins, localizada na comunidade extrativista Santo Antônio do Rio Uruaí. Temos como objetivo principal mapear e analisar as falhas de escrita que podem nos dar pistas de possíveis dificuldades no aprendizado dos educandos. Para o mapamento das principais falhas no código escrito, foi realizada uma atividade de produção textual com e a partir dos dados obtidos foi possível ter uma visão das principais dificuldades que os alunos apresentam e que não foram sanadas no Ensino Fundamental I.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Palatalização de /T, D/ diante de /I/ no português brasileiro falado na comunidade quilombola Maria Ribeira (Gurupá/PA)(2023-01-26) OLIVEIRA, Mateus da Silva; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074Este trabalho descreve o fenômeno da palatalização das consoantes coronais /t/ e /d/ no português falado em uma comunidade quilombola do município de Gurupá, no estado do Pará. Trata-se de um processo bastante estendido no português do Brasil, como um todo, mas ainda pouco estudado em comunidades rurais quilombolas. Considera-se um trabalho de abordagem quantitativa, onde ocorreu a transcrição de relatos de experiências (entrevistas) com 12 moradores da comunidade investigada. Os dados obtidos foram codificados considerando grupos de fatores extralinguísticos (sociais) e linguísticos, após a sistematização e triagem dos dados, os mesmos foram submetidos a um processamento estatístico informatizado no software Goldvarb X, que gerou frequências e pesos relativos referentes à interferência dos fatores linguísticos e extralinguísticos considerados na análise. A ocorrência do fenômeno da palatalização é algo presente no falar paraense. O falar paraense se destaca entre os demais falares brasileiros por ter como regra a palatalização destes segmentos consonantais, com um percentual acima de 90%, média similar ao índice encontrado na comunidade investigada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proficiência em leitura e interpretação de textos de alunos do 6º ano da escola municipal Belarmina Soares (Placas/PA)(2019-06-18) LIMA, Geysson dos Santos; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente Trabalho de Curso, intitulado “Proficiência em leitura e interpretação de textos de alunos(a) do 6° ano da escola municipal Belarmina Soares (Placas/PA)”, teve como finalidade investigar e apresentar reflexões acerca das dificuldades na habilidade de leitura e interpretação de textos. Os dados da pesquisa foi coletado através de da leitura de um texto e quatro questões qualitativa para avaliar o nível de interpretação dos alunos. Esses dados coletados com os alunos, serão comparados com os do portal QEdu, ele mostrando a média de como está a educação no País, Estado, Município e na Escola em pesquisa. E por fim, incentivar os alunos a participar dos projetos que a escola propõe e buscar mais conhecimento através da leitura que é fundamental para os dias atuais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de gêneros textuais na melhoria da leitura e escrita na E.M.E.F Grande Esperança, km 50, Transamazônica, Brasil Novo - Pará(2019-05-27) SUK, Cleide Maris; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente trabalho tem como tema o uso de “Gêneros textuais na melhoria da leitura e escrita na EMEF grande esperança, km 50, Transamazônica, Brasil Novo - Pará”. O tema discorre sobre Gêneros Textuais. A metodologia aplicada é a bibliográfica com autores que comprovaram cientificamente aos gêneros textuais como: o livro Diversidade textual: os gêneros na sala de aula, entre outras obras literárias que foram relevantes para a construção do TCC, também contemplou uma pesquisa de campo com questionário apresentados aos alunos do 9° ano e alguns professores e desenvolveu um projeto com duração de quatro horas com os alunos da referida turma. O principal objetivo é identificar e proporcionar conhecimentos a partir da sondagem feita pela mensuração sobre o grau de conhecimento que os educandos têm em relação aos gêneros textuais e as competências quanto ao domínio da leitura e da escrita. Os resultados alcançados foram bem relevantes para a autora do trabalho.